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A adolescência, o adolescer e o adolescente: re-significação a partir da determinação social do processo saúde - doença

La adolescencia, el adolescer y el adolescente: significación partir de la determinación social del proceso salude enfermedad

Adolescence, adolescing and adolescent: resignification through social determinations of the process health illness

Resumos

Este estudo, de referencial materialista histórico e dialético, inscreve-se na perspectiva da redefinição da adolescência, tal como se coloca para intervenção em saúde. Reconhecendo o caráter transdisciplinar dessa tarefa, tomou como objeto privilegiado a assistência de enfermagem ao adolescente, propondo-se a apreendê-lo através da análise do conhecimento produzido no nível de pós-graduação em enfermagem stricto sensu no Brasil. O material empírico foi constituído por 22 dissertações de mestrado relativas à temática produzidas no decênio 1984-1994. Nelas foram buscados os conteúdos das categorias conceituais ser humano, sociedade, adolescência/adolescente, processo saúde doença, enfermagem/assistência de enfermagem e as propostas de intervenção dirigidas a esse grupo populacional. Verificou-se que tais categorias guardam estreita consonância com o referencial positivista, presente em 21 dos trabalhos analisados. Os conceitos de ser humano e de sociedade resultam e reproduzem uma visão essencialista, idealista e naturalista da realidade. Predominam concepções da adolescência como fenômeno universal e o adolescente é definido por oposição à criança e ao adulto, com ênfase no paradigma médico-biológico para a interpretação do seu processo saúde-doença. Identifica-se a persistência de elementos do saber nightingaliano orientando as propostas da intervenção de enfermagem que, por sua vez, enfatizam a educação em saúde. A recomposição histórica da constituição dos conceitos e de sua vinculação com as práticas que os legitimaram permitiu agregar novos significados às categorias conceituais.

Enfermagem; adolescência; processo saúde-doença


Este estudio de referencial materialista histórico y dialéctico se inscribe en la perspectiva de la redefinición de la adolescencia tal como se coloca para la intervención en la salud. Reconociendo el carácter transdisciplinar de esa tarea se eligió como objeto privilegiado la atención de enfermería al adolescente, se propone apreenderlo a través del análisis del conocimiento producido en el Brasil a nivel de la post-graduación en enfermería stricto sensu. El material empírico fué constituido por 22 disertaciones de maestría relacionadas com el tema producidas durante la década de 1984-1994. En ellas fueron buscados los contenidos de las categorías conceptuales: ser humano, sociedad, adolescencia/adolescente, proceso salud - enfermedad, enfermería/atención de enfermería y las propuestas de intervención dirigidas a ese grupo poblacional. Se verificó que tales categorías guardan estrecha relación con el referencial positivista, presente en 21 de los trabajos analisados. Los conceptos de ser humano y de sociedad resultan y reproducen urna visión esencialista, idealista y naturalista de la realidad. Predominan concepciones de la adolescencia como fenómeno universal y el adolescente es definido por oposición al niño y al adulto, com énfasis en el paradigma médico- biológico para la interpretación de su proceso salud - enfermedad. Se identifica la persistencia de elementos del saber nightingaliano orientando las propuestas de intervención de enfermería y enfatiza la educación en salud. La recomposición histórica de la constitución de los conceptos y de su vinculación com las prácticas que los legitima permitió agregar nuevos significados a las categorías conceptuales.

Enfermería; adolescencia; proceso salud - enfermedad


This study, of historical and dialectic referential, was written from the perspective of the redefinition of adolescence, and how it fits into health intervention. Recognizing the transdisciplinary character of this task, the objective of this work is to contibute to the nursing of the adolescent, learning by analyzing work is to contibute to the nursing of the adolescent, learning by analyzing works produced within Brazilian academic nursing studies. The empirical material consisted of 22 Masters dissertations with themes related to adolescence, from the decade 1984-1994. Investigated were the content of conceptual categories such as human being, society, adolescence/adolescent, health-illness process, nursing/nursing care and hte proposais of intervention driven towards this population. Observed was a narrow consonance between the content of these categories and the scientific referential of positivism which oriented 21 of the dissertations anlized. There was a predominant concept of adolescence as a universal phenomenon and the adolescencet was defined in opposition both to the adult, with emphasis on the medical biological paradigm for the interpretation of its health-illness process. Identified was the persistence of nightingale knowledge elements orienting the nursing intervention propsals which in turn emphasized education. The historical reconstruction of the concepts as well as their correspondence to practice permitted the formulation of new significance to the conceptual categories.

Nursing; adolescence; health-illness process


ARTIGOS

A adolescência, o adolescer e o adolescente: re-significação a partir da determinação social do processo saúde - doença1 1 Tese de doutorado apresentada à Escola de Enfermagem a Universidade de São Paulo.

Adolescence, adolescing and adolescent: resignification through social determinations of the process health illness

La adolescencia, el adolescer y el adolescente: significación partir de la determinación social del proceso salude enfermedad

Maria Amélia de Campos OliveiraI; Emiko Yoshikawa EgryII

IProfessora Doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

IIProfessora Titular do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

RESUMO

Este estudo, de referencial materialista histórico e dialético, inscreve-se na perspectiva da redefinição da adolescência, tal como se coloca para intervenção em saúde. Reconhecendo o caráter transdisciplinar dessa tarefa, tomou como objeto privilegiado a assistência de enfermagem ao adolescente, propondo-se a apreendê-lo através da análise do conhecimento produzido no nível de pós-graduação em enfermagem stricto sensu no Brasil. O material empírico foi constituído por 22 dissertações de mestrado relativas à temática produzidas no decênio 1984-1994. Nelas foram buscados os conteúdos das categorias conceituais ser humano, sociedade, adolescência/adolescente, processo saúde doença, enfermagem/assistência de enfermagem e as propostas de intervenção dirigidas a esse grupo populacional. Verificou-se que tais categorias guardam estreita consonância com o referencial positivista, presente em 21 dos trabalhos analisados. Os conceitos de ser humano e de sociedade resultam e reproduzem uma visão essencialista, idealista e naturalista da realidade. Predominam concepções da adolescência como fenômeno universal e o adolescente é definido por oposição à criança e ao adulto, com ênfase no paradigma médico-biológico para a interpretação do seu processo saúde-doença. Identifica-se a persistência de elementos do saber nightingaliano orientando as propostas da intervenção de enfermagem que, por sua vez, enfatizam a educação em saúde. A recomposição histórica da constituição dos conceitos e de sua vinculação com as práticas que os legitimaram permitiu agregar novos significados às categorias conceituais.

Palavras-chave: Enfermagem, adolescência, processo saúde-doença

ABSTRACT

This study, of historical and dialectic referential, was written from the perspective of the redefinition of adolescence, and how it fits into health intervention. Recognizing the transdisciplinary character of this task, the objective of this work is to contibute to the nursing of the adolescent, learning by analyzing work is to contibute to the nursing of the adolescent, learning by analyzing works produced within Brazilian academic nursing studies. The empirical material consisted of 22 Masters dissertations with themes related to adolescence, from the decade 1984-1994. Investigated were the content of conceptual categories such as human being, society, adolescence/adolescent, health-illness process, nursing/nursing care and hte proposais of intervention driven towards this population. Observed was a narrow consonance between the content of these categories and the scientific referential of positivism which oriented 21 of the dissertations anlized. There was a predominant concept of adolescence as a universal phenomenon and the adolescencet was defined in opposition both to the adult, with emphasis on the medical biological paradigm for the interpretation of its health-illness process. Identified was the persistence of nightingale knowledge elements orienting the nursing intervention propsals which in turn emphasized education. The historical reconstruction of the concepts as well as their correspondence to practice permitted the formulation of new significance to the conceptual categories.

Keywords: Nursing, adolescence, health-illness process

RESUMEN

Este estudio de referencial materialista histórico y dialéctico se inscribe en la perspectiva de la redefinición de la adolescencia tal como se coloca para la intervención en la salud. Reconociendo el carácter transdisciplinar de esa tarea se eligió como objeto privilegiado la atención de enfermería al adolescente, se propone apreenderlo a través del análisis del conocimiento producido en el Brasil a nivel de la post-graduación en enfermería stricto sensu. El material empírico fué constituido por 22 disertaciones de maestría relacionadas com el tema producidas durante la década de 1984-1994. En ellas fueron buscados los contenidos de las categorías conceptuales: ser humano, sociedad, adolescencia/adolescente, proceso salud - enfermedad, enfermería/atención de enfermería y las propuestas de intervención dirigidas a ese grupo poblacional. Se verificó que tales categorías guardan estrecha relación con el referencial positivista, presente en 21 de los trabajos analisados. Los conceptos de ser humano y de sociedad resultan y reproducen urna visión esencialista, idealista y naturalista de la realidad. Predominan concepciones de la adolescencia como fenómeno universal y el adolescente es definido por oposición al niño y al adulto, com énfasis en el paradigma médico- biológico para la interpretación de su proceso salud - enfermedad. Se identifica la persistencia de elementos del saber nightingaliano orientando las propuestas de intervención de enfermería y enfatiza la educación en salud. La recomposición histórica de la constitución de los conceptos y de su vinculación com las prácticas que los legitima permitió agregar nuevos significados a las categorías conceptuales.

Palabras clave: Enfermería, adolescencia, proceso salud - enfermedad.

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    Tese de doutorado apresentada à Escola de Enfermagem a Universidade de São Paulo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      24 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 1998
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