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INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A PARTIR DA TEORIA BIOECOLÓGICA DE BRONFENBRENNER

RESUMO

Objetivo:

analisar os benefícios e limitações de intervenções de enfermagem para a promoção do desenvolvimento infantil, segundo a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner.

Método:

revisão integrativa, nas bases de dados PubMed, Lilacs, CINAHL, Web of Science e Scopus, utilizando os descritores: “child developmentAND “nurses” OR “nursing”. Não foi estabelecido limite temporal para as publicações. A busca foi realizada em setembro de 2019 e atualizada em março de 2020.

Resultados:

foram selecionados, para a amostra final, 24 estudos. O tipo de desenho de estudo predominante foi o ensaio clínico (60%). A visita domiciliar foi a estratégia mais utilizada (60%). Sete temas principais surgiram entre os desfechos das intervenções: criança, saúde materna, competências parentais, relação entre enfermeiro(a) e mãe/pai, uso de benefício social, prática profissional e violência familiar. O componente processo esteve presente em todos os estudos, retratando a relevância das interações proximais no ambiente domiciliar. Apenas duas intervenções não tiveram impacto em nenhum desfecho.

Conclusão:

as intervenções de enfermagem apresentaram benefícios em todos os desfechos, principalmente nos desfechos ligados a criança e práticas parentais, aumentando situações de interação entre cuidadores e crianças, reduzindo práticas punitivas e de violência contra a criança. É essencial considerar a perspectiva bioecológica, para que as intervenções de enfermagem, na promoção do desenvolvimento infantil, sejam mais eficazes.

DESCRITORES:
Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções; Desenvolvimento infantil; Saúde da criança; Educação em enfermagem; Enfermagem

ABSTRACT

Objective:

to analyze the benefits and limitations of nursing interventions for the promotion of child development, according to the Bioecological Theory of Human Development, by Bronfenbrenner.

Method:

an integrative review, from the databases PubMed, Lilacs, CINAHL, Web of Science and Scopus, using the descriptors: "child development" AND "nurses" OR "nursing". No time limit was set for publications. The search was perfomed in September 2019 and update in March 2020.

Results:

24 studies were selected for the final sample. The predominant type of study design was the clinical trial (60%). The home visit was the most used strategy (60%). Seven main themes emerged from the outcomes of the interventions: the child, maternal health, parenting skills, relationship between nurse and mother/father, use of social benefits, professional practice, and family violence. The process component was present in all studies, portraying the relevance of proximal interactions in the home environment. Only two interventions had no impact on any outcome.

Conclusion:

nursing interventions showed benefits in all outcomes, especially in outcomes related to children and parental practices, and improved situations of interaction between caregivers and children, reducing punitive practices and violence against children. It is essential to consider the bioecological perspective, so that nursing interventions, in promoting child development, are more effective.

DESCRIPTORS:
Evaluation of efficiency-effectiveness of interventions; Child development; Child health; Nursing education; Nursing

RESUMEN

Objetivo:

analizar los beneficios y limitaciones de las intervenciones de enfermería para promover el desarrollo infantil, según la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano de Bronfenbrenner.

Método:

revisión integrativa, en bases de datos PubMed, Lilacs, CINAHL, Web of Science y Scopus, utilizando los descriptores: “desarrollo infantil” Y “enfermeras” O “enfermería”. No se estableció un límite de tiempo para las publicaciones. La búsqueda se realizó en septiembre de 2019 y se actualizó en marzo de 2020.

Resultados:

se seleccionaron 24 estudios para la muestra final. El tipo de diseño de estudio predominante fue el ensayo clínico (60%). Las visitas domiciliarias fueron la estrategia más utilizada (60%). Entre los resultados de la intervención surgieron siete temas principales: niño, salud materna, habilidades parentales, relación entre enfermera y madre / padre, uso de beneficios sociales, práctica profesional y violencia familiar. El componente proceso estuvo presente en todos los estudios, retratando la relevancia de las interacciones proximales en el ambiente del hogar. Solo dos intervenciones no tuvieron impacto en ningún resultado.

Conclusión:

las intervenciones de enfermería mostraron beneficios en todos los resultados, especialmente en los relacionados con los niños y las prácticas parentales, aumentando las situaciones de interacción entre los cuidadores y los niños, reduciendo las prácticas punitivas y la violencia contra los niños. Es fundamental considerar la perspectiva bioecológica, para que las intervenciones de enfermería en la promoción del desarrollo infantil sean más efectivas.

DESCRIPTORES:
Evaluación de Eficacia-Efectividad de Intervenciones; Desarrollo Infantil; Salud del Niño; Educación en Enfermería; Enfermería

INTRODUÇÃO

A atenção global ao desenvolvimento de crianças na primeira infância tem sido reconhecida por organismos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em vista que cerca de 43% das crianças que vivem em países em desenvolvimento podem falhar em atingir o seu desenvolvimento pleno, devido a condições de vida precárias que impactam na vida de suas famílias e rede de proteção de cuidados11. Britto PR, Lye SJ, Proulx K, Yousafzai AK, Matthews SG, Vaivada T, et al. Nurturing care: promoting early childhood development. Lancet [Internet]. 2017 [cited 2021 Oct 14];389(10064):91-102. Available from: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31390-3
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.

O desenvolvimento na primeira infância, e seus resultados na vida de crianças de zero a seis anos, tem sido compreendido como resultante de indicadores intersetoriais, relacionados com escolaridade materna, cobertura pré-natal, vacinação e matrícula na pré-escola. O reconhecimento quanto ao desenvolvimento integrado das potencialidades do ser humano, não apenas com as dimensões intelectuais e cognitivas, mas com questões sociais que envolvem suas famílias e cuidadores, torna-se essencial para a compreensão ampliada do desenvolvimento de crianças pequenas22. Kappel DB. Índice de desenvolvimento infantil no Brasil: uma análise regional. Rev Bras Educ [Internet]. 2007 [cited 2020 Oct 14];12(35):232-40. Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000200004
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.

As características individuais da criança, o ambiente e as relações entre a criança e as pessoas ao seu redor são cruciais para o desenvolvimento humano. A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH), descrita por Urie Bronfenbrenner, define desenvolvimento humano como resultado de processos de interação mútua entre um organismo humano biopsicológico em atividade e as pessoas, objetos e símbolos existentes no seu ambiente33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012.. Essas interações, denominadas processos proximais, são classificadas como a força motriz do desenvolvimento humano. A partir dessa consideração, o autor elaborou o modelo pessoa-processo-contexto-tempo (PPCT), para explicar a interação entre os diferentes componentes no curso do desenvolvimento humano. O modelo PPCT é formado por quatro componentes.

A pessoa diz respeito aos indivíduos em desenvolvimento (criança, pais, mães) e suas características particulares. O processo refere-se aos processos proximais por meio de interações. Todas essas interações têm como pano de fundo um contexto, que pode ser a cultura, a religião ou o bairro33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012.-77. Tudge JRH, Mokrova I, Hatfield BE, Karnik RB. Uses and misuses of Bronfenbrenner’s bioecological theory of human development. J Fam Theory Rev [Internet]. 2009 [cited 2020 Oct 14];1(4):198-210. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1756-2589.2009.00026.x
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. O último componente é o tempo, que se refere ao aspecto cronológico no qual as interações ocorrem33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012..

A compreensão do desenvolvimento de crianças, na primeira infância, a partir de uma perspectiva bioecológica, denomina a estratégia "Nurturing care" ou cuidados responsivos para respostas intersetoriais, que consideram a importância de um ambiente estável e sensível às necessidades nutricionais e de saúde das crianças, com proteção contra ameaças, oportunidades de aprendizagem precoce e interações responsivas, emocionalmente favoráveis e estimulantes do desenvolvimento. Esses cuidados devem ser apoiados por uma variedade de contextos sociais (em casa, no trabalho dos pais, creche, comunidade mais ampla e influências políticas), a partir de componentes inter-relacionados, incluindo: comportamentos, atitudes e conhecimento sobre cuidados (por exemplo, saúde, higiene e alimentação); estimulação (por exemplo, falar, cantar e brincar); responsividade (por exemplo, vínculo precoce, apego seguro, confiança e comunicação sensível); e segurança (por exemplo, rotinas e proteção contra danos). O contexto mais poderoso é o lar imediato e os ambientes de cuidado de crianças pequenas, muitas vezes fornecidos pelas mães, mas também pelos pais e outros membros da família, bem como pelos serviços de cuidados infantis33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012.,66. Bucx F. Child Development: theories and critical perspectives. J Fam Theory Rev [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];10(1):304-8. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/jftr.12251
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-77. Tudge JRH, Mokrova I, Hatfield BE, Karnik RB. Uses and misuses of Bronfenbrenner’s bioecological theory of human development. J Fam Theory Rev [Internet]. 2009 [cited 2020 Oct 14];1(4):198-210. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1756-2589.2009.00026.x
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.

Embora haja reconhecimento de que o desenvolvimento infantil impacta não apenas na saúde da criança, mas tem repercussões na vida adulta, incluindo rendimento acadêmico, produtividade e geração de riquezas, impactando no desenvolvimento econômico de um país88. Black MM, Walker SP, Fernald LCH, Andersen CT, DiGirolamo AM, Lu C, et al. Early childhood development coming of age: science through the life course. Lancet [Internet]. 2017 [cited 2020 Oct 14];389(10064):77-90. Available from: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31389-7
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-99. Heckman JJ, Mosso S. The economics of human development and social mobility. Annu Rev Econom [Internet]. 2014 [cited 2019 Jul 25];6(1):689-733. Available from: https://doi.org/10.1146/annurev-economics-080213-040753
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, há ausência de informações quanto ao desenvolvimento infantil de crianças pequenas na realidade brasileira, devido a falta de instrumentos padronizados e a recente validação destes para a realidade nacional1010. Moreira RS, Magalhães LDC, Siqueira CM, Alves CRL. Cross-cultural adaptation of the child development surveillance instrument “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” in the Brazilian context. J Hum Growth Dev [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 14];29(1):28-38. Available from: https://doi.org/10.7322/jhgd.145001
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.

No contexto da atenção à saúde da criança na atenção primária, a vigilância do desenvolvimento infantil, no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), é uma das atribuições do enfermeiro(a), entretanto esses profissionais relatam dificuldades para sua implementação, a qual tem enfocado, prioritariamente, o crescimento e medidas antropométricas1111. Lima L, Nobre C, Lopes AC, Rolim K, Albuquerque C, Araújo MA. The use of the child’s health handbook for healthcare follow-up. Rev Bras Ciênc Saúde [Internet]. 2016 [cited 2020 Oct 14];20(2):167-74. Available from: https://doi.org/10.4034/RBCS.2016.20.02.12
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-1414. Munhoz Gaiva MA, Coutinho Monteschio C, Souza Moreira M, Marques Salge A. Child growth and development assessment in nursing consultation. Av Enfermería [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];36(1):9-21. Available from: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v36n1.62150
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, em detrimento da vigilância do desenvolvimento. Isso pode ser explicado por dificuldades orçamentárias, institucionais, administrativas e assistenciais1515. Silva DI, Veríssimo MLÓR, Mazza VDA. Vulnerability in the child development: influence of public policies and health programs. J Hum Growth Dev [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];25(1):11-18. Available from: https://doi.org/10.7322/jhgd.96760
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.

Apesar das dificuldades, o enfermeiro(a) tem papel chave na promoção do desenvolvimento infantil saudável, visto que é capaz de atuar diretamente com a família, desde o pré-natal. Estudos internacionais para promoção do desenvolvimento infantil têm destacado desfechos positivos para crianças e famílias, a partir da atuação de enfermeiros1616. Goldfeld S, Price A, Bryson H, Bruce T, Mensah F, Orsini F, et al. ‘Right@home’: a randomised controlled trial of sustained nurse home visiting from pregnancy to child age 2 years, versus usual care, to improve parent care, parent responsivity and the home learning environment at 2 years. BMJ Open [Internet]. 2017 [cited 2020 Oct 14];7(3):e013307. Available from: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2016-013307
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-1818. Sandvik BM, Dybdahl R, Hauge S. Public health nurses make active use of a parental guidance programme in their practice. Sykepl Forsk [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];13(71217):e-71217. Available from: https://doi.org/10.4220/Sykepleienf.2018.71217en
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.

Estudos de revisão, com o objetivo de mapear o alcance do enfermeiro(a) na promoção do desenvolvimento infantil, são reportados na literatura1919. Monteiro FPM, Araújo TL de, Ximenes LB, Vieira NFC. Nursing health promotion actions in the assessment of child growth and development. Cienc Enferm [Internet]. 2014 [cited 2020 Oct 14];20(1):97-110. Available from: https://doi.org/10.4067/S0717-95532014000100009
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-2020. Falbo BCP, Andrade RD, Furtado MCC, Mello DF. Stimulus to child development: knowledge production in nursing. Rev Bras Enferm [Internet]. 2012 [cited 2020 Oct 14];65(1):148-54. Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000100022
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A presente revisão de literatura acrescentou e ampliou a compreensão das intervenções de enfermagem na promoção do desenvolvimento infantil, com base em um referencial teórico, e teve como foco todos os sujeitos potencialmente envolvidos na promoção do desenvolvimento infantil. O objetivo desta revisão integrativa foi analisar os benefícios e limitações de intervenções de enfermagem para a promoção do desenvolvimento infantil, segundo a TBDH, de Bronfenbrenner.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa, segundo o modelo proposto por Whittemore e Knafl2121. Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs [Internet]. 2005 [cited 2019 Oct 20];52(5):546-53. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
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. As revisões integrativas têm o potencial de construir a ciência de enfermagem. Apresentam o estado da ciência, contribuem para o desenvolvimento da teoria e têm aplicabilidade direta com a prática e com a apolítica.

As intervenções em saúde pública são complexas e não podem estar limitadas apenas a abordagens qualitativas ou quantitativas, tendo em vista que o desenvolvimento infantil é um problema de saúde pública2222. Pluye P, Hong QN. Combining the power of stories and the power of numbers: mixed methods research and mixed studies reviews. Annu Rev Public Health [Internet]. 2014 [cited 2019 Oct 17];35(1):29-45. Available from: https://doi.org/10.1146/annurev-publhealth-032013-182440
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.

Seguiram-se cinco etapas metodológicas: 1) identificação do problema; 2) busca na literatura; 3) avaliação dos dados; 4) análise dos dados; e 5) síntese dos resultados2121. Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs [Internet]. 2005 [cited 2019 Oct 20];52(5):546-53. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
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.

O estudo foi norteado por protocolo elaborado pelas pesquisadoras. A questão de pesquisa foi elaborada de acordo com a estratégia PICO: População (crianças, mães, pais, enfermeiros, estudantes de enfermagem); Intervenção (intervenções conduzidas por enfermeiros); Comparação (comparações com grupo controle, comparações dos mesmos indivíduos em diferentes períodos de tempo); Resultados (promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância).

A primeira etapa (identificação do problema) foi realizada por meio das seguintes perguntas: quais os principais impactos das intervenções de enfermagem sobre o desenvolvimento de crianças na primeira infância e quais componentes do PPCT são abordados por elas?

A segunda etapa (pesquisa na literatura) foi realizada a partir dos descritores e critérios de inclusão/exclusão, para seleção de artigos e composição da amostra. Essa etapa foi conduzida por duas pesquisadoras, de forma independente e simultânea, com padronização da sequência dos descritores e dos cruzamentos, para comparação dos resultados encontrados. Os artigos foram acessados por meio do portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em área com Internet Protocol (IP) reconhecida na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A busca foi realizada em setembro de 2019 e atualizada em março de 2020. Foram incluídas as bases de dados PubMed, Lilacs, CINAHL, Web of Science e Scopus, sem restrição quanto ao ano de publicação e utilizando os filtros: idioma português, inglês e espanhol; texto completo disponível; e pesquisa com seres humanos. Foram utilizados os descritores indexados: (“child development”) AND (“nurses” OR “nursing”), com auxílio dos operadores booleanos. Uma mesma estratégia de busca foi utilizada para todas as bases. Os termos da estratégia de busca foram amplos, para que o maior número possível de artigos fosse resgatado.

Para a inclusão dos artigos, foram definidos os seguintes critérios: 1) estudos de intervenção conduzidos por enfermeiro(a)s ou cuja população fosse de enfermeiro(a)s ou estudantes de enfermagem; 2) estudos cujo interesse principal fosse a promoção do desenvolvimento na primeira infância (zero - seis anos); e 3) estudos com diferentes desenhos metodológicos, incluindo estudos descritivos, qualitativos, estudos experimentais e quase experimentais.

Os critérios de exclusão foram: 1) estudos de intervenção voltados para o desenvolvimento de crianças com alguma doença, que estavam hospitalizadas; 2) estudos que tinham como foco outros profissionais de saúde que não o enfermeiro(a); e 3) estudos voltados apenas para o crescimento.

Todos os artigos extraídos das buscas foram armazenados e organizados no gerenciador de referências Mendeley Desktop, versão 1.19.4 (© 2008-2019 Mendeley Ltd). Após a exclusão dos artigos duplicados, deu-se avaliação inicial dos títulos, resumos e objetivos.

A terceira etapa (avaliação dos dados) foi realizada a partir da organização dos dados dos artigos em um instrumento, contendo os seguintes campos: autor, ano, país de publicação, tipo de estudo, objetivo da intervenção, população, local do estudo, desfechos da intervenção, componentes do modelo PPCT. Nesta etapa, consideraram-se diferentes desenhos metodológicos, incluindo estudos descritivos, qualitativos, protocolos de pesquisa, estudos experimentais com grupo controle e estudos quase experimentais do tipo antes e depois. Depois de extraídos, os dados foram tabulados em planilhas, usando o Microsoft® Excel, versão 16.37.

A quarta etapa (análise dos dados) foi realizada a partir dos dados do instrumento, com organização, classificação e análise dos achados a partir do referencial teórico da TBDH. A análise de dados exige que os dados das fontes primárias sejam ordenados, codificados, categorizados e resumidos em uma conclusão unificada e integrada sobre o problema de pesquisa.

A quinta etapa (síntese) relacionou a integração entre os achados empíricos e o referencial teórico.

Foram identificadas, na busca inicial, 7.377 publicações, das quais, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados, para a amostra desta revisão, 24 artigos. Para seleção das publicações, seguiram-se as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), conforme apresentado na Figura 1.

Figura 1 -
Fluxograma da estratégia de busca e do processo de seleção dos artigos (Elaborado a partir da recomendação PRISMA2323. Shamseer L, Moher D, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M, et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015: elaboration and explanation. BMJ [Internet]. 2015 [cited 2019 Oct 17];349:g7647. Available from: https://doi.org/10.1136/bmj.g7647
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). Recife, PE, 2019.

RESULTADOS

As intervenções foram conduzidas entre os anos de 1993 e 2019. O ano de 2015 apresentou um maior quantitativo, com seis estudos (25%)2424. Hornor G, Bretl D, Chapman E, Chiocca E, Donnell C, Doughty K, et al. Corporal punishment: evaluation of an intervention by PNPs. J Pediatr Heal Care [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];29(6):526-35. Available from: https://doi.org/10.1016/j.pedhc.2015.04.016
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-2929. Reichert APS, Collet N, Eickmann SH, Lima MCMC. Child development surveillance: intervention study with nurses of the Family Health Strategy. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];23(5):954-62. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0272.2636
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. Os países com predomínio dos estudos foram Austrália e Estados Unidos, que, juntos, totalizaram 12 estudos (50%)2424. Hornor G, Bretl D, Chapman E, Chiocca E, Donnell C, Doughty K, et al. Corporal punishment: evaluation of an intervention by PNPs. J Pediatr Heal Care [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];29(6):526-35. Available from: https://doi.org/10.1016/j.pedhc.2015.04.016
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,3030. Goldfeld S, Price A, Smith C, Bruce T, Bryson H, Mensah F, et al. Nurse home visiting for families experiencing adversity: a randomized trial. Pediatrics [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 14];143(1):e20181206. Available from: https://doi.org/10.1542/peds.2018-1206
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-4040. Armstrong K, Fraser J, Dadds M, Morris J. A randomized, controlled trial of nurse home visiting to vulnerable families with newborns. J Paediatr Child Health [Internet]. 1999 [cited 2020 Oct 14];35(3):237-44. Available from: http://doi.wiley.com/10.1046/j.1440-1754.1999.00348.x
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. Entre os países com dois estudos ou menos, está o Brasil2929. Reichert APS, Collet N, Eickmann SH, Lima MCMC. Child development surveillance: intervention study with nurses of the Family Health Strategy. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];23(5):954-62. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0272.2636
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,4141. Fracolli LA, Reticena KDO, Abreu FCP de, Chiesa AM. The implementation of a home visits program focused on parenting: an experience report. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];52:e03361. Available from: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017044003361
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, como mostrado no Quadro 1.

Quanto ao tipo de estratégia na intervenção, a visita domiciliar foi a mais utilizada (n=14, 58%)2727. Mejdoubi J, Van Den Heijkant SCCM, Van Leerdam FJM, Heymans MW, Crijnen A, Hirasing RA. The effect of VoorZorg, the dutch nurse-family partnership, on child maltreatment and development: A randomized controlled trial. PLoS One [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];10(4):e0120182. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0120182
https://doi.org/10.1371/journal.pone.012...
-2828. Prinsloo M, Reid M. Experiences of parents regarding a school-readiness intervention for pre-school children facilitated by Community Health Nursing students. Int J Africa Nurs Sci [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];3:94-101. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ijans.2015.09.003
https://doi.org/10.1016/j.ijans.2015.09....
,3030. Goldfeld S, Price A, Smith C, Bruce T, Bryson H, Mensah F, et al. Nurse home visiting for families experiencing adversity: a randomized trial. Pediatrics [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 14];143(1):e20181206. Available from: https://doi.org/10.1542/peds.2018-1206
https://doi.org/10.1542/peds.2018-1206...
-3131. Olds DL, Henderson CRJ, Kitzman H. Does prenatal and infancy nurse home visitation have enduring effects on qualities of parental caregiving and child health at 25 to 50 months of life? Pediatrics [Internet]. 1994 [cited 2020 Oct 14];93(1):89-98. Available from: https://pediatrics.aappublications.org/content/93/1/89
https://pediatrics.aappublications.org/c...
,3333. Sawyer AC, Kaim ALE, Mittinity MN, Jeffs D, Lynch JW, Sawyer MG. Effectiveness of a 2‐year post‐natal nurse home‐visiting programme when children are aged 5 years: Results from a natural experiment. J Paediatr Child Health [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];55(9):1091-8. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jpc.14348
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-3434. Stubbs JM, Achat HM. Sustained health home visiting can improve families’ social support and community connectedness. Contemp Nurse [Internet]. 2016 [cited 2020 Oct 14];52(2-3):286-99. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10376178.2016.1224124
https://www.tandfonline.com/doi/full/10....
,3636. Kemp L, Harris E, McMahon C, Matthey S, Vimpani G, Anderson T, et al. Child and family outcomes of a long-term nurse home visitation programme: a randomised controlled trial. Arch Dis Child [Internet]. 2011 [cited 2020 Oct 14];96(6):533-40. Available from: https://adc.bmj.com/lookup/doi/10.1136/adc.2010.196279
https://adc.bmj.com/lookup/doi/10.1136/a...
,3838. Olds DL, Kitzman H, Cole R, Robinson J, Sidora K, Luckey DW, et al. Effects of nurse home-visiting on maternal life course and child development: age 6 follow-up results of a randomized trial. Pediatrics [Internet]. 2004 [cited 2020 Oct 14];114(6):1550-9. Available from: http://pediatrics.aappublications.org/cgi/doi/10.1542/peds.2004-0962
http://pediatrics.aappublications.org/cg...
,4040. Armstrong K, Fraser J, Dadds M, Morris J. A randomized, controlled trial of nurse home visiting to vulnerable families with newborns. J Paediatr Child Health [Internet]. 1999 [cited 2020 Oct 14];35(3):237-44. Available from: http://doi.wiley.com/10.1046/j.1440-1754.1999.00348.x
http://doi.wiley.com/10.1046/j.1440-1754...
-4545. Kerr SM, Jowett SA, Smith LN. Preventing sleep problems in infants: a randomized controlled trial. J Adv Nurs [Internet]. 1996 [cited 2020 Oct 14];24(5):938-42. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648.1996.tb02929.x
http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648...
. As mães ou mulheres grávidas e crianças foram os principais focos das intervenções. Em quatro estudos, a abordagem foi voltada para famílias em geral, pais/mães e crianças2828. Prinsloo M, Reid M. Experiences of parents regarding a school-readiness intervention for pre-school children facilitated by Community Health Nursing students. Int J Africa Nurs Sci [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];3:94-101. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ijans.2015.09.003
https://doi.org/10.1016/j.ijans.2015.09....
,3434. Stubbs JM, Achat HM. Sustained health home visiting can improve families’ social support and community connectedness. Contemp Nurse [Internet]. 2016 [cited 2020 Oct 14];52(2-3):286-99. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10376178.2016.1224124
https://www.tandfonline.com/doi/full/10....
,4545. Kerr SM, Jowett SA, Smith LN. Preventing sleep problems in infants: a randomized controlled trial. J Adv Nurs [Internet]. 1996 [cited 2020 Oct 14];24(5):938-42. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648.1996.tb02929.x
http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648...
-4646. Blanson Henkemans OA, Keij M, Grootjen M, Kamphuis M, Dijkshoorn A. Design and evaluation of the starting together app for home visits in preventive child health care. BMC Nurs [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];17(1):41. Available from: https://doi.org/10.1186/s12912-018-0310-2
https://doi.org/10.1186/s12912-018-0310-...
.

Quanto ao desenho do estudo, predominaram os ensaios clínicos randomizados (n=14, 58%)2626. Komoto K, Hirose T, Omori T, Takeo N, Okamitsu M, Okubo N, et al. Effect of early intervention to promote mother - infant interaction and maternal sensitivity in Japan: A parenting support program based on infant mental health. J Med Dent Sci [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];62(4):77-89. Available from: https://doi.org/10.11480/jmds.620401
https://doi.org/10.11480/jmds.620401...
-2727. Mejdoubi J, Van Den Heijkant SCCM, Van Leerdam FJM, Heymans MW, Crijnen A, Hirasing RA. The effect of VoorZorg, the dutch nurse-family partnership, on child maltreatment and development: A randomized controlled trial. PLoS One [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];10(4):e0120182. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0120182
https://doi.org/10.1371/journal.pone.012...
,3030. Goldfeld S, Price A, Smith C, Bruce T, Bryson H, Mensah F, et al. Nurse home visiting for families experiencing adversity: a randomized trial. Pediatrics [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 14];143(1):e20181206. Available from: https://doi.org/10.1542/peds.2018-1206
https://doi.org/10.1542/peds.2018-1206...
-3131. Olds DL, Henderson CRJ, Kitzman H. Does prenatal and infancy nurse home visitation have enduring effects on qualities of parental caregiving and child health at 25 to 50 months of life? Pediatrics [Internet]. 1994 [cited 2020 Oct 14];93(1):89-98. Available from: https://pediatrics.aappublications.org/content/93/1/89
https://pediatrics.aappublications.org/c...
,3333. Sawyer AC, Kaim ALE, Mittinity MN, Jeffs D, Lynch JW, Sawyer MG. Effectiveness of a 2‐year post‐natal nurse home‐visiting programme when children are aged 5 years: Results from a natural experiment. J Paediatr Child Health [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];55(9):1091-8. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jpc.14348
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/...
,3535. Sawyer AC, Lynch J, Bowering K, Jeffs D, Clark J, Mpundu-Kaambwa C, et al. An equivalence evaluation of a nurse-moderated group-based internet support program for new mothers versus standard care: a pragmatic preference randomised controlled trial. BMC Pediatr [Internet]. 2014 [cited 2020 Oct 14];14(1):119. Available from: http://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2431-14-119
http://bmcpediatr.biomedcentral.com/arti...
-3838. Olds DL, Kitzman H, Cole R, Robinson J, Sidora K, Luckey DW, et al. Effects of nurse home-visiting on maternal life course and child development: age 6 follow-up results of a randomized trial. Pediatrics [Internet]. 2004 [cited 2020 Oct 14];114(6):1550-9. Available from: http://pediatrics.aappublications.org/cgi/doi/10.1542/peds.2004-0962
http://pediatrics.aappublications.org/cg...
,4040. Armstrong K, Fraser J, Dadds M, Morris J. A randomized, controlled trial of nurse home visiting to vulnerable families with newborns. J Paediatr Child Health [Internet]. 1999 [cited 2020 Oct 14];35(3):237-44. Available from: http://doi.wiley.com/10.1046/j.1440-1754.1999.00348.x
http://doi.wiley.com/10.1046/j.1440-1754...
,4242. Worku BN, Abessa TG, Wondafrash M, Lemmens J, Valy J, Bruckers L, et al. Effects of home-based play-assisted stimulation on developmental performances of children living in extreme poverty: a randomized single-blind controlled trial. BMC Pediatr [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];18(1):29. Available from: https://doi.org/10.1186/s12887-018-1023-0
https://doi.org/10.1186/s12887-018-1023-...
-4343. Catherine NLA, Gonzalez A, Boyle M, Sheehan D, Jack SM, Hougham KA, et al. Improving children’s health and development in British Columbia through nurse home visiting: a randomized controlled trial protocol. BMC Health Serv Res [Internet]. 2016 [cited 2020 Oct 14];16(1):349. Available from: https://doi.org/10.1186/s12913-016-1594-0
https://doi.org/10.1186/s12913-016-1594-...
,4545. Kerr SM, Jowett SA, Smith LN. Preventing sleep problems in infants: a randomized controlled trial. J Adv Nurs [Internet]. 1996 [cited 2020 Oct 14];24(5):938-42. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648.1996.tb02929.x
http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648...
,4747. Glavin K, Smith L, Sørum R, Ellefsen B. Supportive counselling by public health nurses for women with postpartum depression. J Adv Nurs [Internet]. 2010 [cited 2020 Oct 14];66(6):1317-27. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648.2010.05263.x
http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648...
. O local foi, em sua maioria, a residência. Além da residência, outros dois locais de intervenção foram o serviço de saúde e a escola2424. Hornor G, Bretl D, Chapman E, Chiocca E, Donnell C, Doughty K, et al. Corporal punishment: evaluation of an intervention by PNPs. J Pediatr Heal Care [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];29(6):526-35. Available from: https://doi.org/10.1016/j.pedhc.2015.04.016
https://doi.org/10.1016/j.pedhc.2015.04....
-2626. Komoto K, Hirose T, Omori T, Takeo N, Okamitsu M, Okubo N, et al. Effect of early intervention to promote mother - infant interaction and maternal sensitivity in Japan: A parenting support program based on infant mental health. J Med Dent Sci [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];62(4):77-89. Available from: https://doi.org/10.11480/jmds.620401
https://doi.org/10.11480/jmds.620401...
,2929. Reichert APS, Collet N, Eickmann SH, Lima MCMC. Child development surveillance: intervention study with nurses of the Family Health Strategy. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];23(5):954-62. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0272.2636
https://doi.org/10.1590/0104-1169.0272.2...
,3232. Bantz DL, Siktberg L. Teaching families to evaluate age-appropriate toys. J Pediatr Health Care [Internet]. 1993 [cited 2020 Oct 14];7(3):111-4. Available from: https://doi.org/10.1016/0891-5245(93)90089-z
https://doi.org/10.1016/0891-5245(93)900...
,3535. Sawyer AC, Lynch J, Bowering K, Jeffs D, Clark J, Mpundu-Kaambwa C, et al. An equivalence evaluation of a nurse-moderated group-based internet support program for new mothers versus standard care: a pragmatic preference randomised controlled trial. BMC Pediatr [Internet]. 2014 [cited 2020 Oct 14];14(1):119. Available from: http://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2431-14-119
http://bmcpediatr.biomedcentral.com/arti...
,3737. Hiscock H, Bayer JK, Price A, Ukoumunne OC, Rogers S, Wake M. Universal parenting programme to prevent early childhood behavioural problems: cluster randomised trial. BMJ [Internet]. 2008 [cited 2020 Oct 14];336(7639):318-21. Available from: http://www.bmj.com/lookup/doi/10.1136/bmj.39451.609676.AE
http://www.bmj.com/lookup/doi/10.1136/bm...
,3939. Percy MS, McIntyre L. Using touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs [Internet]. 2001 [cited 2020 Oct 14];16(3):180-6. Available from: https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
,4747. Glavin K, Smith L, Sørum R, Ellefsen B. Supportive counselling by public health nurses for women with postpartum depression. J Adv Nurs [Internet]. 2010 [cited 2020 Oct 14];66(6):1317-27. Available from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648.2010.05263.x
http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2648...
.

Quadro 1 -
Características gerais dos estudos selecionados segundo autores, ano de publicação, tipo de estudo, população, ambiente e tipo de intervenção. Recife, PE, Brasil, 2020.

A partir do foco dos estudos selecionados, os desfechos foram categorizados em sete temáticas principais:

  1. criança: desenvolvimento infantil (linguagem, habilidades sociais e emocionais), prontidão escolar, visitas à emergência em decorrência de acidentes, matrícula em instituição educacional formal e tempo de aleitamento materno;

  2. saúde materna: saúde física e mental, intervalo entre filhos e número de gestações;

  3. competências parentais: ambiente doméstico seguro, autoconfiança, sensibilidade à criança, resposta melhorada ao estresse, práticas diversificadas, vínculo com a criança e rotina doméstica;

  4. relação enfermeiro(a)/mãe ou pai: comunicação com o enfermeiro(a), satisfação com serviço, visitas ao serviço;

  5. uso de benefícios sociais: tempo de utilização de benefícios sociais;

  6. prática profissional: habilidades do enfermeiro para realizar a vigilância do desenvolvimento (pergunta a mães e/ou pais sobre o desenvolvimento da criança, orienta sobre brinquedos e brincadeiras apropriados para a idade, desencoraja uso de punições físicas);

  7. violência familiar: uso de punições físicas, hostilidade entre mãe/pai e criança e violência intrafamiliar.

O Quadro 2 apresenta impactos positivos, negativos ou ausência de impactos, de acordo com a classificação realizada.

Quadro 2 -
Benefícios das intervenções segundo a categoria dos desfechos dos estudos selecionados. Recife, PE, Brasil, 2020.

O Quadro 3 apresenta os componentes do modelo PPCT, considerando seus diferentes elementos nas intervenções.

Quadro 3 -
Descrição dos estudos quanto ao objetivo e componente abordado do modelo PPCT. Recife, PE, Brasil, 2020.

DISCUSSÃO

As intervenções de enfermagem, conduzidas por enfermeiros, focaram, particularmente, nas mães em situações de adversidade, com fatores de risco como gravidez na adolescência, pobreza, uso de drogas2525. Ip LS, Chau JPC, Thompson DR, Choi KC. An evaluation of a nurse-led comprehensive Child Development Service in Hong Kong. J Reprod Infant Psychol [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];33(1):88-98. Available from: https://doi.org/10.1080/02646838.2014.970150
https://doi.org/10.1080/02646838.2014.97...
,2727. Mejdoubi J, Van Den Heijkant SCCM, Van Leerdam FJM, Heymans MW, Crijnen A, Hirasing RA. The effect of VoorZorg, the dutch nurse-family partnership, on child maltreatment and development: A randomized controlled trial. PLoS One [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];10(4):e0120182. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0120182
https://doi.org/10.1371/journal.pone.012...
,3333. Sawyer AC, Kaim ALE, Mittinity MN, Jeffs D, Lynch JW, Sawyer MG. Effectiveness of a 2‐year post‐natal nurse home‐visiting programme when children are aged 5 years: Results from a natural experiment. J Paediatr Child Health [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];55(9):1091-8. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jpc.14348
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/...
-3434. Stubbs JM, Achat HM. Sustained health home visiting can improve families’ social support and community connectedness. Contemp Nurse [Internet]. 2016 [cited 2020 Oct 14];52(2-3):286-99. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10376178.2016.1224124
https://www.tandfonline.com/doi/full/10....
,3636. Kemp L, Harris E, McMahon C, Matthey S, Vimpani G, Anderson T, et al. Child and family outcomes of a long-term nurse home visitation programme: a randomised controlled trial. Arch Dis Child [Internet]. 2011 [cited 2020 Oct 14];96(6):533-40. Available from: https://adc.bmj.com/lookup/doi/10.1136/adc.2010.196279
https://adc.bmj.com/lookup/doi/10.1136/a...
,3939. Percy MS, McIntyre L. Using touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs [Internet]. 2001 [cited 2020 Oct 14];16(3):180-6. Available from: https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
,4040. Armstrong K, Fraser J, Dadds M, Morris J. A randomized, controlled trial of nurse home visiting to vulnerable families with newborns. J Paediatr Child Health [Internet]. 1999 [cited 2020 Oct 14];35(3):237-44. Available from: http://doi.wiley.com/10.1046/j.1440-1754.1999.00348.x
http://doi.wiley.com/10.1046/j.1440-1754...
-4343. Catherine NLA, Gonzalez A, Boyle M, Sheehan D, Jack SM, Hougham KA, et al. Improving children’s health and development in British Columbia through nurse home visiting: a randomized controlled trial protocol. BMC Health Serv Res [Internet]. 2016 [cited 2020 Oct 14];16(1):349. Available from: https://doi.org/10.1186/s12913-016-1594-0
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. Os enfermeiros(as) têm atuado de forma relevante em diferentes intervenções, com impactos diretos e indiretos para aumentar indicadores relacionados ao desenvolvimento infantil, baseando-se em estratégias educativas voltadas, principalmente, para fortalecer as competências parentais, em visitas domiciliares.

Quase metade dos estudos teve como população mulheres2626. Komoto K, Hirose T, Omori T, Takeo N, Okamitsu M, Okubo N, et al. Effect of early intervention to promote mother - infant interaction and maternal sensitivity in Japan: A parenting support program based on infant mental health. J Med Dent Sci [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];62(4):77-89. Available from: https://doi.org/10.11480/jmds.620401
https://doi.org/10.11480/jmds.620401...
,2828. Prinsloo M, Reid M. Experiences of parents regarding a school-readiness intervention for pre-school children facilitated by Community Health Nursing students. Int J Africa Nurs Sci [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];3:94-101. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ijans.2015.09.003
https://doi.org/10.1016/j.ijans.2015.09....
-2929. Reichert APS, Collet N, Eickmann SH, Lima MCMC. Child development surveillance: intervention study with nurses of the Family Health Strategy. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];23(5):954-62. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0272.2636
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,3232. Bantz DL, Siktberg L. Teaching families to evaluate age-appropriate toys. J Pediatr Health Care [Internet]. 1993 [cited 2020 Oct 14];7(3):111-4. Available from: https://doi.org/10.1016/0891-5245(93)90089-z
https://doi.org/10.1016/0891-5245(93)900...
-3333. Sawyer AC, Kaim ALE, Mittinity MN, Jeffs D, Lynch JW, Sawyer MG. Effectiveness of a 2‐year post‐natal nurse home‐visiting programme when children are aged 5 years: Results from a natural experiment. J Paediatr Child Health [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];55(9):1091-8. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jpc.14348
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,3535. Sawyer AC, Lynch J, Bowering K, Jeffs D, Clark J, Mpundu-Kaambwa C, et al. An equivalence evaluation of a nurse-moderated group-based internet support program for new mothers versus standard care: a pragmatic preference randomised controlled trial. BMC Pediatr [Internet]. 2014 [cited 2020 Oct 14];14(1):119. Available from: http://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2431-14-119
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,3737. Hiscock H, Bayer JK, Price A, Ukoumunne OC, Rogers S, Wake M. Universal parenting programme to prevent early childhood behavioural problems: cluster randomised trial. BMJ [Internet]. 2008 [cited 2020 Oct 14];336(7639):318-21. Available from: http://www.bmj.com/lookup/doi/10.1136/bmj.39451.609676.AE
http://www.bmj.com/lookup/doi/10.1136/bm...
,4444. Letourneau N, Drummond J, Fleming D, Kysela G, McDonald L, Stewart M. Supporting Parents: Can Intervention Improve Parent-Child Relationships? J Fam Nurs [Internet]. 2001 [cited 2020 Oct 14];7(2):159-87. Available from: https://doi.org/10.1177/107484070100700203
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-4646. Blanson Henkemans OA, Keij M, Grootjen M, Kamphuis M, Dijkshoorn A. Design and evaluation of the starting together app for home visits in preventive child health care. BMC Nurs [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];17(1):41. Available from: https://doi.org/10.1186/s12912-018-0310-2
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. A mãe ainda é percebida como principal responsável pelos cuidados à criança nas interações proximais, porém é necessário compreender que o seu papel e suas competências parentais dependem do suporte oferecido por outros adultos, como pai, vizinhos e outros membros da sua rede.

De acordo com a TBDH, a forma, a força, o conteúdo e a direção dos processos proximais variam sistematicamente em função das características da pessoa em desenvolvimento33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012.. Quando as características biopsicológicas dos participantes são ignoradas, as chances de que a intervenção não seja efetiva aumentam.

Os estudos com maiores desfechos positivos foram aqueles cuja população foi caracterizada por, pelo menos, mais de uma característica além do sexo, como por exemplo, a idade (mãe adolescentes), o número de gestações (primiparidade) e tipo de laço familiar (crianças adotivas).

Crianças mais jovens, desde o período pré-natal até os dois primeiros anos de vida, foram as mais consideradas. Apenas um dos estudos2828. Prinsloo M, Reid M. Experiences of parents regarding a school-readiness intervention for pre-school children facilitated by Community Health Nursing students. Int J Africa Nurs Sci [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];3:94-101. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ijans.2015.09.003
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focou na prontidão escolar e a necessidade de engajamento familiar para participação conjunta com a escola.

Os processos, segundo componente do modelo PPCT, abordam, particularmente, as relações parentais, por meio de estratégias de aconselhamento em clínicas e visitas domiciliares. A visita domiciliar foi a estratégia mais utilizada (15 estudos), por proverem orientações compatíveis com as necessidades familiares, relação de confiança entre provedores e mães, além de demonstrações práticas de ações a serem realizadas no dia a dia.

As interações de pais/mães com enfermeiro(a)s (profissionais de saúde), vizinhos e empregadores também influenciam no desenvolvimento infantil, uma vez que o indivíduo está em desenvolvimento durante todo seu ciclo de vida e os processos nos quais as mães ou pais participam, a exemplo do trabalho, interferem no seu bem-estar e nas relações que seles terão com seus filhos33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012..

O principal contexto, no qual se deram as intervenções, foi o domicílio. Outros contextos, como ambientes comunitários em clínicas2525. Ip LS, Chau JPC, Thompson DR, Choi KC. An evaluation of a nurse-led comprehensive Child Development Service in Hong Kong. J Reprod Infant Psychol [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];33(1):88-98. Available from: https://doi.org/10.1080/02646838.2014.970150
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, grupos de discussão2424. Hornor G, Bretl D, Chapman E, Chiocca E, Donnell C, Doughty K, et al. Corporal punishment: evaluation of an intervention by PNPs. J Pediatr Heal Care [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];29(6):526-35. Available from: https://doi.org/10.1016/j.pedhc.2015.04.016
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,4646. Blanson Henkemans OA, Keij M, Grootjen M, Kamphuis M, Dijkshoorn A. Design and evaluation of the starting together app for home visits in preventive child health care. BMC Nurs [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];17(1):41. Available from: https://doi.org/10.1186/s12912-018-0310-2
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,4848. Missler M, Beijers R, Denissen J, van Straten A. Effectiveness of a psycho-educational intervention to prevent postpartum parental distress and enhance infant well-being: study protocol of a randomized controlled trial. Trials [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];19(1):4. Available from: https://doi.org/10.1186/s13063-017-2348-y
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e uso de estratégias mediadas por tecnologias3535. Sawyer AC, Lynch J, Bowering K, Jeffs D, Clark J, Mpundu-Kaambwa C, et al. An equivalence evaluation of a nurse-moderated group-based internet support program for new mothers versus standard care: a pragmatic preference randomised controlled trial. BMC Pediatr [Internet]. 2014 [cited 2020 Oct 14];14(1):119. Available from: http://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2431-14-119
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,4646. Blanson Henkemans OA, Keij M, Grootjen M, Kamphuis M, Dijkshoorn A. Design and evaluation of the starting together app for home visits in preventive child health care. BMC Nurs [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];17(1):41. Available from: https://doi.org/10.1186/s12912-018-0310-2
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, foram menos frequentes.

Pontua-se que, mesmo o foco sendo o domicílio, há necessidade de se considerar fatores como vizinhança, status socioeconômico, nacionalidade, cultura dos indivíduos, além dos processos proximais existentes no âmbito domiciliar, pois eles compõem o contexto em que as interações ocorrem33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012.. Os estudos que abordaram o componente contexto focaram no bairro e no status socioeconômico dos participantes.

Diferentes culturas poderão ter diferentes formas de expressão na relação entre pais/mães e crianças. A demonstração de afeto poderá ser mais ou menos estimulada. Consequentemente, o afeto entre mãe e bebê deve ser avaliado à luz daquela cultura. Os contextos não são entidades fixas e imutáveis, ao mesmo tempo influenciam b e podem ser modificados pelos processos33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012..

Essa capacidade dos processos influenciarem o contexto pode ser exemplificada em um dos estudos, caracterizado por programa de visita domiciliar com mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade. Um de seus desfechos foi a redução do tempo de uso de benefícios sociais3838. Olds DL, Kitzman H, Cole R, Robinson J, Sidora K, Luckey DW, et al. Effects of nurse home-visiting on maternal life course and child development: age 6 follow-up results of a randomized trial. Pediatrics [Internet]. 2004 [cited 2020 Oct 14];114(6):1550-9. Available from: http://pediatrics.aappublications.org/cgi/doi/10.1542/peds.2004-0962
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.

O tempo, enquanto mediador nos processos de desenvolvimento da criança apareceu de forma diversificada nos estudos, sendo mais frequente as intervenções que contemplaram desde a gestação até os dois primeiros anos de vida da criança. A mensuração dos desfechos ocorreu em mais de um momento, geralmente aos seis meses e 12 meses. Em seis estudos, o elemento tempo não foi relatado.

O tempo também influencia os processos proximais, visto que pessoas e ambiente sofrem alterações causadas pelo tempo, como, por exemplo, crise econômica afetando a parentalidade33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012..

Quanto ao impacto que as intervenções tiveram nos desfechos, apenas dois estudos não tiveram impacto em nenhum de seus desfechos ou em apenas um55. Thomas RM. Comparing theories of child development. Comparing theories of child development, 5th ed. Belmont, CA(US): Wadsworth/Thomson Learning; 2000. deles3333. Sawyer AC, Kaim ALE, Mittinity MN, Jeffs D, Lynch JW, Sawyer MG. Effectiveness of a 2‐year post‐natal nurse home‐visiting programme when children are aged 5 years: Results from a natural experiment. J Paediatr Child Health [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];55(9):1091-8. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jpc.14348
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,3737. Hiscock H, Bayer JK, Price A, Ukoumunne OC, Rogers S, Wake M. Universal parenting programme to prevent early childhood behavioural problems: cluster randomised trial. BMJ [Internet]. 2008 [cited 2020 Oct 14];336(7639):318-21. Available from: http://www.bmj.com/lookup/doi/10.1136/bmj.39451.609676.AE
http://www.bmj.com/lookup/doi/10.1136/bm...
. Ambos foram realizados na Austrália e abordaram três componentes do modelo PPCT: o processo, realizado por meio do ensino de práticas parentais positivas; o contexto, determinado pelo status socioeconômico alto e o bairro dos participantes; e, por último, o tempo, no qual os desfechos foram medidos aos 18 meses, 24 meses e 60 meses da criança.

As intervenções voltadas para mulheres grávidas2525. Ip LS, Chau JPC, Thompson DR, Choi KC. An evaluation of a nurse-led comprehensive Child Development Service in Hong Kong. J Reprod Infant Psychol [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];33(1):88-98. Available from: https://doi.org/10.1080/02646838.2014.970150
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,2727. Mejdoubi J, Van Den Heijkant SCCM, Van Leerdam FJM, Heymans MW, Crijnen A, Hirasing RA. The effect of VoorZorg, the dutch nurse-family partnership, on child maltreatment and development: A randomized controlled trial. PLoS One [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];10(4):e0120182. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0120182
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,3030. Goldfeld S, Price A, Smith C, Bruce T, Bryson H, Mensah F, et al. Nurse home visiting for families experiencing adversity: a randomized trial. Pediatrics [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 14];143(1):e20181206. Available from: https://doi.org/10.1542/peds.2018-1206
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tiveram, de forma geral, mais impactos positivos, em contraste com aquelas voltadas para mães de maneira geral2626. Komoto K, Hirose T, Omori T, Takeo N, Okamitsu M, Okubo N, et al. Effect of early intervention to promote mother - infant interaction and maternal sensitivity in Japan: A parenting support program based on infant mental health. J Med Dent Sci [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];62(4):77-89. Available from: https://doi.org/10.11480/jmds.620401
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,3535. Sawyer AC, Lynch J, Bowering K, Jeffs D, Clark J, Mpundu-Kaambwa C, et al. An equivalence evaluation of a nurse-moderated group-based internet support program for new mothers versus standard care: a pragmatic preference randomised controlled trial. BMC Pediatr [Internet]. 2014 [cited 2020 Oct 14];14(1):119. Available from: http://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2431-14-119
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,4242. Worku BN, Abessa TG, Wondafrash M, Lemmens J, Valy J, Bruckers L, et al. Effects of home-based play-assisted stimulation on developmental performances of children living in extreme poverty: a randomized single-blind controlled trial. BMC Pediatr [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];18(1):29. Available from: https://doi.org/10.1186/s12887-018-1023-0
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-4444. Letourneau N, Drummond J, Fleming D, Kysela G, McDonald L, Stewart M. Supporting Parents: Can Intervention Improve Parent-Child Relationships? J Fam Nurs [Internet]. 2001 [cited 2020 Oct 14];7(2):159-87. Available from: https://doi.org/10.1177/107484070100700203
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. Esse achado sugere que a gravidez é um momento de grande necessidade de suporte pela gestante e que, após o nascimento, a mãe terá maior autoconfiança para aplicar com a criança as práticas parentais positivas aprendidas desde a gravidez4848. Missler M, Beijers R, Denissen J, van Straten A. Effectiveness of a psycho-educational intervention to prevent postpartum parental distress and enhance infant well-being: study protocol of a randomized controlled trial. Trials [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];19(1):4. Available from: https://doi.org/10.1186/s13063-017-2348-y
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. Outro elemento relevante é a consideração quanto ao fortalecimento de competências de indivíduos em situações de vulnerabilidiade, como a primiparidade e questões econômicas menos favoráveis.

Outras três categorias dos desfechos que merecem destaque são a violência familiar, a relação entre enfermeiro(a) e mãe/pai e a prática profissional. Esses desfechos se relacionam simultaneamente com dois componentes do modelo PPCT: o processo e o contexto. Umas das intervenções que teve impacto positivo no desfecho violência familiar foi a que investigou as crenças e atitudes de enfermeiro(a)s em relação ao uso de punições físicas em crianças, em que, durante a intervenção, constatou-se que muitos profissionais acreditavam que algum grau de punição física poderia ser usado, porém, após a intervenção, essas crenças haviam sido modificadas.

A categoria violência familiar merece destaque por causar impacto negativo no desenvolvimento infantil4949. Jeong J, Adhia A, Bhatia A, McCoy DC, Yousafzai AK. Intimate Partner Violence, Maternal and Paternal Parenting, and Early Child Development. Pediatrics [Internet]. 2020 [cited 2020 Oct 14];145(6):e20192955. Available from: http://pediatrics.aappublications.org/lookup/doi/10.1542/peds.2019-2955
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. A violência contra a criança está ligada ao componente contexto, ou seja, a cultura e crenças sociais. O enfermeiro(a) não será capaz de formar um processo positivo com as mães se suas crenças também compartilham que punições são educativas.

Em sua maior parte, as intervenções tiveram impacto positivo nos desfechos, em especial na categoria criança e práticas parentais, elementos primariamente envolvidos nos processos proximais. Parte desse sucesso talvez possa ser atribuída à estratégia de intervenção da visita domiciliar. As visitas domiciliares tiveram caráter educativo, voltado para o empoderamento dos indivíduos, incluindo conversas com os pais, suporte social, compartilhamento de pensamentos e sentimentos, encorajamento e motivação, reflexão, feedback positivo, engajamento e orientação antecipada3030. Goldfeld S, Price A, Smith C, Bruce T, Bryson H, Mensah F, et al. Nurse home visiting for families experiencing adversity: a randomized trial. Pediatrics [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 14];143(1):e20181206. Available from: https://doi.org/10.1542/peds.2018-1206
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,4242. Worku BN, Abessa TG, Wondafrash M, Lemmens J, Valy J, Bruckers L, et al. Effects of home-based play-assisted stimulation on developmental performances of children living in extreme poverty: a randomized single-blind controlled trial. BMC Pediatr [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 14];18(1):29. Available from: https://doi.org/10.1186/s12887-018-1023-0
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.

Esses dados reforçam a importância de práticas educativas horizontais que, além de considerar os aspectos cognitivos, valorizem as dimensões subjetivas, incluindo os sentimentos nas relações entre adultos e entre adultos e crianças.

Os programas de visitação domiciliar por enfermeiro(a)s, desde a gravidez, permitem a formação de um vínculo entre enfermeiro(a) e mãe (cuidador em geral). A base desses programas é a parceria entre família e enfermeiro(a), por meio de uma relação empática e de confiança1717. Dawley K, Beam R. “My nurse taught me how to have a healthy baby and be a good mother:” nurse home visiting with pregnant women 1888 to 2005. Nurs Clin North Am [Internet]. 2005 [cited 2020 Oct 14];40(4):803-15. Available from: https://doi.org/10.1016/j.cnur.2005.08.011
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. O foco de intervenções que visam fortalecer as habilidades parentais dos cuidadores foram apoiadas por estratégias de aconselhamento, suporte e encorajamento, para o alcance de resultados.

Essa influência direta de uma terceira pessoa sobre a interação entre pais e filhos está fundamentada na TBDH, que declara que para bons padrões de apego emocional entre pais e filhos sejam estabelecidos e mantidos, é preciso o envolvimento do terceiro responsável, capaz de auxiliar e incentivar a criança e os pais33. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2012..

Esse terceiro responsável não é necessariamente um indivíduo singular, mas pode assumir a figura de parentes próximos, amigos, vizinhos, membros de grupos religiosos, profissionais de saúde, ou seja, pessoas com a capacidade de compor uma rede de apoio social para a mãe e/ou pai da criança em desenvolvimento, como o enfermeiro(a). Mas, para que isso ocorra de forma eficaz, o enfermeiro(a) precisa de constante capacitação e estímulo2929. Reichert APS, Collet N, Eickmann SH, Lima MCMC. Child development surveillance: intervention study with nurses of the Family Health Strategy. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2015 [cited 2020 Oct 14];23(5):954-62. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0272.2636
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.

A partir da revisão de estudos com foco em intervenções de enfermagem voltadas para promover o desenvolvimento infantil, de uma forma complexa e bioecológica, corrobora-se o entendimento do modelo pessoa-processo-contexto-tempo, trabalhado na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, além de compreendermos que fatores socioculturais, econômicos e politicos estão presentes no cuidado ofertado às crianças.

Há necessidade de intervenções mais amplas, com abordagens intersetoriais, que considerem a importância dos "cuidados nutritivos" tanto como responsabilidade das mães quanto por meio de redes de proteção à família, em abordagens coordenadas, contemplando o cuidado centrado à família ao invés do cuidado à criança, de forma isolada11. Britto PR, Lye SJ, Proulx K, Yousafzai AK, Matthews SG, Vaivada T, et al. Nurturing care: promoting early childhood development. Lancet [Internet]. 2017 [cited 2021 Oct 14];389(10064):91-102. Available from: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31390-3
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.

Fatores relacionados à vulnerabilidade social dos cuidadores, destacados em uma revisão integrativa sobre a temática, foram também corroborados nos achados: falta de autonomia das adolescentes, situações de violência, precariedades nos domicílios, dificuldades na garantia de direitos sociais, dificuldades financeiras e no trabalho são condições que impactam diretamente nos cuidadores e na qualidade do cuidado a ser ofertado à criança5050. Silva DI, Mello DF, Mazza VA, Toriyama ATM, Veríssimo MLÓR. Dysfunctions in the socio emotional development of infants and its related factors: an integrative review. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 14];8:e20170370. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0370
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.

Como limitações do estudo, destaca-se a diversidade em relação aos instrumentos e tempo de mensuração de resultados para verificação de impactos. Ressalta-se a necessidade de mais investigações que explorem o tema na realidade brasileira, considerando as potencialidades de ações de promoção da saúde da criança, lideradas por enfermeiras.

CONCLUSÃO

As intervenções de enfermagem apresentaram impactos em diferentes desfechos, principalmente ligados a criança e práticas parentais. Abordar todos os componentes do PPCT é essencial, para que as intervenções de promoção do desenvolvimento infantil sejam mais eficazes.

A visita domiciliar foi a estratégia de intervenção mais utilizada e também a que apresentou mais benefícios na promoção do desenvolvimento infantil. As visitas tiveram como principal foco o fortalecimento de competências parentais, como a autoconfiança, redução do estresse e melhora na vinculação com a criança, agregando conhecimentos, habilidades práticas e sentimentos.

Outras intervenções que merecem destaque foram aquelas voltadas à educação profissional de enfermeiro(a)s, o que contribui de forma indireta para fortalecer as competências parentais, reduzir indicadores negativos, como a violência contra a criança, e potencializar o desenvolvimento infantil nas questões sociais, emocionais e cognitivas.

Há necessidade de contribuições de processos educativos com enfermeiro(a)s na realidade brasileira, tanto na formação e educação permanente desses profissionais como em ações concretas relacionadas às necessidades das famílias, particularmente as crianças que vivem em contextos de maior vulnerabilidade, considerando as dimensões bioecológicas que afetam o desenvolvimento infantil.

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NOTAS

  • ORIGEM DO ARTIGO

    Extraído da dissertação em andamento - Educação Permanente com profissionais da atenção primária sobre a promoção do desenvolvimento infantil, a ser apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Pernambuco.
  • FINANCIAMENTO

    Edital PPSUS PE 2017- FACEPE/CNPq/Ministério da Saúde. Processo número APQ-0670.4.04/17

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Out 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    05 Fev 2021
  • Aceito
    12 Abr 2021
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