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Revista de Administração da UFSM, Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2022
  • OS EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS Articles

    Avelar, Ewerton Alex; Orefici, Jacqueline Braga Paiva; Borges, Sergio Louro; Campos, Octávio Valente; Ferreira, Priscila Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo da pesquisa apresentada neste artigo foi analisar os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o desempenho econômico-financeiro das companhias abertas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3) em 2020. Design/metodologia/abordagem Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva. A amostra consistiu em companhias abertas brasileiras, sendo que seus dados trimestrais de 2019 e 2020 foram coletados da Plataforma Economática® e da B3. Para a análise, foram usadas as seguintes técnicas: análise de conteúdo, estatística descritiva, teste de Kolmogorov-Smirnov, coeficiente de correlação de Kendall, teste de Kruskal-Wallis, teste de Wilcoxon e regressão múltipla. Resultados A análise dos dados indicou os efeitos esperados no desempenho econômico-financeiro das companhias nos dois primeiros trimestres de 2020: (1) redução do valor de mercado e da rentabilidade; e (2) aumento dos ciclos de atividades e do endividamento. Nos trimestres seguintes, verificou-se uma reversão desses efeitos, mas que foram sentidos de diferentes formas pelas empresas dos diversos setores. Originalidade/valor O estudo contribui para a literatura sobre finanças corporativas em diferentes aspectos: (a) apresenta uma ampla análise dos efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as diferentes dimensões econômico-financeiras das companhias; (b) discute não apenas os efeitos da pandemia, mas também as reações das empresas e implicações econômico-financeiras dessas reações; (c) analisa informações externas e internas às empresas para subsidiar as conclusões; e (d) enfocam-se todos os trimestres do ano de 2020, analisando a evolução da pandemia ao longo do período.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The study aimed at analyzing the effects of the COVID-19 pandemic on the financial performance of Brazilian public companies listed on Brasil, Bolsa, Balcão (B3) in 2020. Design/methodology/approach It is a quantitative and descriptive research. A final sample of the study consisted of 158 companies that simultaneously provided the quarterly data of interest (economic-financial and operational) on both the B3 website and the Economática® Platform, from 2019 to 2020. In order to analyze data, we employ the following techniques: content analysis, descriptive statistics, Kolmogorov-Smirnov test, Kendall correlation coefficient, Kruskal-Wallis test, Wilcoxon test and multiple regression. Findings The results indicated the expected effects on the companies’ financial performance in the first two quarters of 2020: (1) reduction in market value and profitability; and (2) increase in activity cycles and indebtedness. In the following quarters, there was a reversal of these effects, with different proportions for companies in different sectors. Originality/value It contributes to the literature on corporate finance in different aspects: (a) it presents a broad analysis of the effects of the COVID-19 pandemic on the different economic and financial dimensions of companies from different sectors; (b) discusses not only the effects of the pandemic, but also the reactions of companies and the economic and financial implications of these reactions; (c) analyzes external and internal information to companies to support conclusions; and (d) as it covers all quarters of 2020, it makes it possible to analyze the evolution of the impacts of the pandemic over the period.
  • COOPERATIVISMO AGROINDUSTRIAL: DESAFIOS GERENCIAIS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES Articles

    Oliveira Junior, Osmar de Paula de; Wander, Alcido Elenor

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo/finalidade: Descrever os desafios gerenciais enfrentados pelas cooperativas agroindustriais, bem como elencar as principais soluções que podem ser adotadas com vistas à superação de tais gargalos. Desenho/metodologia/abordagem: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, com um protocolo de pesquisa baseado no “Methodi Ordinatio” (Pagani et al., 2015) para a seleção dos artigos relevantes. O estudo abrangeu os aspectos gestão e administração de cooperativas agroindustriais, gestão social, gestão de riscos no agronegócio, gestão estratégica no agronegócio, cooperativas da nova geração, gestão cooperativa, governança cooperativa e desafios ao cooperativismo. Resultados: A conciliação eficiente da agenda social e econômica das cooperativas exige a profissionalização da gestão. A cooperativa deve adotar um conjunto de boas práticas de gestão e governança e um posicionamento estratégico que garanta uma posição competitiva, frente às empresas privadas. As ferramentas de gestão central identificadas são separação entre controle e propriedade, gestão estratégica, alianças e parcerias estratégicas, gestão de marcas, adesão restrita, gestão social, autofinanciamento e gestão de riscos, existindo inúmeras outras opções gerenciais disponíveis. Os principais obstáculos são o ambiente conservador e a necessidade de atualização dos princípios doutrinários do cooperativismo, impedimentos à modernização da gestão das cooperativas agropecuárias brasileiras. Originalidade/valor: O trabalho identifica aspectos relacionados ao ambiente conservador e a necessidade de atualização dos princípios cooperativistas, que no conjunto representam entraves à modernização da gestão das cooperativas agrícolas brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose/objective: To describe the managerial challenges agricultural cooperatives face and list the leading solutions that can be adopted to overcome such bottlenecks. Design/methodology/approach: A systematic literature review was done, with a research protocol based on “Methodi Ordinatio” (Pagani et al., 2015) to select relevant papers. The study covered aspects of management and administration of agro-industrial cooperatives, social management, risk management in agribusiness, strategic management in agribusiness, new generation cooperatives, cooperative management, cooperative governance and challenges to the cooperative system. Findings: Efficient conciliation of cooperatives’ social and economic agenda requires management professionalization. The cooperative must adopt a series of good management and governance practices and a strategic positioning that guarantees a competitive position, putting it on an equal footing with private firms. The central management tools identified are separation between control and ownership, strategic management, strategic alliances and partnerships, management branding, restricted membership, social management, self-financing and risk management, with numerous other management options available. The main obstacles are the conservative environment and the need to update cooperative doctrinal principles, impediments to modernizing Brazilian agricultural cooperatives’ management. Originality/value: The paper identifies aspects of a conservative environment and the need to update the cooperative principles that hinder the modernization of the management in Brazilian agricultural cooperatives.
  • DEMOCRACIA, CORRUPÇÃO E LIBERDADES CIVIS: O CONTEXTO NACIONAL INFLUENCIA A DIVULGAÇÃO CORPORATIVA DE CARBONO? Articles

    Pinheiro, Alan Bandeira; Sampaio, Thicia Stela Lima; Rodrigues, Rubens Carlos; Batistella, Ana Julia

    Resumo em Português:

    RESUMO Desenho/metodologia/abordagem: Esta pesquisa analisa a divulgação de carbono de 1328 empresas sediadas em 19 países. O nível de democracia, corrupção e liberdades civis nos países foi medido usando variáveis do banco de dados Varieties of Democracy. Os dados foram analisados por meio de três modelos econométricos. Objetivo: Este trabalho de pesquisa responde à seguinte pergunta: Como o nível de democracia, corrupção e liberdades civis do país afeta a divulgação de carbono? Resultados: Os resultados mostram que a divulgação de carbono das empresas é afetada pelo contexto institucional do país onde a empresa atua. Portanto, em países onde o nível de democracia e controle da corrupção é maior, as empresas estão mais envolvidas na divulgação de carbono. Limitações/implicações da pesquisa: Os achados confirmam a Teoria Institucional, ao reforçar que não apenas o contexto organizacional, mas também o contexto social do país é relevante para a divulgação do carbono. Implicações práticas: Gestores de empresas sediadas em países com maior voz dos cidadãos e menor nível de corrupção devem investir mais recursos para a disseminação do carbono. Nesses países, as empresas estão sob maior pressão dos stakeholders por informações sobre as emissões de carbono. Implicações sociais: Os resultados mostram que os formuladores de políticas podem incorporar mecanismos de proteção para as partes interessadas e não apenas para os acionistas. Os legisladores podem propor penalidades aumentadas e criminalizar práticas corruptas e enriquecimento ilícito de funcionários públicos. Menos poder de voz para os cidadãos e um nível mais alto de corrupção podem reduzir a eficácia das políticas nacionais para o desenvolvimento sustentável. Originalidade/valor: Esta pesquisa, além de avançar os estudos sobre divulgação de carbono em diferentes contextos nacionais, utilizou pela primeira vez a variável de controle de classificação de crédito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Design/methodology/approach: This research analyzes the carbon disclosure of 1328 companies based in 19 countries. The level of democracy, corruption and civil liberties in the countries was measured using variables from the Varieties of Democracy database. The data were analyzed using three econometric models. Purpose: This research paper answers the following question: How does the country level of democracy, corruption and civil liberties affect carbon disclosure? Findings: The results show that the carbon disclosure of companies is affected by the institutional context of the country where the company operates. Therefore, in countries where the level of democracy and control of corruption is higher, companies are more involved in carbon disclosure. Research limitations/implications: The findings confirm the Institutional Theory, by reinforcing that not only the organizational context, but also the social and political context of the country are relevant for the dissemination of carbon. Practical implications: Managers of companies based in countries with a greater voice for citizens and a lower level of corruption should invest more resources for the dissemination of carbon. In these countries, companies are under greater pressure from stakeholders for information on carbon emissions. Social implications: The findings show that policy makers can incorporate protection mechanisms for stakeholders and not just shareholders. Lawmakers can propose increased penalties and criminalized corrupt practices and illicit enrichment of public officials. Less power of voice for citizens and a higher level of corruption can reduce the effectiveness of national policies for sustainable development. Originality/value: This research, in addition to advancing the studies on carbon disclosure in different national contexts, has for the first time used the credit rating control variable.
  • CONECTIVIDADE ENTRE OS MERCADOS ACIONÁRIOS DA AMÉRICA LATINA E DOS EUA NA PRESENÇA DA PANDEMIA DE COVID-19 Articles

    Marschner, Paulo Fernando; Dutra, Vanessa Rabelo; Ceretta, Paulo Sergio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este artigo tem como objetivo revisitar a relação entre os mercados de ações da América Latina e dos Estados Unidos na presença da pandemia de Covid-19. Metodologia A conectividade dinâmica entre esses mercados foi estimada pela implementação do modelo VAR variável no tempo (TVP-VAR) para dados diários de janeiro de 2010 a junho de 2021. Resultados Existem três resultados principais. Em primeiro lugar, embora as repercussões de cada mercado fossem responsáveis pela maior parte de sua variação, as trocas não eram inteiramente independentes umas das outras. Em segundo lugar, os EUA e o Brasil foram os transmissores líquidos de spillovers, enquanto a Argentina e o Chile foram os receptores líquidos. Finalmente, a magnitude dos spillovers líquidos não é alta o suficiente para caracterizar um efeito de contágio. Implicações práticas A inclusão dos mercados de ações latino-americanos no escopo dos estudos da Covid-19 é uma importante contribuição para a literatura que muitas vezes negligencia esses mercados em suas amostras. Originalidade O estudo da conexão entre os mercados na presença da Covid-19 difere da maioria que se concentra exclusivamente no impacto da Covid-19. Compreender a relação entre os mercados da América Latina e dos EUA na presença de uma crise diferente de qualquer outra que tenha ocorrido antes pode ajudar os investidores em suas estratégias de investimento e formuladores de políticas, governos e autoridades monetárias interessados na integração ou desintegração entre os mercados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective This paper aims to revisit the relationship between the Latin American and U.S. stock markets during the Covid-19 pandemic. Methodology The dynamic connectivity between these markets was estimated by implementing the time-varying VAR model (TVP-VAR) for daily data from January 2010 to June 2021. Results There are three main results. First, although spillovers from each market accounted for most of their variance, exchanges were not entirely independent of each other. Second, the U.S. and Brazil were net transmitters of spillovers, while Argentina and Chile were net receivers. Finally, the magnitude of net spillovers is not high enough to characterize a contagion effect. Practical implications The inclusion of Latin American stock markets in the scope of Covid-19 studies is an important contribution to the literature that often neglects Latin American markets in its samples. Originality The study of the connection between markets in the presence of Covid-19 differs from most that focus exclusively on the impact of Covid-19. Understanding the relationship between Latin American and U.S. markets in the presence of a crisis unlike any that has occurred before can help investors in their investment strategies and policymakers, governments, and monetary authorities interested in the integration or disintegration between markets.
  • CRIANDO NEGÓCIOS E CARREIRAS SUSTENTÁVEIS: ANÁLISE DE HISTÓRIAS DE VIDA DE EMPREENDEDORES SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE DE CARREIRA Articles

    Trevisan, Laís Viera; Bandeira, Patrícia Böck; Silva, Eliane Alves da; Scheffer, Angela Beatriz Busato; Pedrozo, Eugênio Ávila

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar de que forma ocorre o processo de construção de carreira de empreendedores sustentáveis na perspectiva teórica de Carreiras Sustentável e como os fatores influentes em suas decisões de carreira estão relacionados às dimensões e características da Carreiras Sustentável. Desenho/metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir da análise das histórias de vida de três empreendedores brasileiros. Posteriormente, os dados foram submetidos à análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti e interpretados a partir das dimensões e características da Carreira Sustentável. Resultados: O estudo corrobora a literatura sobre empreendedorismo, sustentabilidade e carreiras, lançando luz sobre o processo de decisão de carreira de empreendedores sustentáveis a partir dos pressupostos da perspectiva de Carreira Sustentável. Identificou-se a emergência de categorias influentes como dilema desorientador, a importância das dimensões de agência e significado e a coerência da carreira com valores, qualidade de vida e autorrealização. Além disso, o empreendedorismo sustentável parece estar alinhado com os ideais de trabalho decente, permitindo o bem-estar individual, combinando valores de vida e carreira e empregabilidade de longo prazo. Originalidade: A perspectiva de Carreira Sustentável oferece uma perspectiva inovadora, dinâmica e sistêmica para compreender as trajetórias profissionais de empreendedores sustentáveis, considerando seu aprendizado ao longo de sua trajetória, atravessando diferentes espaços sociais, experiências e criações, que lhes permitem aprimorar a adaptabilidade necessária para a sustentabilidade de suas carreiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aimed to analyze how the career-building process of sustainable entrepreneurs occurs from the perspective of sustainable careers and how the influential factors in their career decisions are related to the dimensions and characteristics of sustainable careers. Design/methodology/approach: This is a qualitative study carried out by analyzing three Brazilian entrepreneurs’ life stories. Subsequently, the data were submitted to narrative analysis using the Atlas.ti software and then interpreted using sustainable career’s dimensions and characteristics. Findings: The study corroborates the literature on entrepreneurship, sustainability, and careers, shedding new light on the career decision process of sustainable entrepreneurs from the assumptions of the sustainable career perspective. We identified the emergence of influential categories as a disorienting dilemma, the importance of agency and meaning dimensions and the career coherence with values, quality of life, and self-fulfillment. In addition, sustainable entrepreneurship appears to be in line with the ideals of decent work, allowing for individual well-being, matching life and career values, and long-term employability. Originality: The sustainable career perspective offers an innovative, dynamic, and systemic perspective to understanding the professional trajectories of sustainable entrepreneurs, considering their learning along their trajectory, crossing different social spaces, experiences, and creations, which allow them to improve the adaptability necessary for the sustainability of their careers.
  • O FENÔMENO DA VIRALIZAÇÃO: O CASO DA MODA FEMININA NO BRASIL Articles

    Migliato, Caline Gonçalves; Pinsky, Vanessa C.; González-Aldea, Patricia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Um dos maiores desafios empresariais é entender o fenômeno da viralização, que acontece quando determinados produtos se espalham rapidamente entre os estratos sociais, são adotados pela maioria e perdem força logo em seguida. A importância deste estudo está no impacto econômico da viralização do marketing na moda feminina. O objetivo principal desta pesquisa é compreender como se relacionam os principais fatores responsáveis pela viralização de produtos de moda. Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, baseada no método de estudo de caso setorial. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com especialistas do mercado. A análise de conteúdo foi realizada por meio da técnica de codificação em três níveis (aberta, axial e teórica), com auxílio do software Atlas.TI. Resultados Os principais resultados da pesquisa indicam que a viralização ocorre quando os seguintes fatores estão relacionados: atributos funcionais e emocionais do produto, difusores, comunicação, estratégia de marca e comportamento do consumidor. No caso da moda feminina, a previsão de tendências é importante para o desenvolvimento das coleções. Representa a forma da empresa estar à frente do consumidor e produzir as peças para atender às suas necessidades. Limitações A limitação está relacionada à amostra. Apesar de serem especialistas no setor da moda, por falta de tempo e recursos, os grupos de consumidores não foram incluídos na pesquisa. Originalidade A principal contribuição acadêmica do estudo é a proposição de um modelo teórico que explique o fenômeno da viralização no caso setorial estudado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose One of the biggest business challenges is to understand the phenomenon of viralization, which happens when certain products spread quickly among social strata are adopted by a majority and lose strength shortly afterwards. The importance of this study relies on the rapid economic impact of marketing viralization in women’s fashion. The main objective of this research is to understand how the main factors responsible for the viralization of fashion products are related. Design/methodology/approach This is a qualitative and descriptive research, based on the sectorial case study method. Primary data were collected through in-depth interviews with market experts. Content analysis was performed using the three-level coding technique (open, axial, and theoretical), with the help of Atlas.TI software. Findings The main results of the research indicate that viralization occurs when the following factors are related: functional and emotional attributes of the product, diffusers, communication, brand strategy, and consumer behavior. In the case of women’s fashion, forecasting trends is important for the development of collections. It represents the company’s way of being ahead of the consumer and producing the parts to meet their needs. Research limitations/implications One research limit is related to the sample. Although they were specialists in the fashion sector, due to lack of time and resources, consumer groups were not included in the research. Originality/value The main academic contribution of the study is the proposition of a theoretical model that explains the phenomenon of viralization in the sectoral case studied.
  • A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM UMA CULTURA DE LEAN MANUFATURING Articles

    Trentin, Luciano; Tontini, Gérson

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este artigo tem como objetivo avaliar a percepção da influência das práticas de gestão de pessoas no processo de implantação de uma cultura de manufatura enxuta. Design/metodologia/abordagem A amostra foi composta por 303 respondentes de cinco empresas têxteis localizadas na região sul do Brasil, sendo coletados por acessibilidade e conveniência. A análise de regressão múltipla foi utilizada para tratamento e análise dos dados. Resultados Como resultado, a pesquisa mostrou que as práticas de gestão de pessoas (recrutamento e seleção, retenção de talentos, desenvolvimento de pessoas e ambiente de trabalho) influenciam a implantação da manufatura enxuta nas organizações. Em contrapartida, a prática do contrato de trabalho não mostrou influência na implementação da manufatura enxuta. Limitações/implicações da pesquisa A utilização de determinado segmento de mercado considerando uma visão transversal pode ser considerada uma limitação do estudo, portanto, os dados podem não expressar os resultados que seriam obtidos se analisados em diferentes segmentos de mercado. Implicações práticas Pragmaticamente, pode-se considerar que esta pesquisa contribui para que os principais gestores organizacionais possam escolher a prática de gestão de pessoas mais adequada durante o processo de implantação de uma cultura de manufatura enxuta, ou seja, investindo essencialmente na retenção e treinamento dos funcionários. Originalidade/valor Este estudo é relevante e contribui para a ampliação dos estudos científicos sobre as práticas de gestão de pessoas e a implantação da manufatura enxuta. Além disso, o estudo permite aos gestores das organizações têxteis compreender o nível de implantação da manufatura enxuta, e quais práticas de gestão de pessoas devem ser priorizadas na adoção do lean.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This article aims to assess the perception of the influence of people management practices on the process of implementing a lean manufacturing culture. Design/methodology/approach The sample consisted of 303 respondents from five textile companies located in the southern region of Brazil, being collected by accessibility and convenience. Multiple regression analysis was used for data treatment and analysis. Findings As a result, the research showed that people management practices (recruitment and selection, retaining talent, people development, and work environment) influence the implementation of lean manufacturing in organizations. In contrast, the working contract practice did not show an influence on the implementation of lean manufacturing. Research limitations/implications The use of a certain market segment considering a cross-sectional view can be considered a limitation of the study, therefore, the data may not express the results that would be obtained if analyzed in different market segments. Practical implications Pragmatically, it can be considered that this research contributes so that the main organizational managers can choose the most appropriate people management practice during the process of implementing a lean manufacturing culture, that is, investing essentially in retention and employee training. Originality/value This study is relevant and contributes to the expansion of scientific studies about people management practices and the implementation of lean manufacturing. In addition, the study allows managers of textile organizations to understand the level of implementation of lean manufacturing, and which people management practices should be prioritized in the adoption of lean.
  • A INFLUÊNCIA DO ENGAJAMENTO AMBIENTAL NA DECISÃO DE COMPRA DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO Articles

    Gonçalves, Jaqueline; Santos, Aline Regina; Kieling, Ana Paula; Tezza, Rafael

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Esta pesquisa objetiva identificar a influência do engajamento ambiental na intenção de compra de cosméticos sustentáveis por consumidores brasileiros usando a Teoria do Comportamento Planejado. Metodologia: Na fase qualitativa, foram aplicadas duas entrevistas em profundidade, desenvolvendo uma survey considerando as principais crenças comportamentais, normativas e de controle. Na fase quantitativa, uma survey online foi conduzida, obtendo 114 respostas de consumidores de cosméticos sustentáveis, analisadas usando MEE. Resultados: Os achados demonstram uma correlação entre intenção de compra e atitude e controle comportamental percebido. Embora o controle comportamental percebido foi significante, assume uma pequena influência quando comparado à atitude com relação ao comportamento do indivíduo. Isso significa que, quanto mais fortes os benefícios do uso do produto, maior a chance de o consumidor comprar e usar. Ainda, identificou-se que o engajamento ambiental influencia positivamente nas crenças comportamentais e normativas do consumidor. Isso indica que, quanto mais ambientalmente engajado o consumidor se encontra, maiores as vantagens que o indivíduo percebe ao comprar cosméticos sustentáveis. Contribuições teóricas: O estudo estende a teoria ao determinar um modelo com habilidade significante de explorar o engajamento ambiental na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Quanto ao comportamento do consumidor, a pesquisa demonstra que sentimentos pessoais são os principais influenciadores da compra. Relevância/Originalidade: O aumento no consumo sustentável tem atraído a atenção de diversos segmentos de mercado. Este estudo destaca novas proposições com relação à intenção de compra e engajamento ambiental através de proposta, teste e validação de modelo no contexto dos cosméticos sustentáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This research aims to identify the influence of environmental engagement on the purchase intention for sustainable cosmetics by Brazilian consumers using the Theory of Planned Behavior. Methodology: In the qualitative phase, the study conducted two in-depth interviews, aiming to build a survey considering the main behavioral, normative, and control consumer beliefs. In the quantitative phase, an online survey was conducted. We analyzed 114 responses from sustainable cosmetics consumers, using SEM. Findings: The results revealed a correlation between purchase intention, consumer attitude, and perceived behavioral control. Although the perceived behavioral control was considered significant, it has a small influence when compared to the individual’s attitude toward the behavior. This means that the stronger the advantages and benefits of using the product, the more likely the consumer is to buy and use it. Also, environmental engagement was proven to positively influence consumer behavioral and normative beliefs. It indicates that the more environmentally engaged the consumer, the greater the advantages the individual perceives in buying sustainable cosmetics. Theoretical contributions: The study extends the theory by determining a model with a significant ability to explain the environmental engagement in sustainable cosmetics’ purchase intention. Regarding consumer behavior, this research has shown that personal feelings are the main influencer of purchase. Relevance/Originality: The increase in sustainable consumption has attracted the attention of the most diverse market segments. This study brings light to new propositions concerning purchase intention and environmental engagement by proposing, testing, and validating a model in the context of sustainable cosmetics.
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