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Revista CEFAC, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2023
  • Percepção dos fonoaudiólogos sobre alterações miofuncionais orofaciais em sujeitos com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus Comunicação Breve

    Lopes Sobrinho, Paulo Naati; Vasconcelos, Manuela Leitão de; Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Pernambuco, Leandro de Araújo; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar o perfil e a percepção de fonoaudiólogos do Nordeste do Brasil, que atuam com crianças com Síndrome Congênita pelo Zika vírus, quanto aos aspectos miofuncionais orofaciais e aos procedimentos de intervenção fonoaudiológica. Métodos: trata-se de estudo transversal, observacional, com análise quanti-qualitativa. O instrumento de coleta de dados tratou-se de um questionárioon-line, que continha 34 questões abrangendo: dados sociodemográficos e questões voltadas para a percepção de fonoaudiólogos no que se refere ao assunto estudado. A amostra foi composta por 23 fonoaudiólogos dos nove estados do Nordeste. Resultados: da amostra, 96% foram mulheres. A maioria dos profissionais apresentava mais de 3 anos de experiência com a Síndrome Congênita pelo Zika Vírus. Na caracterização do sistema estomatognático, os profissionais descreveram maior grau de alteração nos aspectos de postura e mobilidade da musculatura orofacial. Em relação às funções, observou-se maior percepção de alteração na fala e deglutição para líquido e sólido. Conclusão: a maioria dos fonoaudiólogos da pesquisa possuem especialização, com destaque nas áreas de Disfagia e Motricidade Orofacial. Os profissionais afirmaram que a postura e mobilidade da musculatura orofacial são os aspectos mais alterados, assim como as funções de fala e deglutição de sólido e líquido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the profile of speech-language-hearing therapists from Northeastern Brazil assisting children presented with congenital Zika syndrome and their perception of these children’s orofacial myofunctional aspects and speech-language-hearing intervention procedures. Methods: a cross-sectional observational study with quantitative/qualitative analysis. The data collection instrument was an online questionnaire with 34 items on the speech-language-hearing therapists’ sociodemographic information and perception of the study topic. The sample comprised 23 speech-language-hearing therapists from the nine Northeastern states. Results: altogether, 96% of the sample were females. Most professionals had more than 3 years of experience with congenital Zika syndrome. Concerning stomatognathic system characterization, the professionals described a greater degree of change in aspects of orofacial muscle posture and mobility. Regarding oral functions, they perceived greater changes in speech and swallowing liquids and solid foods. There was a greater degree of change in masticating solids than in swallowing liquids. Conclusion: most speech-language-hearing therapists in the research had a specialization degree, especially in dysphagia and oral-motor control. Most of them had more than 3 years of experience following up with children with congenital Zika syndrome, which indicates a satisfactory time working with this population to help identify orofacial myofunctional changes in them. The professionals stated that orofacial muscle posture and mobility, speech, and swallowing liquids and solid foods were the most changed aspects.
  • Tendência temporal de procedimentos audiológicos no Sistema Único de Saúde Artigos Originais

    Fonsêca, Rodrigo Oliveira da; Dutra, Monique Ramos Paschoal; Cavalcanti, Hannalice; Telles, Maurício Wiering Pinto; Ferreira, Maria Ângela Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a tendência temporal de procedimentos audiológicos no Sistema Único de Saúde (SUS), entre 2008 e 2019, nas regiões geográficas brasileiras. Métodos: estudo ecológico de série temporal, com dados de procedimentos audiológicos do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS. Foram calculadas taxas anuais de procedimentos audiológicos, utilizando-se a regressão Joinpoint para análise de tendência. Calculou-se a evolução da oferta destes procedimentos entre os anos inicial e final da série e a distribuição dos registros identificados. Resultados: foram localizados 38.500.404 registros no período investigado. Verificou-se que as regiões Sul (178,84/10.000 habitantes) e Norte (130,97/10.000 habitantes) apresentaram a maior e a menor taxa média de procedimentos, respectivamente. Ambas foram as únicas regiões que exibiram tendências de aumento significativo na realização dos procedimentos. No Brasil, a oferta dos procedimentos demonstrou uma evolução positiva de 56,91%, com destaque para crescimento de “emissões otoacústicas evocadas para triagem auditiva (teste da orelhinha)” e queda de “audiometria de reforço visual (via aérea/óssea)”. Na distribuição, houve concentração de procedimentos da avaliação audiológica básica. Conclusão: a realização de procedimentos audiológicos no SUS revela aumento, mas evidencia discrepâncias nas regiões geográficas brasileiras e nos procedimentos executados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the time trend of audiological procedures in the Brazilian Public Health System (SUS) between 2008 and 2019 in the geographical regions of Brazil. Methods: a time series ecological study with data on audiological procedures from the SUS Outpatient Information System. The study calculated annual indices of audiological procedures with joinpoint regression for the trend analysis. The progress in the provision of procedures between the initial and final years in the series and the distribution of identified records was calculated. Results: altogether, 38,500,404 records were found in the study period. The South (178.84/10,000 inhabitants) and North of Brazil (130.97/10,000 inhabitants), respectively, had the highest and lowest mean procedure indices. Both were the only regions with a trend towards a significant increase in procedures. In Brazil, they increased by 56.91%, with an emphasis on the increase in “otoacoustic evoked emissions in neonatal hearing screening” and a decrease in “visual reinforcement audiometry (air/bone conduction).” In the distribution, procedures concentrated on basic audiological assessments. Conclusion: audiological procedures have increased at SUS, but there are discrepancies between procedures and geographical regions of Brazil.
  • Observação do Comportamento Comunicativo: protocolo atualizado de 0 a 72 meses Artigos Originais

    Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta; Rocha, Eduardo Pimentel da; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever a atualização do protocolo Observação do Comportamento Comunicativo na faixa etária de 0 a 72 meses. Métodos: a Observação do Comportamento Comunicativo foi revisada e atualizada, com inserção de marcos do desenvolvimento infantil em suas diversas áreas, tornando-se um instrumento de triagem do desenvolvimento infantil. Resultados: o protocolo contempla 188 itens, distribuídos em 10 faixas etárias: de zero a 72 meses. Os itens foram organizados da seguinte forma: de zero a 12 meses, divididos por trimestre (quatro faixas etárias); de 12 a 24 meses, por semestre (duas faixas etárias); e, de 24 a 72 meses, divididos por ano (quatro faixas etárias). Os itens contemplam as áreas do desenvolvimento infantil e seus principais marcos. A pontuação é registrada no próprio protocolo, atribuindo a análise da resposta em 0 - não realiza a ação ou comportamento; 1 - realiza de maneira atípica, restrita ou está em aquisição; 2 - realiza adequadamente a ação/comportamento. São necessários poucos materiais para aplicação e ambiente estruturado. Conclusão: o protocolo Observação do Comportamento Comunicativo traz impacto direto na avaliação inicial de crianças com ou sem suspeita de atraso no desenvolvimento infantil e deve ser utilizado por profissionais da saúde, no acompanhamento do desenvolvimento infantil típico (rotina) ou em casos em que a criança recebe estimulação específica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the updating of the Observation of Communicative Behavior protocol in the age group from 0 to 72 months. Methods: the Observation of Communicative Behavior protocol was revised and updated, with the insertion of the child development milestones in its various areas, becoming a child development screening tool. Results: the protocol includes 188 items, distributed in 10 age groups from zero to 72 months. The items were organized as follows: from zero to 24 months, divided by quarter (four age groups); from 24 to 36 months per semester (two age groups); and from 36 to 72 months, divided by year (four age groups). The items covered the areas of child development and its main milestones. The score is registered in the protocol and a score of 0 - does not perform the action or behavior, 1 - performs the action in an atypical, restricted manner or it is being acquired, 2 - properly performs the action/behavior, is attributed to the response, after analysis. Few materials and a structured environment are needed to apply the protocol. Conclusion: the updating of the Observation of Communicative Behavior protocol has a direct impact on the initial assessment of children with or without suspected delay in child development and should be used by health professionals in monitoring typical child development (routine) or in cases where the child receives specific stimulation.
  • Speech-language-hearing therapists’ perceptions of the characteristics of structured assessment tests proposed by current Chilean regulations Original Articles

    Herrera-Lillo, Antonieta; Leal-Kaymalyz, Carla Gislaine

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: analizar la percepción de los fonoaudiólogos respecto a las pruebas estructuradas propuestas por la normativa vigente en Chile utilizadas para la evaluación y diagnóstico del lenguaje infantil. Métodos: se aplicó un cuestionario para evaluar la percepción de las tres pruebas (Test de comprensión auditiva del lenguaje, Test para evaluar procesos de simplificación fonológica y Screening Test of Spanish Grammar) y contrastar sus diferencias con el test de Friedman y para comparar el post hoc se utilizó el test suma de rango de Wilcoxon. Además, se estudió la correlación de las puntuaciones con el coeficiente Rho de Spearman con nivel de confianza prefijado del 5%. Resultados: la puntuación Likert promedio más alta la obtuvo la prueba Test para evaluar procesos de simplificación fonológica revisado en la mayoría de los ítems evaluados, excepto en la pregunta relacionada al tiempo excesivo de aplicación. El 91% de los participantes expresan la necesidad de contar con una versión digital en las tres pruebas estructuradas. Finalmente, la correlación de las puntuaciones es más alta y significativa entre las pruebas: Test de comprensión auditiva del lenguaje y Screening Test of Spanish Grammar. Conclusión: la percepción de los participantes es más positiva en el Test para evaluar procesos de simplificación fonológica revisado, respecto a las otras pruebas. Finalmente, opinan que las pruebas deben ser digitalizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the speech-language-hearing therapists’ perception of structured tests proposed by the current Chilean regulations to assess and diagnose language in children. Methods: a questionnaire to assess their perception of three tests (the Test of Auditory Comprehension of Language, the revised Phonological Simplification Processes Assessment Test and the Screening Test of Spanish Grammar). Differences were contrasted with the Friedman test, and the post hoc was compared with the Wilcoxon rank sum test. Also, the Spearman´s rho coefficient was used to study the correlation between scores, setting the confidence level at 5%. Results: the revised Phonological Simplification Processes Assessment Test obtained the highest mean Likert score in most items assessed, except for the question on excessive application time. A total of 91% of participants reported the need for a digital version of the three structured tests. Lastly, the highest and most significant score correlation occurred between the Test of Auditory Comprehension of Language and the Screening Test of Spanish Grammar. Conclusion: the participants’ perceptions of the revised Phonological Simplification Processes Assessment Test are more positive than those of other tests. The participants also believe that the tests should have a digital version.
  • Impacto da dor cervical, da mobilidade e do índice de massa corporal no controle postural de professores Artigos Originais

    Dias, Ana Carolina Marcotti; Ciquinato, Daiane Soares de Almeida; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes; Andraus, Rodrigo Antonio Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o impacto da cervicalgia, mobilidade cervical e índice de massa corporal no controle postural de professores. Métodos: estudo transversal com 54 professores da rede estadual de ensino, com média de idade de 46,5 ± 9,3 anos, dos quais: 68,5% (n = 37) eram do sexo feminino. A coleta de dados teve como base os seguintes instrumentos: Craniocervical Dysfunction Index (versão brasileira), plataforma de força na posição bipodal e semitandem, escala visual analógica, índice de mobilidade cervical e índice de massa corporal. Para análise dos dados, foi utilizada estatística não paramétrica e análise de regressão linear múltipla, com nível de significância p<0,05 e intervalo de confiança de 95%. Resultados: os professores com cervicalgia e comprometimento severo da mobilidade cervical tiveram maior alteração do controle postural na posição semitandem. Na posição bipodal, aqueles com leve alteração da mobilidade e dor cervical apresentaram menor deslocamento total, assim como professores obesos demostraram menor amplitude de movimento nas direções anteroposterior e médio-lateral. Conclusão: os professores com cervicalgia e comprometimento severo da mobilidade cervical tiveram pior controle postural. Já os obesos apresentaram menor amplitude total em ambas as direções do movimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the impact of neck pain, neck mobility, and body mass index on teachers’ postural control. Methods: a cross-sectional study with 54 state public school teachers, 68.5% (n = 37) being females, with a mean age of 46.5 ± 9.3 years. Data were collected with the following instruments: Craniocervical Dysfunction Index (Brazilian version), force platform in bipedal and semi-tandem stance, visual analog scale, cervical mobility index, and body mass index. Data were analyzed with nonparametric statistics and multiple linear regression; the significance level was set at p<0.05, with 95% confidence intervals. Results: teachers with neck pain and severely impaired neck mobility had greater postural control changes in the semi-tandem stance. In the bipedal stance, those with mild mobility changes and neck pain had a smaller total displacement. Obese teachers had a smaller movement amplitude in the anteroposterior and mediolateral directions. Conclusion: teachers presented with neck pain and severely impaired neck mobility had a worse postural control. Obese teachers had a smaller total amplitude in both movement directions.
  • Desenvolvimento da linguagem de crianças prematuras extremas ao nascimento: orientação aos pais Artigos Originais

    Nascimento, Caroline Conceição dos Santos; Brocchi, Beatriz Servilha

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o desenvolvimento linguístico de crianças prematuras extremas ao nascimento, por meio da Escala de Aquisições Iniciais de Fala e Linguagem, e verificar o conhecimento dos pais dessas crianças sobre a linguagem. Métodos: participaram da pesquisa 21 pais de crianças prematuras extremas ao nascimento. Foram elaborados uma cartilha sobre o desenvolvimento da linguagem infantil e um questionário que buscava saber a eficiência das orientações aos pais. Inicialmente as crianças foram avaliadas por meio da Escala de Aquisições Iniciais de Fala e Linguagem e, em seguida, os pais receberam oralmente orientações sobre como estimular a linguagem dos seus filhos. Na sequência, foi aplicado o questionário para verificação do impacto das orientações no conhecimento dos pais. Os dados obtidos por meio da escala foram relacionados às respostas colhidas com o questionário aplicado aos pais, utilizando-se percentuais descritivos e o teste de Mann-Whitney com p<0,05. Resultados: a maior parte das crianças apresentou desempenho esperado para a idade nos aspectos avaliados. Com o questionário, viu-se que a maioria dos pais possuía conhecimento sobre o desenvolvimento em geral da criança, porém apenas metade deles tinha conhecimento quanto à linguagem. A totalidade sentiu-se contemplada com o material educativo. Conclusão: apesar da prematuridade extrema, a maior parte das crianças apresentou desempenho esperado para a idade com relação à linguagem. Os pais possuíam conhecimento moderado sobre o desenvolvimento da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the linguistic development of extremely premature children at birth, through the Initial Speech and Language Acquisition Scale, and to verify the knowledge of these children's parents about language. Methods: the study included 21 parents of extremely premature children at birth. A booklet on the development of children's language and a questionnaire was prepared for the study, in order to investigate the efficiency of guidance to parents. Initially, the children were assessed using the Initial Speech and Language Acquisition Scale, and then, the parents received oral guidance on how to stimulate their children's language. Therefore, the questionnaire was applied to verify the impact of the guidelines on their knowledge. The data obtained through the scale were related to the answers obtained through the questionnaire applied to the parents, through descriptive percentages and Mann-Whitney test, with p<0.05. Results: most of the children performed as expected for their age in the evaluated aspects. The questionnaire showed that most parents had guidance on the general development of their children, but only half of them had knowledge about language. All participants felt contemplated with the educational material. Conclusion: despite the extreme prematurity, most children performed as expected for their age in terms of language, and parents had moderate knowledge on language.
  • Resistência ao uso do Sistema FM por crianças e adolescentes: fato ou mito? Uma análise de prontuários de pacientes atendidos em um serviço de saúde auditiva Artigos Originais

    Spósito, Caroline; Carneiro, Larissa de Almeida; Bento, Bruna Carolina da Silva; Bucuvic, Érika Cristina; Jacob, Regina Tangerino de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar o uso do Sistema de Frequência Modulada por crianças e adolescentes em um Serviço Público de Saúde Auditiva do estado de São Paulo. Métodos: análise de prontuários, balizada pelos critérios de elegibilidade. Foram coletados dados de 340 participantes adaptados com o Sistema de Frequência Modulada, nascidos entre 1998 e 2011 e que compareceram à consulta de retorno pós-adaptação do dispositivo. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial. Resultados: participaram crianças e adolescentes de ambos os gêneros provenientes de todo Brasil, com deficiência auditiva, cursando o ensino fundamental I ou II e ensino médio na rede pública ou privada de ensino. Os dados revelaram que 115 crianças e 155 adolescentes faziam uso efetivo do dispositivo, especialmente na escola. As principais dificuldades relatadas foram a falta de apoio dos professores entre as crianças e o sentimento de vergonha entre os adolescentes. Conclusão: foram identificadas dificuldades na adesão ao uso do Sistema FM, sobretudo por parte das crianças. Diante disso, ressalta-se a importância da orientação e da conscientização dos benefícios do uso do Sistema FM aos pacientes, familiares e seus professores, tanto no momento da adaptação do dispositivo quanto nas consultas de acompanhamento, a fim de assegurar o seu uso efetivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the use of the Frequency Modulation (FM) System by children and adolescents in a public hearing health center in the state of São Paulo. Methods: the analysis of medical records based on eligibility criteria. Data were collected from 340 participants born between 1998 and 2011, fitted with FM System, and who attended the follow-up appointment after fitting the device. Data were analyzed descriptively and inferentially. Results: hard-of-hearing children and adolescents of both genders from all over Brazil, attending elementary, middle or high school in public or private schools, participated. The data showed that 115 children and 155 adolescents effectively used the device, especially at school. The main difficulty for children was the lack of support from teachers; for adolescents, it was the feeling of embarrassment. Conclusion: some difficulties, especially on children, in adhering to the use of FM Systems were identified. Hence, to ensure the FM System's effective use, the importance of providing guidance and awareness of its benefits to patients, and their family members and teachers, during the fitting appointment and follow-up consultations, is emphasized.
  • Análise de um programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida na atenção primária Artigos Originais

    Oliveira, Maria Taiany Duarte de; Alvarenga, Kátia de Freitas; Amorim, Alice Andrade Lopes; Jacob, Lilian Cassia Bornia; Araújo, Eliene Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a implantação e a eficácia de um programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida na atenção primária. Métodos: estudo experimental realizado em duas Unidades Básicas de Saúde. Participaram 23 agentes comunitários de saúde, capacitados por meio de um curso autoinstrucional online do Ministério da Saúde. Posteriormente, acompanharam a audição e a linguagem das crianças de zero a dois anos, encaminhando-as, se necessário, para avaliação audiológica. Para análise do conhecimento pré e pós curso online foi aplicado o teste de Wilcoxon e para comparação do desempenho entre os participantes das duas Unidades Básicas de Saúde empregou-se o teste de Mann Whitney, com adoção de p<0,05. Adicionalmente, avaliou-se a percepção qualitativa dos agentes comunitários participantes, os encaminhamentos realizados e o resultado da avaliação audiológica. Resultados: o curso online foi eficaz na melhoria do conhecimento dos participantes. Totalizaram-se 102 crianças acompanhadas, 15 delas encaminhadas para avaliação. Destas, quatro realizaram triagem auditiva e 11 realizaram a avaliação auditiva completa, sendo identificado um caso de perda auditiva condutiva. Conclusão: a implantação de um programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida na atenção primária, permeada por agentes comunitários de saúde, mostrou-se viável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the implementation and effectiveness of a hearing loss identification and intervention program in the first years of life in primary care. Methods: an experimental study carried out in two Basic Health Units. Twenty-three Community Health Workers participated, trained through an online self-instructional course from the Ministry of Health. Subsequently, they followed the hearing and language of children from zero to two years old, referring them, if necessary, to audiological evaluation. For the analysis of pre and post online course knowledge, the Wilcoxon test was applied, and to compare the performance between the participants of the two Basic Health Units, the Mann Whitney test was used, adopting p<0.05. Additionally, the qualitative perception of participating community workers, the referrals, and the result of the audiological evaluation were analyzed. Results: the online course was effective in improving the knowledge of the participants. A total of 102 children were monitored, 15 of them were referred for evaluation. From these, four underwent hearing screening and 11 underwent a complete hearing assessment, a case of conductive hearing loss being identified. Conclusion: the implementation of a program for the identification and intervention of hearing loss, in the first years of life, in primary care, permeated by community health workers, is feasible.
  • Avaliação do uso de tecnologias vestíveis nos músculos masseter e temporal: um protocolo de revisão de escopo Artigos De Revisão

    Dantas, Alana Moura Xavier; Lopes, Leonardo Wanderley; Farias, Naiara de Oliveira; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: desenvolver um protocolo de revisão de escopo que busque identificar quais procedimentos e com que finalidade as tecnologias vestíveis disponíveis na literatura estão sendo usadas nos músculos masseter e temporal. Métodos: seguirá a abordagem recomendada pelo The Joanna Briggs Institute e as diretrizes PRISMA-P. As bases de dados a serem pesquisadas incluem PubMed, Cochrane Library, LILACS, Scopus, Web of Science, Embase e literatura cinzenta. Em uma primeira etapa, dois revisores, de forma independente, avaliarão os artigos pelos títulos e resumos, em seguida, será realizada a revisão na íntegra dos artigos selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Quaisquer incertezas ou diferenças de opinião serão discutidas para consenso. Serão incluídos artigos publicados sem restrição de data e idioma. Todos os componentes serão apresentados em tabelas e fluxogramas. Além disso, um resumo narrativo de cada componente será incluído para mais detalhes. Considerações finais: este protocolo irá apresentar o estado geral da literatura acerca do uso das tecnologias vestíveis na musculatura mastigatória de masseter e temporal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to develop a scoping review protocol that seeks to identify which procedures and for what purpose wearables available in the literature are being used on the masseter and temporal muscles. Methods: the approach recommended by The Joanna Briggs Institute and the PRISMA-P guidelines, will follow. Databases to be searched include PubMed, Cochrane Library, LILACS, Scopus, Web of Science, Embase and grey literature. In the first step, two reviewers will independently evaluate the articles by titles and abstracts, then, a full review of the selected articles will be performed according to the inclusion and exclusion criteria. Any uncertainties or differences of opinion will be discussed for consensus. Articles published without date or language restrictions will be included. All components will be presented in tables and flow charts. In addition, a narrative summary of each component will be included for further details. Final Considerations: this protocol will present the general state of the literature on the use of wearables in masseter and temporal masticatory muscles.
  • Telefonoaudiologia para crianças com transtorno do espectro do autismo durante a pandemia da covid-19 Relatos De Casos

    Santos, Ariely Carla Felix da Silva; Xavier, Ivana Arrais de Lavor Navarro; Queiroga, Bianca Arruda Manchester de; Rosal, Angélica Galindo Carneiro; Lima, Rafaella Asfora Siqueira Campos; Montenegro, Ana Cristina de Albuquerque

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse trabalho teve por objetivo investigar a contribuição da Telefonoaudiologia no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo durante a pandemia da Coronavírus-19. Trata-se de um estudo interventivo, longitudinal de abordagem qualitativa, do tipo série de casos, realizado por meio da análise de dados dos prontuários de pacientes atendidos, a partir das orientações às famílias, via telefonoaudiologia, passadas durante o período de isolamento social, em um projeto de extensão, realizado em uma clínica-escola de Fonoaudiologia, buscando analisar os resultados obtidos na área da linguagem. Foi observada evolução em todas as crianças, em diversos aspectos, como desenvolvimento das habilidades comunicativas com ampliação do vocabulário, aumento de nomeações e solicitações, desenvolvimento morfossintático e avanços no uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Além do aumento na atenção compartilhada e no contato visual, houve melhora na interação com os familiares e redução dos comportamentos inadequados; maior autonomia na rotina diária e maior atenção durante as atividades; aumento do interesse pelos brinquedos durante a brincadeira e ampliação da frequência e do tempo do brincar, associado à diminuição do uso de telas. Concluiu-se que os resultados demonstraram avanços na comunicação e na interação social, após o teleconsulta fonoaudiológico para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo durante a pandemia da Coronavírus-19.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aimed to investigate the contribution of speech-language-hearing teletherapy to the development of communication skills in children with autism spectrum disorders during the coronavirus-19 pandemic. This qualitative, interventive, longitudinal case series study analyzed data from the medical records of patients, based on instructions given to their families via speech-language-hearing teletherapy during social isolation. It was part of a public outreach program conducted in a speech-language-hearing teaching clinic, aiming to analyze results in the field of language. All children progressed in various aspects, such as the development of communication skills, expanded vocabulary, increased naming and asking, morphosyntactic development, and advancements in the use of augmentative and alternative communication. Also, shared attention and eye contact increased, the interaction with the family improved, and inadequate behaviors decreased; there was greater autonomy in daily routine and greater attention during activities; increased interest in toys during play and longer and more frequent playing, associated with decreased screen time. In conclusion, the results demonstrated progress in communication and social interaction after the speech-language-hearing teletherapy for children presented with autism spectrum disorders during the coronavirus-19 pandemic.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
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