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SIMULAÇÃO EM ENFERMAGEM: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL DE 2011 A 2020

RESUMO

Objetivo:

sintetizar a produção do conhecimento sobre simulação em enfermagem gerada pelos programas de pós-graduação da área de enfermagem no Brasil entre janeiro de 2011 a fevereiro de 2020.

Método:

pesquisa documental, que adotou como fonte primária os documentos oficiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, realizada por revisão integrativa da literatura, de outubro de 2019 a fevereiro de 2020, com análise qualitativa dos dados.

Resultados:

identificaram-se inicialmente 68 estudos, e 40 compuseram a amostra final. Destacaram-se as categorias: intencionalidades dos estudos; tipos de simulação; nível de Atenção à Saúde; variáveis analisadas quanto à eficácia da simulação; temáticas abordadas; comparação da efetividade da simulação versus outras estratégias de ensino e fragilidades e potencialidades da simulação. A pesquisa científica da pós-graduação brasileira priorizou a análise da eficácia da simulação no desenvolvimento de conhecimento, satisfação e confiança, em um ambiente off-site ou virtual de ensino, voltado tanto à atenção hospitalar como primária de cuidado, principalmente em neonatologia e pediatria, tendo a ansiedade dos participantes como principal fragilidade, e a satisfação, o conhecimento, o pensamento crítico, a segurança, a confiança e a capacidade de articular teoria e prática como potencialidades.

Conclusão:

este estudo contribui para a pesquisa, o ensino e a assistência em enfermagem, por possibilitar a identificação do cenário da produção científica sobre simulação, que sustenta novas investigações, com enfoque em objetivos e cenários ainda não explorados. Indica-se a simulação como estratégia eficaz para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais em enfermagem.

DESCRITORES:
Simulação; Enfermagem; Ensino; Aprendizagem; Pesquisa

ABSTRACT

Objective:

to synthesize the production of knowledge on simulation in Nursing generated by the Nursing graduate programs in Brazil between January 2011 and February 2020.

Method:

a documentary research study, which adopted as primary source the official documents of the Coordination for the Improvement of Higher Level personnel, conducted by means of an integrative literature review from October 2019 to February 2020, with quantitative analysis of the data.

Results:

initially, 68 studies were identified, 40 of them comprising the final sample. The following categories stood out: purpose of the studies; types of simulation; Health Care level; variables analyzed regarding the effectiveness of the simulation; themes addressed; comparison of the effectiveness of simulation with that of other teaching strategies, and weaknesses and potentialities of simulation. The scientific research of the Brazilian graduate courses prioritized the analysis of the effectiveness of simulation in the development of knowledge, satisfaction and confidence, in an off-site or virtual teaching environment, aimed both at hospital care and at primary care, mainly in Neonatology and Pediatrics, with the participants' anxiety as main weakness; and satisfaction, knowledge, critical thinking, safety, confidence and the ability to articulate theory and practice as potentialities.

Conclusion:

this study contributes to research, teaching and care in Nursing, for enabling the identification of the scientific production setting on simulation, which supports new research studies, with a focus on objectives and settings not yet explored. Simulation is indicated as an effective strategy for the development of cognitive, psychomotor and attitudinal skills in Nursing.

DESCRIPTORS:
Simulation; Nursing; Teaching; Learning; Research study

RESUMEN

Objetivo:

sintetizar la producción de conocimiento sobre simulación en Enfermería generada por los programas de postgrado del área de Enfermería en Brasil, entre enero de 2011 y febrero de 2020.

Método:

investigación documental, que adoptó como fuente primaria los documentos oficiales de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior, realizada por medio de una revisión integradora de la literatura, de octubre de 2019 a febrero de 2020, con análisis cualitativo de los datos.

Resultados:

inicialmente se identificaron 68 estudios, de los cuales 40 compusieron la muestra final. Se destacaron las siguientes categorías: propósito de los estudios; tipos de simulación; nivel de Atención de la Salud; variables analizadas en relación a la eficacia de la simulación; temáticas abordadas; comparación entre la efectividad de la simulación y la de otras estrategias de enseñanza, y puntos débiles y potencialidades de la simulación. La investigación científica de los programas de postgrado de Brasil priorizó el análisis de la eficacia de la simulación en el desarrollo de conocimiento, satisfacción y confianza, en un ambiente de enseñanza externo o virtual, dirigido tanto a la atención hospitalaria como primaria, principalmente en Neonatología y Pediatría, donde la ansiedad de los participantes se indicó como el principal punto débil; y la satisfacción, el conocimiento, el pensamiento crítico, la seguridad, la confianza y la capacidad para articular teoría y práctica se indicaron como potencialidades.

Conclusión:

este estudio contribuye a la investigación, la enseñanza y la asistencia en Enfermería, ya que permite identificar el ámbito de la producción científica sobre simulación, que sustenta nuevas investigaciones, enfocadas en objetivos y ámbitos todavía no explorados. La simulación se indica como una estrategia eficaz para desarrollar habilidades cognitivas, psicomotoras y actitudinales en Enfermería.

DESCRIPTORES:
Simulación; Enfermería; Enseñanza; Aprendizaje; Investigación

INTRODUÇÃO

A atualidade é permeada por novas tendências pedagógicas, relacionadas ao ensino em enfermagem, que sinalizam a possibilidade da adoção de estratégias capazes de melhorar os processos educacionais nesse âmbito, ao considerarem as exigências do mercado de trabalho e a preocupação com a segurança dos pacientes.11. Zhang D, Gong C. Research on the application of seminar teaching method in correcting the learning psychology of minority students in private colleges and universities. Adv Soc Sci, Educ Human Res [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 10]; 294:294-7. Available from: https://www.atlantis-press.com/proceedings/ieesasm-18/55912112
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Apesar de as abordagens e os métodos educativos tradicionais, como, por exemplo, a exposição dialogada dos conteúdos, facilitarem a compreensão de determinadas temáticas e serem úteis e eficazes para o processo de ensino e aprendizagem em enfermagem,22. Ferreira RP, Guedes HM, Douglas-de-Oliveira DW, Miranda JL. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Recom [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 05];8:e2508. Available from: https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508
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-33. Bi M, Zhao Z, Yang J, Wang Y. Comparison of case-based learning and traditional method in teaching post graduate students of medical oncology. Med Teacher [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 10];41(10):1124-8. Available from: https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1617414
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faz-se importante a incorporação curricular de novas estratégias pedagógicas, e, nesta perspectiva, destaca-se a simulação.44. Ilkiw JE, Nelson RW, Watson JL, Conley AJ, Raybould HE, Chigerwe M, et al. Curricular revision and reform: theprocess, whatwasimportant, and lessonslearned. J Vet Med Educ [Internet]. 2017 [cited 2020 Feb 02];44(3):480-9. Available from: https://doi.org/10.3138/jvme.0316-068R
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Definida como uma estratégia de ensino e aprendizagem que replica, com precisão, um evento, uma situação, um ambiente ou um cenário clínico,55. Tyerman J, Luctkar-Flude M, Graham L, Coffey S, Olsen-Lynch E. A systematic review of health care presimulation preparation and briefing effectiveness. Clin Simul Nurs. 2019 [cited 2020 Jan 22];27:12-25. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.11.002
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-66. Lavoiea P, Pepina J, Cossettea S, Clarke SP. Debriefing approaches for high-fidelity simulations and outcomes related to clinical judgment in baccalau reate nursing students. Collegian [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 10];26(5):514-21. Available from: https://doi.org/10.1016/j.colegn.2019.01.001
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a simulação é capaz de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes pertinentes à práxis do enfermeiro, em ambiente controlado e seguro, além de configurar temática atual, pertinente e que inspira aprofundamento científico em seus diversos contextos.77. Raman S, Labrague LJ, Arulappan J, Natarajan J, Amirtharaj A, Jacob D. Traditional clinical training combined with high-fidelity simulation-based activities improves clinical competency and knowledge among nursing studentson a maternity nursing course. Nurs Forum [Internet]. 2019 [cited 2020 Feb 17];54(3):434-40. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12351
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Nessa perspectiva, é importante compreender de que forma os estudos brasileiros de pós-graduação em enfermagem sobre simulação são conduzidos, quais seus principais desfechos quanto ao processo de ensino e aprendizagem na intencionalidade de identificar esse panorama educacional, quais são suas características, tendências, fragilidades e potencialidades, bem como de subsidiar novos caminhos pedagógicos, com base em evidências científicas fidedignas.88. Kim J, Park JH, Shin S. Effectiveness of simulation-basednursingeducationdependingonfidelity: a metaanalysis. Med Educ [Internet]. 2016 [cited 2020 Mar 10];16:152. Available from: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-016-0672-7
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Ainda não há clareza quanto à definição de um cenário sobre a utilização da simulação, enquanto estratégia de ensino voltada à enfermagem no Brasil, sobre a natureza metodológica das pesquisas científicas desenvolvidas em programas de pós-graduação nesse âmbito, os tipos de simulação mais adotados, as temáticas de cuidado em enfermagem priorizadas, entre outras variáveis, que podem subsidiar a pesquisa, o ensino e a assistência.88. Kim J, Park JH, Shin S. Effectiveness of simulation-basednursingeducationdependingonfidelity: a metaanalysis. Med Educ [Internet]. 2016 [cited 2020 Mar 10];16:152. Available from: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-016-0672-7
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-99. García MR, Moya JL. O legado do cuidado como aprendizagem reflexiva. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2016 [cited 2020 Mar 10];24:e2711. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692016000100341&script=sci_arttext&tlng=pt
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Ainda, as Diretrizes Curriculares Nacionais destacam a adoção de métodos inovadores e significativos de ensino e aprendizagem, que se alinham com o uso da simulação e o propósito de aprofundamento das investigações científicas brasileira sobre este tema, para definição das melhores práticas em enfermagem.1010. Conselho Nacional de Educação (BR). Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES N.3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem [Internet]. Brasília, DF(BR): Diário Oficial da União; 2001 [cited 2020 Mar 10]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf
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Emerge, desse contexto, a seguinte indagação: quais são as evidências científicas disponíveis geradas pelos programas de pós-graduação da área da enfermagem no Brasil sobre simulação para estudantes e profissionais entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2020?

Este estudo teve como objetivo sintetizar a produção do conhecimento sobre simulação em enfermagem gerada pelos programas de pós-graduação da área de enfermagem no Brasil entre janeiro de 2011 a fevereiro de 2020.

MÉTODO

Trata-se de pesquisa documental,1111. Moreira SV. Análise documental como método e como técnica. In: Duarte J, Barros A, orgs. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo, SP(BR): Atlas; 2009. p. 269-79.-1212. Andrade SR, Schmitt MD, Storck BC, Piccoli T, Ruoff AB. Análise documental nas teses de enfermagem: técnica de coleta de dados e método de pesquisa. Cogitare Enferm [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 01];23(1):e53598. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/53598
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que adotou como fonte primária os documentos oficiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1313. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil). InfoCAPES [Internet]. Brasília, DF(BR): CAPES; 2020 [cited 2020 Mar 03]. Available from: http://www.capes.gov.br/cursosrecomendados
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e teve seu percurso metodológico direcionado por revisão integrativa da literatura, de acordo com a perspectiva de Ganong.1414. Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health [Internet]. 1987 [cited 2020 Jan 15];10:1-11. Available from: https://doi.org/10.1002/nur.4770100103
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Percorreram-se seis fases metodológicas para proceder à revisão integrativa de literatura: identificação da questão da pesquisa; busca e seleção dos estudos na literatura; categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados; síntese dos estudos analisados/apresentação da revisão integrativa.1414. Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health [Internet]. 1987 [cited 2020 Jan 15];10:1-11. Available from: https://doi.org/10.1002/nur.4770100103
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Utilizou-se a estratégia patient, intervention, comparison, outcomes (PICO) para elaborar a questão norteadora de pesquisa, e considerou-se como acrônimo “P” (população) estudantes e enfermeiros; como acrônimo “I” (intervenção) a identificação da produção científica nacional sobre simulação gerada pelos programas de pós-graduação em enfermagem; e para “O” (desfecho) o processo de ensino e aprendizagem.1515. Mendes KS, Silveira RC, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2008 [cited 2020 Mar 04];17(4):758-64. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
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Elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: quais são as evidências científicas disponíveis geradas pelos programas de pós-graduação da área da enfermagem no Brasil sobre simulação para estudantes e profissionais entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2020?

A busca documental foi realizada de outubro de 2019 a fevereiro de 2020 e adotou-se como base de dados o Catálogo de Teses e Dissertações divulgado no sítio da CAPES.1313. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil). InfoCAPES [Internet]. Brasília, DF(BR): CAPES; 2020 [cited 2020 Mar 03]. Available from: http://www.capes.gov.br/cursosrecomendados
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Os descritores utilizados para proceder à busca foram “enfermagem”, “simulação”, “ensino” e “aprendizagem”, presentes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Utilizou-se a estratégia de busca “enfermagem” AND “simulação” AND “ensino” AND “aprendizagem”.

Os critérios para incluir os estudos foram: teses e dissertações nacionais, compreendidas entre janeiro de 2011 a fevereiro de 2020 (recorte temporal justificado pela ênfase na adoção da simulação em enfermagem como estratégia pedagógica ativa e inovadora nesse período e na produção científica nesse âmbito),22. Ferreira RP, Guedes HM, Douglas-de-Oliveira DW, Miranda JL. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Recom [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 05];8:e2508. Available from: https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508
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-77. Raman S, Labrague LJ, Arulappan J, Natarajan J, Amirtharaj A, Jacob D. Traditional clinical training combined with high-fidelity simulation-based activities improves clinical competency and knowledge among nursing studentson a maternity nursing course. Nurs Forum [Internet]. 2019 [cited 2020 Feb 17];54(3):434-40. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12351
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que apontassem o uso da simulação para estudantes de graduação em enfermagem e enfermeiros, voltada ao processo de ensino e aprendizagem. Excluíram-se documentos que não abordavam a simulação como objeto principal para viabilizar o processo educacional na enfermagem, que descreveram somente a elaboração e a validação de instrumentos para a simulação, sem detalhar sua aplicação, e estudos cuja população abordasse o nível médio em enfermagem ou outras profissões na área da saúde.

Percorreram-se três fases para seleção dos estudos. A primeira abordou a triagem inicial de 68 publicações, avaliando-se títulos e resumos, realizada por dois pesquisadores, enfermeiros e especialistas na temática proposta. A fim de evitar exclusões errôneas, os estudos cujos títulos e resumos suscitassem dúvidas quanto à pertinência foram inicialmente incluídos para proceder à leitura aprofundada. Os cinco manuscritos que revelaram divergência entre os pesquisadores foram entregues a um terceiro, enfermeiro, docente, com experiência em utilização da simulação enquanto estratégia pedagógica, responsável por tomar a decisão de inclusão ou exclusão, de acordo com os critérios estabelecidos. Na última fase, realizou-se a leitura na íntegra de 41 teses e dissertações, para definir a amostra final. Demonstrou-se a seleção dos estudos por meio das recomendações Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA),1616. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group. Preferred reportingitems for systematic reviews and metaanalyses: the PRISMA statement. PLoS Med 2009 [cited 2020 Feb 16];21;6(7):e1000097. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
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na Figura 1.

Figura 1
- Fluxograma do processo de identificação, seleção e inclusão das teses e dissertações brasileiras sobre simulação. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2020.

Para extrair as informações dos estudos selecionados, adaptou-se um instrumento1717. Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2006 [cited 2020 Mar 03];14(1):124-31. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n1/v14n1a17.pdf
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de coleta de dados, previamente validado com os seguintes itens: número de identificação do estudo; título do estudo; instituição de ensino em que a pesquisa foi produzida; nível de pós-graduação (Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado); tipo de estudo, Nível de Evidência e ano de publicação.

Após a coleta e a análise, os achados foram organizados em categorias, de acordo com os pressupostos da Análise Temática1818. Minayo MC. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesq Qualitativa [Internet]. 2017 [cited 2020 Jan 18];5(7):1-12. Available from: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59
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para cumprir três etapas: a pré-análise, configurada pela leitura flutuante dos achados e anotação das informações convergentes (Unidades de Registro); exploração do material, definida pelo agrupamento minucioso das Unidades de Registro destacadas; e tratamento dos dados, para determinar as categorias.1818. Minayo MC. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesq Qualitativa [Internet]. 2017 [cited 2020 Jan 18];5(7):1-12. Available from: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59
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Em seguida, realizaram-se a avaliação dos estudos incluídos na revisão, a interpretação e discussão dos resultados e a apresentação desta pesquisa documental.

RESULTADOS

As evidências disponíveis sobre a produção científica gerada pelos programas de pós-graduação em enfermagem no Brasil quanto ao processo de ensino e aprendizagem por meio da simulação, entre janeiro de 2011 a fevereiro de 2020, compuseram amostra final de 40 manuscritos. O Quadro 1 caracteriza as dissertações e teses abordadas neste contexto.

Quadro 1
- Caracterização das dissertações e teses sobre o processo de ensino e aprendizagem da simulação em enfermagem. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2020.

O Quadro 2 demonstra as categorias identificadas na amostra selecionada, referentes ao processo de ensino e aprendizagem por meio da simulação.

Quadro 2
- Categorias referentes ao processo de ensino e aprendizagem por meio da simulação, identificadas na amostra de estudos selecionada. Ribeirão Preto, S), Brasil, 2020.

DISCUSSÃO

Analisaram-se os achados pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem por meio da simulação em enfermagem de 40 estudos de pós-graduação desenvolvidos no Brasil, entre janeiro de 2011 a fevereiro de 2020, amostra considerada incipiente, visto a abrangência do período de inclusão dos manuscritos, e possivelmente justificada pela atualidade do tema.5959. Costa RR, Medeiros SM, Martins JC, Cossi MS, Araújo MS. Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística. Rev Cuid [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 01];8(3):1799-808. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2216-09732017000301799
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Conscientes dessa nova tendência educacional, as escolas de enfermagem vislumbram a implantação de programas de simulação que subsidiem o ensino, e, nesta perspectiva, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto se destacou em relação à produção científica sobre simulação no período selecionado.6060. Villa TC, Évora YD, Costa MC, Zanetti ML, Carvalho AM, Nakano AM. A Comissão de pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: objetivos e atuação (1989-2003). Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2004 [cited 2020 Mar 06];12(5):828-33. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-12828
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Foram desenvolvidas mais dissertações de Mestrados sobre simulação do que teses de Doutorado nesse período, com destaque para estudos de delineamentos descritivos, quantitativos e Nível de Evidência 6. A predominância deste Nível de Evidência aponta a carência na elaboração de pesquisas como revisões sistemáticas e metanálises (Nível de Evidência 1), seguidas de estudos experimentais (Nível de Evidência 2), fundamentais para subsidiar, de forma mais segura, o enfermeiro, na incorporação de tais evidências à prática clínica.6161. Díaz-Narváez VP, Calzadilla-Núñez A. Artículos científicos, tipos de investigación y productividad científica en las ciencias de la salud. Rev Cienc Salud [Internet]. 2016 [cited 2020 Mar 02]; 14(1):115-21. Available from: https://revistas.urosario.edu.co/index.php/revsalud/article/view/4597
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A intencionalidade dos manuscritos incluídos foi considerada uma das categorias na presente pesquisa e destacou a análise da eficácia da simulação para o ensino em enfermagem. Um estudo de metanálise realizado em 2016 selecionou 40 artigos científicos e demonstrou que a adoção da simulação em enfermagem é eficaz para o desenvolvimento de variados domínios pertinentes à práxis do enfermeiro, principalmente o conhecimento cognitivo e o domínio psicomotor.77. Raman S, Labrague LJ, Arulappan J, Natarajan J, Amirtharaj A, Jacob D. Traditional clinical training combined with high-fidelity simulation-based activities improves clinical competency and knowledge among nursing studentson a maternity nursing course. Nurs Forum [Internet]. 2019 [cited 2020 Feb 17];54(3):434-40. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12351
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A aprendizagem baseada em simulação exerce efeito positivo nos resultados das realizações dos alunos, que se beneficiam quando submetidos a essa estratégia.5959. Costa RR, Medeiros SM, Martins JC, Cossi MS, Araújo MS. Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística. Rev Cuid [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 01];8(3):1799-808. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2216-09732017000301799
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,6262. Rohrs RM, Santos CF, Barbosa RS, Schulz RS, Carvalho MB. Impacto da metodologia de simulação realística na graduação de enfermagem. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 03];11:5269-74. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/23005/25474
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-6363. Smith SJ. Farra SL, Ulrich DL, Hodgson E, Nicely S, Mickle A. Effectiveness of two varying levels of virtual reality simulation. Nurs Educ Perspect [Internet]. 2018 [cited 2020 Jan 12]; 39(6):E10-E15. Available from: https://10.1097/01.nep.0000000000000369
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A simulação off-site, seguida da simulação virtual, emergiu como principal modalidade de simulação adotada. A simulação off-site é aquela realizada em centros ou laboratórios de simulação, fora do local de prática clínica.6464. Melo BC, Falbo AR, Bezerra PG, Katz L. Perspectivas sobre o uso das diretrizes de desenho instrucional para a simulação na saúde: revisão da literatura. Sci Med [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 05];28(1):ID28852. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-880263?lang=en
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A adoção ou preferência por realizar a simulação em ambientes como laboratórios de simulação pode justificar-se pelos entraves operacionais existentes quanto à execução de uma simulação in-situ.6464. Melo BC, Falbo AR, Bezerra PG, Katz L. Perspectivas sobre o uso das diretrizes de desenho instrucional para a simulação na saúde: revisão da literatura. Sci Med [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 05];28(1):ID28852. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-880263?lang=en
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Dentre as formas de simulação mais inovadoras, destaca-se a virtual por computador e jogos sérios (serious game), com o objetivo de criar ambientes realísticos, para que graduandos em enfermagem e/ou enfermeiros possam atuar e construir seu aprendizado, além de simular a execução de determinado cuidado quantas vezes forem necessárias, em ambiente virtual.6565. Silveira MS, Cogo AL. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [cited 2020 Feb 10];38(2):e66204. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.66204
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O nível de atenção à saúde referente à execução do cenário de simulação também configurou uma das categorias deste estudo. Tanto o nível terciário de atenção à saúde, representado pelo ambiente hospitalar, como o primário foram amplamente considerados pelas pesquisas científicas que compuseram a amostra do presente estudo. A estratégia de simulação está fortemente associada à prevenção dos eventos adversos para o paciente, o que exige capacitação dos facilitadores e elaboração de cenários que atendam os objetivos educacionais específicos, seja no âmbito hospitalar ou na Atenção Primária em saúde.22. Ferreira RP, Guedes HM, Douglas-de-Oliveira DW, Miranda JL. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Recom [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 05];8:e2508. Available from: https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508
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-33. Bi M, Zhao Z, Yang J, Wang Y. Comparison of case-based learning and traditional method in teaching post graduate students of medical oncology. Med Teacher [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 10];41(10):1124-8. Available from: https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1617414
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,6464. Melo BC, Falbo AR, Bezerra PG, Katz L. Perspectivas sobre o uso das diretrizes de desenho instrucional para a simulação na saúde: revisão da literatura. Sci Med [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 05];28(1):ID28852. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-880263?lang=en
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As variáveis analisadas pelos estudos, quanto à eficácia da simulação, foram, principalmente, a satisfação, a autoconfiança e o conhecimento cognitivo. Tais critérios têm sido considerados para o processo de ensino e aprendizagem na simulação, com associação ao melhor desempenho e à motivação dos estudantes.5959. Costa RR, Medeiros SM, Martins JC, Cossi MS, Araújo MS. Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística. Rev Cuid [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 01];8(3):1799-808. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2216-09732017000301799
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O principal tema abordado para o ensino em enfermagem, por meio da simulação, foi o cuidado em enfermagem na neonatologia e pediatria. O ensino materno-infantil em enfermagem por meio de simulação virtual vem ganhando enfoque na última década, por oferecer experiência educativa que imita, com fidelidade, os desafios reais desta prática, preparando os estudantes em ambiente seguro e livre de erros.6363. Smith SJ. Farra SL, Ulrich DL, Hodgson E, Nicely S, Mickle A. Effectiveness of two varying levels of virtual reality simulation. Nurs Educ Perspect [Internet]. 2018 [cited 2020 Jan 12]; 39(6):E10-E15. Available from: https://10.1097/01.nep.0000000000000369
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,6565. Silveira MS, Cogo AL. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [cited 2020 Feb 10];38(2):e66204. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.66204
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A comparação da efetividade da simulação versus outras estratégias de ensino e aprendizagem considerou que a primeira é mais efetiva para a educação em enfermagem do que estratégias tradicionais, como a aula expositiva e o treinamento de habilidades em laboratório. No entanto, a desproporção observada na literatura científica em enfermagem de estudos descritivos e estudos de comparação de diferentes formatos de treinamento é motivo para reflexão sobre a necessidade de se investir em pesquisas com delineamentos metodológicos capazes de testar a efetividade dos diferentes formatos instrucionais na simulação.6262. Rohrs RM, Santos CF, Barbosa RS, Schulz RS, Carvalho MB. Impacto da metodologia de simulação realística na graduação de enfermagem. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 03];11:5269-74. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/23005/25474
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A ansiedade dos participantes foi indicada como principal fragilidade em uma simulação. No momento em que estudantes e profissionais de enfermagem vivenciam uma experiência simulada, devido ao realismo e à observação de possíveis avaliadores, podem apresentar tremores, palidez, sudorese, pele fria e úmida, descontrole emocional, desmaio e choro, minimizados pela interação acolhedora entre docentes e participantes, treinamento de habilidades prévio, envio de referênciais para estudo, um pré-briefing/briefing adequado e um debriefing não acusador.6262. Rohrs RM, Santos CF, Barbosa RS, Schulz RS, Carvalho MB. Impacto da metodologia de simulação realística na graduação de enfermagem. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 03];11:5269-74. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/23005/25474
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A principal limitação deste estudo foi a dificuldade de identificar determinadas informações para caracterização das pesquisas que compuseram a amostra, principalmente quanto a número de participantes, população e amostra; definição do tipo de estudo; abordagem metodológica e tratamento dos dados.

Este estudo contribui para a pesquisa, o ensino e a assistência em enfermagem, por apresentar a síntese da produção sobre simulação na pós-graduação no Brasil e possibilitar a análise deste contexto, com base em evidências científicas, que sustentam e implicam na condução de novas investigações, principalmente voltadas às temáticas, aos objetivos e aos cenários pouco ou ainda não abordados nesse âmbito. Recomenda-se a simulação como estratégia pedagógica eficaz para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais em enfermagem.

CONCLUSÃO

Identificaram-se 40 estudos desenvolvidos por programas de pós-graduação em enfermagem sobre o processo de ensino e aprendizagem por meio de simulação, entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2020, representados, na maioria, por dissertações de mestrado, desenvolvidas em 2017, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, com abordagem quantitativa e Nível de Evidência 6.

A síntese deste conhecimento revelou uma tendência de produção de pesquisas voltadas à análise da eficácia da simulação quanto ao desenvolvimento de conhecimento, à satisfação e à confiança de estudantes e profissionais de enfermagem, em um ambiente off-site ou virtual de ensino, sobre, principalmente, os cuidados em neonatologia e pediatria. A ansiedade dos participantes foi apontada como principal fragilidade, satisfação, conhecimento, pensamento crítico, segurança, confiança e capacidade de articular teoria e prática foram as potencialidades reconhecidas como geradas pela simulação.

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  • ORIGEM DO ARTIGO

    Extraído da dissertação - Simulação em enfermagem: produção do conhecimento da pós-graduação no Brasil de 2011 a 2020, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, em 2020.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Maio 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    03 Abr 2020
  • Aceito
    12 Maio 2020
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