Acessibilidade / Reportar erro
Pro-Posições, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Banks-Leite, Luci
  • Apresentação: educação fronteiriça Brasil/Uruguay, línguas e sujeitos Dossiê: Educação Fronteiriça Brasil/uruguay, Línguas E Sujeitos

    Behares, Luis Ernesto
  • Educación bilingüe de frontera y políticas lingüísticas en Uruguay

    Brovetto, Claudia

    Resumo em Espanhol:

    El Uruguay no es una sociedad lingüísticamente homogénea hablante de español. El bilingüismo español-portugués que se consigna en una amplia zona del noreste de Uruguay es un ejemplo de esta realidad. Recientemente, y de un modo bastante innovador para la tradición de las políticas lingüísticas en el Uruguay (o para la falta de ellas), esta realidad sociolingüística ha sido tomada en cuenta con programas educativos específicos. Este artículo presenta un análisis de estos programas, sus antecedentes, objetivos y resultados preliminares, así como un análisis primario de dos documentos que constituyen actos de políticas lingüísticas en el Uruguay: la nueva Ley de Educación y el nuevo Programa de Educación Inicial y Primaria.

    Resumo em Inglês:

    Uruguayan society is not linguistically homogeneous in that not all its population speaks Spanish. The bilingualism present in the northeast of Uruguay is an example of this reality. Recently, in a quite innovative way for the Uruguayan traditions in language policies (or for the lack of them), this sociolinguistic reality has been considered through the implementation of specific educational programs. This paper presents an analysis of these programs, their antecedents, goals and preliminary results. It also presents an initial analysis of two documents that are events in Uruguayan language policies: the recently approved Law of Education and the new official Curriculum for Primary Schools.
  • Contribuições da sociolinguística ao ensino do português em comunidades bilíngues do norte do Uruguai Dossiê: Educação Fronteiriça Brasil/uruguay, Línguas E Sujeitos

    Carvalho, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo discutir alguns fatores sociolinguísticos relevantes ao ensino de português nas comunidades bilíngues em espanhol e português no norte do Uruguai. Nele, destaco duas das características do repertório linguístico dessas comunidades: o bilinguismo e suas consequências nas variedades em contato, como a alternância de códigos e a congruência gramatical; e os padrões de variação interna, tanto do português como do espanhol fronteiriço. Após contribuir com uma descrição do repertório bilíngue e multidialetal nessas comunidades e descartar o mito de monolinguismo e monoestilismo, discuto algumas premissas que devem ser consideradas pelo ensino do português nessas comunidades, explorando algumas sugestões pedagógicas oferecidas no campo de ensino de língua materna e de língua de herança. O objetivo final é contribuir ao desenvolvimento de uma pedagogia sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos alunos residentes na fronteira.

    Resumo em Inglês:

    This article is aimed at discussing sociolinguistic factors that are relevant to the teaching of Portuguese in the Spanish-Portuguese bilingual communities of northern Uruguay. It explores two of the main characteristics of these communities' linguistic repertoire: bilingualism and its consequences on the contact varieties, such as code-switching and grammatical convergence and patterns of internal linguistic variation, both in Portuguese and in Spanish. After contributing with a description of these communities' bilingual and multidialectal repertoires and arguing against the idea of monolingual and monostylistic speakers, the text brings a discussion on some premises that should be considered in the teaching of Portuguese in these communities, borrowing some pedagogical suggestions from the fields of first- and heritage-language teaching. Its final objective is to contribute to the development of a set of pedagogical principles that take students' sociolinguistic and cultural differences into account.
  • Lengua y sujeto en las investigaciones acerca de la frontera uruguaya con Brasil: apuntes sobre sus determinaciones teóricas

    Fustes, Juan Manuel

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo se propone revisar los enfoques más destacados e influyentes que determinan teóricamente las investigaciones sobre la frontera uruguaya con Brasil como fenómeno lingüístico y cultural. Se adoptará un punto de vista lingüístico que capte especialmente una noción de lengua y sujeto (y, en consecuencia, hablante) de modo de dejar algunas reflexiones acerca de la posible atribución de un carácter peculiar a la condición del hablante fronterizo.

    Resumo em Inglês:

    This article is aimed at reviewing the most outstanding and influential approaches that theoretically determine research about the Uruguayan-Brazilian border as a cultural and linguistic phenomenon. From a linguistic point of view, the perspective taken is one that particularly captures a notion of language (langue) and subject (therefore, speaker) in order to present some reflections about possibly attributing a certain peculiarity to the border speaker's condition.
  • Espaço de enunciação fronteiriço e processos identitários Dossiê: Educação Fronteiriça Brasil/uruguay, Línguas E Sujeitos

    Sturza, Eliana Rosa

    Resumo em Português:

    A questão das línguas em contato nas zonas de fronteira do Brasil com Argentina e Uruguai tem sido tradicionalmente abordada a partir da descrição dos resultados de contatos entre os sistemas linguísticos do português e do espanhol, bem como das práticas linguísticas resultantes desses contatos. Propõe-se, neste trabalho, uma nova perspectiva de abordagem da questão, considerando o contato das línguas pelo seu modo de circulação na sociedade fronteiriça e pelo sentido que as línguas apresentam para os sujeitos fronteiriços como lugar de significação de sua identidade. Apresentam-se exemplos de funcionamento dos sentidos das línguas para os fronteiriços, em cenas enunciativas que se constituem em espaços de circulação das línguas nas zonas fronteiriças. O habitar e o viver entre línguas dos sujeitos fronteiriços são enunciados na língua da fronteira e significam um processo identitário particular.

    Resumo em Inglês:

    The issues regarding the borderline areas of contact between Brazil and Argentina and between Brazil and Uruguay have long been investigated from a traditional and descriptive point of view, focusing on the results of the contacts between the Portuguese and Spanish linguistic systems, as well as from the linguistic practices which emerge as a consequence of such contacts. The contacts between those languages and the way they circulate around the borderline society were considered in this study, as well as the meaning conveyed through the languages - for the borderline individuals as an identity locus.. Some examples are given of the way language meanings work for the borderline population in enunciative settings which are language circulation spaces. Dwelling and living between the two languages are elicited in the borderline language and they mean a particular identity process.
  • O que ou quem eu sou, afinal de contas? Sou brasileiro ou uruguaio, professor? Dossiê: Educação Fronteiriça Brasil/uruguay, Línguas E Sujeitos

    Souza, Regina Maria de; Carvalho, Alexandre Filordi de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho terá como objetivo transformar em tema de reflexão as inquietações de duas crianças, Alicia e João, a respeito de sua nacionalidade; quer dizer, trazer em cena o sentimento ambíguo de pertença que possuem em relação a suas identidades. Diálogos com o pensamento filosófico serão realizados a respeito da fronteira, como lugar onde a naturalização da igualdade é posta por terra; naturalização na qual o conceito de identidade aparece como uma peça monolítica coesa e impenetrável. Defendemos o contrário: que a identidade é efeito de um processo constante, e sempre inacabado, de transformação subjetiva, pela mescla, pela angústia de não ser UM consigo mesmo e nem em relação aos outros. Apostamos, portanto, no universo múltiplo e incalculável do processo identitário, que torna único cada sujeito em seus dilemas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present paper is to bring about a reflection on the uneasiness of two children, Alicia and João, regarding their nationalities, that is, on their ambiguous feeling of belonging regarding their own identities. Dialogues based on philosophical thinking will be carried out about the frontier as a place where the naturalization of equality is extinguished, and naturalization, in which identity is perceived as a cohesive and impenetrable monolithic piece. The opposite is actually what we stand up for: identity is the effect of a never-ending, always unfinished process of subjective transformation, through miscellany, through anguish for not being ONE with oneself or with others. In short, we believe in the multiple and immeasurable universe of the identity process, which makes every subject unique concerning his or her dilemmas.
  • Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia Artigos

    Souza, Leandro Corsico; Dinis, Nilson Fernandes

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende discutir concepções sobre gênero e sexualidade na formação em ciências biológicas. Para tanto, foram aplicados questionários com questões sobre esses temas aos/às graduandos/as do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Os resultados apontaram para a rejeição de posições preconceituosas a respeito das minorias sexuais e de gênero. Por outro lado, as respostas também indicaram alguns problemas: a noção da homossexualidade como algo contagioso permanece, e a indiferença e o desinteresse criam obstáculos para uma melhor aceitação da diversidade sexual. Por fim, discute-se a influência das disciplinas de licenciatura nos resultados e as possibilidades de mudanças curriculares na capacitação de docentes em ciências biológicas para lecionar sobre gênero e diversidade sexual.

    Resumo em Inglês:

    This article is intended at discussing conceptions about gender and sexuality in biological science courses. Questionnaries with questions about these themes were applied to undergraduate students of the Biological Sciences Course at the Paraná Federal University. The results point to the rejection of prejudiced stands about the sexual and gender minorities. On the other hand, the answers also point to some problems: the conception of homosexuality as something "contagious" remains, while indifference and lack of interest create obstacles to a better acceptance of sexual diversity. Finally, the article brings a discussion about the influence of the teacher training disciplines on the results and the possibilities of curricular changes in the education of biological science teachers in order to have them prepared to teach about gender and sexual diversity.
  • A dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira Artigos

    Brasileiro, Lívia Tenório

    Resumo em Português:

    O texto apresenta um dos fragmentos analisados na tese Dança - Educação Física: (in)tensas relações. Neste fragmento, analiso a compreensão apresentada pelo projeto pedagógico dos cursos de Licenciatura em Dança da Unicamp e da UFBA sobre a dança como uma manifestação artística e sua representação na cultura popular brasileira.

    Resumo em Inglês:

    The text presents one of the fragments studied in the thesis "Dance - Physical Education: (in)tense relations". In this fragment, we analyze the comprehension presented by the pedagogical projects in graduate courses in dancing at Unicamp and UFBA, about dance as an artistic manifestation and its representation in the Brazilian popular culture.
  • Formar, não treinar: o lugar da palavra Artigos

    Rosa, Maria Inês

    Resumo em Português:

    Indiscriminam-se a formação(formar) e o treinamento(treinar), cada vez mais de modo generalizado e arraigado, quer no sistema de ensino regular, quer fora dele, no social, no momento presente, na sociedade brasileira. Com isso não há distinção entre ambos, tampouco entre as especificidades que os configuram. Preocupamo-nos em distinguir forma[r]ção e treina[r]namento sob a problemática do "sujeito". Nesta distinção é destacado que a língua - a palavra - se situa no domínio da formação e esta, no da transmissão de conhecimentos, em que tem lugar a permanente tensão das dimensões do tempo criador (subjetivo) e de média da norma ao aceder-se aos conhecimentos; já a comunicação destes coloca-se no âmbito do treinamento, com a prevalência da segunda dimensão da norma nesse acesso. Aí a língua é reduzida a instrumento. É graças a essa distinção que são considerados os denominados "cursos" de "treinamento", de "capacitação", de "atualização" e/ou de "reciclagem" e cursos a distância/não presenciais.

    Resumo em Inglês:

    Education (to educate) and training (to train) have become increasingly more indistinct from one another in a broad and widespread manner, whether in the regular school system or outside it, in the current Brazilian society. As a result, no differences remain between them and their distinguishing features have become blurred. We are concerned about making a distinction between education (to educate) and training (to train) from the standpoint of the "subject". Under this differentiation, language - the word- belongs to the domain of education, which, in turn, belongs to the domain of knowledge transmission, where a permanent tension exists between the dimensions of creating time (subjective) and those of the average rule when a person has access to knowledge, whereas the communication of knowledge belongs to the domain of training and the second dimension of the rule prevails in this process of having access to knowledge. In this case, language is reduced to becoming an instrument. In the light of this differentiation, the so-called "training courses", "skill-enhancing courses", "update courses and/or "refresher courses" and "distance learning courses/courses, which lack the physical presence of the teacher", are evaluated.
  • Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo Artigos

    Souza, Nadia Aparecida de; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    Os instrumentos avaliativos são numerosos; dentre eles, o mapa conceitual é uma das alternativas. Entretanto, cumpre questionar: quais as vantagens e as limitações do mapa conceitual como instrumento avaliativo? Assim, o presente trabalho objetivou delinear e analisar as vantagens e as limitações inerentes ao uso do mapa conceitual como instrumento avaliativo. A pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa, na forma do estudo de caso. Desenvolvido durante o primeiro semestre de 2006 com 32 alunas do 3º ano de um curso de Pedagogia de uma universidade pública paranaense, o estudo utilizou questionário, entrevista e observação para a coleta de dados. A análise de conteúdo clássica facultou determinar as aprendizagens decorrentes da vivência, bem como a incidência de diferentes aspectos enunciados como facilitadores ou limitadores na utilização do mapa conceitual como instrumento avaliativo. Estes foram analisados não como antagônicos, mas como facetas de um mesmo fenômeno e, por isso, complementares e interdependentes.

    Resumo em Inglês:

    There is a great variety of instruments to assess learning. Conceptual maps are questioned in this text, as one of these possibilities. The objectives of this study are to identify and analyze the advantages and limitations inherent to the use of conceptual maps as assessment instruments. In the study, especially the qualitative approach is used in a case study. It was carried out during the first semester of 2006, involving 32 3rd-year students of a pedagogy course at a public university in the state of Paraná. The research was based on a questionnaire, an interview and observation for data collection. The analysis of the material allowed us to determine the actual learning emerging from the experience, as well as the incidence of different aspects which might have facilitated or hindered the use of conceptual maps as assessment instruments. These aspects were analyzed, not as opposites, but as complementary and interdependent facets of the same phenomenon.
  • Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela Artigos

    Bertagna, Regiane Helena

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a compreensão da avaliação no interior da implantação do Regime de Progressão Continuada no Estado de São Paulo. Ao penetrar nos intrincados caminhos da realidade escolar, por meio da pesquisa qualitativa, acompanharam-se sistematicamente durante um ano escolar 4 turmas de alunos (uma de cada ano do ciclo I, ainda do Ensino Fundamental de 8 anos), nos momentos coletivos da escola: horário de trabalho pedagógico coletivo, reuniões de pais e mestres, conselhos de classe/série, eventos; e, ainda, realizaram-se entrevistas com 7 profissionais envolvidos com as turmas (5 professores, coordenadora pedagógica e diretora escolar) e com 124 alunos. Observou-se que a avaliação informal ganha forte expressão nessa nova forma de organização escolar, revelando, também, novas formas de manutenção da seletividade e da exclusão escolar. Por meio da análise das práticas avaliativas e das contribuições dos diversos atores da escola, evidencia-se a presença da seletividade escolar, mas com configuração diferenciada: a exclusão branda e/ou a eliminação adiada.

    Resumo em Inglês:

    This paper approaches the understanding of assessment during the implementation of the Continued Progression System in the State of São Paulo (São Paulo [State], 1997). By means of qualitative research, the intricate aspects of our schooling reality were studied, with the systematic observation of four groups of students (each group from a different period of basic school, around eight years old) and the collective working moments at school, such as collective pedagogical work, meetings including teachers and parents, school councils, social events and interviews with 07 professionals (five teachers, the pedagogical coordinator and the school director) involved with the four groups with 124 students. It is observed that informal assessment is outstanding in this new school organization, also disclosing new ways of keeping school selectivity and exclusion. By analyzing these assessing practices and contributions from several school individuals, the existence of school selectivity becomes clear, although in a different way: discrete exclusion (Bourdieu & Champagne, 1998) and/or postponed elimination (Freitas, 1995).
  • O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo Artigos

    Casanova, Isis Alexandrina; Moraes, Ana Alcídia de Araújo; Ruiz-Moreno, Lidia

    Resumo em Português:

    As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde recomendam o ensino da promoção da saúde no sentido de adequar os currículos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo foi caracterizar o ensino da promoção da saúde em cursos de fonoaudiologia da cidade de São Paulo, identificando sua inserção curricular, estratégias educativas e mudanças propiciadas pelas DCN. A coleta de dados compreendeu análise documental dos planos de ensino e entrevistas com coordenadoras de cursos de fonoaudiologia. Os dados obtidos a partir dos planos de ensino foram sistematizados, considerando: denominação, inserção curricular, carga horária, objetivos, conteúdos e estratégias didáticas. Os núcleos que orientaram a análise temática das entrevistas foram concepções e mudanças curriculares. A promoção da saúde é abordada nas disciplinas em que predominam práticas tradicionais e, durante o estágio, em diferentes cenários de atuação. Na visão das coordenadoras, o ensino da promoção da saúde é relevante para a atuação do fonoaudiólogo no SUS, embora seja necessário incrementar o número de professores com experiência na área de saúde pública.

    Resumo em Inglês:

    The National Curriculum Guidelines (NCG) for the courses on health recommend the teaching of health promotion in order to adapt curricula to the National Health System (NHS). The aim of this study was to characterize the teaching of health promotion in courses on speech-language therapy in the city of São Paulo, identifying its curricular insertion, educational strategies and changes offered by the NCG. Data collection consisted of documental review of teaching plans and interviews with coordinators of speech-language therapy courses. Data obtained from the teaching plans were systematized considering the name, curricular integration, teaching time, goals, content and teaching strategies. The nuclei that guided the thematic analysis of the interviews were conceptions and curriculum changes. Health promotion is taught in subjects with traditional practices and during internship, in different performance settings. In the coordinators' point of view, health promotion teaching is relevant for the insertion of a speech therapist in the NHS, although it is necessary to increase the number of experienced teachers in the public health area.
  • Três observações sobre a sociologia da infância Diverso E Prosa

    Mauss, Marcel
  • Escola e destinos femininos: São Paulo, 1950/1960 Leituras E Resenhas

    Martins, Gláucia M. M
  • A psicanálise na vida cotidiana com as crianças Leituras E Resenhas

    Fogaça, Marcia Regina
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br