Acessibilidade / Reportar erro

O EFEITO MÉDICO DOS ESPORTES NA MELHORA DA CAPTAÇÃO DE OXIGÊNIO

RESUMO

Introdução:

A captação máxima de oxigênio é um indicador eficaz do nível da função cardiopulmonar e da capacidade de trabalho aeróbico humano. A observação dos efeitos de treinos aeróbicos e a formulação de planos de treinamento científicos têm valor considerável.

Objetivo:

Observar o efeito do exercício físico na captação máxima de oxigênio e a proporção de corpos cetônicos e sangue arterial no corpo humano.

Métodos:

Antes e após exercícios físicos de quatro semanas, a captação máxima de oxigênio, ácido láctico no sangue e mudanças na frequência cardíaca, além do conteúdo de corpos cetônicos, em um experimento de carga de exercícios progressiva foram medidos no corpo humano.

Resultados:

A captação máxima de oxigênio, carga máxima de exercício, frequência cardíaca e níveis de ácido láctico no sangue dos indivíduos aumentaram significativamente após o exercício físico.

Conclusão:

A captação máxima de oxigênio aumenta com a prática de esportes. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descriptores:
Exercício físico; Análise da demanda biológica de oxigênio; Pressão arterial; Cetonas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br