Acessibilidade / Reportar erro
Religião & Sociedade, Volume: 43, Número: 3, Publicado: 2023
  • Fogo e luz sobre os monumentos: um horizonte de debates candentes Introdução

    Pereira, Edilson; Conduru, Roberto; Waldman, Thais
  • A arte de profanar monumentos da nação Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Oliveira, Paola Lins de

    Resumo em Português:

    Este ensaio visual analisa o episódio da censura da obra “1 Bolsominion”, do artista André Parente, que motivou o cancelamento da exposição Desmonumento no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, em julho de 2023. São apresentados os argumentos dos personagens envolvidos, assim como as características da obra em questão e de outras que compõem a exposição. O interesse do artista pela conjuntura sociopolítica do Brasil desde junho de 2013, passando pelos momentos críticos do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e culminando na gestão de Bolsonaro, formam a paisagem crítica do conjunto de trabalhos de Desmonumento. Examino o gesto criativo de desfiguração de símbolos nacionais realizado por Parente como detonador de uma força socialmente transgressora e sagrada, com efeitos para a construção da memória da nação.

    Resumo em Inglês:

    This visual essay analyzes the episode of censorship of the artwork “1 Bolsominion”, by André Parente, which led to the cancellation of the exhibition Desmonumento at the Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, in July 2023. The arguments of the characters involved are presented, as well as the characteristics of the artwork in question and others that make up the exhibition. The artist's interest in Brazil's sociopolitical situation since June 2013, through the critical moments of President Dilma Rousseff's impeachment and culminating in Bolsonaro's administration, form the critical landscape of Desmonumento's set of works. I examine the creative gesture of defacing national symbols carried out by Parente as a detonator of a socially transgressive and sacred force, with effects on the construction of the nation's memory.
  • Mãe Preta: uma santa fora da igreja Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Bispo, Alexandre Araujo

    Resumo em Português:

    Em 1954, ao final das celebrações do aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo, foi inaugurado o monumento à Mãe Preta. A obra foi instalada ao lado da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, em uma localidade referencial para a identidade negra. Na década de 1980, depois de anos recebendo oferendas, o poder público reconheceu a legitimidade dessas práticas religiosas e tomou providências com vistas à preservação do monumento. Este artigo reflete sobre como a figura da Mãe Preta funciona popularmente como uma santa fora da igreja e sobre os problemas que as práticas religiosas causam à sua preservação patrimonial.

    Resumo em Inglês:

    In 1954, at the end of the celebrations of the 400th anniversary of the city of São Paulo, the monument to Mãe Preta was inaugurated. The work was installed next to the Rosário dos Homens Pretos church, in a location that is a reference point for black identity. In the 1980s, after years of receiving offerings, the government recognized the legitimacy religious practices and took steps to preserve the monument. This article reflects on how the figure of Mãe Preta popularly functions as a saint outside the church and on the problems that religious practices cause to its heritage preservation.
  • O Cais do Valongo como palco religioso: ritual, memória e patrimônio num palimpsesto urbano Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Souty, Jérôme

    Resumo em Português:

    Desde a abertura ao público do sítio arqueológico do Valongo, em julho de 2012, numerosas performances artísticas e festivas, militantes, rituais e religiosas, acontecem no anfiteatro e na esplanada em torno do antigo cais. O artigo se interessa pela atuação das religiões de matrizes africanas nesse espaço, focalizando o ritual anual de lavagem do cais dos escravizados pelas Baianas. Ele mostra que as performances rituais ligadas ao candomblé de nação nagô-ketu (apesar de uma antiga e massiva presença bantu neste lugar) foram investidas de um papel central assim como de uma legitimidade singular no trabalho de resgate memorial, de afirmação de identidades e de reivindicação sociopolítica. Essas práticas populares, imateriais e efêmeras participam também da patrimonialização do Cais do Valongo.

    Resumo em Inglês:

    Since the Valongo archaeological site was opened to the public in July 2012, numerous artistic, festive, militant, ritual and religious performances have been held on the esplanade bordering the old wharf. This articles centres on the role of religions of African origin in this locality, focusing on the annual ritual of washing the stones of the old wharf where slaves disembarked. Ritual performances linked to the Candomblé of Yoruba tradition - despite an ancient and huge Bantu presence in this aera - have been invested with a central role and a singular legitimacy in the work of recovering memory, affirming identities and making socio-political demands. These popular, immaterial and ephemeral practices also participate in the heritagization process of the Valongo Wharf.
  • Monumentos improváveis, monumentos decisivos: homenagens mortuárias e justiça memorial em altares urbanos Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Gomes, Edlaine de Campos; Bizarria, Julio; Baptista, Juliana; Gomes, Lícia

    Resumo em Português:

    O artigo propõe diálogos conceituais relacionando políticas de morte e homenagens mortuárias, acionando as noções de altares urbanos e religião implícita para refletir sobre monumentos e seus usos estratégicos em lutas por justiça memorial. A partir de um conjunto variado de casos, a análise se volta a (re)ações - de proteção, destruição, restauração - à presença física dessas homenagens no espaço público. A problematização da monumentalidade dos objetos corresponde ao dinamismo constitutivo do processo de produção de memórias por segmentos historicamente subalternizados e às mudanças nos regimes de valor histórico e cultural. Entendemos que a atenção a essas categorias pode resultar em novas formas de compreender a ação social de grupos subalternizados e seu trabalho de memória no espaço público.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes conceptual dialogues relating politics of death and mortuary homage, resorting to the notions of urban altars and implicit religion to reflect upon monuments and their strategic uses in struggles for memorial justice. From a diverse set of cases, the analysis turns to (re)actions - of protection, destruction, restoration - to the physical presence of such homages in public space. The problematisation of these objects’ monumentality corresponds to a constitutive dynamism in the process of memory making by historically subalternised segments and to shifting regimens of social and historical value. We postulate that attention to these categories may result in new forms of understanding the social action of subalternised groups and their memory work in public space.
  • Romaria a Brumadinho: contramonumento em memória das vítimas do crime-desastre da mineração Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Dupin, Leonardo; Martins, Marcio

    Resumo em Português:

    Este é um ensaio visual que tem como tema a IV Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho, uma ação contramonumental que se faz presente anualmente na vida pública do município desde 25 janeiro de 2020, quando se completou o primeiro ano do rompimento do complexo de barragens da Vale S.A na mina Córrego do Feijão, que matou 272 pessoas. Ele foi realizado em 2023, sendo composto por 8 imagens que demonstram como o rito se constrói como contraponto ao design proposto pela mineradora, responsável pela devastação da paisagem, para reconstrução da memória. A romaria evidencia a capacidade das populações locais atingidas de responderem, a seu próprio modo, às práticas da empresa criminosa e do Estado na construção de uma “memória oficial”, chamando atenção para o caráter destrutivo dessas megaempresas e buscando a reparação pelos danos e violações de direitos sofridos pelas vítimas das tragédias.

    Resumo em Inglês:

    This is a visual essay centered around the IV Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho, a countermemorial action that has been a yearly presence in the municipality's public life since January 25, 2020, marking the first year of the dam collapse at Vale S.A's Córrego do Feijão mine, which claimed the lives of 272 people. It was conducted in 2023 and consists of 8 images that illustrate how the pilgrimage is constructed as a counterpoint to the design proposed by the mining company, responsible for the devastation of the landscape, in the reconstruction of memory. The pilgrimage highlights the ability of the affected local populations to respond in their way to the practices of the criminal company and the state in building an "official memory," drawing attention to the destructive nature of these mega-corporations and seeking redress for the damages and rights violations suffered by the tragedy's victims.
  • “Em nome de Deus”: hipóteses sobre o fenômeno da iconoclastia religiosa no Brasil contemporâneo Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Habib, Clara; Valle, Arthur

    Resumo em Português:

    O artigo procura apresentar um panorama do fenômeno da iconoclastia religiosa no Brasil contemporâneo, bem como subsídios para seu entendimento. As reflexões propostas baseiam-se majoritariamente em fontes como notícias publicadas na imprensa e na bibliografia sobre a iconoclastia ligada às artes. A partir disso, discutimos ataques iconoclastas contra símbolos da fé católica, bem como a mais antiga onda iconoclasta que visa a imagens sacras, monumentos e locais de culto afro-brasileiros. Ao final, procuramos elencar hipóteses a respeito das motivações que estariam por trás destes atos que atentam contra o direito constitucional de liberdade religiosa no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The paper proposes a survey of the phenomenon of religious iconoclasm in contemporary Brazil, as well as subsidies for its understanding. Our reflections are based mostly on sources such as news published in the press, and on the bibliography on iconoclasm related to the visual arts. Based on these references, we discuss iconoclastic attacks against symbols of Catholic faith, as well as the oldest iconoclastic wave targeting Afro-Brazilian sacred images, monuments, and places of worship. We finish the paper presenting some hypotheses about the motivations behind these iconoclastic acts, which directly confront the constitutional right to religious freedom in Brazil.
  • Cristo, Bíblia e Iemanjá: monumentos e diversidade religiosa no Brasil Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Giumbelli, Emerson; Lima, Greilson

    Resumo em Português:

    Este texto analisa três casos em que referências religiosas servem para a construção de monumentos: uma estátua de Cristo no Rio Grande do Sul, a escultura de uma Bíblia no Rio de Janeiro e uma imagem de Iemanjá no Maranhão. O objetivo de nossas elaborações é tomar esses objetos como formas de presença, respectivamente, do catolicismo, das igrejas evangélicas e das religiões afro-brasileiras no espaço público. As análises focam em dois pontos: a inserção desses objetos monumentalizados, com suas materialidades específicas, na paisagem urbana e os modos de interação com seus públicos que esses monumentos almejam ou que os sustentam. Buscamos contribuir para discussões sobre as configurações da diversidade religiosa brasileira e as consequências de certos modos de ocupação de espaços públicos.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes three cases in which monuments are based on religious references: a statue of Christ in Rio Grande do Sul, the sculpture of a Bible in Rio de Janeiro and an image of Iemanjá in Maranhão. The objective of our elaborations is to take these objects as forms of presence, respectively, of Catholicism, evangelical faith and Afro-Brazilian religions in public space. The analyses focus on two points: the insertion of these monumentalized objects, with their specific materialities, in the urban landscape and the modes of interaction with their audiences that these monuments aim for or that support them. We seek to contribute to discussions about the configurations of Brazilian religious diversity and the consequences of certain ways of occupying public spaces.
  • A vida, a morte e o pós-vida das materialidades de uma igreja demolida para a construção da Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Toniol, Rodrigo; Araujo, Marcella

    Resumo em Português:

    Este artigo discute duas disputas técnicas entre engenheiros da Secretaria de Viação, Transporte e Obras Públicas e arquitetos do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, durante as obras de abertura da Avenida Presidente Vargas (1937-1945). São elas: a discussão sobre o traçado retilíneo da avenida e a ameaça de demolição de quatro bens tombados, entre os quais duas igrejas de arquitetura colonial, e a proposta de transladação monolítica da Igreja de São Pedro dos Clérigos. Exploramos a ideia de que as demolições são boas para pensar processos de consagração e dessagração do patrimônio. Argumentamos que a ameaça de decomposição da unidade dos bens tombados, especialmente os religiosos, permite discutir o valor das coisas sagradas.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses disputes between engineers and architects during the building of Presidente Vargas Avenue in Rio de Janeiro (1937-1945). The engineers worked for the Secretary of Transport and Public Works and were in charge of the Director Plan for the city. On the other hand, the architects worked for the Service of National Historical and Artistic Heritage, responsible for protecting historical buildings and cultural assets. The remodeling plan menaced the demolition of historical buildings and a public garden, thus opening three controversies: the avenue design and the engineering operation for transferring the colonial church of São Pedro. We explore the idea of demolitions as good food for thought about the consecration and desecration of heritage. We argue that the menace of fragmenting the unity of cultural assets, especially religious ones, enables discussing the value of sacred things.
  • Padrões de pedra, contos da memória e silêncio da história: o culto ao marco de fundação da cidade do Rio de Janeiro Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Andrade, Francisco Dias de

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a relação entre relíquias históricas e narrativas fundacionais como foi configurada pela atuação dos museus públicos e das políticas de proteção aos monumentos históricos desde o século XIX. O enfoque recai sobre artefatos e monumentos de pedra que representavam a gênese longínqua de identidades coletivas a despeito da ausência de qualquer suporte documental, valendo-se apenas ao seu valor de antiguidade. Para tanto, apoia-se nos conceitos de ilusão museal, memória pública e rituais de memória. Propõe, então, um estudo de caso sobre o marco da cidade do Rio de Janeiro (hoje sob a guarda dos frades capuchinhos do Santuário de São Sebastião, no bairro da Tijuca), procurando reconstituir a sua vida social e o seu papel no culto ao padroeiro da cidade ao longo do tempo.

    Resumo em Inglês:

    The article approaches the relationship between historical relics and foundational narratives as it was configured by the emergence of the public museums and the heritage crusade since the 19th century. The focus is on artifacts and monuments made of stone that represented the distant genesis of collective identities, even in the absence of any documentary support and relying only on their age value. To do so, it relies on the concepts of museum magic, public memory and rituals of memory. Finally, it proposes a case study on the stone marker of the city of Rio de Janeiro (today under the care of the Capuchin friars of the Sanctuary of St. Sebastian, in the Tijuca neighborhood), seeking to reconstitute its “social life” and its role in the cult of city’s patron over time.
  • “Ela lá está abençoando esta diocese amada que pusemos sob sua guarda”: práticas culturais em torno do monumento mariano no Morro da Conceição na cidade do Recife (1904-1953) Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    de Moura, Carlos André Silva; Lopes Neto, José Pedro

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a formação e o desenvolvimento da Festa do Morro da Conceição, na cidade do Recife, durante a primeira metade do século XX. Em 1904 a Diocese de Olinda instalou um monumento em comemoração aos 50 anos do dogma da Imaculada Conceição, em um dos pontos mais visíveis da região, como parte do projeto de recatolização no Brasil. Inseridos nos debates da História Cultural, analisamos documentos eclesiásticos e periódicos, com o objetivo de compreender como a devoção foi construída, desenvolvida e consolidada em torno do lugar. Com isso, observamos que a hierarquia católica articulou a construção de um culto e a monumentalidade para fins sócio-políticos, alinhado aos projetos de evangelização e ocupação de espaços sociais pelos fiéis.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the formation and development of the Morro da Conceição festival, in the city of Recife, during the first half of the 20th century. In 1904, the Diocese of Olinda installed a monument in celebration of the 50th anniversary of the dogma of the Imaculada Conceição, in one of the most visible points of the region, as part of the re-Catholicization project in Brazil. The article is inserted in the debates of Cultural History, we analyze ecclesiastical documents and periodicals, with the aim of understanding how devotion was built, developed and consolidated around the place. With this, we observe that the Catholic hierarchy articulated the construction of a cult and monumentality for socio-political purposes, aligned with evangelization projects and occupation of social spaces by the believers.
  • Reinterpretações e multivocalidade ao longo do tempo numa área monumental: o complexo arqueológico Mateo Salado (Lima, Peru) Dossiê Religiões E (Contra)monumentos

    Pajuelo, Pedro Espinoza

    Resumo em Português:

    Através de uma abordagem teórica de uma história integrada ou articulada, baseada na metodologia do Continuum Cultural (Espinoza et al. 2023), traçamos as múltiplas formas como a Pirâmide E do complexo arqueológico de Mateo Salado (Lima, Peru) foi utilizada e, por conseguinte, reinterpretada e monumentalizada por diferentes grupos humanos que coexistiram ou se sucederam ao longo do tempo. Isto mostra que um monumento é um espaço multifacetado e em constante mutação, e não apenas a manifestação pública e representativa de uma elite no poder. No entanto, para garantir que nenhum discurso único domine um monumento atualmente, este deve proporcionar espaços de encontro e diálogo democrático, como o evento "Encontro pela fraternidade e tolerância religiosa", que se realiza em Mateo Salado desde 2018.

    Resumo em Espanhol:

    Mediante una aproximación teórica hacia una historia integrada o articulada, sustentada en la metodología del Continuum cultural (Espinoza et al. 2023), se trazan las múltiples formas en que la Pirámide E del complejo arqueológico Mateo Salado (Lima, Perú) ha sido usada y por lo tanto reinterpretada y monumentalizada por diversos grupos humanos que han coexistido o se han sucedido en el tiempo. Se muestra así que un monumento es un espacio multívoco y en cambio constante, y no nada más la manifestación pública y representativa de una élite en el poder. Sin embargo, para prever que no haya un solo discurso que domine, el monumento debe posibilitar espacios de encuentro y dialogo democrático, como es el evento “Encuentro por la fraternidad y la tolerancia religiosa” que se celebra en Mateo Salado desde el 2018.

    Resumo em Inglês:

    Through a theoretical approach towards an integrated or articulated history, supported by the methodology of the Cultural Continuum (Espinoza et al. 2023), this article outlines the multiple ways in which Pyramid E of Mateo Salado Archaeological Complex (Lima, Peru) has been used and therefore reinterpreted and monumentalized by various human groups that have coexisted or succeeded one another over time. This shows that a monument is a multivocal and constantly changing space, and not just the public and representative manifestation of an elite in power. However, to ensure that there is not a single discourse that dominates, the monument must enable spaces for meeting and democratic dialogue, such as the event “Meeting for fraternity and religious tolerance” that has been held in Mateo Salado since 2018.
  • Ansiedade e reciprocidade: a Igreja Universal do Reino de Deus além das fronteiras Artigos Do Fluxo Contínuo

    Lehmann, David

    Resumo em Português:

    A mensagem da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), organização transnacional centralizada, é sombria e nada otimista, com influência limitada, embora real, da teologia da prosperidade. Enfatiza as forças diabólicas e encoraja os seguidores a desconfiarem dos outros e até mesmo de suas próprias motivações ao orar, suplicar e doar. Nas performances rituais, os pastores alertam os seguidores para não esperarem nada em troca. O ritual é descrito como “disruptivo”. O texto compara a tratamento dado pela Igreja aos cultos de possessão no Brasil, Moçambique e África do Sul. A cura e o exorcismo são considerados no contexto das relações de reciprocidade, com exemplos de “psicoterapia popular” observados na televisão no Brasil. A pesquisa se desenvolveu em vários países.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The message of the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG), a centralized transnational organization, is gloomy and not at all optimistic, with limited, though real, influence from prosperity theology. It emphasizes diabolical forces and encourages followers to be suspicious of others and even their own motivations when praying, supplicating, and giving. In ritual performances, pastors warn followers not to expect anything in return. Rituals are described as "disruptive." The text compares the Church's treatment of possession cults in Brazil, Mozambique and South Africa. Healing and exorcism are considered in the context of relationships of reciprocity, with examples of "popular psychotherapy" observed on television in Brazil. The research was carried out in several countries.
  • Uma santa budista de cemitério: a construção da devoção a uma imigrante japonesa (Assaí, 1976-2022) Artigos Do Fluxo Contínuo

    André, Richard Gonçalves

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a construção da devoção a uma santa de cemitério presente no Cemitério de Assaí entre o período de 1976 e 2002. O túmulo é utilizado como fonte primária, compreendido metodologicamente como manifestação da cultura material e passível de ressignificações, segundo Rede e Droogan. Foram também realizadas entrevistas abertas com diferentes figuras ligadas à devoção, partindo das proposições de Thompson. Do ponto de vista teórico, foram utilizados os conceitos de apropriação e tática sugeridos por Certeau. Como discussões, ressalta-se que a devoção parte de uma sepultura com características inerentes a uma escola específica do Budismo japonês. Entretanto, o túmulo foi apropriado pelos fiéis de diferentes formas, desenvolvendo uma devoção à santa de cemitério que articulou distintas camadas religiosas presentes na sociedade brasileira.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the construction of devotion to a cemetery saint present in the Cemetery of Assaí between the period of 1976 and 2002. The grave is used as primary source, methodologically understood as a manifestation of material culture and subject to resignifications, according to Rede and Droogan. Open interviews were also carried out with different figures related to the devotion, based on propositions of Thompson. From a theoretical perspective, the concepts of appropriation and tactic suggested by Certeau were used. As discussions, it is highlighted that the devotion starts from a sepulture with characteristics inherent to a specific school of Japanese Buddhism. However, the grave was appropriated by the devotees in different ways, developing a devotion to the cemetery saint that articulated distinct religious layers present in Brazilian society.
  • O azorrague de Deus: a reemergência pública da esquerda evangélica entre 2016 e 2018 Artigos Do Fluxo Contínuo

    Medeiros, Vítor Queiroz de

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta a reemergência pública do ativismo político da esquerda evangélica e a situa na conjuntura de recrudescimento da polarização política nacional e da radicalização ideológica da direita evangélica. Essa reemergência, como demonstrado, precede a ascensão bolsonarista. Tais atores evangélicos “progressistas” ou de “esquerda” competem com a direita evangélica por visibilidade e legitimidade, distinguem-se de seus pares conservadores, desautorizam seus líderes como representantes dos evangélicos e promovem valores progressistas nesse meio religioso por meio de um repertório ordenado com elementos organizativos e argumentativos.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the public re-emergence of the political activism of the evangelical left and places it in the conjuncture of the resurgence of national political polarization and the ideological radicalization of the evangelical right. This re-emergence, as demonstrated, precedes Bolsonarist rise. Such “progressive” or “left” evangelical actors compete with the evangelical right for visibility and legitimacy, distinguish themselves from their conservative peers, discredit their leaders as representatives of evangelicals, and promote progressive values ​​in this religious milieu. through an ordered repertoire with organizational and argumentative elements.
  • A caridade islâmica para além do sujeito sofredor Resenha

    Jungbeck, Barbara
Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br