Acessibilidade / Reportar erro

INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA AUMENTO DA COMPETÊNCIA DO CUIDADOR INFORMAL: ESTUDO PILOTO QUASE EXPERIMENTAL

RESUMO

Objetivo

comparar a competência de cuidadores informais para cuidar de pessoas dependentes submetidas à intervenção educativa de planejamento de alta com e sem acompanhamento no domicílio.

Método

estudo piloto quase experimental, aleatorizado, simples, com pré e pós-teste, não cego, porém, com avaliação cega dos desfechos, com dois seguimentos de intervenção. Realizado entre outubro de 2019 a janeiro de 2020, em Maringá, Brasil, com 21 cuidadores informais de pessoas dependentes, aleatorizados ao Grupo Intervenção I e Grupo Intervenção II. O Grupo I foi submetido à intervenção educativa composta por orientações e treinamentos durante o período de internação, com acompanhamento após a alta hospitalar por enfermeiros no domicílio, e os participantes do Grupo II receberam somente orientações no hospital. Para avaliar a diferença no nível de competência utilizou-se o instrumento COPER 14, aplicado nos momentos 0, semana 1 e semana 4, submetendo os resultados à análise de variância.

Resultados

o Grupo I apresentou mais do que o dobro (escore médio = 8,94) de competência que o Grupo II (escore médio = 3,90), com aumento significativo em praticamente todas as variáveis analisadas. Detectou-se significativo aumento nos ranks de pontuação entre as variáveis: competência cognitiva e comportamental (1,19 - 3,00, p=0,001), psicomotora (1,13 - 3,00, p=0,001) e relacional (1,75 - 2,75, p=0,037) no Grupo I.

Conclusão

a intervenção educativa dispensada ao Grupo Intervenção I (GI-I) foi eficaz para aumentar a competência de cuidadores informais de pessoas dependentes.

Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos RBR-5rzmzf.

DESCRITORES:
Cuidadores; Cuidados de enfermagem; Educação em saúde; Cuidado transicional; Estudo comparativo

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br