Acessibilidade / Reportar erro

CULTURA DE OFÍCIO MARÍTIMA PESQUEIRA* * Agradecemos as valiosas sugestões feitas pelos(as) pareceristas deste artigo e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Bolsa de Produtividade, e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para a realização de pesquisas que deram origem a este escrito.

CULTURE OF MARITIME FISHING TRADE

Resumo

O artigo aborda um tradicional grupo de pescadores artesanais do Brasil, os jangadeiros, objetivando compreender como eles constituíram uma cultura de ofício pesqueira marítima, do século XVI até 1970. Combinaram-se, para tanto, a abordagem sócio-histórica (escritos e imagens) e a pesquisa de campo, quando foram entrevistados 12 jangadeiros de alto-mar da praia de São José da Coroa Grande, em Pernambuco. Conclui-se que os jangadeiros representam o encontro de duas tradições (a marítima e a de ofício), que tiveram na sociedade flutuante (a jangada) seu marco existencial e lócus de reprodução sociocultural.

Palavras-chave
Sociologia da pesca; jangadeiros; pescador artesanal; socioantropologia marítima; sociologia do trabalho

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com