Acessibilidade / Reportar erro

CIÊNCIA DO EXERCÍCIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

RESUMO

O conteúdo dos livros didáticos de ensino médio relacionados à atividade física e ao exercício é de suma importância, uma vez que a atividade física regular e o exercício são considerados como uma importante ferramenta na manutenção e melhoria da saúde. Nosso objetivo foi analisar a presença e a qualidade de conteúdo científico do exercício em livros didáticos de biologia no ensino médio aprovados pelo Plano Nacional de Livros Didáticos. Foi criado um documento orientador para permitir a análise dos livros didáticos. Os tópicos investigados foram: I) a extensão do conteúdo relacionado à ciência do exercício; II) equívocos sobre a ciência do exercício; e III) benefícios à saúde atribuídos ao exercício físico. Também foram analisadas as qualificações acadêmicas dos autores dos livros didáticos. Todos os livros didáticos analisados (n=9) apresentaram algum grau de conteúdo científico de exercício. Além disso, um total de ~67% dos livros didáticos analisados apresentaram pelo menos um equívoco em relação à ciência do exercício, sendo o mais comum relacionado à bioquímica e fisiologia muscular. Além disso, 93,8% dos autores tinham graduação em ciências biológicas; 43,8% tinham doutorado. Em conclusão, todos os livros didáticos de biologia do ensino médio apresentaram conteúdos sobre ciência do exercício; no entanto, a maioria deles apresentou pelo menos um equívoco em relação à ciência do exercício. Assim, sugerimos que o Plano Nacional de Livros Didáticos melhore os critérios de análise dos livros didáticos de biologia. Nível de Evidência III; Análises econômicas e de decisão - Desenvolvimento de um modelo econômico ou de decisão.

Descritores:
Atividade Física; Exercício Físico; Promoção de saúde; Hipertensão; Educação em saúde

ABSTRACT

The content of high school textbooks related to physical activity and exercise is of utmost importance because physical activity and exercise are considered important tools in maintaining and improving health. Our objective was to analyze the presence and quality of exercise science content in high school biology textbooks approved by the National Textbook Plan. A guiding document was developed to enable the analysis of the textbooks. The topics investigated were: I) the extent of content related to exercise science; II) misconceptions about exercise science; III) health benefits attributed to exercise. The academic qualifications of the textbook authors were also analyzed. All analyzed textbooks (n = 9) featured some degree of exercise science content. In addition, ~67% of textbooks analyzed had at least one misconception regarding exercise science, the most common being related to biochemistry and muscle physiology. Also, 93.8% of the authors had undergraduate degrees in biological sciences; 43.8% had doctoral degrees. In conclusion, all high school biology textbooks presented content related to exercise science; however, most of them presented at least one misconception regarding exercise science. Thus, we suggest that the Brazilian National Textbook Plan should improve the criteria for analyzing biology textbooks. Level of Evidence III; Economic and decision analyses - Development of an economic or decision model.

Keywords:
Physical Activity; Physical Exercise; Health Promotion; Hypertension; Health Education

RESUMEN

El contenido de los libros didácticos de la enseñanza media relacionados con la actividad física y el ejercicio es de suma importancia, ya que la actividad física y el ejercicio regulares se consideran una herramienta importante para el mantenimiento y la mejora de la salud. Nuestro objetivo fue analizar la presencia y la calidad del contenido de ciencias del ejercicio en los libros didácticos de biología de la enseñanza media aprobados por el Plan Nacional de Libros Didácticos de Brasil. Se elaboró un documento guía para permitir el análisis de libros didácticos. Los temas investigados fueron: I) la extensión del contenido relacionado con la ciencia del ejercicio; II) conceptos erróneos sobre la ciencia del ejercicio; y III) los beneficios para la salud atribuidos al ejercicio físico. También se analizaron las calificaciones académicas de los autores de los libros didácticos. Todos los libros didácticos analizados (n = 9) presentan algún grado de contenido de ciencias del ejercicio. Además, un total de ~ 67% de los libros didácticos analizados presentaban al menos un concepto erróneo con respecto a la ciencia del ejercicio, siendo el más común el relacionado con la bioquímica y la fisiología muscular. Además, el 93,8% de los autores tenía una licenciatura en ciencias biológicas y 43,8% tenía un doctorado. En conclusión, todos los libros didácticos de biología de la escuela secundaria presentaban contenido relacionado con la ciencia del ejercicio; sin embargo, la mayoría de ellos presentaba al menos un concepto erróneo con respecto a la ciencia del ejercicio. Por lo tanto, sugerimos que el Plan Nacional de Libros Didácticos de Brasil mejore los criterios para analizar los libros didácticos de biología. Nivel de Evidencia III; Análisis económico y de decisión - Desarrollo de modelo económico o de decisión.

Descriptores:
Actividad Física; Ejercicio Físico; Promoción de la Salud; Hipertensión; Educación en Salud

INTRODUÇÃO

Os livros didáticos são importantes recursos para o ensino da disciplina e, juntamente com um quadro-negro e um giz, representam os únicos materiais didáticos disponíveis para alunos e professores de escolas públicas brasileiras.11 Ruppenthal R, Schetinger MRC. The respiratory system in science textbooks in the early grades: an analysis of content, images and activities. Ciência Educ. 2013;19(3):617-32. doi:10.1590/S1516-73132013000300008
https://doi.org/10.1590/S1516-7313201300...
Além disso, os livros didáticos podem fornecer orientação pedagógica de forma autônoma, uma vez que podem ser utilizados como fontes diversas para proporcionar aos professores a liberdade de escolha na seleção das ferramentas adequadas necessárias para o processo de ensino.22 Carneiro MH da S, Mól WLP dos SG de S. Innovative textbook and teachers: a challenge tension. Ens Pesqui em Educ em Ciências. 2005;7(2):101-13. doi:10.1590/1983-21172005070204
https://doi.org/10.1590/1983-21172005070...

No Brasil, o Ministério da Educação possui um programa coordenado pela Secretaria da Educação Básica, denominado Plano Nacional do Livro Didático, ou Plano Nacional dos Livros Didáticos (PNLD). Em suma, o PNLD visa subsidiar o trabalho pedagógico dos professores através da distribuição de livros didáticos aos alunos. Além disso, o PNLD está comprometido com a qualidade do conteúdo disponível dentro dos livros didáticos. Para isso, o Ministério da Educação designou comissões técnicas compostas por professores e pesquisadores de universidades públicas brasileiras.33 Höffling E. The trajectory of the National Textbook program of the Ministry of education in Brazil. In: Megid Netom J, Fracalanza H, editors. O Livro Didático de Ciências No Brasil. Campinas: Komedi; 2006:19-31.,44 Brasil. Textbook Guide: PNLD 2015. Biology: High School. Resumidamente, as comissões técnicas avaliam os seguintes critérios: I) respeito à legislação, diretrizes e normas gerais de educação; II) observância dos princípios éticos necessários à construção da cidadania e da vida social republicana; III) a coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica; IV) a correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos; V) a adequação e relevância da orientação prestada aos professores; VI) observância das regras ortográficas e gramaticais da linguagem em que a obra foi escrita; VII) a adequação da estrutura editorial e do design gráfico; e VIII) a qualidade do texto e a adequação temática.33 Höffling E. The trajectory of the National Textbook program of the Ministry of education in Brazil. In: Megid Netom J, Fracalanza H, editors. O Livro Didático de Ciências No Brasil. Campinas: Komedi; 2006:19-31.,44 Brasil. Textbook Guide: PNLD 2015. Biology: High School.

Estudos anteriores mostraram a presença de equívocos no ensino médio55 Langhi R, Nardi R. Astronomy Teaching: Most common conceptual errors present in science textbooks. Cad Bras Ensino Física. 2007;24(1):87-111. doi:10.5007/%25x
https://doi.org/10.5007/%25x...
,66 França VH de, Margonari C, Schall VT. An analysis on the content of leishmaniasis in science and biology books indicated by the Brazilian Didatic Book National Program (2008/2009). Ciência Educ. 2011;17(3):625-44. doi:10.1590/S1516-73132011000300007
https://doi.org/10.1590/S1516-7313201100...
e nos livros didáticos universitários.77 de Lira CAB, Viana RB, Luz NF, de Santana MG, Campos MH, Vancini RL, et al. Analysis of type 2 diabetes mellitus and arterial hypertension content in exercise physiology textbooks. Adv Physiol Educ. 2019;43(3):253-8. doi:10.1152/advan.00043.2019
https://doi.org/10.1152/advan.00043.2019...
Em relação aos livros didáticos de biologia, a análise de conteúdo sugeriu a presença de conceitos equivocados,88 Mohr A. Análise do conteúdo de “saúde” em livros didáticos. Ciência Educ. 2000;6(2):89-106. doi:10.1590/S1516-73132000000200002
https://doi.org/10.1590/S1516-7313200000...

9 Nascimento TG, Martins I. O texto de genética no livro didático de ciências: uma análise retórica crítica. Investig Ensino Ciências. 2005;10(2):255-78.

10 Sandrin M de FN, Puorto G, Nardi R. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos. Investig Ensino Ciências. 2005;10(3):281-98.

11 Xavier MCF, Freire A de S, Moraes MO. New Biology and genetics in High School science textbooks. Ciência Educ. 2006;12(3):275-89. doi:10.1590/S1516-73132006000300003
https://doi.org/10.1590/S1516-7313200600...
-1212 Assis SS de, Pimenta DN, Schall VT. Dengue in science and biology text books indicated by the Didactic Book National Program. Ciência Educ. 2013;19(3):633-56. doi:10.1590/S1516-73132013000300009
https://doi.org/10.1590/S1516-7313201300...
e que a qualidade das imagens, as relações texto-imagem e sua função de aprendizagem são afetadas.1313 Palacios FJP, Jiménez J de D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias. Análisis de libros de texto. Enseñanza las Ciencias. 2002;20(3):369-86.

14 Palacios FJP. Uso (y abuso) de la imagen en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza las Ciencias. 2006;24(1):13-30.
-1515 Gibin GB, Kiill KB, Ferreira LH. Categorização das imagens referentes ao tema equilíbrio químico nos livros aprovados pelo PNLEM. Rev Electrónica Enseñanza las Ciencias. 2009;8(2):711-21. Portanto, os professores devem estar preparados para lidar com quaisquer imprecisões, como equívocos, exemplos descontextualizados, falta de informação e ilustrações confusas e complexas, pois os alunos expostos a esses equívocos podem considerá-los como fatos.1616 Alves MLM, Mesquita BS, Morais WS, Leal JC, Satler CE, dos Santos Mendes FA. Nintendo Wii™ versus Xbox Kinect™ for assisting people with Parkinson's disease. Percept Mot Skills. 2018;125(3):546-65. doi:10.1177/0031512518769204
https://doi.org/10.1177/0031512518769204...
,1717 Leal AGF, Vancini RL, Gentil P, Benedito-Silva AA, da Silva AC, Campos MH, et al. Knowledge about sport and exercise science: a cross-sectional survey among health professionals in Brazil. Health Educ. 2018;118(3):250-61. doi:10.1108/HE-06-2017-0036
https://doi.org/10.1108/HE-06-2017-0036...

Nesse sentido, a abordagem do conteúdo relacionado à atividade física e ao exercício nos livros didáticos do ensino médio é de suma importância, uma vez que a atividade física regular e o exercício são considerados como importantes ferramentas para a manutenção e melhoria da saúde e do condicionamento físico.1818 Pedersen BK, Saltin B. Exercise as medicine - evidence for prescribing exercise as therapy in 26 different chronic diseases. Scand J Med Sci Sports. 2015;25(Suppl 3):1-72. doi:10.1111/sms.12581
https://doi.org/10.1111/sms.12581...
,1919 Fiuza-Luces C, Garatachea N, Berger NA, Lucia A. Exercise is the real polypill. Physiol. 2013;28(5):330-58. doi:10.1152/physiol.00019.2013
https://doi.org/10.1152/physiol.00019.20...
Além disso, sabe-se que a atividade física regular e o exercício são fatores importantes para a prevenção e tratamento de diversas doenças não transmissíveis, como diabetes mellitus tipo 2,2020 Colberg SR, Sigal RJ, Fernahll B, Regensteiner JG, Blissmer BJ, Rubin RR, et al. Exercise and type 2 diabetes: American College of Sports Medicine and the American Diabetes Association: joint position statement. Exercise and type 2 diabetes. Med Sci Sport Exerc. 2010;42(12):2282-303. doi:10.1249/MSS.0b013e3181eeb61c
https://doi.org/10.1249/MSS.0b013e3181ee...
hipertensão arterial,2121 Pescatello LS, Franklin BA, Fagard R, Farquhar WB, Kelley GA, Ray CA, et al. American College of Sports Medicine position stand. Exercise and hypertension. Med Sci Sports Exerc. 2004;36(3):533-53. doi:10.1249/01.mss.0000115224.88514.3a.
https://doi.org/10.1249/01.mss.000011522...
câncer de mama,2222 Kirshbaum MN. A review of the benefits of whole body exercise during and after treatment for breast cancer. J Clin Nurs. 2007;16(1):104-21. doi:10.1111/j.1365-2702.2006.01638.x
https://doi.org/10.1111/j.1365-2702.2006...
,2323 Dos Santos WDN, Gentil P, de Moraes RF, Ferreira Júnior JB, Campos MH, de Lira CAB, et al. Chronic effects of resistance training in breast cancer survivors. Biomed Res Int. 2017;2017:8367803. doi:10.1155/2017/8367803
https://doi.org/10.1155/2017/8367803...
obesidade,,2424 Maillard F, Rousset S, Pereira B, Traore A, Del Amaze PP, Boirie Y, et al. High-intensity interval training reduces abdominal fat mass in postmenopausal women with type 2 diabetes. Diabetes Metab. 2016;42(6):433-41. doi:10.1016/j.diabet.2016.07.031
https://doi.org/10.1016/j.diabet.2016.07...
,2525 Rayes ABR, de Lira CAB, Viana RB, Benedito-Silva AA, Vancini RL, Mascarin N, et al. The effects of Pilates vs. aerobic training on cardiorespiratory fitness, isokinetic muscular strength, body composition, and functional tasks outcomes for individuals who are overweight/obese: a clinical trial. PeerJ. 2019;7:e6022. doi:10.7717/peerj.6022
https://doi.org/10.7717/peerj.6022...
ansiedade2626 Wipfli BM, Rethorst CD, Landers DM. The anxiolytic effects of exercise: a meta-analysis of randomized trials and dose-response analysis. J Sport Exerc Psychol. 2008;30(4):392-410. doi: 10.1123/jsep.30.4.392
https://doi.org/10.1123/jsep.30.4.392...
e depressão.2727 Kvam S, Kleppe CL, Nordhus IH, Hovland A. Exercise as a treatment for depression: A meta-analysis. J Affect Disord. 2016;202:67-86. doi:10.1016/j.jad.2016.03.063
https://doi.org/10.1016/j.jad.2016.03.06...
,2828 Viana RB, Gentil P, Naves JPA, Rebelo ACS, Santos DAT, Braga MAO, et al. Interval training improves depressive symptoms but not anxious symptoms in healthy women. Front Psychiatry. 2019;10:661. doi:10.3389/fpsyt.2019.00661
https://doi.org/10.3389/fpsyt.2019.00661...
Dessa forma, é importante que os alunos estejam cientes de informações precisas.

Portanto, os livros didáticos de biologia desempenham uma posição importante, pois são uma ferramenta pedagógica fundamental capaz de auxiliar as práticas de ensino e fornecem aos alunos informações científicas e atualizadas sobre a saúde no campo biológico. Dado que é essencial que os livros didáticos apresentem conteúdo de alta qualidade (por exemplo, conhecimento científico atualizado), este estudo tem como objetivo analisar a presença e a qualidade do conteúdo científico do exercício em livros didáticos de biologia do ensino médio aprovados pela PNLD. Nossa hipótese é a de que os livros de biologia apresentariam equívocos em relação à ciência do exercício.

MÉTODOS

Seleção de livros

Foram analisados todos os livros didáticos de biologia (n = 9)2929 Lopes SGB, Rosso S. Bio. 2nd ed. São Paulo: Saraiva; 2013.

30 Mendonça VL. Biologia. 2nd ed. São Paulo: AJS; 2013.

31 Silva Junior C da, Sasson S, Caldini Junior N. Biologia. 11th ed. São Paulo: Saraiva; 2013.

32 Amabis JM, Martho GR. Biologia em Contexto. Porto Alegre: Moderna; 2013.

33 Linhares S, Gewandsznajder F. Biologia Hoje. 2nd ed. Porto Alegre: Ática; 2013.

34 Favaretto JA. Biologia: Unidade e Diversidade. São Paulo: Saraiva; 2013.

35 Bröckelmann RH. Conexões com a Biologia. Porto Alegre: Moderna; 2013.

36 Bizzo NM V. Novas Bases da Biologia. Porto Alegre: Ática; 2013.
-3737 Takeuchi MR, Osório TC. Ser protagonista: Biologia. 2nd ed. São Paulo: SM; 2013. aprovados pelo PNLD e disponíveis para escolas públicas brasileiras de ensino médio em 2015 (Tabela 1).

Tabela 1
Livros didáticos de biologia selecionados pelo Plano Nacional de Livros Didáticos.

Análise de conteúdo

Um documento orientador foi criado para permitir que a análise de cada livro de biologia fosse organizada em um modelo esquemático. Este guia foi adaptado de Lira et al.77 de Lira CAB, Viana RB, Luz NF, de Santana MG, Campos MH, Vancini RL, et al. Analysis of type 2 diabetes mellitus and arterial hypertension content in exercise physiology textbooks. Adv Physiol Educ. 2019;43(3):253-8. doi:10.1152/advan.00043.2019
https://doi.org/10.1152/advan.00043.2019...
e os temas abordados neste documento norteador foram: I) Presença de conteúdo relacionado à ciência do exercício; II) presença de equívocos em relação à ciência do exercício; e III) benefícios à saúde proporcionados pelo exercício físico. Todos os livros didáticos foram cuidadosamente investigados para localizar o texto, capítulos ou referências que abordassem o tema da ciência do exercício. Após a localização do material, uma análise profunda do conteúdo foi realizada por dois pesquisadores (S.P.M. e C.A.B.L.). Um dos pesquisadores (S.P.M) é professor do ensino médio, e o outro (C.A.B.L.) é professor de fisiologia do exercício na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFRJ). Para isso, os conteúdos da ciência do exercício presentes no livro de biologia foram transcritos e os pesquisadores (S.P.M. e C.A.B.L.) analisaram a diferença dos conteúdos das referências no estado da arte e destacaram as informações incorretas identificadas nos livros didáticos.

Sobre os autores e colegas

Além disso, foram analisadas as qualificações acadêmicas dos autores e colegas dos livros didáticos. Foi investigado: I) Educação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado) e II) suas áreas de especialização. Essas informações foram extraídas da plataforma Lattes, banco de dados brasileiro para o Curriculum Vitae, criado e gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e também por meio das informações apresentadas nos livros didáticos analisados.

Análise estatística

Foi realizada uma análise estatística descritiva (média, desvio padrão e frequências absolutas e relativas) utilizando o software Excel (versão 2016, EUA).

RESULTADOS

Sobre os autores e colegas

Dos 32 autores e colegas presentes nos livros didáticos analisados, 30 (93,8%) possuíam graduação em ciências biológicas, enquanto um era formado em medicina e um em pedagogia; 14 autores (43,8%) apresentaram doutorado; quatro (12,6%) tinham mestrado; dois (6,3%) eram candidatos ao mestrado; um (3,1%) possuía apenas graduação; e 11 dos autores e colegas (34,4%) não possuíam nenhuma informação acadêmica disponível nos livros didáticos e/ou na plataforma Lattes. Entre os autores e colegas que possuíam pós-graduação (mestrado ou doutorado, n=18), seis tinham experiência em zoologia; três em genética; três em ciência da educação; uma em fisiopatologia experimental; um em ecologia; um em fisiologia geral; uma em biotecnologia; um em bioquímica; e uma cuja área de especialização não pôde ser localizada.

Conteúdo científico de exercício

Todos os livros didáticos analisados apresentaram algum conteúdo sobre ciência do exercício, embora cada coleção utilizasse diferentes abordagens. Os conteúdos mais comumente encontrados foram: I) Doping e uso de esteroides anabólicos; II) Exercício bioquímico; III) Os benefícios do exercício físico para a saúde; e IV) exercício em elevadas altitudes. Um total de ~67% dos livros didáticos analisados apresentaram pelo menos um equívoco em relação à ciência do exercício (Figura 1). Além disso, foram encontrados 10 equívocos científicos sobre exercício nos livros de biologia analisados, sendo os mais comuns relacionados à bioquímica e fisiologia muscular (Figura 2). A Tabela 2 apresenta uma análise qualitativa de cada livro didático incluído no estudo.

Figura 1
Presença de equívocos da ciência do exercício entre os livros de biologia do ensino médio analisados.
Figura 2
Frequência relativa dos equívocos na ciência do exercício.
Tabela 2
Análise qualitativa de cada livro didático incluído no estudo.

DISCUSSÃO

Este estudo teve como objetivo analisar a presença e a qualidade do conteúdo sobre ciência do exercício em livros didáticos de biologia do ensino médio, conforme aprovado pelo PNLD. Nossa principal descoberta foi que a maioria dos livros didáticos de biologia do ensino médio (~67%) analisados apresentavam pelo menos um equívoco em relação à ciência do exercício. Verificamos que todos os livros didáticos analisados abordaram pelo menos um tema relacionado à ciência do exercício, como o doping, o uso de esteroides androgênicos anabólicos, a bioquímica do exercício, os benefícios para a saúde da prática do exercício e o exercício em elevadas altitudes.

Há muitas evidências que sugerem que o uso de esteroides androgênicos anabólicos não são seguros3838 Cafri G, Van den Berg P, Thompson J. Pursuit of muscularity in adolescent boys: relations among biopsychosocial variables and clinical outcomes. J Clin Child Adolesc Psychol. 2006;35(2):283-91. doi:10.1207/s15374424jccp3502_12
https://doi.org/10.1207/s15374424jccp350...

39 Grieve F. A conceptual model of factors contributing to the development of muscle dysmorphia. Eat Disord. 2007;15(1):63-80. doi: 10.1080/10640260601044535
https://doi.org/10.1080/1064026060104453...
-4040 Hoffman JR, Ratamess NA. Medical issues associated with anabolic steroid use: are they exaggerated? J Sports Sci Med. 2006;5(2):182-93. e podem produzir vários problemas de saúde, até mesmo a morte.4141 Frati P, Busardo F, Cipolloni L, Dominicis E, Fineschi V. Anabolic androgenic steroid (AAS) related deaths: autoptic, histopathological and toxicological findings. Curr Neuropharmacol. 2015;13(1):146-59. doi:10.2174/1570159X13666141210225414
https://doi.org/10.2174/1570159X13666141...
Consideramos que a presença desse conteúdo nos livros didáticos do ensino médio é vital para conscientizar e sensibilizar os adolescentes aos efeitos deletérios dos esteroides androgênicos anabólicos. Em relação à bioquímica do exercício, alguns dos livros didáticos analisados mencionam que o lactato é produzido apenas durante o exercício.3030 Mendonça VL. Biologia. 2nd ed. São Paulo: AJS; 2013.,3333 Linhares S, Gewandsznajder F. Biologia Hoje. 2nd ed. Porto Alegre: Ática; 2013. No entanto, isso não é verdade, uma vez que o lactato também é produzido durante as condições de repouso.4242 Hall MM, Rajasekaran S, Thomsen TW, Peterson AR. Lactate: friend or foe. Pm&R. 2016;8(3):S8-S15. doi:10.1016/j.pmrj.2015.10.018
https://doi.org/10.1016/j.pmrj.2015.10.0...

Embora a implementação do PNLD tenha tentado melhorar a qualidade dos livros didáticos, ainda é possível identificar equívocos e informações incompletas neles. Equívocos dentro dos livros didáticos de biologia são comuns e não se restringem apenas aos temas relacionados à fisiologia.66 França VH de, Margonari C, Schall VT. An analysis on the content of leishmaniasis in science and biology books indicated by the Brazilian Didatic Book National Program (2008/2009). Ciência Educ. 2011;17(3):625-44. doi:10.1590/S1516-73132011000300007
https://doi.org/10.1590/S1516-7313201100...
,1010 Sandrin M de FN, Puorto G, Nardi R. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos. Investig Ensino Ciências. 2005;10(3):281-98.,1212 Assis SS de, Pimenta DN, Schall VT. Dengue in science and biology text books indicated by the Didactic Book National Program. Ciência Educ. 2013;19(3):633-56. doi:10.1590/S1516-73132013000300009
https://doi.org/10.1590/S1516-7313201300...
Estudos anteriores encontraram equívocos no conteúdo relacionado à leishmaniose,66 França VH de, Margonari C, Schall VT. An analysis on the content of leishmaniasis in science and biology books indicated by the Brazilian Didatic Book National Program (2008/2009). Ciência Educ. 2011;17(3):625-44. doi:10.1590/S1516-73132011000300007
https://doi.org/10.1590/S1516-7313201100...
acidentes com o vírus da dengue,1212 Assis SS de, Pimenta DN, Schall VT. Dengue in science and biology text books indicated by the Didactic Book National Program. Ciência Educ. 2013;19(3):633-56. doi:10.1590/S1516-73132013000300009
https://doi.org/10.1590/S1516-7313201300...
e picadas de cobras venenosas.1010 Sandrin M de FN, Puorto G, Nardi R. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos. Investig Ensino Ciências. 2005;10(3):281-98. Portanto, embora o PNLD avalie cuidadosamente os livros didáticos do ensino médio, os professores também devem ser capazes de analisar e avaliar os conteúdos dos livros didáticos que são utilizados nas aulas de biologia, a fim de vincular o conteúdo ao cotidiano dos alunos. No entanto, é razoável supor que professores com baixa formação acadêmica podem não ser capazes de identificar equívocos recorrentes dentro dos livros didáticos. Portanto, para aprimorar o conhecimento e fornecer atualizações sobre os recentes avanços científicos no campo, são necessários programas de educação contínuos.

Uma possível explicação para os equívocos encontrados pode ser devido à maioria dos livros didáticos analisados serem escritos por um a três autores. Como biologia é uma disciplina que tem sido tradicionalmente organizada por diversas ciências da vida (citologia, genética, evolução, ecologia, zoologia, botânica e fisiologia); portanto, é razoável supor que é difícil para um número limitado de autores fornecer informações específicas sobre todos esses tópicos. Essa situação é potencialmente agravada uma vez que grandes avanços científicos foram feitos nos campos biológicos para incluir o subtópico da fisiologia humana e do exercício.4343 Sarzynski MA, Loos RJF, Lucia A, Pérusse L, Roth SM, Wolfarth B, et al. Advances in Exercise, Fitness, and Performance Genomics in 2015. Med Sci Sports Exerc. 2016;48(10):1906-16. doi:10.1249/MSS.0000000000000982
https://doi.org/10.1249/MSS.000000000000...
,4444 Joanisse S, Lim C, McKendry J, Mcleod JC, Stokes T, Phillips SM. Recent advances in understanding resistance exercise training-induced skeletal muscle hypertrophy in humans. F1000Res. 2020;9:F1000. doi:10.12688/f1000research.21588.1
https://doi.org/10.12688/f1000research.2...
Esses avanços gerariam volumes substanciais de novas informações e conhecimentos mais complexos, o que dificulta os professores manterem-se atualizados.4545 Alper BS, Hand JA, Elliott SG, Kinkade S, Hauan MJ, Onion DK, et al. How much effort is needed to keep up with the literature relevant for primary care? J Med Libr Assoc. 2004;92(4):429-37.,4646 Maggio LA, Artino AR. Staying Up to Date and Managing Information Overload. J Grad Med Educ. 2018;10(5):597-8. doi:10.4300/JGME-D-18-00621.1
https://doi.org/10.4300/JGME-D-18-00621....

A qualificação dos alunos de mestrado e/ou doutorado é outro aspecto a ser considerado. É sabido que professores que participam de programas de pós-graduação podem ter uma melhor formação acadêmica que lhes proporcionam permanecerem atualizados.4747 Zwanikken PA, Dieleman M, Samaranayake D, Akwataghibe N, Scherpbier A. A systematic review of outcome and impact of Master's in health and health care. BMC Med Educ. 2013;13(1):18. doi:10.1186/1472-6920-13-18
https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-18...
No presente estudo, apenas 18 dos 32 autores e colegas possuíam mestrado e/ou doutorado. Além disso, apenas 21 dos 32 autores e colegas tiveram o currículo registrado no banco de dados Lattes, vale ressaltar que alguns deles estavam desatualizados. Esse resultado é preocupante porque denota que os autores dos livros didáticos não estão atualizando seus conhecimentos. Portanto, essa pode ser mais uma possível explicação para a presença dos equívocos em relação à ciência do exercício encontrados nos livros de biologia analisados.

Uma das possíveis consequências desses equívocos é o fato de que os alunos podem potencialmente trazer esses equívocos para suas vidas pessoais e profissionais.1717 Leal AGF, Vancini RL, Gentil P, Benedito-Silva AA, da Silva AC, Campos MH, et al. Knowledge about sport and exercise science: a cross-sectional survey among health professionals in Brazil. Health Educ. 2018;118(3):250-61. doi:10.1108/HE-06-2017-0036
https://doi.org/10.1108/HE-06-2017-0036...
Em relação à vida pessoal, os alunos podem fazer julgamentos enganosos sobre os fenômenos biológicos que podem vivenciar ao longo de suas vidas.4848 Michael JA, Wenderoth MP, Modell HI, Cliff W, Horwitz B, McHale P, et al. Undergraduates’ understanding of cardiovascular phenomena. Adv Physiol Educ. 2002;26(1-2):72-84. doi:10.1152/advan.00002.2002
https://doi.org/10.1152/advan.00002.2002...
,4949 Michael JA, Richardson D, Rovick A, Modell H, Bruce D, Horwitz B, et al. Undergraduate students’ misconceptions about respiratory physiology. Adv Physiol Educ. 1999;277(6):S127. doi:10.1152/advances.1999.277.6.S127
https://doi.org/10.1152/advances.1999.27...
Dentro de suas vidas profissionais, equívocos podem ser mais evidentes se o aluno seguir uma carreira dentro das ciências biológicas.1717 Leal AGF, Vancini RL, Gentil P, Benedito-Silva AA, da Silva AC, Campos MH, et al. Knowledge about sport and exercise science: a cross-sectional survey among health professionals in Brazil. Health Educ. 2018;118(3):250-61. doi:10.1108/HE-06-2017-0036
https://doi.org/10.1108/HE-06-2017-0036...
Além disso, é razoável supor que os equívocos também podem atrapalhar a entrada do aluno na universidade, uma vez que ele é obrigado a completar vários exames acadêmicos. No entanto, para os alunos que ingressarem nas universidades (especialmente cursos de graduação em saúde), é possível remover tais equívocos.

Infelizmente, mesmo dentro das universidades, vários estudos anteriores5050 Luz MRMP, Oliveira GA, Poian AT Da. Glucose as the sole metabolic fuel: Overcoming a misconception using conceptual change to teach the energy-yielding metabolism to Brazilian high school students. Biochem Mol Biol Educ. 2013;41(4):224-31. doi:10.1002/bmb.20702
https://doi.org/10.1002/bmb.20702...

51 Michael J. Misconceptions—what students think they know. Adv Physiol Educ. 2002;26(1-4):5-6. doi:10.1152/advan.00047.2001
https://doi.org/10.1152/advan.00047.2001...

52 Michael JA. Students’ misconceptions about perceived physiological responses. Adv Physiol Educ. 1998;274(6):S90-8. doi:10.1152/advances.1998.274.6.S90
https://doi.org/10.1152/advances.1998.27...
-5353 Morton JP, Doran DA, MacLaren DPM. Common student misconceptions in exercise physiology and biochemistry. Adv Physiol Educ. 2008;32(2):142-6. doi:10.1152/advan.00095.2007
https://doi.org/10.1152/advan.00095.2007...
mostraram que estudantes de graduação em saúde apresentam equívocos sobre disciplinas como fisiologia e bioquímica. É possível que tais equívocos, juntamente com outros motivos, possam decorrer de conteúdos didáticos, que, consequentemente, podem afetar esses futuros profissionais de saúde. Leal et al.1717 Leal AGF, Vancini RL, Gentil P, Benedito-Silva AA, da Silva AC, Campos MH, et al. Knowledge about sport and exercise science: a cross-sectional survey among health professionals in Brazil. Health Educ. 2018;118(3):250-61. doi:10.1108/HE-06-2017-0036
https://doi.org/10.1108/HE-06-2017-0036...
mostraram que profissionais de educação física, fisioterapeutas e nutricionistas apresentaram equívocos importantes em relação às disciplinas relacionadas à fisiologia do exercício. Além disso, outros estudos demonstraram a presença de equívocos nos profissionais de saúde em relação à epilepsia,5454 Vancini RL, Benedito-Silva AA, Sousa BS, da Silva SG, Souza-Vancini MI, Vancini-Campanharo CR, et al. Knowledge about epilepsy among health professionals: a cross-sectional survey in Sao Paulo, Brazil. BMJ Open. 2012;2(2):e000919. doi:10.1136/bmjopen-2012-000919
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2012-000...
,5555 Vancini RL, Lira CAB de, Silva SG da, Scorza FA, da Silva AC, Vieira D, et al. Evaluation of physical educators’ knowledge about epilepsy. Arq Neuropsiquiatr. 2010;68(3):367-71. doi:10.1590/S0004-282X2010000300007
https://doi.org/10.1590/S0004-282X201000...
poliomielite e síndromes pós-poliomielite5656 de Lira CAB, Alves TM de A, Peixinho-Pena LF, Sousa BS, Santana MG, Andrade MS, et al. Knowledge among physical education professionals about poliomyelitis and post-poliomyelitis syndrome: a cross-sectional study in Brazil. Degener Neurol Neuromuscul Dis. 2013;3:41. doi:10.2147/DNND.S45980
https://doi.org/10.2147/DNND.S45980...
. Recentemente, de Lira et al 5757 de Lira CAB, Silva ZA, Gentil P, Vieira CA, Campos MH, Vancini RL, et al. Presence of exercise physiology or similar coursework in the curricula of Brazilian health science undergraduate programs. Adv Physiol Educ. 2021;45(1):172-7. doi:10.1152/advan.00044.2020
https://doi.org/10.1152/advan.00044.2020...
mostraram que a maioria dos cursos de graduação em ciências da saúde analisados, com exceção da educação física, não apresentava o trabalho de curso sobre fisiologia do exercício (ou um trabalho de curso semelhante) em suas estruturas curriculares. Portanto, esse cenário pode ser a causa de equívocos apresentados por estudantes e profissionais de saúde.

Promover a educação em saúde entre adolescentes é um importante mecanismo para a disseminação de conhecimentos válidos para prevenir doenças e melhorar a higiene.5858 Tamiru D, Argaw A, Gerbaba M, Ayana G, Nigussie A, Jisha H, et al. Enhancing Personal Hygiene Behavior and Competency of Elementary School Adolescents through Peer-Led Approach and School-Friendly: A Quasi-Experimental Study. Ethiop J Health Sci. 2017;27(3):245-54. doi:10.4314/ejhs.v27i3.6
https://doi.org/10.4314/ejhs.v27i3.6...
Além disso, os adolescentes tornam-se importantes agentes de saúde ao divulgar às suas famílias o que aprenderam na escola.5959 Sorbring E, Kuczynski L. Children's agency in the family, in school and in society: implications for health and well-being. Int J Qual Stud Health Well-being. 2018;13(sup1):1634414. doi:10.1080/17482631.2019.1634414
https://doi.org/10.1080/17482631.2019.16...

De acordo com o censo escolar de 2018, realizado pelo Ministério da Educação, são aproximadamente 48,5 milhões de estudantes; dos quais 7,7 milhões estão matriculados no ensino médio.6060 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2018 Basic Education School Census: Technical Summary. 2019. Considerando que todos esses estudantes do ensino médio usam livros didáticos para aprender, estima-se que existam aproximadamente 7,7 milhões potenciais “agentes da educação” disseminando o conteúdo correto ou incorreto desses livros didáticos. Por isso, é importante retirar os equívocos dos livros de biologia analisados e aproveitar essa oportunidade para introduzir o conteúdo correto e adequado em relação à ciência do exercício.

Pontos fortes e limitações do estudo

Nosso estudo não é sem limitações. Uma consideração é que um livro que contém pouco conteúdo e explicações superficiais, incluindo equívocos, é inferior quando comparado ao de um livro didático com uma abordagem mais aprofundada. Portanto, os livros didáticos que continham poucos equívocos não são necessariamente considerados como os melhores. Ruppenthal & Schetinger11 Ruppenthal R, Schetinger MRC. The respiratory system in science textbooks in the early grades: an analysis of content, images and activities. Ciência Educ. 2013;19(3):617-32. doi:10.1590/S1516-73132013000300008
https://doi.org/10.1590/S1516-7313201300...
avaliaram esse aspecto utilizando a porcentagem de um determinado tópico em relação ao número total de páginas no livro didático. Embora este método tenha sido interessante e objetivo, não consideramos tais métodos uma estratégia adequada, uma vez que essa análise foi influenciada pelo tamanho da fonte e da página. Da mesma forma, como em qualquer análise qualitativa, é subjetiva e sujeita a diferentes interpretações. Nosso estudo não teve como objetivo classificar os livros didáticos, mas sim indicar os aspectos que exigiam a atenção do professor ao utilizar os livros didáticos analisados como recurso dentro da sala de aula. Finalmente, nossos resultados podem ajudar os autores dos livros didáticos analisados a melhorar as edições futuras. Estudos futuros devem avaliar a profundidade do conteúdo investigado. Além disso, é desejável que os livros sejam avaliados por especialistas em cada disciplina.

CONCLUSÕES

Todos os livros didáticos de biologia do ensino médio analisados apresentaram conteúdo sobre ciência do exercício; no entanto, a maioria deles apresentou pelo menos um equívoco em relação à ciência do exercício. Por isso, sugerimos que a PNLD melhore os critérios de análise dos livros didáticos de biologia do ensino médio. Além disso, é importante que os professores desenvolvam continuamente suas habilidades na análise de coleções didáticas, uma vez que são plausíveis de erros mesmo após a análise das autoridades educacionais. Além disso, estudos futuros sobre a análise de outros conteúdos fisiológicos dentro de livros didáticos de biologia são desejáveis.

  • Financiamento
    Este estudo foi financiado em parte pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código Financeiro 001. CABL é bolsista de produtividade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), número de bolsa 305276/2020-4).

REFERENCES

  • 1
    Ruppenthal R, Schetinger MRC. The respiratory system in science textbooks in the early grades: an analysis of content, images and activities. Ciência Educ. 2013;19(3):617-32. doi:10.1590/S1516-73132013000300008
    » https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300008
  • 2
    Carneiro MH da S, Mól WLP dos SG de S. Innovative textbook and teachers: a challenge tension. Ens Pesqui em Educ em Ciências. 2005;7(2):101-13. doi:10.1590/1983-21172005070204
    » https://doi.org/10.1590/1983-21172005070204
  • 3
    Höffling E. The trajectory of the National Textbook program of the Ministry of education in Brazil. In: Megid Netom J, Fracalanza H, editors. O Livro Didático de Ciências No Brasil. Campinas: Komedi; 2006:19-31.
  • 4
    Brasil. Textbook Guide: PNLD 2015. Biology: High School.
  • 5
    Langhi R, Nardi R. Astronomy Teaching: Most common conceptual errors present in science textbooks. Cad Bras Ensino Física. 2007;24(1):87-111. doi:10.5007/%25x
    » https://doi.org/10.5007/%25x
  • 6
    França VH de, Margonari C, Schall VT. An analysis on the content of leishmaniasis in science and biology books indicated by the Brazilian Didatic Book National Program (2008/2009). Ciência Educ. 2011;17(3):625-44. doi:10.1590/S1516-73132011000300007
    » https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000300007
  • 7
    de Lira CAB, Viana RB, Luz NF, de Santana MG, Campos MH, Vancini RL, et al. Analysis of type 2 diabetes mellitus and arterial hypertension content in exercise physiology textbooks. Adv Physiol Educ. 2019;43(3):253-8. doi:10.1152/advan.00043.2019
    » https://doi.org/10.1152/advan.00043.2019
  • 8
    Mohr A. Análise do conteúdo de “saúde” em livros didáticos. Ciência Educ. 2000;6(2):89-106. doi:10.1590/S1516-73132000000200002
    » https://doi.org/10.1590/S1516-73132000000200002
  • 9
    Nascimento TG, Martins I. O texto de genética no livro didático de ciências: uma análise retórica crítica. Investig Ensino Ciências. 2005;10(2):255-78.
  • 10
    Sandrin M de FN, Puorto G, Nardi R. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos. Investig Ensino Ciências. 2005;10(3):281-98.
  • 11
    Xavier MCF, Freire A de S, Moraes MO. New Biology and genetics in High School science textbooks. Ciência Educ. 2006;12(3):275-89. doi:10.1590/S1516-73132006000300003
    » https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000300003
  • 12
    Assis SS de, Pimenta DN, Schall VT. Dengue in science and biology text books indicated by the Didactic Book National Program. Ciência Educ. 2013;19(3):633-56. doi:10.1590/S1516-73132013000300009
    » https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300009
  • 13
    Palacios FJP, Jiménez J de D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias. Análisis de libros de texto. Enseñanza las Ciencias. 2002;20(3):369-86.
  • 14
    Palacios FJP. Uso (y abuso) de la imagen en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza las Ciencias. 2006;24(1):13-30.
  • 15
    Gibin GB, Kiill KB, Ferreira LH. Categorização das imagens referentes ao tema equilíbrio químico nos livros aprovados pelo PNLEM. Rev Electrónica Enseñanza las Ciencias. 2009;8(2):711-21.
  • 16
    Alves MLM, Mesquita BS, Morais WS, Leal JC, Satler CE, dos Santos Mendes FA. Nintendo Wii™ versus Xbox Kinect™ for assisting people with Parkinson's disease. Percept Mot Skills. 2018;125(3):546-65. doi:10.1177/0031512518769204
    » https://doi.org/10.1177/0031512518769204
  • 17
    Leal AGF, Vancini RL, Gentil P, Benedito-Silva AA, da Silva AC, Campos MH, et al. Knowledge about sport and exercise science: a cross-sectional survey among health professionals in Brazil. Health Educ. 2018;118(3):250-61. doi:10.1108/HE-06-2017-0036
    » https://doi.org/10.1108/HE-06-2017-0036
  • 18
    Pedersen BK, Saltin B. Exercise as medicine - evidence for prescribing exercise as therapy in 26 different chronic diseases. Scand J Med Sci Sports. 2015;25(Suppl 3):1-72. doi:10.1111/sms.12581
    » https://doi.org/10.1111/sms.12581
  • 19
    Fiuza-Luces C, Garatachea N, Berger NA, Lucia A. Exercise is the real polypill. Physiol. 2013;28(5):330-58. doi:10.1152/physiol.00019.2013
    » https://doi.org/10.1152/physiol.00019.2013
  • 20
    Colberg SR, Sigal RJ, Fernahll B, Regensteiner JG, Blissmer BJ, Rubin RR, et al. Exercise and type 2 diabetes: American College of Sports Medicine and the American Diabetes Association: joint position statement. Exercise and type 2 diabetes. Med Sci Sport Exerc. 2010;42(12):2282-303. doi:10.1249/MSS.0b013e3181eeb61c
    » https://doi.org/10.1249/MSS.0b013e3181eeb61c
  • 21
    Pescatello LS, Franklin BA, Fagard R, Farquhar WB, Kelley GA, Ray CA, et al. American College of Sports Medicine position stand. Exercise and hypertension. Med Sci Sports Exerc. 2004;36(3):533-53. doi:10.1249/01.mss.0000115224.88514.3a.
    » https://doi.org/10.1249/01.mss.0000115224.88514.3a
  • 22
    Kirshbaum MN. A review of the benefits of whole body exercise during and after treatment for breast cancer. J Clin Nurs. 2007;16(1):104-21. doi:10.1111/j.1365-2702.2006.01638.x
    » https://doi.org/10.1111/j.1365-2702.2006.01638.x
  • 23
    Dos Santos WDN, Gentil P, de Moraes RF, Ferreira Júnior JB, Campos MH, de Lira CAB, et al. Chronic effects of resistance training in breast cancer survivors. Biomed Res Int. 2017;2017:8367803. doi:10.1155/2017/8367803
    » https://doi.org/10.1155/2017/8367803
  • 24
    Maillard F, Rousset S, Pereira B, Traore A, Del Amaze PP, Boirie Y, et al. High-intensity interval training reduces abdominal fat mass in postmenopausal women with type 2 diabetes. Diabetes Metab. 2016;42(6):433-41. doi:10.1016/j.diabet.2016.07.031
    » https://doi.org/10.1016/j.diabet.2016.07.031
  • 25
    Rayes ABR, de Lira CAB, Viana RB, Benedito-Silva AA, Vancini RL, Mascarin N, et al. The effects of Pilates vs. aerobic training on cardiorespiratory fitness, isokinetic muscular strength, body composition, and functional tasks outcomes for individuals who are overweight/obese: a clinical trial. PeerJ. 2019;7:e6022. doi:10.7717/peerj.6022
    » https://doi.org/10.7717/peerj.6022
  • 26
    Wipfli BM, Rethorst CD, Landers DM. The anxiolytic effects of exercise: a meta-analysis of randomized trials and dose-response analysis. J Sport Exerc Psychol. 2008;30(4):392-410. doi: 10.1123/jsep.30.4.392
    » https://doi.org/10.1123/jsep.30.4.392
  • 27
    Kvam S, Kleppe CL, Nordhus IH, Hovland A. Exercise as a treatment for depression: A meta-analysis. J Affect Disord. 2016;202:67-86. doi:10.1016/j.jad.2016.03.063
    » https://doi.org/10.1016/j.jad.2016.03.063
  • 28
    Viana RB, Gentil P, Naves JPA, Rebelo ACS, Santos DAT, Braga MAO, et al. Interval training improves depressive symptoms but not anxious symptoms in healthy women. Front Psychiatry. 2019;10:661. doi:10.3389/fpsyt.2019.00661
    » https://doi.org/10.3389/fpsyt.2019.00661
  • 29
    Lopes SGB, Rosso S. Bio. 2nd ed. São Paulo: Saraiva; 2013.
  • 30
    Mendonça VL. Biologia. 2nd ed. São Paulo: AJS; 2013.
  • 31
    Silva Junior C da, Sasson S, Caldini Junior N. Biologia. 11th ed. São Paulo: Saraiva; 2013.
  • 32
    Amabis JM, Martho GR. Biologia em Contexto. Porto Alegre: Moderna; 2013.
  • 33
    Linhares S, Gewandsznajder F. Biologia Hoje. 2nd ed. Porto Alegre: Ática; 2013.
  • 34
    Favaretto JA. Biologia: Unidade e Diversidade. São Paulo: Saraiva; 2013.
  • 35
    Bröckelmann RH. Conexões com a Biologia. Porto Alegre: Moderna; 2013.
  • 36
    Bizzo NM V. Novas Bases da Biologia. Porto Alegre: Ática; 2013.
  • 37
    Takeuchi MR, Osório TC. Ser protagonista: Biologia. 2nd ed. São Paulo: SM; 2013.
  • 38
    Cafri G, Van den Berg P, Thompson J. Pursuit of muscularity in adolescent boys: relations among biopsychosocial variables and clinical outcomes. J Clin Child Adolesc Psychol. 2006;35(2):283-91. doi:10.1207/s15374424jccp3502_12
    » https://doi.org/10.1207/s15374424jccp3502_12
  • 39
    Grieve F. A conceptual model of factors contributing to the development of muscle dysmorphia. Eat Disord. 2007;15(1):63-80. doi: 10.1080/10640260601044535
    » https://doi.org/10.1080/10640260601044535
  • 40
    Hoffman JR, Ratamess NA. Medical issues associated with anabolic steroid use: are they exaggerated? J Sports Sci Med. 2006;5(2):182-93.
  • 41
    Frati P, Busardo F, Cipolloni L, Dominicis E, Fineschi V. Anabolic androgenic steroid (AAS) related deaths: autoptic, histopathological and toxicological findings. Curr Neuropharmacol. 2015;13(1):146-59. doi:10.2174/1570159X13666141210225414
    » https://doi.org/10.2174/1570159X13666141210225414
  • 42
    Hall MM, Rajasekaran S, Thomsen TW, Peterson AR. Lactate: friend or foe. Pm&R. 2016;8(3):S8-S15. doi:10.1016/j.pmrj.2015.10.018
    » https://doi.org/10.1016/j.pmrj.2015.10.018
  • 43
    Sarzynski MA, Loos RJF, Lucia A, Pérusse L, Roth SM, Wolfarth B, et al. Advances in Exercise, Fitness, and Performance Genomics in 2015. Med Sci Sports Exerc. 2016;48(10):1906-16. doi:10.1249/MSS.0000000000000982
    » https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000000982
  • 44
    Joanisse S, Lim C, McKendry J, Mcleod JC, Stokes T, Phillips SM. Recent advances in understanding resistance exercise training-induced skeletal muscle hypertrophy in humans. F1000Res. 2020;9:F1000. doi:10.12688/f1000research.21588.1
    » https://doi.org/10.12688/f1000research.21588.1
  • 45
    Alper BS, Hand JA, Elliott SG, Kinkade S, Hauan MJ, Onion DK, et al. How much effort is needed to keep up with the literature relevant for primary care? J Med Libr Assoc. 2004;92(4):429-37.
  • 46
    Maggio LA, Artino AR. Staying Up to Date and Managing Information Overload. J Grad Med Educ. 2018;10(5):597-8. doi:10.4300/JGME-D-18-00621.1
    » https://doi.org/10.4300/JGME-D-18-00621.1
  • 47
    Zwanikken PA, Dieleman M, Samaranayake D, Akwataghibe N, Scherpbier A. A systematic review of outcome and impact of Master's in health and health care. BMC Med Educ. 2013;13(1):18. doi:10.1186/1472-6920-13-18
    » https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-18
  • 48
    Michael JA, Wenderoth MP, Modell HI, Cliff W, Horwitz B, McHale P, et al. Undergraduates’ understanding of cardiovascular phenomena. Adv Physiol Educ. 2002;26(1-2):72-84. doi:10.1152/advan.00002.2002
    » https://doi.org/10.1152/advan.00002.2002
  • 49
    Michael JA, Richardson D, Rovick A, Modell H, Bruce D, Horwitz B, et al. Undergraduate students’ misconceptions about respiratory physiology. Adv Physiol Educ. 1999;277(6):S127. doi:10.1152/advances.1999.277.6.S127
    » https://doi.org/10.1152/advances.1999.277.6.S127
  • 50
    Luz MRMP, Oliveira GA, Poian AT Da. Glucose as the sole metabolic fuel: Overcoming a misconception using conceptual change to teach the energy-yielding metabolism to Brazilian high school students. Biochem Mol Biol Educ. 2013;41(4):224-31. doi:10.1002/bmb.20702
    » https://doi.org/10.1002/bmb.20702
  • 51
    Michael J. Misconceptions—what students think they know. Adv Physiol Educ. 2002;26(1-4):5-6. doi:10.1152/advan.00047.2001
    » https://doi.org/10.1152/advan.00047.2001
  • 52
    Michael JA. Students’ misconceptions about perceived physiological responses. Adv Physiol Educ. 1998;274(6):S90-8. doi:10.1152/advances.1998.274.6.S90
    » https://doi.org/10.1152/advances.1998.274.6.S90
  • 53
    Morton JP, Doran DA, MacLaren DPM. Common student misconceptions in exercise physiology and biochemistry. Adv Physiol Educ. 2008;32(2):142-6. doi:10.1152/advan.00095.2007
    » https://doi.org/10.1152/advan.00095.2007
  • 54
    Vancini RL, Benedito-Silva AA, Sousa BS, da Silva SG, Souza-Vancini MI, Vancini-Campanharo CR, et al. Knowledge about epilepsy among health professionals: a cross-sectional survey in Sao Paulo, Brazil. BMJ Open. 2012;2(2):e000919. doi:10.1136/bmjopen-2012-000919
    » https://doi.org/10.1136/bmjopen-2012-000919
  • 55
    Vancini RL, Lira CAB de, Silva SG da, Scorza FA, da Silva AC, Vieira D, et al. Evaluation of physical educators’ knowledge about epilepsy. Arq Neuropsiquiatr. 2010;68(3):367-71. doi:10.1590/S0004-282X2010000300007
    » https://doi.org/10.1590/S0004-282X2010000300007
  • 56
    de Lira CAB, Alves TM de A, Peixinho-Pena LF, Sousa BS, Santana MG, Andrade MS, et al. Knowledge among physical education professionals about poliomyelitis and post-poliomyelitis syndrome: a cross-sectional study in Brazil. Degener Neurol Neuromuscul Dis. 2013;3:41. doi:10.2147/DNND.S45980
    » https://doi.org/10.2147/DNND.S45980
  • 57
    de Lira CAB, Silva ZA, Gentil P, Vieira CA, Campos MH, Vancini RL, et al. Presence of exercise physiology or similar coursework in the curricula of Brazilian health science undergraduate programs. Adv Physiol Educ. 2021;45(1):172-7. doi:10.1152/advan.00044.2020
    » https://doi.org/10.1152/advan.00044.2020
  • 58
    Tamiru D, Argaw A, Gerbaba M, Ayana G, Nigussie A, Jisha H, et al. Enhancing Personal Hygiene Behavior and Competency of Elementary School Adolescents through Peer-Led Approach and School-Friendly: A Quasi-Experimental Study. Ethiop J Health Sci. 2017;27(3):245-54. doi:10.4314/ejhs.v27i3.6
    » https://doi.org/10.4314/ejhs.v27i3.6
  • 59
    Sorbring E, Kuczynski L. Children's agency in the family, in school and in society: implications for health and well-being. Int J Qual Stud Health Well-being. 2018;13(sup1):1634414. doi:10.1080/17482631.2019.1634414
    » https://doi.org/10.1080/17482631.2019.1634414
  • 60
    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2018 Basic Education School Census: Technical Summary. 2019.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Abr 2022
  • Data do Fascículo
    Jul-Aug 2022

Histórico

  • Recebido
    28 Set 2021
  • Aceito
    29 Out 2021
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br