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TREINAMENTO POR SIMULAÇÃO PARA ADMISSÃO HOSPITALAR DE PACIENTES COM COVID-19: AVALIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

avaliar habilidades, satisfação, autoconfiança e experiência com debriefing de profissionais de enfermagem em um cenário simulado para admissão hospitalar de pacientes com covid-19.

Método:

estudo quantitativo, observacional, de corte transversal, realizado em um Hospital Universitário com profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados em junho de 2020 utilizando os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, checklist de avaliação das habilidades para admissão do paciente, Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem e Escala de Experiência com o Debriefing. Posteriormente, os dados coletados foram analisados por estatística descritiva e analítica.

Resultados:

participaram 62 profissionais, sendo 23 (37,10%) enfermeiros e 39 (62,90%) técnicos em enfermagem, com idade média de 36,82 (±6,19). O cumprimento das habilidades na admissão do paciente variou entre 66,13% e 90,32%. A pontuação média geral na Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem foi de 4,46 (±0,36) e, na Escala e fatores de Experiência com o Debriefing, 4,63 (±0,33). Profissionais que se atualizavam por artigos científicos e protocolos obtiveram maior pontuação média nas duas escalas (p < 0,05).

Conclusão:

a maioria dos profissionais demonstrou habilidades à admissão do paciente, satisfação com a aprendizagem, autoconfiança no cenário simulado e adequada experiência com o debriefing.

DESCRITORES:
Enfermagem; Hospitalização; Infecções por coronavírus; Simulação de paciente; Educação em enfermagem; Profissionais de enfermagem

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