Acessibilidade / Reportar erro

Barreiras na institucionalização do balanced scorecard em uma unidade do exército brasileiro

RESUMO

Objetivo:

Baseado no modelo de Kasurinen (2002)Kasurinen, T. (2002). Exploring management accounting change: the case of Balanced Scorecard implementation. Management Accounting Research, 13(3), 323-343. DOI: https://doi.org/10.1006/mare.2002.0191.
https://doi.org/10.1006/mare.2002.0191...
, este estudo tem como objetivo analisar as barreiras no processo de institucionalização do BSC em uma unidade do Exército Brasileiro, discutindo seus principais fatores de influência.

Desenho/metodologia/abordagem:

Trata-se de um Estudo de caso, com abordagem descritiva. A coleta de evidências se deu por meio de entrevista, questionário, análise de documentos e observação.

Resultados:

O estudo mapeou cinco barreiras no projeto: falta de patrocínio da alta gestão; cultura organizacional; medo de exposição das pessoas; falta de capacitação; e, falta de integração dos sistemas. Devido à estrutura de poder neste tipo de organização, a barreira ligada à falta de apoio da gestão exerceu a principal influência no processo.

Originalidade/valor:

A pesquisa contribuiu ao discutir os processos de implementação e institucionalização de ferramentas de controle de gestão e as possíveis barreiras encontradas em organizações públicas. Ademais, discutiu como as características organizacionais podem influenciar o processo, fornecendo fatores que os gestores públicos devem considerar na formulação de projetos.

Palavras-chave:
Balanced Scorecard ; Barreiras; Exército brasileiro; Organizações públicas

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br