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Desenvolvimento lexical, alterações fonoaudiológicas e desempenho escolar: revisão de literatura

Resumo:

O desenvolvimento lexical está diretamente relacionado com a capacidade de compreender e produzir vários tipos de significados. Quando se deseja representar um objeto, um atributo ou qualquer outro tipo de informação, o léxico mental é acessado. Para que este desenvolvimento seja adequado faz-se necessário o processo de aprendizagem de palavras e que ocorra a associação entre elas. Esse estudo tem como objetivo analisar e compilar achados acerca das relações entre desenvolvimento lexical, desvio fonológico, consciência fonológica, desempenho escolar e processamento auditivo por meio de revisão de literatura. As produções científicas encontradas apontam a relevância do desenvolvimento lexical para a aquisição fonológica e posteriormente para a aquisição da linguagem escrita. Quanto à fonologia, os artigos encontrados expõem a importância do adequado desenvolvimento lexical para que a aquisição fonológica se dê efetivamente.

Descritores:
Fonoaudiologia; Linguagem; Vocabulário; Desenvolvimento de Linguagem

Abstract:

Lexical development is directly related to the ability to understand and produce various kinds of meanings. The mental lexicon is accessed to represent an object, an attribute or any other information. The word learning process and the association of words are necessary for the lexical development. The purpose of this study is to analyze and compile findings about the relationship between lexical development, speech disorders, phonological awareness, school performance and auditory processing through literature review. The scientific productions found in this review suggest the relevance of lexical development for the phonological acquisition and subsequent written language acquisition. Regarding phonology, they show the importance of appropriate lexical development for the effective phonological acquisition.

Keywords:
Speech; Language; Vocabulary; Language Development

Introdução

O desenvolvimento lexical está diretamente relacionado à capacidade de compreender e produzir vários tipos de significados. Quando se deseja representar um objeto, um atributo ou qualquer outro tipo de informação, o léxico mental é acessado11 Gândara JP, Befi-Lopes DM. Tendências da aquisição lexical em crianças em desenvolvimento normal e crianças com Alterações especificas no desenvolvimento da linguagem. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [periódico na Internet]. 2010 [citado 2013 Out 25] ; 15 (2): 297-304. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000200024&lng=pt.
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. O incremento do léxico mental está atrelado ao desenvolvimento de processos de aprendizagem e uso de palavras ao longo dos anos. A literatura aponta a importância da aquisição e desenvolvimento lexical e a sincronicidade com os demais subsistemas da linguagem, sobretudo o sintático22 Athayde ML, Carvalho Q, Mota HB, Vocabulário expressivo de crianças com diferentes níveis de gravidade de desvio fonológico, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2009 [citado 2013 Out 25]; 11(Suppl 2): 161-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600005&lng=en
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33 Limongi SCO, Oliveira EF, Ienne LM, Andrade RV, Carvalho AMA. Utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes. CoDAS [periódico na Internet]. 2013 [citado 2013 Out 25]; 25(3):262-7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300012&lng=pt.
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Durante o processo de aquisição lexical, uma série de desvios semânticos pode ocorrer, uma vez que os traços de significância caracterizam a diferenciação do uso da palavra em diferentes contextos. Sendo assim, quando o significado de uma determinada palavra não é o mesmo no inventário lexical da criança e do adulto, gerando ausência de correspondência define-se que há presença de desvios semânticos. Tais desvios podem ser classificados como: superextensão, subextensão, antonímia, desvio por relações de contiguidade, desvio por proximidade morfológica e fonológica44 Hage SRV, Pereira MB. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2006 Dec [cited 2013 Oct 25]; 8(4):419-28. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400003&lng=en
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Desde as fases iniciais da alfabetização, o desenvolvimento lexical influencia diretamente a escrita, uma vez que para escrever qualquer palavra, é necessária sua busca no léxico mental55 Santos, MTM, Befi-Lopes, DM, Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita, J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [serial on the Internet]. 2012 [cited 2013 Oct 25]; 24(3):269-75. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300013&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000300013
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Para que se encontre essa representação lexical, é indispensável tanto um processamento ortográfico como um fonológico, visto que as duas informações estão contidas na representação da palavra55 Santos, MTM, Befi-Lopes, DM, Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita, J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [serial on the Internet]. 2012 [cited 2013 Oct 25]; 24(3):269-75. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300013&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000300013
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. Diante destes fatos, é possível perceber que tanto o vocabulário como o desenvolvimento fonológico são importantes para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem escrita, pois a decodificação fonológica permite que as informações ortográficas, específicas de cada palavra, sejam adquiridas pela criança55 Santos, MTM, Befi-Lopes, DM, Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita, J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [serial on the Internet]. 2012 [cited 2013 Oct 25]; 24(3):269-75. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300013&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000300013
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. Assim, a escrita torna-se a ligação entre a compreensão básica entre os sons e sua ortografia, estabelecendo-se então a relação entre a linguagem escrita e a falada.

Neste contexto, faz-se necessária uma análise dos estudos já produzidos acerca da temática, visando a reflexão crítica e análise das contribuições da literatura para o delineamento de ações de prevenção de distúrbios e da promoção de ambientes linguísticos favoráveis ao desenvolvimento infantil. O presente estudo tem como objetivo de analisar e compilar achados acerca das relações entre desenvolvimento lexical, desvio fonológico, consciência fonológica, desempenho escolar e processamento auditivo, por meio de revisão de literatura.

Métodos

Trata-se de revisão integrativa de literatura de artigos científicos que abordaram aspectos a respeito da prevalência das alterações de vocabulário, bem como sua aquisição e desenvolvimento. Para a construção do estudo, as seguintes etapas foram realizadas: elaboração da pergunta norteadora, busca na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados, delineamento e redação da revisão.

A presente revisão foi desenvolvida no período de dezembro de 2011 a maio de 2012, por meio da busca de artigos nos seguintes bancos de dados: Scielo, Lilacs, Pubmed, Medline e Portal CAPES. Nestas bases foram selecionados artigos científicos e revisões de literatura do ano de 2006 à 2012, nos idiomas português, inglês e espanhol. Para a realização da pesquisa foram selecionados os seguintes descritores: "vocabulário", "prevalência", "desenvolvimento de linguagem", "fonoaudiologia" e "testes de linguagem".

A busca pelos descritores ocorreu em dois momentos. No primeiro, realizou-se a busca de artigos que respondessem a seguinte pergunta norteadora: "Qual a prevalência de alterações de vocabulário na população brasileira e internacional?". Em um segundo momento, foi realizada análise criteriosa do resumo dos artigos encontrados e a seleção daqueles que obedecessem aos critérios de inclusão.

Sendo assim, foram incluídas publicações de no maximo 6 anos de publicação, nos idiomas português, inglês e espanhol, nas quais a amostra fosse composta por crianças do sexo masculino e feminino. Foram excluídos os artigos que não pertenciam à área da Saúde, estudos realizados com sujeitos na faixa etária igual ou superior a 12 anos e que não apresentassem textos completos disponíveis gratuitamente.

A análise dos dados foi realizada em duas etapas e de forma descritiva e analítica. Primeiramente, foram identificados os dados da localização do artigo, ano, autoria, objetivo, metodologia, faixa etária estudada, principais resultados e as conclusões. Posteriormente, realizou-se a análise crítica dos artigos e a discussão acerca dos principais achados e avanços evidenciados pelos estudos.

Revisão de Literatura

A presente revisão é composta por dezenove 22 Athayde ML, Carvalho Q, Mota HB, Vocabulário expressivo de crianças com diferentes níveis de gravidade de desvio fonológico, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2009 [citado 2013 Out 25]; 11(Suppl 2): 161-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600005&lng=en
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44 Hage SRV, Pereira MB. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2006 Dec [cited 2013 Oct 25]; 8(4):419-28. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400003&lng=en
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2121 Quintas VG, Mezzomo CL, Keske-Soares M, Dias RF. Vocabulário expressivo e processamento auditivo em crianças com aquisição de fala desviante. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(3):263-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300018&lng=en.
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artigos nacionais. O delineamento de cada estudo foi levantado e, em casos que este não estivesse especificado, a classificação foi realizada de acordo com referencial teórico sobre metodologia científica2222 Braga R, Melo M. Como fazer uma Revisão Baseada na Evidência. Rev Port Clin Geral [periódico na Internet] 2009 [citado 2013 Out 25] 25(6):660-6. Diponível em: http://www.rpmgf.pt/ojs/index.php?journal=rpmgf&page=article&op=view&path%5B%5D=10691&path%5B%5D=10427
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. Para uma melhor compreensão da temática abordada os estudos foram separados por eixos temáticos, que serão apresentados a seguir.

Nas Figuras 1 a 5 estão detalhados os delineamentos metodológicos e os principais resultados encontrados referentes à temática, prevalência de alteração de vocabulário, sendo estes distribuídos dentre os subtemas vocabulário, vocabulário e fonologia, vocabulário e desempenho escolar, vocabulário e consciência fonológica e vocabulário e processamento auditivo. Na Figura 6 estão apresentadas as prevalências de alterações dos estudos desta revisão.

Para estudar o desenvolvimento de vocabulário das crianças é necessário a compreensão do significado das palavras e como se dá o processo de aquisição lexical44 Hage SRV, Pereira MB. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2006 Dec [cited 2013 Oct 25]; 8(4):419-28. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400003&lng=en
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. As palavras podem ser categorizadas em três tipos de acordo com seus significados. O primeiro tipo é a classificação quanto ao significado lexical, referente aos verbos, substantivos e adjetivos. O segundo são as palavras com significado verbal, ou seja, as preposições, advérbios, conjunções e pronomes. O terceiro são as palavras que apresentam significado figurado, que vai além do sentido literal, que envolvem as habilidades metalinguísticas44 Hage SRV, Pereira MB. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2006 Dec [cited 2013 Oct 25]; 8(4):419-28. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400003&lng=en
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Figura 1:
Síntese dos estudos referentes ao desenvolvimento lexical.

No subtema vocabulário verificou-se que dos artigos encontrados, três 44 Hage SRV, Pereira MB. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2006 Dec [cited 2013 Oct 25]; 8(4):419-28. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400003&lng=en
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66 Befi-Lopes DM, Pereira ACS, Bento ACP. Representação fonológica em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22 (3): 305-10. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300025&lng=en
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77 Scherer S, Souza APR. Types e Tokens na aquisição típica de linguagem por sujeitos de 18 a 32 meses falantes do português brasileiro. Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2011[cited 2013 Oct 25] ; 13 (5): 838-46. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500008&lng=en
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estudaram a aquisição de palavras com significados lexicais, sendo que dois 44 Hage SRV, Pereira MB. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2006 Dec [cited 2013 Oct 25]; 8(4):419-28. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400003&lng=en
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88 Befi-Lopes DM, Silva CPF, Bento ACP. Representação semântica e nomeação em crianças com distúrbio específico de linguagem. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(2):113-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000200008&lng=en.
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avaliaram a capacidade de evocação nominal de acordo com determinadas figuras, e um77 Scherer S, Souza APR. Types e Tokens na aquisição típica de linguagem por sujeitos de 18 a 32 meses falantes do português brasileiro. Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2011[cited 2013 Oct 25] ; 13 (5): 838-46. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500008&lng=en
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estudou quais os tipos de verbos de maior ocorrência entre a faixa etária estudada. Apenas um dos estudos88 Befi-Lopes DM, Silva CPF, Bento ACP. Representação semântica e nomeação em crianças com distúrbio específico de linguagem. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(2):113-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000200008&lng=en.
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correlacionou a presença de distúrbio específico de linguagem com o desempenho em provas de nomeação, sendo que as crianças com tal diagnóstico apresentaram melhor desempenho na prova de nomeação quando comparado ao desempenho nas provas de definição dos desenhos apresentados. Em relação ao estudo da tipologia de verbos mais utilizados, as variáveis analisadas foram idade e sexo77 Scherer S, Souza APR. Types e Tokens na aquisição típica de linguagem por sujeitos de 18 a 32 meses falantes do português brasileiro. Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2011[cited 2013 Oct 25] ; 13 (5): 838-46. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500008&lng=en
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. A variável idade relacionada ao desenvolvimento lexical em crianças com Distúrbio específico de Linguagem (DEL) deve ser estudada com cautela, uma vez que as habilidades linguísticas de crianças com alterações específicas de linguagem evoluem mais lentamente e, consequentemente, a medida de investigação deve levar em conta desenvolvimento linguístico do indivíduo99 Befi Lopes DM, Nuñes CO, Cáceres AM. Correlação entre vocabulário expressivo e extensão média do enunciado em crianças com alteração específica de linguagem. Rev CEFAC [serial on the Internet]. 2013 [cited 2013 Oct 25]; 15(1):51-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/2012nahead/92-11.pdf
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. Vale destacar, a premissa de que os efeitos da idade podem variar segundo as interações entre a fonte de interferência, da natureza do alvo, e a carga de percepção da tarefa, ou seja, a literatura chama atenção sobre os possíveis efeitos da carga perceptual de uma tarefa sobre a resposta e acesso semântico em crianças2323 Jerger S, Damian MF, Mills C, Bartlett J, Tye-Murray N, Abdi, H. Effect of perceptual load on semantic access by speech in children. J Speech Lang Hear Res. 2013 56(2):388- 400..

Merecem citação os estudos 1010 Befi-Lopes DM, Gândara JP, Felisbino FS, Categorização semântica e aquisição lexical: Desempenho de crianças com alteração do desenvolvimento da linguagem. Rev CEFAC; 2006;8(2):155-61. 1111 Befi-Lopes DM, Nuñes CO, Cáceres AM, Correlação entre vocabulário expressivo e extensão média do enunciado em crianças com alteração específica de linguagem. Rev CEFAC [serial on the Internet]. 2013 [cited 2013 Oct 25]; 15(1):51-7. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100006&lng=en.
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que tem como tema a aquisição do vocabulário expressivo e do receptivo, sobretudo na comparação entre a aquisição do vocabulário por meio das modalidades expressiva e receptiva. Vale destacar o apontamento da literatura para o fato do desempenho superior nas provas de vocabulário receptivo99 Befi Lopes DM, Nuñes CO, Cáceres AM. Correlação entre vocabulário expressivo e extensão média do enunciado em crianças com alteração específica de linguagem. Rev CEFAC [serial on the Internet]. 2013 [cited 2013 Oct 25]; 15(1):51-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/2012nahead/92-11.pdf
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.

A literatura internacional tem reiterado a importância do estudo do desenvolvimento lexical levando em consideração o desempenho em tarefas de vocabulário expressivo e receptivo2424 Henrichs J, Rescorla L, Donkersloot C, Schenk JJ, Raat H, Jaddoe VWV. Early vocabulary delay and behavioral/emotional problems in early childhood: the generation R study. J Speech Lang Hear Res. 2013;56(2):553-66..

A análise dos dados verificou que um estudo 1212 Ferreira AT, Lamônica DAC. Comparação do léxico de crianças com Síndrome de Down e com desenvolvimento típico de mesma idade mental. Rev CEFAC [serial on the Internet]. 2012 [cited 2013 Oct 25]; 14(5):786-91. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500003&lng=en.
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correlaciona a aquisição de vocabulário de crianças com Síndrome de Down com a de crianças sem alterações e que apresentam desenvolvimento cognitivo similar. O estudo sugeriu que o desempenho lexical, tanto expressivo como receptivo, de sujeitos com síndrome de Down é inferior ao de crianças com desenvolvimento adequado mesmo quando estes são pareados de acordo com a idade mental.

É importante notar que não foram encontrados artigos que retrataram a influência do ambiente familiar e a importância dos relacionamentos sociais para a aquisição e o desenvolvimento lexical, bem como quais os impactos na população infantil, contudo há estudos que demonstram a importância do estilo e perfil comunicativo parental para o desenvolvimento global da linguagem 2525 Zammit M, Schafer G. Maternal label and gesture use affects acquisition of specific object names J. Child Lang. [periódico na Internet]. 2011 [citado 2013 Out 25]; 38(1):201-21. Disponível em: http://centaur.reading.ac.uk/5735/3/zammit.schafer.2010.Maternal.label.and.gesture.pdf
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2626 Ahonen T, Aroa T, Marja-Leena L, Sira M, Asko T. Developmental trajectories of early communication skills. J Speech Lang Hear Res. 2012 55(4):1083 - 96..

Figura 2:
Síntese dos estudos que correlacionam os desenvolvimentos lexical e fonológico

No subtema vocabulário e fonologia, foram encontrados sete artigos22 Athayde ML, Carvalho Q, Mota HB, Vocabulário expressivo de crianças com diferentes níveis de gravidade de desvio fonológico, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2009 [citado 2013 Out 25]; 11(Suppl 2): 161-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600005&lng=en
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66 Befi-Lopes DM, Pereira ACS, Bento ACP. Representação fonológica em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22 (3): 305-10. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300025&lng=en
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1313 Athayde ML, Mota HB, Mezzomo CL. Vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante . Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(2):145-50. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000200013&lng=en.
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1717 Rossi-Barbosa LAR, Caldeira AP, Honorato-Marques R, Silva RF. Prevalência de transtornos fonológicos em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [serial on the Internet]. 2011 [cited 2013 Oct 25]; 16(3):330-6. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000300015&lng=en.
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e em quatro destes66 Befi-Lopes DM, Pereira ACS, Bento ACP. Representação fonológica em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22 (3): 305-10. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300025&lng=en
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1313 Athayde ML, Mota HB, Mezzomo CL. Vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante . Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(2):145-50. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000200013&lng=en.
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1515 Brancalioni AR, Marini C, Cavalheiro LG, Keske-Soares M. Desempenho em prova de vocabulário de crianças com desvio fonológico e com desenvolvimento fonológico normal. Rev CEFAC [serial on the Internet]. 2011 June [cited 2013 Oct 25]; 13(3):428-36. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000300005&lng=en.
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1616 Costa RCC, Ávila CRB, Competência lexical e metafonológica em pré-escolares com transtorno fonológico. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(3):189-94. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300006&lng=en.
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foram comparados o desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem com o de crianças que apresentavam desvio fonológico. A literatura lembra a interação entre fonologia e vocabulário, a precocidade de aquisições destes subsistemas e da importância das habilidades adquiridas para as etapas posteriores do desenvolvimento de linguagem2727 Limissuri RCA, Befi-Lopes BM. Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares R. bras. Est. pedag. 2009;90(225):433-48. 2828 Kaminski TI, Mota HB, Cielo CA. Vocabulário expressivo e consciência fonológica: correlações destas variáveis em crianças com desvio fonológico. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [periódico na Internet]. 2011 [citado 2013 Out 25]; 16(2):174-81. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000200011&lng=pt.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
.

Vale destacar que seis artigos 22 Athayde ML, Carvalho Q, Mota HB, Vocabulário expressivo de crianças com diferentes níveis de gravidade de desvio fonológico, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2009 [citado 2013 Out 25]; 11(Suppl 2): 161-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600005&lng=en
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
66 Befi-Lopes DM, Pereira ACS, Bento ACP. Representação fonológica em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22 (3): 305-10. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300025&lng=en
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
1313 Athayde ML, Mota HB, Mezzomo CL. Vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante . Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(2):145-50. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000200013&lng=en.
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1616 Costa RCC, Ávila CRB, Competência lexical e metafonológica em pré-escolares com transtorno fonológico. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(3):189-94. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300006&lng=en.
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que utilizaram a prova de vocabulário do teste de linguagem infantil - ABFW apresentaram estudo do tipo caso-controle. Ao correlacionar o desempenho entre o grupo controle e o grupo estudo, foi possível verificar que em parte das pesquisas 66 Befi-Lopes DM, Pereira ACS, Bento ACP. Representação fonológica em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22 (3): 305-10. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300025&lng=en
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
1313 Athayde ML, Mota HB, Mezzomo CL. Vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante . Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(2):145-50. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000200013&lng=en.
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1515 Brancalioni AR, Marini C, Cavalheiro LG, Keske-Soares M. Desempenho em prova de vocabulário de crianças com desvio fonológico e com desenvolvimento fonológico normal. Rev CEFAC [serial on the Internet]. 2011 June [cited 2013 Oct 25]; 13(3):428-36. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000300005&lng=en.
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1616 Costa RCC, Ávila CRB, Competência lexical e metafonológica em pré-escolares com transtorno fonológico. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(3):189-94. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300006&lng=en.
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, crianças com atraso de linguagem ou desvio fonológico apresentaram desempenho inferior às demais crianças em todas as provas realizadas

Em dois estudos que avaliaram o vocabulário expressivo 1313 Athayde ML, Mota HB, Mezzomo CL. Vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante . Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(2):145-50. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000200013&lng=en.
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1515 Brancalioni AR, Marini C, Cavalheiro LG, Keske-Soares M. Desempenho em prova de vocabulário de crianças com desvio fonológico e com desenvolvimento fonológico normal. Rev CEFAC [serial on the Internet]. 2011 June [cited 2013 Oct 25]; 13(3):428-36. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000300005&lng=en.
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por meio do Teste ABFW- Prova de vocabulário, o campo lexical (formas e cores) apresentou diferenças entre os resultados. Em um dos estudos1313 Athayde ML, Mota HB, Mezzomo CL. Vocabulário expressivo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante . Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(2):145-50. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000200013&lng=en.
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, foram verificadas diferenças com significância estatística entre os grupos estudo e controle e, no segundo1515 Brancalioni AR, Marini C, Cavalheiro LG, Keske-Soares M. Desempenho em prova de vocabulário de crianças com desvio fonológico e com desenvolvimento fonológico normal. Rev CEFAC [serial on the Internet]. 2011 June [cited 2013 Oct 25]; 13(3):428-36. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000300005&lng=en.
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estas diferenças não foram relatadas pelos autores.

Dois artigos avaliaram o vocabulário de acordo com o grau de desvio fonológico 22 Athayde ML, Carvalho Q, Mota HB, Vocabulário expressivo de crianças com diferentes níveis de gravidade de desvio fonológico, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2009 [citado 2013 Out 25]; 11(Suppl 2): 161-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600005&lng=en
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1414 Mota HB, Kaminski TI, Nepomuceno MRF, Athayde ML. Alterações no vocabulário expressivo de crianças com desvio fonológico. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [serial on the Internet]. 2009 [cited 2013 Oct 25]; 14(1):41-7. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000100009&lng=en
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Apenas em um deles22 Athayde ML, Carvalho Q, Mota HB, Vocabulário expressivo de crianças com diferentes níveis de gravidade de desvio fonológico, Rev. CEFAC [serial on the Internet]. 2009 [citado 2013 Out 25]; 11(Suppl 2): 161-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600005&lng=en
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as crianças que apresentavam grau leve de desvio fonológico obtiveram o desempenho superior ao das crianças com outros graus de desvio fonológico.

Destaca-se um estudo japonês que aponta interdependência entre produção fonológica e desenvolvimento lexical, pois, segundo o autor, a capacidade da criança produzir uma determinada estrutura fonológica depende da frequência e quantidade de exposição que tem a essa estrutura2929 Ota M. Lexical frequency effects on phonological development: The case of word production in Japanese. In: Vihman M, Keren-Portnoy T, editors. The emergence of phonology: Whole word approaches, cross-linguistic evidence. Cambridge: Cambridge University Press, 2013; p. 415-38..

Somente em um dos artigos1717 Rossi-Barbosa LAR, Caldeira AP, Honorato-Marques R, Silva RF. Prevalência de transtornos fonológicos em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [serial on the Internet]. 2011 [cited 2013 Oct 25]; 16(3):330-6. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000300015&lng=en.
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foi incluído o teste de rastreamento de distúrbios articulatórios da fala.

Figura 3:
Síntese dos estudos que correlacionam o desenvolvimento lexical com o desempenho escolar

No subtema léxico e desempenho escolar foram encontrados três artigos 55 Santos, MTM, Befi-Lopes, DM, Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita, J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [serial on the Internet]. 2012 [cited 2013 Oct 25]; 24(3):269-75. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300013&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000300013
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1818 Araújo MVM, Marteleto MRF, Schoen-Ferreira TH. Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares. Estud. psicol. [serial on the Internet]. 2013 [cited 2013 Oct 25]; 27(2):169-76. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000200004&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S0103-166X2010000200004 .
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1919 Bento ACP, Befi-Lopes DM. Organização e narração de histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 Dec [cited 2013 Oct 25] ; 22(4): 503-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000400024&lng=en.
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que analisaram o desempenho de crianças de diferentes estágios da educação infantil em provas de vocabulário. Foi possível observar que a maioria das crianças de cinco, seis e sete anos apresentou desempenho inferior à média esperada para a idade. Observou-se ainda que as crianças que cursavam o primeiro estágio da educação infantil desempenharam-se melhor que as do terceiro estágio1818 Araújo MVM, Marteleto MRF, Schoen-Ferreira TH. Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares. Estud. psicol. [serial on the Internet]. 2013 [cited 2013 Oct 25]; 27(2):169-76. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000200004&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S0103-166X2010000200004 .
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. Em um dos estudos1919 Bento ACP, Befi-Lopes DM. Organização e narração de histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 Dec [cited 2013 Oct 25] ; 22(4): 503-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000400024&lng=en.
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, constatou-se que na prova do discurso, houve redução do discurso descritivo de acordo com o aumento da idade dos sujeitos de pesquisa.

A literatura aponta que o desenvolvimento lexical influencia diretamente a aquisição da escrita, ou seja, para se escrever qualquer palavra, desde as de baixa frequência até a escrita de pseudopalavras, há necessidade do acesso ao léxico previo55 Santos, MTM, Befi-Lopes, DM, Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita, J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [serial on the Internet]. 2012 [cited 2013 Oct 25]; 24(3):269-75. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300013&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000300013
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
. Há apontamentos ainda em relação à importância do desenvolvimento lexical para o desenvolvimento da criança em todas as áreas curriculares, pois corrobora na compreensão de instruções e resolução de problemas3030 Morales FM. Eficacia de un programa de entrenamiento en el vocabulario en niños Revista de Investigación en Logopedia [periódico na Internet] 2013. [citado 2013 Out 25]; 3(1):1-17.Disponível em: http://revistalogopedia.uclm.es/ojs/index.php/revista/article/view/81
http://revistalogopedia.uclm.es/ojs/inde...
.

Figura 4:
Síntese dos estudos que correlacionam o desenvolvimento lexical com a consciência fonológica

No subtema vocabulário e consciência fonológica foi encontrado apenas um estudo2020 Kaminski TI, Mota HB, CieloCA; Consciência Fonológica e vocabulário expressivo em crianças com aquisição típica da linguagem e com desvio fonológico. Rev CEFAC [periódico na Internet]. 2011 [citado 2013 Out 25]; 13(5):813-30. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000500005&lng=pt.
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que, ao comparar o desempenho das crianças do grupo controle com o das crianças do grupo estudo, constatou que as crianças que apresentaram desvio fonológico obtiveram desempenho inferior àquelas com aquisição típica de linguagem. Na idade de seis anos não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes. Observou-se ainda que apenas os sujeitos de cinco anos, de ambos os grupos, apresentaram dificuldades nas provas de consciência fonológica.

Diante dos dados encontrados faz-se necessária maior pesquisa acerca da contribuição do desenvolvimento fonológicos para a ampliação do léxico além da importância da utilização de variáveis como idade e alfabetização.

Figura 5:
Síntese dos estudos que correlacionam o desenvolvimento lexical com o processamento auditivo

Dificuldades de linguagem oral, principalmente as que dizem respeito ao vocabulário e à fonologia, podem estar relacionadas às desordens do processamento auditivo, uma vez que a audição é a via de entrada mais importante para a aquisição linguística2121 Quintas VG, Mezzomo CL, Keske-Soares M, Dias RF. Vocabulário expressivo e processamento auditivo em crianças com aquisição de fala desviante. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(3):263-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300018&lng=en.
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.

Levando em conta estes fatos, ao analisar o subtema vocabulário e processamento auditivo observou-se um estudo2121 Quintas VG, Mezzomo CL, Keske-Soares M, Dias RF. Vocabulário expressivo e processamento auditivo em crianças com aquisição de fala desviante. Pró-Fono R. Atual. Cient. [serial on the Internet]. 2010 [cited 2013 Oct 25]; 22(3):263-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300018&lng=en.
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que correlacionou o desempenho dos sujeitos de pesquisa na prova de vocabulário expressivo com os resultados dos testes de processamento auditivo, encontrando uma correlação positiva entre eles, ou seja, quanto melhor o desempenho no teste de processamento auditivo melhor desempenho na prova de vocabulário.

Figura 6:
Cronologia dos estudos de acordo com os assuntos mais abordados em cada ano

De acordo com as alterações abordadas nos artigos do presente estudo, verificou-se que em dois 1414 Mota HB, Kaminski TI, Nepomuceno MRF, Athayde ML. Alterações no vocabulário expressivo de crianças com desvio fonológico. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [serial on the Internet]. 2009 [cited 2013 Oct 25]; 14(1):41-7. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000100009&lng=en
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1515 Brancalioni AR, Marini C, Cavalheiro LG, Keske-Soares M. Desempenho em prova de vocabulário de crianças com desvio fonológico e com desenvolvimento fonológico normal. Rev CEFAC [serial on the Internet]. 2011 June [cited 2013 Oct 25]; 13(3):428-36. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000300005&lng=en.
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houve relato de ocorrência de Não Designações de vocábulos sendo o processo mais encontrado a substituição por co-hipônimo. Em um dos estudos1010 Befi-Lopes DM, Gândara JP, Felisbino FS, Categorização semântica e aquisição lexical: Desempenho de crianças com alteração do desenvolvimento da linguagem. Rev CEFAC; 2006;8(2):155-61. verificou-se 67% de correlação positiva entre o vocabulário expressivo e receptivo dos sujeitos da amostra.

Observa-se uma linha do tempo com os assuntos mais abordados pelos estudos nos últimos cinco anos. As temáticas variaram no decorrer dos anos mas verifica-se maior número de artigos que abordaram o desenvolvimento lexical relacionado ao desenvolvimento fonológico e um menor número de estudos que constatam a correlação entre desenvolvimento lexical e processamento auditivo. Ressalta-se ainda a importância da realização de estudos que discutam quais as influências do desenvolvimento lexical no desempenho escolar.

Conclusão

As produções científicas da revisão apontam a relevância do desenvolvimento lexical para a aquisição fonológica e, posteriormente, para a aquisição da linguagem escrita. Quanto à fonologia, os artigos encontrados expõem a importância do adequado desenvolvimento lexical para que a aquisição fonológica se dê efetivamente.

A presente revisão da literatura demonstrou a importância da investigação científica sobre a relação entre os tópicos analisados e o desempenho escolar, uma vez que são poucos estudos que os relaciona e, de acordo com os achados, há inter-relações positivas que contribuem para no desempenho escolar das crianças.

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  • Fonte de auxílio: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC CNPq - UFMG

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Out 2015

Histórico

  • Recebido
    07 Nov 2013
  • Aceito
    16 Jun 2014
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