Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração da UFSM, Volume: 16, Número: 4, Publicado: 2023
  • Ambiental, social e governança (ESG) e inovação no setor da construção: Revisão Sistemática da Literatura Original Article

    Cruz, Pedro Lucas; Ávila, Lucas Veiga; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Baggio, Daniel Knebel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo – Analisar a evolução dos temas de ambiental, social e governança (ESG) e inovação na indústria da construção civil, com foco em práticas inovadoras e sustentáveis, bem como formas de mensuração do nível das construtoras nos temas. Desenho/metodologia/abordagem – Utilizou-se uma abordagem de Revisão Sistemática da Literatura. As bases de dados Web of Science e Elsevier Scopus, de 2017 a 2022, foram utilizadas para coleta de dados, com base no conjunto de palavras-chave e operadores booleanos (“desenvolvimento sustentável” & “framework” & “medição” & “ambiente”). Foram classificados 488 artigos, descritos quanto à data de publicação, conteúdo principal, propostas de ferramentas e técnicas sustentáveis ​​e inovadoras. O Software Zotero foi utilizado para classificar e organizar as publicações, que posteriormente foram analisadas no Software VOSviewer. Resultados – Há predominância Asiática no volume de publicações e redes de conexões em clusters por países. Autores tendem a buscar artigos da mesma região como referência, não seguindo o conceito de globalização dos temas ESG e inovação e a condição de replicabilidade das práticas em outros países quanto às temáticas. Em meio às práticas exemplificadas, encontram-se modelos e iniciativas replicáveis, além de materiais e métodos construtivos inovadores incipientes em busca de consolidação. Originalidade/valor – Em meio à discussão atual e crescente sobre inovação e ESG nas organizações, nota-se que o setor da construção civil ainda carece de melhores desempenhos nesses temas. Este artigo visa contribuir para o avanço da discussão no setor, reunindo trabalhos encontrados na literatura recente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose – To analyze the evolution of Environmental, Social and Governance (ESG) and innovation in the civil construction industry, focusing on innovative and sustainable practices, as well as ways of measuring the level of construction companies in these themes. Design/methodology/approach – A Systematic Literature Review approach was used. The Web of Science and Elsevier Scopus Databases, from 2017 to 2022, were used for data collection, based on a set of keywords and Boolean operators (“sustainable development” & “framework” & “measurement” & “environment”). Using the Zotero Software, 488 papers were classified and organized according to the publication date, main content, proposals for sustainable and innovative tools and techniques. The papers were analyzed in the VOSviewer Software. Findings – There is an Asian predominance in the volume of publications and networks of strong connections in clusters by countries. The authors tend to look for papers from the same region as a reference, going against the concept of globalization of ESG and innovation themes and the condition of replicability of practices. Among the exemplified practices, there are replicable models and initiatives, as well as incipient innovative construction materials and methods in search of consolidation. Originality/value – Amid the current and growing discussion about innovation and ESG in organizations, it is noted that the civil construction sector still lacks better performances in these themes. This paper aims to contribute to the advancement of the discussion in the sector, bringing together works found in recent literature.
  • Consumo de roupas plus-size: uma revisão sistemática Original Article

    Christino, Juliana Maria Magalhães; Paula, Guilherme Rodrigues; Ferreira, Frederico Leocádio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O consumo de roupas plus-size faz parte de um mercado em crescimento, mas que sempre está rodeado de assuntos nebulosos, como a falta de um direcionamento preciso se tratando da produção e venda dessas peças de vestuário e o preconceito que rodeia as diversas áreas do corpo gordo. O objetivo é compreender o consumo de roupas plus-size a partir de uma análise profunda de estudos publicados em áreas diversas sobre o tema, se utilizando de uma revisão sistemática. Design/Metodologia/Abordagem: Uma revisão sistemática foi realizada nas bases de dados WEB OF SCIENCE e SCOPUS, e foram identificados 35 artigos pertinentes, publicados até o ano de 2020, que foram lidos e analisados em seus pormenores neste trabalho. Resultados: Os artigos originaram 3 categorias temáticas: Consumo Plus-size, que trata da experiência do consumidor com o setor; Plus-size na Mídia, que aborda aspectos da publicidade e de modelos plus-size e; Identidade Plus-size, categoria que abrange formação de identidade e influências sociais. Limitações de pesquisa/Implicações: Foram apontadas 14 lacunas teóricas a serem trabalhadas por estudos futuros, compreendendo o varejo online, questões identitária, demográficas, contextuais, metodológicas, culturais e sociais. Originalidade/valor: O presente estudo representa um trabalho pioneiro no campo de pesquisa de roupas plus-size e, salvo melhor juízo, é o primeiro de seu tipo a realizar uma análise abrangente e sistemática dos estudos publicados em diversas áreas relacionadas ao tema. Enquanto o mercado de vestuário e varejo plus-size continua envolto em questões nebulosas, esta pesquisa destaca-se como uma valiosa contribuição ao fornecer insights profundos sobre o consumo nesse segmento. Além disso, ao identificar lacunas teóricas e fornecer sugestões para pesquisas futuras, o estudo promove avanços no conhecimento e na compreensão dessa área emergente. Sua relevância acadêmica e potencial impacto na indústria tornam-no uma peça fundamental no desenvolvimento de estratégias mais informadas e inclusivas para o setor de moda plus-size.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The consumption of plus-size clothing is part of a growing market, but it is always surrounded by cloudy issues, such as the lack of a precise direction when it comes to producing and selling these garments and the prejudice surrounding the various areas of the fat body. Employing a systematic review, this paper aims to understand the consumption of plus-size clothing through an in-depth analysis of studies published in various areas on the subject. Design/Methodology/Approach: A systematic review was conducted in the WEB OF SCIENCE and SCOPUS databases, and 35 pertinent articles published up to the year 2020 were identified, read and analyzed in detail in this paper. Findings: The articles originated three thematic categories: Plus-size Consumption, which deals with consumer experience with the industry; Plus-size in the Media, which addresses aspects of advertising and plus-size models; Plus-size Identity, which covers identity formation and social influences. Research Limitations/Implications: Fourteen theoretical gaps were pointed out to be worked on by future studies, comprising online retailing, identity, demographic, contextual, methodological, cultural, and social issues. Originality/value: The present study represents pioneering work in the field of research on plus-size clothing, and, to the best of our knowledge, it is the first of its kind to conduct a comprehensive and systematic analysis of studies published in various areas related to this topic. While the plus-size apparel and retail market remain shrouded in nebulous issues, this research stands out as a valuable contribution by providing profound insights into consumption in this segment. Moreover, by identifying theoretical gaps and offering suggestions for future research, the study promotes advancements in knowledge and understanding of this emerging area. Its academic significance and potential impact on the industry make it crucial to developing more informed and inclusive strategies for the plus-size fashion sector.
  • Como a COVID-19 influenciou mudanças em um modelo de negócios de plataforma de uma startup? Estudo de caso da Alloy Original Article

    Zuquetto, Rovian Dill; Molling, Graziela

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo – Este estudo tem como objetivo identificar as mudanças em um modelo de negócio de plataforma (PBM) de uma startup devido ao COVID-19, considerando as propriedades de proposta de valor, criação de valor e captura de valor em três períodos: Pré-COVID-19, Durante COVID-19 e quase Pós-COVID-19. Metodologia – Esta pesquisa qualitativa indutiva é baseada em um estudo de caso longitudinal e único da Alloy, uma startup brasileira, que teve que alterar seu PBM devido à pandemia do COVID-19. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas, complementados por dados secundários, como documentos e vídeos. Dados coletados se referem ao período de agosto de 2019 a julho de 2023. A análise dos dados foi realizada seguindo a abordagem de análise de conteúdo. Resultados – Devido ao cenário do COVID-19, a Alloy teve que mudar seu PBM modificando sua proposta de valor, criação de valor e captura de valor, passando o foco de uma plataforma de transações para uma plataforma de inovação. Embora a escalabilidade tenha diminuído devido ao COVID-19, as mudanças no PBM permitiram aumentasse suas externalidades de rede, o que pode influenciar o retorno à escala e aproximá-la do sucesso com seu PBM. Limitações/implicações da pesquisa – Como limitação, este estudo se concentra em um estudo de caso único. Apesar de sua singularidade, novos casos podem ajudar a sustentar nossos achados. Originalidade/Valor – A originalidade deste estudo está em poder seguir os passos de uma startup com PBM durante o período de COVID-19. Em complemento, foi desenvolvido um modelo conceitual para identificar as mudanças da Alloy e as oportunidades de sucesso com seu PBM, o que pode ser útil para acadêmicos e profissionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose – This study aims to identify the changes in a startup’s platform business model (PBM) due to COVID-19, considering the properties of value proposition, value creation, and value capture in three periods: Pre-COVID-19, During COVID-19 and almost Post-COVID-19. Design/Methodology/Approach – This inductive qualitative research is based on a longitudinal and single case study of Alloy, a Brazilian startup that had to change its PBM due to the COVID-19 pandemic. Primary data was collected through interviews, complemented by secondary data such as documents and videos. Data collected refers to the period from August 2019 to July 2023. Data analysis was conducted following the content analysis approach. Findings – Due to the COVID-19 scenario, Alloy had to change its PBM by modifying its value proposition, value creation, and value capture, moving the focus from a transaction platform to an innovation platform. While scalability decreased due to COVID-19, the PBM changes allowed Alloy to increase its network externalities, which can influence return to scale and bring it closer to success with PBM. Research limitations/implications – As a limitation, this study focuses on a single case study. Although it is singular, new cases can help to support our findings. Originality/Value – The originality of this study relies on being able to follow the steps of a startup with a PBM during the COVID-19 period. In complement, a conceptual model was developed to identify Alloy’s changes and opportunities to succeed with its PBM, which can be helpful for academics and practitioners.
  • O mundo pertence aos espertos? Comportamento desonesto nas escolas de negócios Original Article

    Abelha, Daniel Martins; Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz; Pérpetuo, Cristiane Koda; Vilela, Nágila Giovanna Silva; Miyazaki, Fernando Rejani

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o objetivo principal deste estudo é analisar os significados e percepções de alunos de programas de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) em Administração, bem como de professores de programas de pós-graduação (PPGs) de diferentes instituições, em relação às práticas possíveis de comportamento desonesto e plágio no contexto acadêmico. Destaca as causas, consequências e significados das possíveis práticas de desonestidade e plágio no contexto acadêmico, tendo como referencial teórico as possíveis razões para o plágio e desonestidade neste contexto. Desenho/metodologia/abordagem: foram analisadas as percepções de 28 professores e alunos, extraídas de entrevistas semi-estruturadas e questionários, posteriormente analisadas por meio da análise categórica de Flores, na qual os dados qualitativos foram reduzidos, categorizados e codificados, capturando os significados relevantes. Resultados: o estudo destaca o fenômeno da desonestidade acadêmica, por meio de relatos de professores e alunos, elencando quatro metacategorias: significado e percepção do fenômeno-não, causas, consequências e formas de combate, que por sua vez geraram outras sete categorias. Implicações práticas: são discutidas possíveis causas e implicações do plágio, bem como formas de combater ou mitigar o impacto desses atos nos programas de ensino de Administração de Empresas, fomentando o debate sobre essas práticas deletérias no contexto acadêmico. Originalidade/valor: o trabalho destaca indícios de condutas desonestas na academia, que por vezes passam despercebidas por diversos programas de pós-graduação stricto sensu em gestão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: the main objective of this study is to analyze the meanings and perceptions of graduate program students (master’s and doctoral students) in Business Administration, as well as professors of graduate programs (PPGs) from different institutions, in relation to possible practices of dishonest behavior and plagiarism in the academic context. It highlights the causes, consequences and meanings of possible practices of dishonest behavior and plagiarism in the academic context, using the theoretical framework of possible reasons for plagiarism and dishonest behavior in this context. Design/methodology/approach: the perceptions of 28 professors and students were analyzed, extracted from semi-structured interviews and questionnaires, and later analyzed using Flores’ categorical analysis, in which the qualitative data were reduced, categorized, and coded, capturing the relevant meanings. Findings: the study highlights the phenomenon of academic dishonesty through reports from professors and students, listing four metacategories: meaning and perception of the phenomenon, causes, consequences and forms of combat, which in turn generated seven other categories. ractical implications: Ppossible causes and implications of plagiarism are discussed, as well as ways to combat or mitigate the impact of these acts in Business Administration teaching programs, fostering the debate about these deleterious practices in the academic context. Originality/value: the paper highlights evidence of dishonest behavior in the academy, which is sometimes overlooked by several stricto sensu management postgraduate programs.
  • A adoção de ferramentas tecnológicas em projetos de auditoria contínua Original Article

    Andrade, Augusto Cezar Romeiro de; Penha, Renato; Silva, Luciano Ferreira da; Bizarrias, Flavio Santino; Kniess, Claudia Terezinha

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Apresentar um modelo conceitual para adoção de ferramentas tecnológicas em projetos de auditoria contínua. Metodologia: Esta pesquisa está constituída em uma perspectiva de abordagem qualitativa com natureza descritiva, dividida em duas fases. Na primeira fase foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura com foco nas ferramentas tecnológicas e Projetos de Auditoria Contínua e, na segunda fase, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da realização de entrevistas de profundidade com profissionais relacionados ao tema. Limitações/implicações da pesquisa: O estudo limita-se a identificar as ferramentas tecnológicas em Projetos de Auditoria Contínua. Resultados: Os resultados apontaram os principais benefícios e desafios encontrados na adoção de ferramentas tecnológicas em Projetos de Auditoria Contínua. Os resultados apontaram os nove fatores principais, dentre eles, os elementos habilitadores para a adoção de ferramentas tecnológicas em Projetos de Auditoria Contínua. Originalidade: Apesar das ferramentas tecnológicas existentes, ainda é incipiente na literatura pesquisada identificar os desafios e as barreiras enfrentados pelas organizações para apoio nos projetos de Projetos de Auditoria Contínua. Implicações práticas: Esta pesquisa oferece um modelo conceitual como instrumento norteador para a adoção de ferramentas tecnológicas em Projetos de Auditoria Contínua para as organizações inseridas em um contexto de Auditoria Interna. O modelo apresenta os principais elementos habilitadores que garantem o ambiente necessário para o desenvolvimento do projeto aos envolvidos em Projetos de Auditoria Contínua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Present a conceptual model for the adoption of technological tools in continuous audit projects. Design/methodology/approach: This research is constituted from the perspective of a qualitative approach with a descriptive nature, divided into two phases. In the first phase, a Systematic Literature Review was conducted focusing on technological tools and Continuous Audit Projects, in the second phase, field research was conducted through in-depth interviews with professionals related to the theme. Findings: The results indicated the main benefits and challenges encountered in the adoption of technological tools in Continuous Audit Projects. The results pointed out the nine main factors, among them, the enabling elements for the adoption of technological tools in Continuous Audit Projects. Research limitations/implications: The study is limited to identifying the technological tools in Continuous Audit Projects. Originality/Value: Despite the existing technological tools, it is still incipient in the literature researched to identify the challenges and barriers faced by organizations to support the projects of Continuous Audit Projects. Practical implications: This research offers a conceptual model as a guiding instrument for the adoption of technological tools in Continuous Audit Projects for organizations inserted in an Internal Audit context. The model presents the main enabling elements that ensure the environment necessary for the development of the project to those involved in Continuous Audit Projects.
  • Atenção e ceticismo ao greenwashing: análise da influência no comportamento do consumidor Original Article

    Andreoli, Taís Pasquotto; Minciotti, Silvio Augusto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo foi avaliar a influência do greenwashing no comportamento do consumidor, de acordo com os níveis de atenção e de ceticismo envolvidos na recepção e no processamento do estímulo. Método: O método consistiu em uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de um experimento (n=151) com desenho fatorial 2 (atenção ou pré-atenção) x 2 (ceticismo ou não ceticismo), com a apresentação e posterior avaliação de uma peça publicitária fictícia com greenwashing. Resultados: Observou-se que a situação de maior criticidade do consumidor ocorreu com a presença tanto da atenção quanto do ceticismo, sendo o inverso também verdadeiro, ou seja, detectou-se menor criticidade (ou maior vulnerabilidade) do consumidor quando a atenção (pré-atenção) e o ceticismo estavam ausentes. Esses resultados foram encontrados nas três variáveis investigadas: associações verdes, avaliação da imagem e julgamento sobre a prática de greenwashing. Implicações da pesquisa: Tem-se como contribuição não apenas a investigação de construtos pouco explorados, mas também a combinação e o estudo de forma conectada, trazendo à discussão os processos cognitivos envolvidos na recepção, processamento, registro e recuperação de estímulos, em especial em relação ao processo da atenção, e vinculando-os à prática de greenwashing. Implicações gerenciais: As implicações gerenciais podem ser vistas a partir de três perspectivas principais: organização, consumidores e governo, todas relacionadas à importância e à necessidade de maior conscientização. Originalidade/valor: O estudo proporcionou uma compreensão inédita do papel de dois importantes processos cognitivos (atenção e ceticismo) no comportamento do consumidor em reação à prática de greenwashing.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The goal was to assess the influence of greenwashing on consumer behavior, according to the levels of attention and skepticism involved in receiving and processing the stimulus. Design/methodology/approach: The method consisted of a hypothetical-deductive approach, performed through an experiment (n=151) with a 2 (attention or pre-attention) x 2 (skepticism or nonskepticism) factorial design, with the presentation and subsequent evaluation of a fictional advertising image with greenwashing. Findings: It was observed that the situation of greater consumer criticality occurred with the presence of both attention and skepticism, the opposite also being true, that is, lesser criticality (or greater vulnerability) of consumer was detected when both attention (pre-attention) and skepticism were absent. These results were found in the three investigated variables: green associations, image evaluation, and judgment about the greenwashing practice. Research implications: It has, as a contribution, not only the investigation of fairly unexplored constructs but also the combination and study in a connected way, bringing to the discussion the cognitive processes involved in the reception, processing, registration, and recovery of stimuli, especially in relation to the process of attention, and linking them to the practice of greenwashing. Practical implications: Managing implications can be seen from three main perspectives: organization, consumers, and government, all related to the importance and need for greater awareness. Originality/value: The study provided an unprecedented understanding of the role of two important cognitive processes (attention and skepticism) in consumer behavior in reaction to the practice of greenwashing.
  • Modelo relacional para avaliação da comunicação interna e vínculos organizacionais: a importância das relações afetivas e o papel do líder imediato Original Article

    Videira, Denise Pragana

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo – Analisar os fatores relacionados ao processo de comunicação interna que influenciam os vínculos organizacionais (comprometimento, entrincheiramento e consentimento) entre trabalhadores e suas organizações empregadoras. Concepção/metodologia/abordagem – Foram empregados instrumentos de pesquisa qualitativa e quantitativa em um campo amostral formado por quatro organizações de grande porte no Brasil. Os achados emergiram da Análise de Conteúdo, Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Modelagem de Equações Estruturais (MEE). A etapa qualitativa contou com a participação de 23 respondentes. A amostra da etapa quantitativa foi composta por 401 respondentes. Foi desenvolvida uma escala para avaliação sobre a percepção dos trabalhadores sobre os processos comunicacionais. Descobertas – Comprovou-se a relação entre os processos comunicacionais e os vínculos organizacionais. A comunicação do líder imediato demonstrou ser um fator de grande importância no processo de comunicação interna, assim como a comunicação afetiva, que impacta diretamente o comprometimento e atua sobre a comunicação engajadora, que por sua vez influencia o comprometimento. Observou-se que o vínculo do consentimento, pela dimensão subordinação, impacta diretamente o comprometimento, porém de forma negativa. Originalidade/valor – O estudo entrega ao campo da comunicação organizacional a ECOI (Escala de Comunicação Organizacional Interna) e abre caminho para aprofundar o debate, ainda incipiente, sobre as formas de interação das organizações com seus empregados que resultaram dos novos modelos de gestão, contratos trabalhistas, além do propósito e valores organizacionais, a partir das mudanças trazidas pela crise sanitária da Covid-19.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose – To analyze the factors related to the internal communication process that influence the organizational bonds (commitment, entrenchment, and consent) between workers and their employing organizations. Design/methodology/approach – Qualitative and quantitative research instruments were employed in a sample field consisting of four large organizations in Brazil. Findings emerged from Content Analysis, Exploratory Factor Analysis (EFA) and Structural Equation Modelling (SEM).The qualitative phase involved the participation of 23 respondents. The quantitative phase sample comprised 401 respondents. A scale was developed to assess workers’ perceptions of communication processes. Findings – A relationship between communication processes and organizational bonds was confirmed. Immediate leader communication proved to be a highly significant factor in the internal communication process, as well as affective communication, which directly impacts commitment and acts on engaging communication, which in turn influences commitment. It was observed that the consent bond, through the subordination, directly impacts commitment, albeit in a negative manner. Originality/value – The study contributes to the field of organizational communication by introducing the IOCS (Internal Organizational Communication Scale) and paves the way to further the still nascent debate on the forms of interaction between organizations and their employees resulting from new management models, labor contracts, as well as organizational value and purposes, stemming from the changes brought about by the Covid-19 heath crisis.
  • Barreiras na institucionalização do balanced scorecard em uma unidade do exército brasileiro Original Article

    Lisboa, Sidnei de Moura; Diehl, Carlos Alberto; Benin, Maicon Manoel; Marquezan, Luiz Henrique Figueira; Pessin, Rafael Luis

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Baseado no modelo de Kasurinen (2002), este estudo tem como objetivo analisar as barreiras no processo de institucionalização do BSC em uma unidade do Exército Brasileiro, discutindo seus principais fatores de influência. Desenho/metodologia/abordagem: Trata-se de um Estudo de caso, com abordagem descritiva. A coleta de evidências se deu por meio de entrevista, questionário, análise de documentos e observação. Resultados: O estudo mapeou cinco barreiras no projeto: falta de patrocínio da alta gestão; cultura organizacional; medo de exposição das pessoas; falta de capacitação; e, falta de integração dos sistemas. Devido à estrutura de poder neste tipo de organização, a barreira ligada à falta de apoio da gestão exerceu a principal influência no processo. Originalidade/valor: A pesquisa contribuiu ao discutir os processos de implementação e institucionalização de ferramentas de controle de gestão e as possíveis barreiras encontradas em organizações públicas. Ademais, discutiu como as características organizacionais podem influenciar o processo, fornecendo fatores que os gestores públicos devem considerar na formulação de projetos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Based on Kasurinen’s model (2002), this study aims to analyze the barriers in the BSC institutionalization process in a Brazilian Army unit, discussing its main influencing factors. Design/methodology/approach: It is a case study with a descriptive approach. The collection of evidence was conducted through interviews, questionnaires, document analysis, and observation. Findings: The study mapped five barriers in the project: lack of top management sponsorship; organizational culture; fear of exposure of people; lack of training; and lack of systems integration. Due to the power structure in this type of organization, the barrier linked to the lack of management support exerted the main influence on the process. Originality/value: The research contributed by discussing the processes of implementation and institutionalization of management control tools and the possible barriers found in public organizations. Furthermore, it discussed how organizational characteristics can influence the process, providing factors that public managers should consider when formulating projects.
Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br