Acessibilidade / Reportar erro

TEORIA DA DIFUSÃO DA INOVAÇÃO E SUA APLICABILIDADE EM PESQUISAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo

refletir sobre a Teoria da Difusão da Inovação, como referencial teórico-metodológico para pesquisas em saúde e enfermagem.

Método

estudo do tipo reflexivo, assentado nos princípios e conceitos da Teoria da Difusão da Inovação, como referencial teórico-metodológico e aplicabilidade em estudos de inovações em saúde.

Resultados

o uso do referencial teórico instrumentaliza a condução de estudos abarcando abordagens qualitativas, quantitativas e mistas, aplicável para identificação da necessidade da inovação, na construção, delineamento, implantação, avaliação e ajuste das inovações. A avaliação do processo de difusão através dos elementos inovação, tempo, sistema social e canais de comunicação possibilitam a apreensão de fatores contribuintes para o sucesso de uma inovação.

Conclusão

a lente teórica aqui apresentada oferece bases conceituais para a apreensão do processo de difusão de inovações no campo da saúde, através de modelos sensíveis a avaliação e elaboração de processos de difusão adequados a contextos diversos.

DESCRITORES:
Difusão de inovações; Inovação; Comunicação em saúde; Sistemas de informação em saúde; Pesquisa em enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br