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Revista de Administração da UFSM, Volume: 16, Número: 1, Publicado: 2023
  • Maturidade da cultura de segurança no trabalho em uma fábrica de embalagens plásticas Original Article

    Silva, Mygre Lopes da; Borba, Vinícius dos Santos; Pauletti, Iana Suertegaray; Silva, Rodrigo Abbade da

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: Este estudo tem como objetivo analisar o estágio de maturidade da cultura de segurança no trabalho do setor logístico de uma indústria de embalagens plásticas flexíveis localizada no Sul de Minas Gerais. Pretende-se responder a seguinte questão: Qual o estágio de maturidade da cultura de segurança no trabalho na unidade da organização Alfa? Desenho/metodologia/abordagem: A pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa. O método empregado é o survey, a partir de questionário baseado em de Gonçalves Filho, Andrade e Marinho (2011). A amostra do estudo foi de 32 colaboradores operacionais e três gestores responsáveis pela segurança do trabalho no setor. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, a partir da frequência relativa. Resultados: Observou-se que os fatores informação, comunicação e comprometimento estão no estágio construtivo, no maior nível maturidade de cultura de segurança no trabalho. Os demais fatores estão na fase proativa, transitória ao construtivo. Considera-se que há um sistema de gestão de segurança no trabalho eficiente e uma cultura efetiva de segurança no trabalho. Originalidade/valor: Esta pesquisa buscou contribuir para a discussão sobre a maturidade da cultura de segurança no trabalho, devido à escassez de pesquisas no setor industrial de plásticos. A pesquisa analisa o setor logístico da organização, o setor que apresenta maior incidência de acidentes, permitindo comparações entre a percepção do chão de fábrica e da gestão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aims at analyzing the stage of the safety culture maturity at work in the logistics sector of a flexible plastic packaging company located in the South of Minas Gerais. This research aims to answer the following question: what is the stage of the safety culture maturity at work in Alfa’s organization unit? Design/methodology/approach: The research is characterized as descriptive and quantitative. The method used is the survey, based on a questionnaire developed by Gonçalves Filho, Andrade and Marinho (2011). The study sample consisted of 32 operational employees and three managers responsible for occupational safety in the sector. Data were analyzed using descriptive statistics, based on relative frequency. Findings: It was observed that the information, communication, and commitment factors are in the constructive stage, in the highest maturity level of the safety culture at work. The other factors are in the proactive stage, transitory to the constructive stage. There is an efficient management system for work security and an effective workplace safety culture. Originality/value: This research sought to contribute to the discussion on the maturity of the safety culture at work, due to the scarcity of research in the plastics industrial sector. The research analyzes the organization's logistics sector, the sector that has the highest incidence of accidents, allowing comparisons between the perception of the shop floor and the management.
  • Categorias estéticas: construção e validação da AESCATScale Original Article

    Sobreira, Michelle do Carmo; Silva, Joelma Soares da; Lopes, Luma Louise Sousa; Mota, Marcio de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo centrou-se na elaboração e validação de uma escala de percepção estética organizacional (AESCATScale) para ser usada na compreensão das percepções dos indivíduos sobre a vida organizacional. Metodologia: Para tanto, realizamos revisão bibliográfica, entrevistas exploratórias, aplicação de surveys e técnicas de análise multivariada. A escala foi validada por meio de aplicação com professores de ensino superior Resultados: Nossos resultados consistiram em um modelo de construto multidimensional para percepção da estética organizacional (AESCATScale), com sete dimensões e vinte itens. Conforme a análise, o construto se mostrou consistente e pode ser tomado como base para evoluções posteriores do estudo. Limitações/implicações da pesquisa: Destacamos três limitações peculiares à pesquisa: a) o caráter subjetivo do tema, b) a falta de compreensão de algumas categorias pelos respondentes e c) a amostra utilizada foi escolhida por sua acessibilidade e por ter sido restrita a professores universitários de um único estado do Brasil. Implicações práticas: A AESCATScale pode revelar a lógica sensível subjacente a várias práticas organizacionais no local de trabalho de um ponto de vista sensível. Além disso, pode ser uma ferramenta útil para auxiliar na tomada de decisão de um gerente em situações de mudança. Originalidade/valor: Este estudo apresenta uma abordagem diferenciada para a gestão organizacional que às vezes pode ser perdida devido à sua natureza abstrata. Portanto, apresenta uma ferramenta de pesquisa inovadora que pode ser usada tanto em ambientes corporativos quanto acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The aim of this study focused on the elaboration and validation of an organizational aesthetic perception scale (AESCATScale) to be used in understanding individuals’ perceptions of organizational life. Design/methodology/approach: We carried out a literature review, exploratory interviews, two separate surveys, and multivariate analyses. The scale was validated through an application with a large sample of college professors. Findings: Our outcomes consisted of a multidimensional construct model for the perception of organizational aesthetics (AESCATScale), with seven dimensions and 20 items. According to our analysis, the organizational aesthetics construct is consistent and may be the basis for future studies on the subject. Research limitations/implications: We highlight three peculiar limitations to the research: a) the subjective nature of the theme, b) the lack of comprehension of some categories by respondents and c) the sample used was chosen for its accessibility and to have been restricted to college professors of a single state in Brazil. Practical implications: The AESCATScale may reveal the sensitive logic underlying several organizational practices in the workplace based on a sensitive point of view. Also, it can be a valuable tool to aid in a manager’s decision-making in situations of change. Originality/value: This study introduces a differentiated approach to organizational management that can sometimes be missed due to its abstract nature. Therefore, it introduces a novelty research tool that can be used in corporate and academic environments.
  • Gestão de carreiras na era digital: um estudo sobre competências dos pt e práticas adotadas na gestão de profissionais da área de TI Original Article

    Macedo, Renato Reis de; Veloso, Elza Fátima Rosa; Pinsky, Vanessa; Trevisan, Leonardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: pesquisa busca identificar as principais competências e práticas de gestão de carreira aplicadas por líderes de grandes organizações prestadoras de serviços de TI, destacando-as em graus de relevância para orientação de carreira para equipes técnicas entre as Gerações X e Y coexistindo na Era Digital. Adicionalmente, a pesquisa fatora a transformação nas relações no ambiente de trabalho, convertidas por completo para o modelo remoto, além da aceleração digital causada pela pandemia do coronavírus no Brasil em 2020. Metodologia: a pesquisa foi realizada com metodologia qualitativa, com entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado, retratando as experiências das principais lideranças, Resultados: destacam-se como competências relevantes: importância do papel do gestor quanto à orientação de carreiras, habilidades de gestão de expectativas geracionais, estilo de liderança orientado para o trabalhador do conhecimento, além de aspectos afiliativos na relação aos funcionários. Quanto às práticas de gestão, destaque-se: diagnóstico de capacitação, comunicação frequente, promoção de talentos com alto potencial, adaptação dos planos de carreira, adoção de um processo de coaching diferenciado para cada geração e, incentivo ao protagonismo do funcionário no processo de planejamento de carreira. Limitações de pesquisa: o estudo apresenta limitações quanto ao perfil de empresas com limitação de instrumentos relacionados à metodologia de gestão de recursos humanos, ferramentas apropriadas para desenvolvimento de pessoas, ou suporte interno para desenvolvimento de talentos e maturidade de processos mínima para gestores de carreiras que contam com Tecnologia de Informação como orientação de negócios no Brasil. Originalidade: contribuição significativa quanto a gestão de carreiras em ambiente de trabalho remoto entre 2 gerações coexistindo durante um período de aceleração digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: this research seeks to identify the main competencies and career management practices applied by leaders of large IT services organizations, highlighting them in degrees of relevance for career guidance for technical teams between Generations X and Y coexisting in the Digital Age. Additionally, the research factors a major transformation in the work relationships environment, turning to the full remote mode, besides the digital acceleration caused by the coronavirus pandemic in Brazil during 2020. Design/Methodology/approach: the research was carried out with a qualitative methodology, with in-depth interviews with a semi-structured script, portraying the experiences of top leaders. Findings: highlights as relevant competencies: the importance of the manager's role as to career guidance, management skills of generational expectations, leadership style oriented to the knowledge worker, besides the affiliative aspects in the relationship with the employees. As for management practices, highlights: training diagnostic, frequent communication, promotion of talents with high potential, adaptation of career plans, adoption of a differentiated coaching process for each generation and, above all, encouragement of the employee's protagonism throughout the career planning process. Research limitations: the study has limitations regarding companies’ profiles with restricted instruments related to human resources’ methodologies, proper people’s development tools, or internal support developing talent and minimum maturity processes for managers leading career development counting with Information Technology business orientation in Brazil. Originality/value: significant contribution regarding career management in a remote work environment with 2 generations co-existing in an accelerated digitalization season.
  • Um modelo de benchmarking de gestão de processos para instituições de ensino superior Original Article

    Mendonça, Matheus de Melo; Carmo, Breno Barros Telles do; Queiroz, José Eric da Silva; Barreto, Lívia Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Esta pesquisa apresenta um modelo participativo de benchmarking multicritério capaz de classificar as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em três níveis de maturidade de gestão de processos. Desenho/metodologia/abordagem: A pesquisa foi conduzida em três estágios: (i) construção do modelo de avaliação utilizando a técnica Delphi, (ii) coleta de dados através de um processo de autoavaliação, e (iii) classificação das IFES utilizando o PROMSORT. Resultados: Os resultados mostraram que, independentemente da adoção de uma perspectiva otimista ou pessimista, a maioria das IFES (51,6% na perspectiva otimista e 54,8% na pessimista) foram classificadas como regulares. Também é notável que aproximadamente 80% das IFES participantes da pesquisa mantiveram suas classificações na análise de sensibilidade. Entre as seis alternativas que apresentaram variações de classificação, apenas três variaram significativamente, confirmando os resultados obtidos em termos de estabilidade. Limitações/implicações da pesquisa: O uso de uma abordagem participativa promove uma referência consistente em termos de indicadores e métricas para medir o desempenho. Implicações práticas: O PROMSORT proporcionou flexibilidade ao modelo, uma vez que é possível modificar os parâmetros e limiares a fim de ajustar o rigor do modelo. Originalidade/valor: Desenvolvimento de um modelo através do qual as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) podem avaliar continuamente seu nível de maturidade em gestão de processos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This research presents a multicriteria benchmarking participatory model able to classify Federal Higher Education Institutions (FHEIs) into three levels of process management maturity. Design/methodology/approach: The research was conducted into three stages: (i) assessment model development using the Delphi technique, (ii) data collection through a self-assessment process, and (iii) classification of the FHEIs using PROMSORT. Findings: The results showed that, regardless of the adoption of an optimistic or pessimistic perspective, most FHEIs (51.6% in the optimistic perspective and 54.8% in the pessimistic one) were classified as regular. It is also noteworthy that approximately 80% of the research participating FHEIs maintained their classifications in the sensitivity analysis. Among the six alternatives that presented classification variations, only three varied significantly, confirming the results obtained stability. Research limitations/implications: The use of a participatory approach promotes a consistent benchmark in terms of indicators and metrics to measure performances. Practical implications: PROMSORT provided flexibility to the model, since it is possible to modify the parameters and thresholds in order to adjust the model strictness. Originality/value: The development of a model through which the Federal Higher Education Institutions (FHEIs) can be continually evaluate their process management maturity level.
  • Racismo contra imigrantes no Brasil: uma análise crítica do discurso dos empregadores Original Article

    Antunes, Camila Veloso; Carvelho Neto, Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: Este artigo investiga as representações discursivas relacionadas ao racismo de empregadores e gestores de recursos humanos brasileiros sobre trabalhadores imigrantes contratados. Abordagem teórica: A teoria sócio-cognitiva proposta por Van Dijk é apresentada juntamente com estudos sobre as representações discursivas dos imigrantes. Metodologia: A pesquisa qualitativa utilizou entrevistas semiestruturadas com 12 empregadores nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. A análise dos dados baseou-se na análise crítica do discurso (ACD), na abordagem sociocognitiva de Van Dijk. Constatações: A pesquisa mostrou que o discurso dos empregadores parte do pressuposto de que os trabalhadores imigrantes: i) são mais eficientes do que os brasileiros; ii) se sujeitam a qualquer tipo de trabalho; iii) se destinam a trabalho não qualificado e árduo; iv) ameaçam os brasileiros (diferentes identidades culturais; diferentes valores comunitários; podem ser criminosos; são propagadores de doenças); e v) são um fardo econômico. O discurso do empregador brasileiro mantém e perpetua todas as características do ideário racista e dificulta o ingresso de imigrantes no mercado de trabalho brasileiro, forjando práticas de dominação que favorecem a desigualdade social. Originalidade: Este estudo contribui para alargar o âmbito de análise da ACD na investigação de empregadores e imigrantes. Também dialoga e contribui com a literatura brasileira sobre ACD ao adotar especificamente a abordagem sociocognitiva de Van Dijk em vez de Fairclough, mais comumente utilizada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This article investigates the discursive representations related to racism of Brazilian employers and human resource managers on hired immigrant workers. Theoretical framework: The socio-cognitive theory proposed by Van Dijk is presented together with studies on discursive representations of immigrants. Methodology: The qualitative research used semi-structured interviews with 12 employers in the cities of São Paulo, Belo Horizonte and Porto Alegre. Data analysis was based on critical discourse analysis (CDA), on Van Dijk's socio cognitive approach. Results: The research showed that the employers' discourse is based on the assumptions that the immigrant workers: i) are more efficient than Brazilians; ii) subject themselves to any kind of work; iii) are destined for unqualified and hard work; iv) threaten Brazilians (different cultural identities; different community values; may be criminals; are disease spreaders); and v) are an economic burden. The Brazilian employer´s discourse maintains and perpetuates all the characteristics of the racist ideology and makes it difficult for immigrants to enter the Brazilian labour market, forging domination practices that favour social inequality. Originality: This study contributes to broaden the CDA scope of analysis when investigating employers and immigrants. It also dialogues and contributes to the literature in Brazil on CDA by specifically adopting Van Dijk's socio cognitive approach instead of the more adopted Fairclough perspective.
  • Como as áreas verdes urbanas influenciam diferentes dimensões do comportamento sustentável Original Article

    Ferraz, Leonardo; Petroni, Liége Mariel; Santos, Emerson Gomes dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A alternativa de consumo sustentável é proposta para mudar a demanda e a produção excessiva que agravam os problemas ambientais. No entanto, traduzir preocupações ecossistêmicas em atitudes sustentáveis é um desafio bem conhecido. Este estudo analisa a hipótese de uma correlação positiva entre a frequência com que as pessoas visitam áreas verdes urbanas e sua percepção de consumo sustentável. Metodologia: Baseado na teoria de resposta ao item não paramétrica (NIRT) e modelos de regressão logística. Resultados: A hipótese foi parcialmente confirmada. Implicações: A importância das áreas verdes urbanas e seu potencial para estimular o consumo sustentável reforça a necessidade dos governos desenvolverem programas de educação ambiental que incluam incentivos à visitação de parques públicos e enfatizem a redução da degradação ambiental. Originalidade: Esta pesquisa contribui (i) para apresentar a importância das áreas verdes urbanas para mudar o comportamento dos indivíduos em relação ao consumo sustentável e (ii) testar como as áreas verdes urbanas influenciam diferentes dimensões do comportamento sustentável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The alternative of sustainable consumption is proposed to change the excessive demand and production that aggravate environmental problems. However, translating ecosystems concerns into sustainable attitudes is a well-known challenge. This study analyzes the hypothesis of a positive correlation between how often people visit urban green areas and their perception of sustainable consumption Design/methodology/approach: Based on the nonparametric item response theory (NIRT) and logistic regression models. Findings: The hypothesis was partially confirmed. Implications: The importance of urban green areas and their potential to encourage sustainable consumption reinforces the need for governments to develop environmental education programs that include incentives to visit public parks and emphasize the reduction of environmental degradation. Originality/value: This research contributes (i) to present the importance of urban green areas to change the individuals’ behavior toward sustainable consumption and (ii) to test how urban green areas influence different dimensions of sustainable behavior.
  • Crowdsourced employer branding: uma análise a partir da plataforma glassdoor Original Article

    Penz, Daniel; Almeida, Mathias Picollo de; Amorim, Bianca Costa; Cembranel, Priscila; Rolt, Carlos Roberto de

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: O presente estudo tem como objetivo avaliar os aspectos de clima e cultura organizacional a partir das contribuições voluntárias publicadas na plataforma de Crowdsourced Employer Branding Glassdoor. Desenho/metodologia: Metodologicamente trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva longitudinal retrospectiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, cuja coleta se deu por meio de procedimento técnico de levantamento com análise interpretativa das afirmações dos usuários do Glassdoor. A amostra foi composta por 5 empresas do setor tecnológico localizadas na cidade de Florianópolis-SC, que teve caráter prático, Constatações: O estudo investiga a cultura organizacional a partir das observações obtidas no Glassdoor, verificar a diferença de médias entre a Cultura e a Nota Geral das empresas observadas, a percepção de clima a partir das manifestações a favor ou contra as práticas da organização e relacionar a cultura e o clima organizacional da amostra estudada. Originalidade/valor: Teoricamente, o estudo aponta as possibilidades de avaliar o clima e cultura organizacional por meio de plataformas de Crowdsourced Employer Branding e que o fator “cultura” é determinante para a avaliação positiva ou negativa de uma empresa. Em relação às contribuições práticas, percebe-se que o estudo contribui com a decisão de candidatos frente as empresas para trabalhar. Além disso, traz a importância de as empresas desenvolverem uma boa cultura e manterem um bom clima organizacional. Tendo em vista que essas informações estão acessíveis para as pessoas na internet.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The present study aims to evaluate the aspects of organizational climate and culture from the voluntary contributions published in the Crowdsourced Employer Branding Glassdoor. Design/methodology: Methodologically, this is an applied, descriptive longitudinal retrospective research, with a quantitative and qualitative approach to data, whose collection took place by means of a technical survey procedure with interpretative analysis of Glassdoor users' statements. The sample was composed of 5 companies from the technological sector located in the city of Florianópolis-SC. Findings: The study investigates the organizational culture from the observations obtained on Glassdoor, verify the difference in averages between Culture and General Note of the companies observed, the perception of climate from the manifestations in favor or against the practices of the organization and relate the culture and organizational climate of the sample studied. Originality/value: Theoretically, the study points out the possibilities of evaluating the organizational climate and culture through Crowdsourced Employer Branding platforms and that the "culture" factor is a determining factor for the positive or negative evaluation of a company. In relation to practical contributions, it can be seen that the study contributes to the decision of candidates about which companies to work for. In addition, it brings the importance of companies developing a good culture and maintaining a good organizational climate. Considering that this information is accessible to people on the internet.
  • A influência dos produtos de moda verdes no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12 para mestrandos e doutorandos Original Article

    Valenga, Ana Carolina Velozo; Stefani, Silvio Roberto; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Chiusoli, Cláudio Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A Agenda 2030, incentiva a produção e o consumo sustentáveis, por meio do ODS12. Nesse caso, o presente estudo teve como objetivo analisar a forma como mestrandos e doutorandos consomem produtos de moda, qual sua concepção sobre produtos da economia circular e como esse comportamento pode contribuir para o alcance do ODS12. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa com instrumento de coleta de dados baseado em questionários, examinados por meio do teste não paramétrico qui-quadrado para verificar a existência de relação entre as variáveis segundo o sexo. Descobertas: Identificou-se que o desconhecimento da sociedade e dos estudantes sobre o assunto e o preço dos produtos verdes é o principal desafio enfrentado pela CE. Além disso, a redução da poluição e do desperdício foi apontada pelos participantes como um dos principais influenciadores do consumo de produtos verdes. Quanto ao conhecimento da Agenda 2030 e dos ODS, 91,18% demonstraram conhecimento. 37,3% dos entrevistados não estão dispostos a pagar mais pela compra de produtos verdes. Implicações da pesquisa: Este estudo contribui para a literatura ao estender informações sobre sustentabilidade e consumo e ODS12 em alunos de IES, focando especificamente em mestrandos e doutorandos. Implicações práticas: Pesquisas sobre percepções e práticas de consumo de produtos verdes são importantes e podem contribuir para a conscientização de estudantes do ensino superior e contribuir para o alcance do ODS12. Originalidade: Este é um estudo inovador que pode servir como modelo de agenda de pesquisa para outras IES e contribuir para a Agenda 2030 ODS12.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Agenda 2030 encourages sustainable production and consumption through the SDG 12. In this case, the objective of the present study was to analyze how masters and doctoral students consume fashion products, what their conception about products of the circular economy and how this behavior can contribute to the reach of the SDG 12. Metodology: This is a descriptive and quantitative research with a data collection instrument based on questionnaires, examined using the non-parametric chi-square test to verify the existence of a relationship between the variables according to gender. Discoveries: Identified that the lack of knowledge of society and students about the subject and price of green products is the main challenge the CE faces. In addition, the reduction of pollution and waste was pointed out by the participants as one of the main influencers in the green products consumption. Regarding the knowledge of Agenda 2030 and SDGs, 91.18% demonstrated knowledge. 37.3% of the respondents are not willing to pay more for the purchase of green products. Research implications: This study contributes to the literature by extending information on sustainability and consumption and SDG12 in IHE students, focusing specifically on masters and doctoral students. Practical implications: Studies on perceptions and practices of green product consumption is important and can contribute to the awareness of higher education students and contribute to the achievement of the SDG12. Originality: This is an innovative study that can serve as a research agenda model for other IHEs and contribute to Agenda 2030 SDG12.
  • Economia circular e objetivos de desenvolvimento sustentável: principais tendências de pesquisa Original Article

    Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da; Cohen, Marcos; Campos, Waleska Yone Yamakawa Zavatti; Ávila, Lucas Veiga; Rodrigues, Maria Carolina Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: este trabalho objetivou analisar a literatura científica relacionada à Economia Circular (EC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) com vistas a identificar suas principais tendências de pesquisa. Design/metodologia/abordagem: Para tanto, foi aplicada análise bibliométrica e cientométrica da produção científica indexada na base de dados Web of Science. A análise cientométrica foi realizada com auxílio do software CiteSpace, um dos mais influentes softwares de rede da atualidade. Resultados: Os resultados apontam tendências e desafios para a evolução da pesquisa de sustentabilidade baseada nos aspectos da Agenda 2030 e da Economia Circular. Em particular, as tendências envolvem grande avanço do número de publicações e de citações, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade das categorias de pesquisa, rede densa de pesquisa entre países, análise de cocitação de autores, rede de principais palavras-chave, identificação de palavras-chave com explosão de citações e sua distribuição em linhas do tempo, e, por fim, classificação dos estudos em cluster temáticos. Implicações práticas: A implicação do estudo é dupla: apoiará o desenvolvimento da sustentabilidade baseada nos 17 ODS, tendo na economia circular uma das áreas em crescimento e desenvolvimento das soluções para a sustentabilidade, e auxiliará no direcionamento da superação de lacunas temáticas. Originalidade/valor: Este estudo é o primeiro de que temos conhecimento a realizar análise cientométrica e bibliométrica alinhando os dois temas, EC e ODS. Assim, contribuímos com a literatura ao desvendar as principais tendências do campo e identificar direções de pesquisa, o que é particularmente útil em temáticas novas e desafiadoras para a comunidade acadêmica e para gestores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This work aimed to analyze the scientific literature related to the Circular Economy (CE) and the Sustainable Development Goals (SDGs) to identify its main research trends. Design/methodology/approach: For this purpose, bibliometric and scientometric analysis of the scientific production indexed in the Web of Science database was applied. The scientometric analysis was performed using the CiteSpace software, one of the most influential network software currently. Findings: The results point out trends and challenges for the evolution of sustainability research based on aspects of the 2030 Agenda and the Circular Economy. In particular, trends involve great advances in the number of publications and citations, interdisciplinarity and multidisciplinarity of research categories, dense research network between countries, author co-citation analysis, network of main keywords, identification of keywords with citation burst and their distribution in timelines, and, finally, classification of studies in thematic clusters. Practical implications: The implication of the study is twofold: it will support the development of sustainability based on the 17 SDGs, with the circular economy being one of the areas in growth and development of solutions for sustainability, and it will help guide the overcoming of thematic gaps. Originality/value: This study is the first one that we are aware of to carry out a scientometric and bibliometric analysis aligning the two themes, CE and SDGs. Thus, we contribute to the literature by unveiling the main trends in the field and identifying research directions, which is particularly useful in new and challenging themes for the academic community and for managers.
  • Justiça organizacional e desempenho de tarefas: um estudo entre diferentes atividades e cargos no setor de justiça Original Article

    Santos, Edicreia Andrade dos; Venturini, Lauren Dal Bem; Sallaberry, Jonatas Dutra; Klein, Luciana; Flach, Leonardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo analisa os efeitos da justiça organizacional no desempenho das tarefas do setor de justiça, segmentados pelo tipo de atividade e cargo. Desenho/metodologia/abordagem: Aplicou-se a análise por equações estruturais a uma amostra de 474 funcionários do Ministério Público. Resultados: Foi descoberto um efeito direto e positivo da justiça distributiva e da justiça interacional no desempenho da tarefa. No entanto, os aspectos da justiça processual não têm uma relação significativa com o desempenho da tarefa. O desempenho das atividades meio ou administrativas é influenciado positivamente pela justiça interacional enquanto o servidor em atividade finalística pela justiça distributiva. Quanto aos cargos, a dimensão interacional tem uma magnitude significativa no cargo de analista, enquanto a justiça distributiva e processual afetam o desempenho dos cargos de técnico. Implicações práticas: Esses achados proporcionam uma compreensão de como as organizações podem construir sua estrutura organizacional entre atividades intermediárias e finais, com vistas a aumentar a percepção de justiça de seus servidores e, consequentemente, melhorar o desempenho das atividades. Originalidade: O artigo explora de forma inédita a percepção de justiça organizacional em distintas funções laborais - a atividade fim e a atividade meio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study analyzes the effects of organizational justice on the performance of tasks in the justice sector, divided by activity and position. Design/methodology/approach: We applied structural equations to a sample of 474 employees of the Public Prosecutor. Findings: A direct and positive effect of distributive justice and interactional justice on task performance was discovered. However, aspects of procedural justice do not have a significant relationship with task performance. The performance of non-core activities is positively influenced by interactional justice and the final activity by distributive justice. As for the positions, the interactional dimension has a significant magnitude in the position of analyst, while the distributive and procedural justice affect the performance of the technician's positions. Practical implications: These findings provide an understanding of how organizations can build their organizational structure between middle and end activities, to increase the perception of justice of their servers, and consequently improving the performance of activities. Originality: The article explores in an unprecedented way the perception of organizational justice in different work functions - the core activity and the non-core activity.
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