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Revista CEFAC, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2023
  • O sistema de saúde pública e o lugar do autismo Comunicação Breve

    Mandaj, Vanini; Simões-Zenari, Marcia; Molini-Avejonas, Daniela Regina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar a população com Transtorno do Espectro Autista e a Rede de Atenção Psicossocial de Taboão da Serra-SP. Métodos: estudo realizado com usuários da rede de saúde de Taboão da Serra com Transtorno do Espectro Autista com até 18 anos. Os dados dos participantes foram coletados dos prontuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Taboão da Serra com autorização da Secretaria Municipal de Saúde e as informações coletadas foram analisadas por vertente quantitativa. Resultados: o total de usuários com Transtorno do Espectro Autista na referida rede de saúde em abril de 2019 foi de 237. Destes, 188 realizavam atendimento no Centro de Atenção Psicossocial infantil, 110 em atendimento semanal. Verificou-se predominância do sexo masculino (73,63%), faixa etária de 3 a 10 anos com maior porcentagem em 5 anos (17,27%), e tempo médio de atendimento de 32 meses. a menor idade encontrada foi 2 anos de idade. Metade da amostra (50%) concentra-se em atendimento semanal e abordagem medicamentosa da homeopatia. Foram encaminhados 24 usuários (21,81%) pelo fonoaudiólogo e 19 (17,27%) pela escola. Considerações Finais: apesar da referência do território ser o Centro de Atenção Psicossocial infantil sabe-se que este equipamento por si só não atende a todas as necessidades dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Utilizar uma rede de serviços articulada segundo a demanda individual do paciente e a realidade do território garantiria os direitos almejados, diminuição de gastos públicos e permitiria a ocupação destes usuários não mais em um único lugar, mas sim “lugares”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize the population with autism spectrum disorder and the Psychosocial Care Network. Methods: a study conducted with patients presented with autism spectrum disorder up to 18 years old treated at the health network in Taboão da Serra, Brazil. Participants’ data were collected from medical records of the Psychosocial Care Network for Children of that city, authorized by the Municipal Department of Health, and quantitatively analyzed. Results: altogether, there were 237 patients with autism spectrum disorder in the said health network by April 2019. Of these, 188 were treated at the Psychosocial Care Network for Children, 110 of them with weekly therapy. There was a predominance of males (73.63%), age range from 3 to 10 years, with a higher percentage of 5-year old (17.27%) patients, and a mean treatment time of 32 months. The youngest age was 2 years old. Half the sample (50%) had weekly therapy and received homeopathic medication; 24 users (21.81%) were referred by speech-language-hearing therapists and 19 (17.27%), by the school they attended. Final Considerations: although the Psychosocial Care Network for Children is the reference in the region, it is known that this facility alone cannot meet all needs of individuals with autism spectrum disorder. A service network coordinated according to patient’s individual needs and the region's reality would ensure their expected rights, decrease public spending, and enable these users to occupy not only one but many places in society.
  • Genetic recurrence and molecular markers of dyslexia in the Brazilian population Original Articles

    Gonçalves, Thais dos Santos; Freire, Thais; Dionísio, Thiago José; Lima, Ricardo Franco de; Neves, Lucimara Teixeira das; Santos, Carlos Ferreira dos; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate genetic recurrence and molecular markers for dyslexia in two candidate genes in the Brazilian population. Methods: a cross-sectional, case-control, observational study, with five single nucleotide polymorphisms (SNPs) studied in DYX1C1 and KIAA0319 genes in 86 subjects with dyslexia and 66 controls, matched for gender and age. SNPs were genotyped using the polymerase chain reaction technique in real time, and distribution of genotypic and allelic frequencies between the groups was analyzed. Results: it was determined that 68% of the subjects with dyslexia present a family history of learning difficulties. The DYX1C1 gene did not demonstrate an association with dyslexia, which was found regarding the rs9461045 marker of the KIAA0319 gene. Conclusion: a family history of learning problems was present in more than two-thirds of the group with dyslexia, indicating that this is an important risk factor. An association with dyslexia in the rs9461045 marker was noted, making the study the first one to show an association of the KIAA0319 gene with dyslexia, in Latin America.
  • Desenvolvimento alimentar de crianças com microcefalia: estudo descritivo Artigos Originais

    Vasconcelos, Manuela Leitão de; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos; Lima-Filho, Luiz Medeiros de Araujo; Pernambuco, Leandro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever características relacionadas à alimentação de crianças com microcefalia, considerando via de alimentação, consistência e utensílios utilizados. Métodos: estudo descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 34 cuidadores de crianças com diagnóstico de microcefalia. Foi realizada entrevista estruturada com os cuidadores quanto à via de alimentação, amamentação, utensílios para oferta e consistência do alimento, além de aspectos sociodemográficos e de desenvolvimento global. Foi realizada análise estatística descritiva, apresentada por meio de frequências absoluta e percentual, e medidas de posição e dispersão. Resultados: os 34 cuidadores que compuseram a amostra eram responsáveis por 34 crianças nascidas entre os anos de 2015 e 2018 com diagnóstico de microcefalia de causas diversas. Dessas, 33 (97,02%) alimentaram-se por via oral durante o primeiro ano de vida, sendo que 26 (76,44%) foram amamentadas, nove delas (26,46%) de forma exclusiva até o sexto mês. Para oferta do alimento foram utilizados mamadeira, copo, colher e seringa. A consistência alimentar mais aceita pelas crianças foi a pastosa. Conclusões: observa-se baixa prevalência de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, atraso na progressão de consistências, uso de utensílios inadequados para a idade e necessidade de adaptações para as crianças que se mantiveram em alimentação por via oral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe feeding characteristics of children with microcephaly, encompassing the feeding route, food consistencies, and utensils used to feed them. Methods: a descriptive study approved by the Research Ethics Committee, including 34 caregivers of children diagnosed with microcephaly. They answered a structured interview on the children’s feeding route, breastfeeding, utensils used to feed them, and the food consistencies, besides sociodemographic and overall development data. Descriptive statistical analyses were performed, presenting absolute and percentage frequencies and measures of central tendency and dispersion. Results: the 34 caregivers in the sample were responsible for 34 children born between 2015 and 2018, diagnosed with microcephaly, due to various causes. Of these, 33 (97.02%) were on oral feeding in their first year of life - 26 (76.44%) on breastfeeding, nine of which (26.46%) exclusively so until 6 months old. The children were served food in baby bottles, cups, spoons, and syringes. Pureed food was the consistency most accepted by the children. Conclusions: there was a low prevalence of exclusive breastfeeding until they were 6 months old, delayed progress of consistencies, use of utensils inadequate to their age, and necessary adaptations to feed children, orally.
  • Intervenções educativas em saúde auditiva para escolares Artigos Originais

    Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri; Antonelli, Bianca Caseiro; Neri, Lucas Ferreira; Franco, Jose Bassan; Apolônio, Ana Luiza Martins; Lacerda, Adriana Bender Moreira de; Abramides, Dagma Venturini Marques; Blasca, Wanderleia Quinhoneiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: implementar e avaliar intervenções em saúde auditiva para escolares, utilizando as atividades do Programa Dangerous Decibels ®, em parceria com o Projeto Jovem Doutor, abordando aspectos preventivos da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados. Métodos: participaram do estudo 41 escolares, com idade entre 12 e 14 anos, de duas escolas no interior de São Paulo e uma Instituição Social direcionada a estudantes de escolas públicas. As atividades foram baseadas no Projeto Jovem Doutor e no programa Dangerous Decibels ® Brasil. Os escolares responderam a um questionário aplicado em três situações, antes da intervenção (pré), logo após a intervenção (pós) e quatro meses após a intervenção. Foram utilizados os testes estatísticos ANOVA, FRIEDMAN; p<0,001 e TUKEY; p<0,05. Resultados: os 41 escolares que participaram do programa atuaram como protagonistas do conhecimento, multiplicando o conteúdo aprendido através das oficinas culturais, envolvendo 954 escolares das três escolas. Ao analisar a eficácia do programa, observou-se melhora nos resultados logo após a intervenção e, também, após 4 meses. Conclusão: a união desses dois programas incentivou o protagonismo juvenil, objetivando o maior envolvimento dos estudantes junto da comunidade. Foi possível observar a mudança de atitude dos escolares frente aos sons potencialmente perigosos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to implement and assess hearing health interventions for school students, using Dangerous Decibels® Program activities in partnership with the Young Doctor Project, approaching noise-induced hearing loss prevention. Methods: the study encompassed 41 students, aged 12 to 14 years, from two schools in inland São Paulo and a social institution for public school students. Activities were based on the Young Doctor Project and the Dangerous Decibels® Brazil Program. The students answered a questionnaire administered in three situations: before the intervention (pre), right after the intervention (post), and 4 months after the intervention. The ANOVA, Friedman (p < 0.001), and Tukey´s (p < 0.05) statistical tests were used. Results: the 41 students who participated in the program were protagonists of knowledge, spreading the content they learned to another 954 students in the three schools through cultural workshops. The analysis of program effectiveness revealed improved results right after the intervention and 4 months afterward. Conclusion: combining these two programs encouraged the protagonism of young people to increase their involvement with the community. Moreover, the students changed their attitude toward potentially dangerous sounds.
  • Impacto da privação do espaço físico escolar no desenvolvimento infantil durante a pandemia: percepção de familiares de crianças em idade pré-escolar Artigos Originais

    Vita, Gabriela Gomes Prado de Almeida; Jorge, Tatiane Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: caracterizar o contexto familiar e escolar de crianças matriculadas em pré-escolas durante a pandemia de COVID-19 em 2020 e verificar os efeitos da privação do ambiente físico escolar no desenvolvimento infantil, na percepção dos familiares, em relação aos aspectos cognitivo-linguísticos, socioemocionais e motores. Métodos: participaram 139 familiares de crianças com idade entre um e cinco anos e 11 meses, residentes no estado de São Paulo, que responderam um questionário online sobre a caracterização do contexto familiar e escolar e impacto nos aspectos cognitivo-linguístico, socioemocional e motor. Utilizaram-se os testes estatísticos Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, com valores significantes para p≤5%. Resultados: para as crianças maiores, houve associação entre aumento de mudança de escola (p=0,0192) e maior prejuízo no aspecto socioemocional (p=0,0011). No aspecto cognitivo-linguístico, as crianças menores sentiram menos efeitos positivos (p=0,0137). A ausência do ambiente escolar e os efeitos gerais da pandemia influenciaram negativamente (p=0,0404; p=0,0134). Conclusão: os familiares apresentavam em média 36 anos, nível superior de instrução e atividades laborais remotas. As crianças, matriculadas em escolas públicas ou privadas, recebiam atividades online. Todas as crianças foram expostas a telas e a maioria por quatro horas ou mais. O aspecto socioemocional foi mais prejudicado, seguido do cognitivo-linguístico. Os efeitos negativos superaram os positivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purposes: to characterize the family and school contexts of children enrolled in nursery schools, preschools, or kindergartens in 2020, during the COVID-19 pandemic, and verify the effects of deprivation of school physical space on their development, in the perception of families regarding cognitive-linguistic, socioemotional, and motor aspects. Methods: the sample comprised 139 families of children aged 1 year to 5 years and 11 months, living in the state of São Paulo, Brazil, who answered an online questionnaire on the characterization of the family and school contexts and the impacts on cognitive-linguistic, socioemotional, and motor aspects. The study used the chi-square, Kruskal-Wallis, and Mann-Whitney statistical tests, with the significance set at p-values ≤ 5%. Results: older children were associated with being transferred to other schools (p = 0.0192) and greater socioemotional impairment (p = 0.0011). Smaller children felt fewer positive effects on the cognitive-linguistic aspect (p = 0.0137). The absence from the school environment and the overall effects of the pandemic negatively influenced them (p = 0.0404; p = 0.0134). Conclusion: the mean age of the parents/guardians was 36 years, with a Bachelor’s degree, and working from home. The children enrolled in public or private schools had online activities. All children were exposed to screens, most of them for 4 or more hours per day. The socioemotional aspect was the most impaired one, followed by the cognitive-linguistic aspect. The negative effects outweighed the positive ones.
  • Perícia em vozes auditivamente semelhantes Artigos Originais

    Carmo, Sandra; Rehder, Maria Inês Beltrati Cornacchioni; Almeida, Larissa Nadjara; Villegas, Cristian; Dantas, Cirana Raquel Vasconcelos; Vasconcelos, Daniela; Andrade, Emanuel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar contribuições da análise espectrográfica acústica na identificação forense de falantes em vozes auditivamente semelhantes, considerando o comportamento distintivo dos parâmetros acústicos: formantes da vogal “é”, da fala encadeada, média da frequência fundamental em Hz, curva de predição linear da vogal “é” e área da curva de predição linear; propor um método objetivo da utilização dos parâmetros analisados. Métodos: estudo quantitativo, qualitativo e descritivo, realizado em Pernambuco com 16 pares de irmãos do sexo masculino, entre 18-60 anos. Os sujeitos gravaram vídeos de onde extraíram-se os áudios que foram numerados e enviados a três avaliadores, em dois grupos: dos irmãos mais velhos e dos irmãos mais novos, para pareamento perceptivo-auditivo. Os pareamentos corretos, apontados por pelo menos dois avaliadores, foram submetidos à análise acústica. Os testes estatísticos foram Wilcoxon, Kruskal-Wallis, Bonferroni, com p<0,05. Resultados: os resultados das análises dos formantes e da média da frequência fundamental não foram suficientes para distinguir as vozes semelhantes. Ineditamente nas medidas das áreas geradas pelos gráficos da curva de predição linear, foi verificada significância estatística distintiva. Conclusão: concluiu-se que entre os parâmetros estudados, as medidas das áreas da curva de predição linear apontaram, objetivamente, eficácia na distinção de falantes com vozes auditivamente semelhantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify contributions of acoustic spectrographic analysis in the forensic identification of speakers with auditorily similar voices, considering the distinctive behavior of acoustic parameters: formants of vowel “é”, of connected speech, mean fundamental frequency in Hz, linear prediction curve of vowel “é” and linear prediction curve area; and to propose an objective method to use the analyzed parameters. Methods: a quantitative, qualitative and descriptive study, conducted in Pernambuco on 16 pairs of male siblings, aged 18-60 years. The subjects recorded videos from which the audios were extracted, numbered and sent to three examiners, in two groups: older brothers and younger brothers, for perceptual-auditory pairing. The correct pairings, indicated by at least two examiners, were submitted to acoustic analysis. The statistical tests included Wilcoxon, Kruskal-Wallis and Bonferroni, with p<0.05. Results: the results of analyses of formants and the mean fundamental frequency were not enough to distinguish similar voices. Unprecedentedly, in the measurements of areas generated by the linear prediction curve graphs, a distinctive statistical significance was observed. Conclusion: it was concluded that, among the parameters studied, the measurements of areas of the linear prediction curve objectively indicated effectiveness in distinguishing speakers with auditorily similar voices.
  • Efeitos da terapia vocal indireta via telefonoaudiologia na autoavaliação e qualidade vocal de profissionais da educação física Artigos Originais

    Lima, Catarina; Diedio, Pollyana; Brasolotto, Alcione Ghedini; Antonetti-Carvalho, Angélica Emygdio; Silverio, Kelly

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: este estudo objetivou verificar os efeitos da terapia vocal indireta (TVI), aplicada via telefonoaudiologia, em profissionais da educação física na autoavaliação e qualidade vocal. Métodos: 16 profissionais da Educação Física, com idades entre 18 e 50 anos, de ambos os sexos, participaram do estudo. Foram submetidos a oito sessões de TVI, duas vezes/semana, 30 minutos cada. As sessões e avaliações foram ministradas à distância. Foram trabalhados conhecimento sobre saúde vocal, para modificar hábitos vocais e de saúde geral, estratégias de enfrentamento, gerenciamento de estresse e interação terapêutica. Aplicaram-se protocolos: Índice de Triagem de Distúrbios Vocais, Escala de Sintomas Vocais (ESV), Índice de Desvantagem Vocal (IDV) e gravação vocal (/a/ e contagem), avaliando-se o grau geral da qualidade vocal, pré e pós TVI. Utilizou-se o Teste de Wilcoxon (p<0,05) nas comparações. Resultados: houve diminuição significante nos valores dos protocolos ESV (total p=0,041; limitação p=0,032), IDV (total p=0,012 e orgânico p=0,005), e no grau geral da qualidade vocal na vogal (p=0,011). Conclusão: a TVI aplicada por meio da telefonoaudiologia, em profissionais da Educação Física, tem efeitos positivos nos sintomas vocais/laringofaríngeos, melhorando a autopercepção da desvantagem vocal. A TVI melhorou significantemente o grau geral da qualidade vocal, apenas na emissão da vogal sustentada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: this study aimed to verify the effects of indirect vocal therapy (IVT), via telehealth, in physical education professionals in voice self-assessment, as well as vocal quality. Methods: 16 physical education professionals, aged between 18 and 50 years, both sexes, participated in the study. All participants were submitted to eight IVT sessions twice a week, 30 minutes each, remotely. The assessments happened remotely, too. Vocal health was explained to modify vocal habits and general health, coping strategies, stress management, and therapeutic interaction. The following protocols were applied: Vocal Disorders Screening Index, Voice Symptoms Scale (VoiSS), Voice Handicap Index (VHI), and vocal recording (/a/ and counting) was performed, evaluating the general degree of vocal quality, pre and post-IVT. The Wilcoxon Test (p<0.05) was applied to verify the findings. Results: there was a significant decrease in the values of the VoiSS protocol (total p=0.041; limitation p=0.032), and VHI (total p=0.012; p=0.005), and in the general degree of vocal quality in vowel /a/ (p=0.011). Conclusion: IVT applied through telehealth in physical education professionals, has positive effects on vocal and laryngopharyngeal symptoms, improving the self-perception of voice handicaps. IVT significantly improved the general degree of vocal quality, only in the emission of the sustained vowel.
  • Electromyographic analysis of suprahyoid musculature before and after therapy taping in young women Original Articles

    Gómez, Yulieth Paulina Stave; Rockenbach, Nathalia de Morais; Busanello-Stella, Angela Ruviaro

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the effects of a tongue coupling program with and without therapy taping on suprahyoid muscles in young women. Methods: participants were 14 women aged 19 to 25 years, allocated into two groups. The Experimental Group did 15-second tongue coupling in combination with tape use without tension, while the Control Group only did tongue coupling. Electromyography was used to analyze the suprahyoid muscles before, during, and after training, at rest, in maximum voluntary contraction, and in swallowing. The domains of amplitude and frequency of the electromyography signal were considered, in situations before, after and during the intervention, after which, the therapy taping appreciation questionnaire was administered. The chi-square test was used for clinical variables, Student’s t-test, Wilcoxon test, and Mann-Whitney U test were used to compare before and after the intervention, and the Friedman ANOVA test was used for the training. The significance level was set at 5%. Results: no statistically significant differences were found in muscle activity when comparing values before and after the intervention at rest and in swallowing in either group or between them. However, there was a general increase in maximum voluntary contraction in both regions, in both groups. There were positive impressions regarding tape use. Conclusion: this approach in this population did not interfere with muscle activity, although there were positive qualitative results regarding the perception of the stimulated area.
  • Revisão bibliométrica: estratégias de triagem auditiva de idosos Artigos De Revisão

    Brandão, Elisangela Rodrigues; Guimarães, Renan Dantas Aires; Soares, Maria Júlia Galindo; Cavalcanti, Hannalice

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o perfil das publicações a respeito dos métodos e instrumentos utilizados para realizar triagem auditiva em idosos. Métodos: esta pesquisa revisou a produção científica sobre métodos de triagem auditiva no idoso. A busca deu-se com artigos publicados entre 2016 e 2022. Os dados foram coletados nas bases de dados: PubMed, Scopus, LILACS, Web of Science e Google Scholar. Os artigos foram categorizados quanto ao ano, tipo de artigo, autores e instrumento de triagem. Além disto, os dados foram analisados com sugestões de aspectos potenciais a serem considerados para futuras pesquisas na área. Revisão da Literatura: foram encontrados 26 artigos com base nos critérios de elegibilidade. O pico de publicações referente ao estudo ocorreu no ano de 2016, seguido por 2020. Predominaram os estudos publicados no Estados Unidos (18%), o instrumento mais utilizado foi o HHIE-S, 90% das publicações estão na língua inglesa, e o tipo de estudo mais realizado é a pesquisa transversal, seguida dos Estudos de validação dos instrumentos. Conclusão: o estudo mostra a escassez de produção científica sobre triagem auditiva do idoso nas pesquisas nacionais e internacionais. Foram observadas variações da população e dos métodos de triagem, diferenças nas definições de perda auditiva entre os estudos elegíveis e diferenças nos sistemas de saúde e políticas públicas dos países em que esses estudos foram realizados. É necessária melhor implementação metodológica em futuras pesquisas na área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the profile of publications on methods and instruments used to screen older adults hearing. Methods: the scientific production on older adults hearing screening methods, searching for articles published between 2016 and 2022. Data were collected from PubMed, Scopus, LILACS, Web of Science, and Google Scholar databases and the articles were categorized according to their year, study type, authors, and screening instrument. Data were also analyzed to suggest potential aspects to be addressed in future research in the area. Literature Review: altogether, 26 articles were found based on the eligibility criteria. Publications peaked in 2016, followed by 2020. Articles published in the United States predominated (18%), and HHIE-S (hearing handicap inventory for the elderly screening version) was the most used instrument; 90% of the publications were in English, and the most recurrent study type was cross-sectional, followed by instrument validation studies. Conclusion: the review points out the scarcity of scientific production on older adults hearing screening in both national and international research. The studies approached different populations, screening methods, hearing loss definitions, health systems, and public policies in the countries where they were conducted. Better methodologies must be implemented for future research in the area.
  • Evolução clínica de pacientes disfágicos pós-AVCi maligno e craniectomia descompressiva: série de casos Relatos De Casos

    Duarte, Caroline Matavelli Castelar; Figueiredo, Naiany Nascimento da Silva; Sant´Anna, Romeu Vale; Chaves, Tatiana Simões; Mourão, Aline Mansueto

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do presente trabalho é caracterizar fatores clínicos-neurológicos e capacidade funcional de deglutição de pacientes com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Maligno submetidos a craniectomia descompressiva durante internação hospitalar. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, realizado de janeiro de 2020 a dezembro de 2021. Os dados foram extraídos em até oito momentos, incluindo idade, local da lesão, nível de consciência de acordo com Glasgow, comprometimento neurológico pelo National Institutes of Health Stroke Scale e capacidade funcional de deglutição pela Escala Funcional de Ingestão por Via Oral. Realizou-se análise descritiva. Foram coletados dados de 5 pacientes sendo a média de tempo para primeira avaliação neurológica de 0,2 dias. A realização da craniectomia descompressiva levou em média 2 dias após admissão. Avaliação fonoaudiológica ocorreu, em média, 8,2 dias e alta fonoaudiológica levou, em média, 35,4 dias. O comprometimento neurológico manteve-se na pontuação da primeira avaliação neurológica pós-craniectomia descompressiva, média de 16,6. A capacidade funcional de deglutição foi a mesma na primeira avaliação pós-craniectomia descompressiva, com nível 1 na FOIS, melhorando consideravelmente, com média de nível 4,8, na alta. Concluiu-se que fatores clínicos-neurológicos podem interferir na capacidade funcional de deglutição, contudo não limitaram a atuação fonoaudiológica e evolução com dieta oral exclusiva na internação hospitalar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to characterize clinical-neurological factors and the functional swallowing capacity of patients with malignant infarction submitted to decompressive craniectomy during the hospital stay. This retrospective, descriptive, observational study was conducted between January 2020 and December 2021. The following data regarding up to eight stages were extracted for descriptive analysis: age, location of the lesion, level of awareness according to the Glasgow Coma Scale, neurological impairment according to the National Institutes of Health Stroke Scale, and the functional swallowing capacity according to the Functional Oral Intake Scale. Data on five patients were collected, with a mean of 0.2 days for the first neurological assessment. Decompressive craniectomy was performed in a mean of 2 days after admission. The speech-language-hearing assessment occurred in a mean of 8.2 days, and the speech-language-hearing discharge took a mean of 35.4 days. The neurological impairment score remained the same as in the first neurological assessment after decompressive craniectomy, with a mean score of 16.6. The functional swallowing capacity was the same in the first assessment after decompressive craniectomy, on FOIS level 1, improving considerably by the discharge, with a mean level of 4.8. It is concluded that clinical-neurological factors can interfere with the functional swallowing capacity, although they did not hinder either speech-language-hearing treatment or their evolution to a full oral diet during the hospital stay.
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