Acessibilidade / Reportar erro

Para além das fronteiras: movimento dos editores

Para além das fronteiras: movimento dos editores

Joel Rolim Mancia

Editor

o 6° Encontro Nacional de Editores de Periódicos de Enfermagem-ENEPEn aconteceu durante o 55°Congresso Brasileiro de Enfermagem-CBEn, no Rio de Janeiro, em novembro de 2003, tendo como temática central a discussão do processo editorial das revistas de enfermagem. Entre as questões mais importantes foram apontadas: a diversidade de revistas existentes e a dificuldade de conhecer a todas; a adequação às normas internacionais, entendida como quesito absolutamente necessário para atender critérios de indexação e potencializar possibilidades de repercussão na comunidade científica internacional; investimento de diretores de periódicos na qualificação e na independência de seus editores bem como na formação de novos editores (qualificação dos editores); deficiências quanto ao processo de publicação; escassa repercussão das publicações de enfermagem em nível internacional. Parte destas questões estão muito bem encaminhadas, em decorrência da organização da ABEn e dos próprios editores e, ainda, como desdobramento das atuais exigências dos órgãos avaliadores dos periódicos

Outros temas foram, também, abordados no encontro, tais como: a formação de uma rede de editores (criação de um fórum); a criação de um Link na Home Page da ABEn que conecte com as revistas de enfermagem, evoluindo para um portal dessas publicações (iniciativa contemplada na BVS-Enfermagem da BIREME). Sugere-se que este espaço possa disponibilizar listas de discussão; auxiliar na estratégia de indexação em índices internacionais reconhecidos, estimular a uniformização de normas de publicação, de forma que as especificidades da enfermagem como disciplina sejam consideradas; estimular os periódicos a participarem da Associação Brasileira de Editores Científicos-ABEC. Com essas medidas, também, se estaria contribuindo para a avaliação da CAPES. Nas discussões emergiram a preocupação relativa à adoção dessas novas tecnologias e as possibilidades que oferecem os formatos eletrônicos e a sobrevivência da forma impressa em papel, visto que aquela tem praticamente os mesmos custos e estaria disponível gratuitamente. Desse ponto de vista, a adoção de tais tecnologias poderia estar contribuindo para a perda de assinaturas e isso, por sua vez, inviabilizaria os periódicos. Para contornar esse problema sugeriu-se que, cada vez mais, houvesse financiamento governamental para divulgação desta produção. No que diz respeito à adoção de tecnologia lembrado, também, que os critérios de avaliação da CAPES incluem a publicação no SciELO como condição para que um periódico seja classificado como A em nível nacional e, desse modo, não aderir à forma eletrônica poderá impedir que uma publicação atinja esse conceito.

No final do evento, deliberou-se pela criação do Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Enfermagem, o qual deverá funcionar como uma estratégia da ABEn para consolidar o encontro de editores como um espaço reconhecido pela enfermagem brasileira. Assim, já estamos negociando parecerias com entidades de São Paulo para viabilizar o próximo encontro nessa cidade, provavelmente no final do mês de junho ou meados de agosto de 2004. O programa preliminar também já está em discussão, prevendo dois dias de atividades, conforme sugestão do Conselho Editorial da REBEn.

É preciso registrar, ainda, outros importantes acontecimentos na área de publicações em enfermagem. O primeiro, lançamento da Revista Panamericana de Enfermería ­publicação semestral da Federación Panamericana de Profisonales de Enfermería-FEPPEN- no 55° CBEn. Essa publicação que se configura como a primeira revista com circulação para toda a América Latina está editada integralmente em espanhol e se constituirá em poderoso instrumento de comunicação para a enfermagem dos países deste continente, ao mesmo tempo que disponibiliza um novo espaço para divulgar a produção científica da profissão.

O segundo, a realização da I Conferência Ibero­americana de Revistas de Enfermagem, promovida pela Fundación Index de Enfermería (entidade responsável pela base CUIDEN), em Granada-Espanha, no período de 27 a 29 de novembro de 2003. a qual contou com a participação de representantes de mais de 30 revistas da Espanha e de outros países. como Brasil. México. Chile. Cuba e Colômbia.

A temática Realidade e perspectivas de futuro das Revistas Ibero-americanas de Enfermagem, proposta pelos organizadores da Conferência, foi desenvolvida pelos editores de diversas revistas. entre as quais. a Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn 70 anos); Revista da Escola de Enfermagem da USP (36 anos Construindo a ciência de enfermagem). Revista Latino-americana de Enfermagem (Desafios da divulgação do conhecimento científico de Enfermagem produzido no Brasil) e a Revista Texto & Contexto -Enfermagem ( A opção por uma revista temática ).

A Conferência foi organizada tendo como finalidades consensuar estratégias para promover a divulgação da produção da enfermagem Ibero-americana; valorizar as possibilidades de incorporação da Internet como suporte universal; propor medidas para a inclusão das revistas de enfermagem Ibero-americanas nas bases de dados internacionais; propor novas ações para melhorar a qualidade da investigação em enfermagem; revisar as dificuldades para adequação científica das publicações. propondo critérios de uniformidade que atendam, de um lado, as tendências internacionais e. por outro, as peculiaridades da enfermagem como disciplina, bem como os desenhos de investigação qualitativa emergentes; construir o consenso e compromisso dos editores presentes para tornar realidade o tão sonhado(e ambicioso) projeto de criação de um Conselho Ibero-americano de Editores(1).

O desdobramento mais importante desse encontro foi o acordo para constituir um Conselho Ibero-americano de Editores de Revista de Enfermagem, nomeando-se uma junta com representação de dez revistas, de diversos paises. que deverá responsabilizar-se pelo~râmites administrativos que envolvem a legalização do Conselho. Assim, o Conselho se materializa para dar continuidade às ações adotadas nesta Conferência e para estabelecer mecanismos de relação com iniciativas similares de países membros. porque muitos destes (o Brasil, por exemplo) já têm acumulado discussão sobre essas problemáticas, em função da realização anual de encontros semelhantes. Decidiu-se, também, nesse encontro e por consenso, realizar conferências a cada dois anos. sendo que a próxima será no Brasil, no ano de 2005. compromisso assumido pela Associação Brasileira de Enfermagem.

Para organizar um número temático da revista sobre Administração em Enfermagem, com lançamento previsto para outubro deste ano, o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Enfermagem constituiu um grupo. Para tanto receberemos trabalhos de março a 31 julho de 2004, exclusivamente pelo e-mail:rebentematica@terra.com.br. Os textos devem obedecer às normas de publicação da REBEn.

  • 1. Amezcua. M. I Conferencia Iberoamericana de Revistas de Enfermería. Disponível em www.index-f.com Acessado em: 23 de dezembro de 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Ago 2011
  • Data do Fascículo
    Out 2003
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br