Acessibilidade / Reportar erro

ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO À COVID-19 PARA TRABALHADORAS SEXUAIS, NO CONTEXTO DE DIVERSOS PAÍSES

RESUMO

Objetivo:

analisar as evidências científicas sobre as estratégias de enfrentamento e prevenção à COVID-19 implementadas às trabalhadoras sexuais, no contexto de diversos países.

Métodos:

revisão integrativa de literatura, com dados coletados nas bases PubMed, Scopus, Biblioteca Virtual em Saúde e Google Scholar usando os descritores booleanos “COVID-19” andsex workersandDelivery of Health Care”, com recorte temporal de 2019 a 2020. Encontrou-se, a priori, 215 publicações. Após a seleção, ancorada nos critérios de inclusão e na resposta à pergunta norteadora, aproveitaram-se 19 artigos, cujas informações foram organizadas no quadro sinóptico e os textos analisados mediante o conteúdo semântico.

Resultados:

após análise de conteúdo das ações implementadas ou recomendadas nos diversos países, para que as profissionais do sexo possam se prevenir da contaminação pelo SARS-Cov-2, foram evidenciadas quatro categorias: ações programáticas/governamentais e respostas da sociedade; combate aos estigmas envoltos do trabalho sexual; educação em saúde através de recursos tecnológicos/digitais e midiáticos; readequação dos serviços de saúde.

Conclusão:

as iniquidades de gênero, raça e classe, bem como os estigmas sociais têm sido mantidas por Estados regidos pelo patriarcado e, por isso, são as principais barreiras para adoção de estratégias de enfrentamento à COVID-19 por parte das trabalhadoras sexuais. Ainda assim, ações intersetoriais foram implementadas/recomendadas em diversos países como a readequação dos serviços de saúde sexual, incentivos financeiros para melhoria dos serviços das operadoras de sinal e tecnologias digitais para implementação de ações efetivas à promoção da educação em saúde e possibilitar a distribuição de insumos para proteção e prevenção individual.

DESCRITORES:
Infecções por coronavírus; Pandemias; Profissionais do sexo; Gênero; Saúde da mulher

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br