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INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A PARTIR DA TEORIA BIOECOLÓGICA DE BRONFENBRENNER

RESUMO

Objetivo:

analisar os benefícios e limitações de intervenções de enfermagem para a promoção do desenvolvimento infantil, segundo a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner.

Método:

revisão integrativa, nas bases de dados PubMed, Lilacs, CINAHL, Web of Science e Scopus, utilizando os descritores: “child developmentAND “nurses” OR “nursing”. Não foi estabelecido limite temporal para as publicações. A busca foi realizada em setembro de 2019 e atualizada em março de 2020.

Resultados:

foram selecionados, para a amostra final, 24 estudos. O tipo de desenho de estudo predominante foi o ensaio clínico (60%). A visita domiciliar foi a estratégia mais utilizada (60%). Sete temas principais surgiram entre os desfechos das intervenções: criança, saúde materna, competências parentais, relação entre enfermeiro(a) e mãe/pai, uso de benefício social, prática profissional e violência familiar. O componente processo esteve presente em todos os estudos, retratando a relevância das interações proximais no ambiente domiciliar. Apenas duas intervenções não tiveram impacto em nenhum desfecho.

Conclusão:

as intervenções de enfermagem apresentaram benefícios em todos os desfechos, principalmente nos desfechos ligados a criança e práticas parentais, aumentando situações de interação entre cuidadores e crianças, reduzindo práticas punitivas e de violência contra a criança. É essencial considerar a perspectiva bioecológica, para que as intervenções de enfermagem, na promoção do desenvolvimento infantil, sejam mais eficazes.

DESCRITORES:
Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções; Desenvolvimento infantil; Saúde da criança; Educação em enfermagem; Enfermagem

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