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Revista CEFAC, Volume: 20, Número: 4, Publicado: 2018
  • Desempenho ortográfico de estudantes com e sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Original Articles

    Pereira, Clarissa dos Santos; Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar e comparar o desempenho ortográfico de estudantes com e sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Métodos: amostra composta de 244 alunos brasileiros de 3° ao 5° ano, de três escolas públicas (189 sem e 55 com transtorno), de ambos os sexos, avaliados por meio de um ditado de palavras por meio da classificação em tipos de erros ortográficos. O desempenho médio foi comparado por ano escolar, condição (com ou sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e interação entre ano e condição. As médias também foram comparadas com resultados de pesquisa de Moojen (2011), um estudo sobre desempenho ortográfico no Ensino Fundamental. Resultados: os estudantes com o transtorno evidenciaram maior média no total de erros e nas tipologias Conversor Fonema/Grafema, Regras Contextuais Simples e Irregularidades da Língua. No grupo sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade houve uma maior redução de erros entre os anos escolares (3°, 4° e 5° ano). Em relação ao estudo de Moojen (2011), os alunos com o transtorno apresentaram média inferior. Conclusão: as evidências mostraram que a presença do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade influenciou o desempenho ortográfico dos estudantes avaliados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize and compare the spelling performance of students with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Methods: sample including 244 Brazilian students from the 3rd to the 5th year, from three public schools (189 without and 55 with the disorder). Students were assessed and classified according to the spelling errors in a word dictation. The average performance was compared per school year, condition (having Attention Deficit Hyperactivity Disorder or not) and interaction between year and condition. The performance was also compared to the results of the study by Moojen (2011), on orthographic performance in Elementary School. Results: students with Attention Deficit Hyperactivity Disordershowed a higher average in the total number of errors, in the Phoneme/Grapheme Conversion, Simple Contextual Rules and Language Irregularities categories. In the group without Attention Deficit Hyperactivity Disorder, there was a greater reduction of errors among the school grades (3rd, 4th, 5th). In relation to the study by Moojen (2011), students with the disorder had a lower average. Conclusion: evidence showed that the presence ofAttention Deficit Hyperactivity Disorderinfluenced the spelling performance of the students evaluated.
  • Análise ultrassonográfica das líquidas alveolares e fricativas coronais: julgamento de juízes experientes e não experientes Original Articles

    Lima, Fernanda Leitão de Castro Nunes de; Silva, Cássio Eduardo Esperandino da; Silva, Lídia Maurício da; Vassoler, Aline Mara de Oliveira; Fabbron, Eliana Maria Gradim; Berti, Larissa Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar se a acurácia no julgamento das imagens ultrassonográficas (US) varia em função da experiência dos juízes e da classe sonora - líquidas alveolares e fricativas coronais. Métodos: imagens ultrassonográficas relativas à produção das líquidas e fricativas no contexto intervocálico da vogal /a/, produzidas por 20 adultos típicos, foram julgadas por 15 juízes experientes e 15 inexperientes. Uma análise prévia das imagens foi feita para estabelecer o padrão ultrassonográfico típico das líquidas e fricativas. Considerou-se na análise a acurácia (% de acertos e erros) dos julgamentos feito pelos juízes. Utilizou-se o teste estatístico Anova Fatorial, considerando como fatores a classe sonora e a experiência dos juízes. Resultados: a ANOVA Fatorial mostrou um efeito significante para a acurácia do julgamento apenas para a classe sonora, não havendo significância quanto à experiência dos juízes nem quanto à interação entre experiência dos juízes e classe sonora. As líquidas tiveram uma menor acurácia no julgamento comparando às fricativas, confirmando sua complexidade articulatória, uma vez que envolve a produção de dois gestos simultâneos. Conclusão: a acurácia no julgamento das imagens US não variou em função da experiência dos juízes, mas foi dependente da classe sonora. Destaca-se, no entanto, que todos os juízes apresentavam conhecimento prévio sobre os processos de produção de fala o que pode ter favorecido a interpretação das imagens.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify if the accuracy in the judgment of the ultrasound (US) images varies according to the experience of the judges and the sound class - alveolar liquids and coronal fricatives. Methods: ultrasound images related to the production of liquids and fricatives in the intervocalic context of the vowel /a/, produced by 20 typical adults, were judged by 15 experienced judges and 15 non-experienced judges. A previous analysis of the images was performed to establish the typical ultrasound pattern of the liquids and fricatives. The accuracy (% of correctness and errors) of the judgments performed by the judges was considered in the analysis. Factorial ANOVA statistical test was used, considering as factors the sound class and the experience of the judges. Results: the Factorial ANOVA showed a significant effect for the accuracy of the judgment only for the sound class, with no significance for the judges' experience or for the interaction between the experience of judges and the sound class. The liquids had a lower accuracy in the judgment, as compared to the fricatives, confirming their articulatory complexity, since they involve the production of two simultaneous gestures. Conclusion: the accuracy in the judgment of the US images did not vary according to the experience of judges, but it was dependent on the sound class. It should be noted, however, that all judges presented previous knowledge about the processes of speech production which may have favored image interpretation.
  • Exposição de mães fumicultoras aos agrotóxicos e os efeitos para a saúde auditiva de lactentes Original Articles

    Buaski, Jaqueline Portella; Magni, Cristiana; Fujinaga, Cristina Ide; Gorski, Leslie Palma; De Conto, Juliana

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar e comparar a conduta das agricultoras e fumicultoras com relação ao uso de agrotóxicos após a descoberta da gestação e os efeitos na audição do lactente. Métodos: trata-se de um estudo observacional analítico transversal. Participaram do estudo 59 mães trabalhadoras rurais, sendo 25 fumicultoras (Grupo F) e 34 agricultoras de outras culturas (Grupo A - controle). Foi verificado o resultado da triagem auditiva de 59 lactentes, de ambos os grupos. Foi realizada anamnese para levantamento de Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva e captação das Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes. Resultados: a prática de cultivo do fumo está diretamente relacionada com o uso de agrotóxicos (p=0,043); a higienização de roupas utilizadas para aplicação de agrotóxicos é um meio indireto de exposição/contaminação pelos agrotóxicos e/ou substâncias químicas (p=0,018); a associação entre resultados de Passa/Falha e Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA) de lactentes entre os grupos (fumicultoras e agricultoras) não demonstrou diferenças estatísticas significantes. Conclusão: não foram verificados efeitos da exposição de mulheres fumicultoras e agricultoras aos agrotóxicos para a saúde auditiva de lactentes nesta pesquisa. Sugere-se a realização de novos estudos nesta temática.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to check and compare female farm workers’ and female tobacco farm workers’ behavior related to the use of pesticides after the pregnancy diagnosis and their effect on the infants’ hearing. Methods: a cross-sectional analytical observational study developed with 59 female farming mothers. From these, 25 were tobacco farm workers (Group F) and 34 were farm workers for other crops (Group A - control). The results of the hearing screening of 59 infants, from both groups, were verified. The anamnesis to raise the risk factor indicators for hearing disabilities as well as the caption of Transient Evoked Otoacoustic Emissions (OAEs) was accomplished. Results: tobacco farming is directly related to the use of pesticides (p=0.0043); laundry of clothes worn to apply the pesticides is an indirect means of exposure/ contamination by pesticides and/or chemical substances (p=0.018); the association between pass/fail results and Hearing Disabilities Risk Indicators (HDRI) of infants in both groups (tobacco farm workers and other workers) did not show significant statistical differences. Conclusion: effects on the hearing health of infants of female tobacco farm workers and other farm workers exposed to pesticides were not found in this research. Further studies on this theme are suggested.
  • Vectoeletronistagmografia em crianças com dislexia e transtorno de aprendizagem Original Articles

    Romero, Ana Carla Leite; Stenico, Mariana Banzato; Oliveira, Letícia Sampaio de; Franco, Eloisa Sartori; Capellini, Simone Aparecida; Frizzo, Ana Claudia Figueiredo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever e comparar os resultados das provas oculares (sacádicos, rastreio, e optocinético) da vectoeletronistagmografia entre os grupos com dislexia, transtorno de aprendizagem e controle. Métodos: participaram deste estudo 28 estudantes do sexo masculino e feminino, com idade entre 8 e 11 anos. Foram divididos em três grupos, sendo Grupo I: Dez escolares com Dislexia, Grupo II: Nove escolares com Transtornos de Aprendizagem e Grupo III: Nove escolares sem dificuldades de aprendizagem. Nesta pesquisa foi realizada avaliação da vectoeletronistagmografia digital: provas oculares (sacádicos, rastreio, e optocinético). Resultados: verificou-se que as provas de movimento sacádico, nistagmo optocinético e rastreio pendular mostraram diferenças sutis entre os três grupos. Na comparação das provas de movimentos sacádicos dos olhos e pesquisa do nistagmo optocinético foi observada que a velocidade do movimento do olho esquerdo que se mostrou mais lento para o Grupo I, e ainda mais lentos para o Grupo II. Foi observado também que os grupos GI e GII foram mais lentos para o rastreio em pêndulo do estímulo luminoso em relação ao grupo controle. Conclusão: de modo geral, foi observada diferença entre os grupos para a medida da vectoeletronistagmografia, que indicam rastreios e reflexo vestibular-ocular mais lentos nas crianças com dislexia e transtornos de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe and compare the results of ocular (saccadic, screening, and optokinetic) tests of vectoelectronystagmography among the groups with dyslexia, learning disorder and control. Methods: 28 male and female students aged 8 to 11 years participated in this study. They were divided into three groups: Group I, 10 students with dyslexia, Group II, 9 students with learning disorders and Group III, 9 students with no learning disorders. In this research, digital vectoelectronystagmography - ocular test - was performed. Results: saccadic movement, optokinetic nystagmus, and pendular tracking tests were found to show subtle differences among the three groups. Comparing the saccadic eye movements and the optokinetic nystagmus tests, it was observed that the movement in the left eye was slower for Group I, and even slower for Group II. It was also observed that GI and GII were slower for the pendular tracking of luminous stimulus in relation to the control group. Conclusion: in general, there are differences among the groups in the vectoelectronystagmography, which indicated slower tracking and vestibulo-ocular reflex in children with dyslexia and learning disorders.
  • Limiar de dor, qualidade do sono e níveis de ansiedade em indivíduos com disfunção temporomandibular Original Articles

    Daher, Carla Raquel de Melo; Cunha, Larissa Fernandes da; Ferreira, Ana Paula de Lima; Souza, Ana Izabela Sobral de Oliveira; Rêgo, Tiago Albuquerque Maranhão; Araújo, Maria das Graças Rodrigues de; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar o limiar de dor, qualidade do sono e níveis de ansiedade em iindivíduos com diferentes tipos de disfunções temporomandibulares. Métodos: estudo controlado, observacional transversal. Foi utilizado o Research Diagnostic Criteria e os voluntários foram divididos em três grupos: Grupo A-disfunção muscular (n=15), Grupo B-disfunção articular (n=10) e Grupo C- controle (n=15). Foi utilizado o Pittsburg Sleep Quality Index (PSQI), Escala Visual Analógica da Dor (EVA), Algometria e Hospital Anxiety and Depression Scale - HADS). O nível de significância para todos os testes foi de 5%. Resultados: menor limiar de dor da musculatura mastigatória e cervical nos grupos A e B, mas quando comparados ao grupo controle só houve diferença estatística na algometria da musculatura mastigatória e do trapézio (p<0,05). Os grupos A e B apresentaram qualidade do sono pobre, mostrando diferença estatística com o grupo controle (p<0,05). Apenas os grupos A e B apresentaram ansiedade. Entre os grupos A e B não houve diferença estatística em relação ao limiar de dor, qualidade do sono e ansiedade. Conclusão: menores níveis de limiar de dor e redução da qualidade do sono e ansiedade ocorreram em indivíduos com Disfunção temporomandibular quando comparado aos sadios. Esses resultados independem do tipo de disfunção apresentada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate the pressure pain threshold, sleep quality and anxiety levels of individuals with different types of chronic temporomandibular disorders (TMD). Methods: a controlled, observational and cross-sectional study. TMD diagnosis followed the Research Diagnostic Criteria and the volunteers were divided into three groups: A-Muscular Disorder (n = 15), B- Articular Disorder (n = 10) and C- Control Group (n = 15). Evaluation was performed using the Pittsburg Sleep Quality Index, Visual Analog Scale, Algometry and Hospital Anxiety and Depression Scale. The significance level for all tests was 5%. Results: lower threshold of pain was seen in the masticatory and cervical musculature within groups A and B. However, when TMD groups were compared to the control group, only a statistically significant difference in the pain threshold of the masticatory muscle and the trapezius muscle was found. Groups A and B presented poor sleep quality, showing a statistical difference when compared to the control group. Additionally, it was observed that patients in the groups with TMD presented anxiety, while those in the control group, did not present it. Conclusion: individuals presented with TMD show lower levels of pain threshold, sleep quality and anxiety, as compared to healthy subjects. These results do not depend on the type of disorder presented.
  • Características miofuncionais orofaciais de respiradores orais e oronasais Original Articles

    Mattos, Fabíola Maria Gonçalves Félix de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar as variáveis do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores entre respiradores nasais, orais e oronasais. Métodos: amostra constituída por três grupos distintos subdivididos em respiradores nasais, orais e oronasais, com faixa etária entre 6 e 12 anos de ambos gêneros. As características da musculatura orofacial foram mensuradas por meio da aplicação do referido protocolo. Resultados: houve diferença significante entre respiradores orais e oronasais em relação aos nasais (p: 0.0007) em variáveis específicas como conformação palatal (p: 0.0073); mobilidade da língua (p:0.0111) e dos lábios (p: 0.0451), com diferença significante entre os grupos avaliados, isto foi observado também quanto ao escore total do protocolo (p: 0.0007) e aspecto/condição postural do palato (p: 0.0073), onde o respirador nasal diferencia-se do oral e oronasal, sendo estes últimos similares. Quanto à mobilidade de lábios (p:0.0451) e língua (p:0.0111), os grupos estudados apresentaram resultados distintos entre si. Conclusão: ao se comparar os grupos de respiradores orais e oronasais em relação às variáveis do protocolo AMIOFE, constatou-se que não houve diferença estatisticamente significante entre estes dois grupos, o que nos permite concluir que o comportamento miofuncional orofacial entre respiradores orais e oronasais, nesta pesquisa, foi similar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the variables of the Orofacial Evaluation with Scores Protocol between nasal, oral and oronasal breathers. Methods: a sample consisting of three distinct groups subdivided into nasal, oral and oronasal breathers, both genders, with ages ranging from 6 to 12 years. The characteristics of the orofacial musculature were measured using the protocol. Results: there was a significant difference between oral and oronasal breathers compared to nasal ones (p=0.0007) in specific variables such as palatal conformation (p=0.0073); mobility of tongue (p: 0.0111) and lip (p=0.0451), with a significant difference between the groups evaluated, also observed for the total protocol score (p=0.0007) and posture (p: 0.0073), where the nasal respirators differ from the oral and oronasal ones, the latter being similar. As for lip (p=0.0451) and tongue (p=0.0111) mobility, the groups studied presented different results among themselves. Conclusion: when comparing the groups of oral and oronasal breathers, in relation to the variables of the AMIOFE protocol, no statistically significant difference was seen between these two groups, which allows the conclusion that the orofacial myofunctional behavior between oral and oronasal breathers in this research, was similar.
  • Avaliação da produção dos sons da fala de crianças respiradoras orais com hipertrofia de tonsilas palatinas e/ou faríngeas Original Articles

    Borox, Tamara; Leite, Ana Paula Dassie; Bagarollo, Maria Fernanda; Alencar, Bruno Leonardo Freire de; Czlusniak, Gilsane Raquel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a produção dos sons da fala de crianças com diagnóstico de respiração oral com hipertrofia de tonsilas palatinas e/ou faríngeas e compará-las ao grupo de crianças sem alterações respiratórias, além de associar a idade e sexo. Métodos: pesquisa do tipo observacional, analítica, transversal, quantitativa. Participaram crianças de cinco a 12 anos, sendo 50 com diagnóstico de respiração oral (GP) e 50 crianças sem alterações do modo respiratório (GC). Foi realizada anamnese e avaliação baseada no protocolo MBGR, com enfoque para a fala, com o apoio de figuras e amostras de fala automática e espontânea. Resultados: não houve diferença entre os grupos quanto à queixa dos pais. Alterações de fala como desvios fonéticos, interposição lingual e distorções, e alterações de oclusão foram mais frequentes no GP. As alterações de fala prevaleceram para o sexo masculino em 83% e a média de idade relacionada a fala não evidenciou significância. Conclusão: crianças respiradoras orais possuem mais alterações dos sons da fala do que crianças sem alterações respiratórias, independentemente da faixa etária e são mais comuns em crianças do sexo masculino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to evaluate the speech sound production of children diagnosed with a palatine mouth breathing and / or hypertrophic pharyngeal tonsil and compare it to that of a group of children that do not show any respiratory alterations, besides associating with age and sex. Methods: a quantitative, cross-sectional, analytical and observational research. Children from five to twelve years old have took part of the study, 50 of them diagnosed as mouth breathers (research group - RG) and 50 with no respiratory alteration (control group - CG). Anamnesis and evaluation based on MBGR protocol was performed, focusing on the speech, supported by figures and with samples of automatic and spontaneous speech. Results: there were no differences between the groups, taking into account the parents' complaint. Speech alterations, such as phonetic deflection, lingual interposition and distortions, and occlusion alterations were more frequent in RG. Speech alterations prevailed for males in 83% and the average age related to speech did not show any significance. Conclusion: mouth breathing children present more alterations of speech sounds than those presented with no respiratory alteration, regardless of the age group, being more common in male children.
  • Frênulo lingual posterior em bebês: ocorrência e manobra para visualização Original Articles

    Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Marchesan, Irene Queiroz; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: verificar a ocorrência do frênulo lingual posterior ou submucoso, bem como, avaliar a eficiência de uma manobra que possibilita sua visualização. Métodos: estudo experimental realizado com 1715 lactentes saudáveis, sendo considerados como critérios de exclusão a prema turidade, as complicações perinatais, a presença de anomalias craniofaciais, as doenças neurológicas e as síndromes genéticas. Exame clínico realizado por meio da manobra de elevação da língua para observar as características anatômicas do frênulo lingual. Nos lactentes cuja visualização do frênulo não foi possível apenas com a referida manobra, pois o mesmo se encontrava recoberto por uma cortina de mucosa, foi utilizada uma manobra simultânea de elevação e posteriorização da língua. Resultados: dos 1715 lactentes avaliados, em 558 não foi possível visualizar o frênulo lingual somente por meio da manobra de elevação, pois os lactentes apresentaram frênulo posterior ou submucoso, havendo necessidade de realizar uma manobra simultânea de posteriorização da língua para visualização das características anatômicas. Conclusão: a ocorrência do frênulo posterior ou submucoso foi alta, sendo que a manobra de elevação e posteriorização da língua se mostrou eficiente para evidenciar o frênulo recoberto por cortina de mucosa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the occurrence of posterior or submucosal lingual frenulum and evaluate the efficiency of a special maneuver for its visual inspection. Methods: an experimental study including 1,715 healthy infants, in which prematurity, perinatal complications, craniofacial anomalies neurological disorders, and visible genetic syndromes were the exclusion criteria. A clinical examination was performed by means of a maneuver that consisted in rising the lateral margins of the tongue to visualize the anatomical characteristics of the lingual frenulum. In some of the infants, a special maneuver was performed to assist visualization of posterior lingual frenulum, since its visualization was not possible. The maneuver consisted in two simultaneous actions: elevating and pushing the tongue back. Results: 558 infants (32.54%), out of the 1,715 had posterior frenulum, which required the special maneuver that consisted in both elevating and pushing the tongue back, simultaneously. Conclusion: the occurrence of posterior lingual frenulum was high and the special maneuver consisted in elevating and pushing the tongue back proved to be efficient to visualize the posterior lingual frenulum.
  • Análise da expansão de oferta e demanda dos cursos de Fonoaudiologia no Brasil entre os anos 1994 e 2014 Original Articles

    Moraes, Keiner Oliveira; Ribeiro, Urssula Aparecida Santos Leal; Furlan, Renata Maria Moraes Moreira; Aguiar, Raphael Augusto Teixeira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a oferta de cursos, vagas, número de ingressantes e concluintes em Fonoaudiologia no Brasil entre 1994 e 2014, bem como o número de candidatos por vaga e a relação de concluintes por milhão de habitantes. Métodos: busca na plataforma do Sistema de Indicadores das Graduações em Saúde para obtenção do número de cursos, vagas, ingressantes e concluintes. A partir destes dados foram calculadas a relação de candidatos por vaga e de concluintes por milhão de habitantes, considerando os censos demográficos. Os dados foram analisados de acordo com a região do Brasil e a natureza jurídica da instituição. Resultados: o número de cursos, vagas, ingressantes e concluintes foi maior na região Sudeste e nas instituições privadas em toda série histórica. Desde 2008, observa-se um decréscimo do número de cursos e vagas no Sudeste e aumento progressivo no Nordeste e no Sul do país. O Nordeste apresentou a maior relação de candidatos por vagas na série histórica. Houve aumento do número de concluintes por milhão de habitantes na primeira década analisada seguido por decaimento. Conclusão: observa-se desigualdade regional na distribuição dos cursos de Fonoaudiologia no Brasil, maior participação do setor privado e crescimento progressivo do setor público.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the offer of courses, vacancies, number of first year and final year students in Speech-Language Pathology/Audiology in Brazil between 1994 and 2014, as well as the number of applicants per vacancy and the ratio of final year students to million inhabitants. Methods: search on the platform of the Sistema de Indicadores das Graduações em Saúde (SIGRAS - Health Under-graduation Indicator System) to obtain the number of courses, vacancies and first and final year students. From these data, the ratios of applicants to vacancy and of final-year students to million inhabitants were calculated, considering the demographic census. The data were analyzed according to the region of Brazil and to the legal nature of the institution. Results: the number of courses, vacancies, first and final year students was higher in the Southeast region and in private institutions in all historical series. Since 2008, there has been a decrease in the number of courses and vacancies in the Southeast and a progressive increase in the Northeast and in the South of the country. The Northeast presented the largest ratio of applicants to vacancy in the historical series. There was an increase in the number of final year students per million inhabitants in the first decade analyzed, followed by a decrease. Conclusion: regional inequality in the distribution of Speech-Language Pathology/Audiology courses in Brazil, greater participation of the private sector and a progressive increase of the public sector are verified.
  • Relação entre aspectos cognitivos, sociodemográficos e fluência verbal de idosos ativos Original Articles

    Souza, Monique Coan; Bernardes, Flavia Rodrigues; Machado, Camila Kretzer; Favoretto, Natalia Caroline; Carleto, Natalia Gutierrez; Santo, Cristina do Espírito; Belaunde, Aline Megumi Arakawa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: relacionar os aspectos cognitivos com os dados sociodemográficos e a fluência verbal de idosos ativos de um município do sul do Brasil. Métodos: trata-se de um estudo epidemiológico realizado com 386 idosos cadastrados em grupos de convivência do referido município. Os dados foram coletados por meio da utilização de um questionário sociodemográfico, do Teste de Fluência Verbal e do Mini Exame do Estado Mental. Resultados: a maioria dos participantes eram mulheres. A amostra foi caracterizada, predominantemente, por baixa escolaridade e renda mensal de até três salários mínimos. Foi possível observar que quanto menor o número de anos de escolaridade, menor renda mensal e maior faixa etária, pior foi o desempenho no Mini Exame do Estado Mental. Os dados do presente estudo apresentam relações significantes entre o Mini Exame do Estado Mental e o Teste de Fluência Verbal. Conclusão: os aspectos cognitivos analisados por meio do Mini Exame do Estado Mental sofreram influência das variáveis sóciodemográficas e do Teste de Fluência Verbal. Tais variáveis podem contribuir para o conhecimento e acompanhamento dos aspectos cognitivos daqueles que participam de grupos de convivência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to relate the cognitive aspects with sociodemographic data and the verbal fluency of the active elderly in a municipality in the south of Brazil. Methods: an epidemiological study conducted with 386 elderly people participating in community groups of the municipality. Data were collected using a sociodemographic questionnaire, the Verbal Fluency Test (VFT) and the Mini-Mental State Examination (MMSE). Results: most participants were women. The sample was characterized by people, predominantly with low schooling and income up to three minimum wages. It was possible to observe that the lower the years of schooling, the lower the monthly income, while the higher the age group, the worse the MMSE. Data of the present study showed significant relationships between the MMSE and the VFT. Conclusion: the cognitive aspects analyzed through the MMSE were influenced by sociodemographic variables and the VFT. These aspects may contribute to the knowledge and monitoring of the cognitive aspects of those who participate in community groups.
  • Trabalhadores do setor de manutenção hospitalar: proteção, sintomas auditivos e exposição à ruído Original Articles

    Ramos, Flávia Elisa Antunes Lemes de Oliveira; Lacerda, Adriana Bender Moreira de; Albizu, Evelyn Joice

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar o uso da proteção e sintomas auditivos em trabalhadores do setor de manutenção hospitalar e avaliar o nível de ruído das máquinas. Métodos: estudo quantitativo transversal, realizado com trabalhadores de um serviço de manutenção hospitalar de um hospital público. Utilizou-se um questionário relacionado aos dados pessoais, história clínica e ocupacional. Foi realizada a avaliação do nível de ruído das máquinas, utilizando-se um medidor de pressão sonora. Resultados: participaram 57 trabalhadores do sexo masculino, média de idade de 43,28 anos, prevaleceu a função de marceneiro (10,53%), tempo de serviço em média 8,9 anos e 9,3 horas diárias de trabalho; 45,76% desconheciam o que poderia ser feito para reduzir o ruído na manutenção; 59,65% utilizavam protetor auditivo durante o trabalho, do tipo plug (47,37%), e 82,45% achavam que o ruído diminuía quando usavam corretamente o protetor auditivo. Sinais e sintomas auditivos foram negados pela maioria dos trabalhadores. A intensidade do ruído na manutenção foi considerada média (53%) ou alta (44%), sendo confirmada no resultado da avaliação do ruído, que variou de 62,0 a 101,0 dB(A). Conclusão: o Protetor auditivo era utilizado por 59,7% dos trabalhadores, o protetor tipo plug foi o mais utilizado (47,4%) e 75,8% afirmaram que o ruído no trabalho diminui com o uso do protetor auditivo. A maioria dos trabalhadores faz uso de proteção auditiva e não apresenta sintomas auditivos. Entretanto, ressalta-se a presença de sintomas como otalgia (8,8%), otorréia (5,3%), tontura (14,0%), zumbido (17,5%) e dificuldade de compreensão de fala (7,0%). A avaliação do ruído demonstrou níveis elevados, oriundos de alguns maquinários existentes na manutenção, representando um risco para a audição. Os setores da marcenaria e serralheria foram os mais ruidosos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the use of hearing protection and symptoms in hospital maintenance workers and evaluate the noise level of the machines. Methods: a cross-sectional quantitative study held with workers from a public hospital maintenance service. A questionnaire related to personal, clinical and occupational history was used. Measurement of the noise level of the machines in the sector was carried out using a sound pressure level meter. Results: 57 male workers participated, mean age of 43.28 years, among the workers, carpentry prevailed (10.53%), length of time at the job averaged 8.9 years and 9.3 daily work hours; 45.76% did not know what could be done to reduce maintenance noise; 59.65% wore hearing protectors at work, ear plug model (47.37%), and 82.45% thought that the noise was reduced when they wore the hearing protector correctly. Auditory and non-auditory signs and symptoms were denied by most workers. Noise perception in the maintenance service was medium (53%) and high (44%), evidenced noise levels of 62.0 to 101dB (A). Conclusion: the hearing protector was worn by 59.7% of the workers, the plug model was the most used (47.4%) and 75.8% reported that occupational noise decreased with the use of hearing protectors. Most workers use hearing protection and have no hearing symptoms. However, the presence of symptoms such as otalgia (8.8%), otorrhea (5.3%), dizziness (14.0%), tinnitus (17.5%) and difficulty in speech comprehension (7, 0%) should be pointed out. Noise assessment showed high levels from some maintenance machinery, representing a risk for hearing. The sectors of the woodwork and metalwork were the noisiest.
  • Fatores associados à saúde vocal e a qualidade de vida em professores Original Articles

    Lopes, Mônica Carneiro Leão de Albuquerque; Fagundes, Sabrina Nathália; Mousinho, Kristiana Cerqueira; Correia, Mylena Guimarães Cabral; Ribeiro, Camila Maria Beder; Vanderlei, Aleska Dias

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a associação de sintomas vocais autorreferidos com aspectos pessoais, ocupacionais, clínicos e relacionar com a qualidade de vida de professores da rede federal de ensino profissional e tecnológico. Métodos: estudo com 157 docentes de uma instituição pública federal de educação profissional e tecnológica, que responderam aos questionários World Health Organization Quality Of Life/bref (WHOQOL-bref), Qualidade de Vida em Voz (QVV) e o formulário de dados (sociais, condições de saúde, sintomas vocais, hábitos, organização e ambiente de trabalho). A análise estatística foi realizada por meio do teste Qui-quadrado. Resultados: 29% dos professores apresentaram sintomas vocais. As queixas prevalentes foram garganta seca (38,2%), tosse (37,6%) e rouquidão (30,6%). Houve maior prevalência dos sintomas no sexo feminino. Para o WHOQOL-bref, a média foi 71,3 pontos, considerada regular. O domínio com maior pontuação foi o psicológico com 75,3. Quanto ao QVV, o escore médio no domínio global foi de 92,5 pontos, sendo o físico o mais comprometido. 90,5% dos docentes apresentaram baixo impacto da voz na qualidade de vida. Conclusão: embora os docentes apresentem queixas vocais, elas não se refletem na limitação da qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the association of self-reported vocal symptoms with personal, occupational and clinical aspects and relate them to the quality of life of teachers/professors of the federal network of vocational and technological education. Methods: study carried out with 157 teachers from a federal public institution of vocational and technological education, who answered the World Health Organization Quality of Life questionnaire (WHOQOL-bref), Quality of Life in the Voice (V-RQOL) questionnaire and a data form (on social information, health conditions, vocal symptoms, habits, organization and working environment). Statistical analysis was performed using the Chi-square test. Results: 29% of the teachers presented vocal symptoms. The prevalent complaints were dry throat (38.2%), cough (37.6%) and hoarseness (30.6%). There was a higher prevalence of symptoms in females. For the WHOQOL-bref, the average was 71.3 points, which is considered regular. The domain with the highest score was the psychological one with 75.3. Regarding V-RQOL, the average score in the global domain was 92.5 points, and the physical score was the most compromised one. 90.5% of teachers showed low voice impact on quality of life. Conclusion: although these teachers present vocal complaints, they do not reflect in the limitation of the quality of life.
  • Gerenciamento do risco de broncoaspiração em pacientes com disfagia orofaríngea Original Articles

    Carmo, Layanne Ferreira dos Santos; Santos, Fabíola Andrea Andrade dos; Mendonça, Simonize Cunha Barreto de; Araújo, Brenda Carla Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: gerenciar o risco de broncoaspiração em pacientes com disfagia orofaríngea por meio de placas sinalizadoras no leito. Métodos: estudo descritivo, transversal, de caráter quantitativo, desenvolvido na clínica médica I, clínica médica II, clínica cirúrgica e unidade de terapia intensiva do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, de fevereiro a agosto de 2017. Composto por pacientes na faixa etária ≥ 18 anos de idade, ambos os sexos, com disfagia orofaríngea, baseada na aplicação do Protocolo Adaptado de Avaliação Clínica no Leito e exame instrumental da deglutição. Subsequente à avaliação clínica e identificação do risco de broncoaspiração por disfagia orofaríngea, o profissional fonoaudiólogo realizou a inserção da placa sinalizadora junto ao leito. Resultados: abrangeu 43 pacientes com risco de broncoaspiração por disfagia orofaríngea, média de idade 53,7± 3,53 anos, sendo 51,1% (n=22) do sexo feminino e 48,9% (n=21) do sexo masculino. Observou-se predomínio de neuropatias (53,4%) e de disfagia orofaríngea neurogênica grave (37,2%). A unidade de terapia intensiva destacou-se com 44,18% (n= 19) de aplicação das placas sinalizadoras. Conclusão: o gerenciamento do risco de broncoaspiração demonstrou ser uma medida promissora para redução de eventos adversos, os quais afetam a segurança do paciente e a qualidade do cuidado no ambiente hospitalar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to manage the risk of bronchoaspiration in patients with oropharyngeal dysphagia through signalizing plates in the hospital bed. Methods: a descriptive, quantitative study, developed in the medical clinic I (diagnostic investigation), medical clinic II (infectology / pneumology), surgical clinics and intensive care unit of the University Hospital of the Federal University of Sergipe, from February to August 2017. It was composed of patients in the age group ≥ 18 years of age, of both sexes, diagnosed with oropharyngeal dysphagia, based on the application of the adapted protocol of clinical evaluation in the hospital bed and instrumental examination of swallowing, when pertinent. Following the clinical evaluation and identification of the risk of bronchoaspiration due to oropharyngeal dysphagia, the signs were inserted at the hospital bed by the speech therapist. Results: the study included 43 patients at risk of bronchoaspiration due to oropharyngeal dysphagia, average age of 53.7 ± 3.53 years old, with 51.1% (n = 22) females and 48.9% (n = 21) males. A predominance of neuropathies (53.4%) and severe neurogenic oropharyngeal dysphagia (37.2%) was observed. The intensive care unit stood out with 44.18% (n = 19) of the application of signs of risk of bronchoaspiration. Conclusion: the management of bronchoaspiration risk has been shown to be a promising measure to reduce adverse events, which affect the patient's safety and consequently the quality of care in the hospital environment, as well as a possible strategy for measuring respiratory complications triggered by aspiration of oropharyngeal contents.
  • Métodos fisiológicos como índices de mensuração do esforço auditivo: uma revisão integrativa da literatura Review Articles

    Guijo, Laura Mochiatti; Cardoso, Ana Cláudia Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: revisar a literatura científica e apresentar os instrumentos e métodos existentes para a avaliação objetiva do esforço auditivo em indivíduos normo-ouvintes no cenário mundial. Métodos: esta foi uma revisão integrativa de literatura cujo intuito foi reunir e resumir o conhecimento científico a respeito da temática métodos objetivos para mensuração do esforço auditivo, desenvolvida por meio da busca de artigos em periódicos especializados, nacionais e internacionais, nos idiomas inglês e português, disponíveis nas bases de dados: PUBMED, Biblioteca Cochrane, LILACS e SCIELO. Resultados: foram revisados 18 artigos nos quais os métodos fisiológicos foram empregados para mensurar o esforço auditivo em indivíduos normo-ouvintes. Os principais achados dos artigos revisados se referem aos autore(s) e objetivo(s) da pesquisa, país onde a pesquisa foi conduzida, casuística, método fisiológico empregado e, resultados. Conclusão: não existe consenso entre os pesquisadores quanto ao melhor método fisiológico para mensurar este parâmetro, ou seja, este esforço nas tarefas de percepção de fala, embora o nível de condutância da pele tenha sido considerado a medida mais precisa até o momento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to review the scientific literature and present existing instruments and methods for the objective assessment of the listening effort in normal hearing individuals worldwide. Methods: a literature integrative review whose purpose was to gather and summarize the scientific knowledge regarding the objective methods theme for measuring the listening effort, developed through the search of articles in specialized national and international journals, in the English and Portuguese languages, available in the databases: PUBMED, Cochrane Library, LILACS and SCIELO. Results: 18 articles which used physiological methods to measure the listening effort in individuals with normal hearing were reviewed. The main findings described in those articles refer to the author(s) and purpose(s) of the research, country where the research was conducted, casuistry, physiological method used and results. Conclusion: there is no consensus among the researchers about the best physiological method to measure this parameter, that is, this effort in the speech perception tasks, although the level of skin conductance is considered the most accurate measure to date.
  • Implante coclear em criança diagnosticada com Variante da Síndrome de Dandy-Walker: estudo de caso Case Reports

    Pedrett, Mariana dos Santos; Borges, Silvia; Avelino Júnior, Luiz Carlos; Costa, Maria Beatriz Pedrett

    Resumo em Português:

    RESUMO A Variante da Síndrome de Dandy-Walker apresenta uma forma mais branda em relação à Síndrome de Dandy-Walker, sendo a hipoplasia do vermes menos acentuada e dentre suas características, a deficiência auditiva. O estudo objetivou relatar o caso de um paciente do sexo masculino, 4:5 anos, quadro compatível com Variante da Síndrome, usuário de implante coclear, referenciado ao serviço de reabilitação com equipe multidisciplinar. Foi inserido em terapia com fonoaudiólogo e fisioterapeuta, no período entre julho a dezembro de 2016, totalizando 20 sessões, com ênfase na abordagem Aurioral. Avaliou-se sua evolução quanto às habilidades auditivas e motoras, por meio de instrumentos padronizados que auxiliaram na catalogação da evolução e das respostas do paciente de maneira empírica. O desenvolvimento das habilidades auditivas e motoras, avaliadas por meio de testes utilizados como parâmetros de evolução terapêutica demonstraram que a reabilitação, realizada em equipe multiprofissional, pode ser aplicada satisfatoriamente no gerenciamento de casos em que a surdez não aparece como único fator. Sugere-se que o implante coclear, apesar das dificuldades peculiares à síndrome, pode ser um recurso eficiente para aquisição da linguagem oral e alcance de etapas mais complexas relacionadas às habilidades auditivas e de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Dandy-Walker Syndrome Variant presents itself as a milder form of Dandy-Walker Syndrome, with less pronounced vermis hypoplasia, and hearing impairment is among its characteristics. This study aimed to report the case of a male patient aged 4.5 clinically diagnosed with Dandy-Walker Syndrome variant, a cochlear implant user, who was referred to rehabilitation services and followed up by a multidisciplinary team. The patient underwent therapy assisted by an audiologist/speech therapist and a physiotherapist between June 2016 and December 2016, totaling 20 sessions, with emphasis on the Aurioral approach. His evolution regarding hearing and motor abilities was evaluated through standardized instruments that helped to catalogue the patient’s evolution and responses in an empirical way. The development of his auditory and motor skills, evaluated through standardized tests used as parameters of therapeutic evolution, demonstrated that rehabilitation, performed by a multi-professional team, can be satisfactorily applied in the management of cases where deafness does not appear as the only associated factor. It is suggested that a cochlear implant, despite the difficulties peculiar to the syndrome in question, can be an effective resource to acquire oral language and reach more complex stages related to hearing and language skills.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
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