Acessibilidade / Reportar erro

Análise ultrassonográfica das líquidas alveolares e fricativas coronais: julgamento de juízes experientes e não experientes

RESUMO

Objetivo:

verificar se a acurácia no julgamento das imagens ultrassonográficas (US) varia em função da experiência dos juízes e da classe sonora - líquidas alveolares e fricativas coronais.

Métodos:

imagens ultrassonográficas relativas à produção das líquidas e fricativas no contexto intervocálico da vogal /a/, produzidas por 20 adultos típicos, foram julgadas por 15 juízes experientes e 15 inexperientes. Uma análise prévia das imagens foi feita para estabelecer o padrão ultrassonográfico típico das líquidas e fricativas. Considerou-se na análise a acurácia (% de acertos e erros) dos julgamentos feito pelos juízes. Utilizou-se o teste estatístico Anova Fatorial, considerando como fatores a classe sonora e a experiência dos juízes.

Resultados:

a ANOVA Fatorial mostrou um efeito significante para a acurácia do julgamento apenas para a classe sonora, não havendo significância quanto à experiência dos juízes nem quanto à interação entre experiência dos juízes e classe sonora. As líquidas tiveram uma menor acurácia no julgamento comparando às fricativas, confirmando sua complexidade articulatória, uma vez que envolve a produção de dois gestos simultâneos.

Conclusão:

a acurácia no julgamento das imagens US não variou em função da experiência dos juízes, mas foi dependente da classe sonora. Destaca-se, no entanto, que todos os juízes apresentavam conhecimento prévio sobre os processos de produção de fala o que pode ter favorecido a interpretação das imagens.

Descritores:
Fala; Fonética; Ultrassonografia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br