Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2019
  • O discurso sobre as cotas raciais antes da Lei 12.711/2012: letramentos acadêmicos e a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil Articles

    Santos, Juliana Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo é de cunho interpretativo e objetiva discutir os letramentos acadêmicos no contexto das políticas de ação afirmativa para a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, foi feito um percurso que discute os modelos ideológico e autônomo dos letramentos e sobre letramentos e perspectiva cultural, com foco nas populações negra e indígena. Em seguida, foram trazidas questões conceituais sobre os letramentos acadêmicos a partir das considerações de Lea e Street (1998, 2014) e sobre a noção de prática institucional do mistério tratada por Lillis (1999) e Lillis e Scott (2007). Para a discussão, foram apresentados dois trechos de artigos de opinião anteriores à aprovação da Lei Federal 12.711/2012 que foram publicados no Boletim, periódico interno à UFMG, com o objetivo de fazer uma correlação entre o discurso da meritocracia utilizado para combater as cotas raciais, as políticas de ação afirmativa e os letramentos acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article has an interpretative nature and aims to discuss the academic literacies in the context of affirmative action policies to expand the access to higher education in Brazil. For such, an overview encompassing the ideological and the autonomous models of literacies and about literacies and culture, focusing on black and indigenous populations was conducted. Following, conceptual issues regarding academic literacies were addressed based on the studies of Lea and Street (1998, 2014), as well as the notion of the institutional practice of mystery, discussed by Lillis (1999) and Lillis and Scott (2007). Two fragments of opinion articles published prior to Federal Law 12.711/2012 in Boletim, an academic journal of UFMG, were used in this article as a means to correlate the discourse about meritocracy used against racial quotas, affirmative action policies and academic literacies studies.
  • Professores em formação no âmbito do Pibid-Capes: uma abordagem do planejamento e realização de aulas por meio da clínica da atividade Articles

    Conceição, Kátia Cilene Silva Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma dupla de professores em formação inicial no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), objetivando analisar seus processos de planejamento e prática docente. Para a realização do estudo foram utilizados a metodologia da Clínica da Atividade, o método da Autoconfrontação Simples e Cruzada e o aporte teórico da análise do discurso na perspectiva bakhtiniana. Os resultados apontam as controvérsias entre o ideal do fazer docente, no nível da teoria, e o real da prática, uma vez que a prescrição não equivale à realização de uma atividade de maneira a coincidirem. O estudo possibilitou o desenvolvimento do coletivo de trabalho do PIBID-Inglês por propiciar o reconhecimento de etapas da formação docente, um olhar clínico dos docentes para si e sua atividade, bem como a busca por estratégias para mediar de forma mais eficaz a aproximação do mundo da prescrição ao mundo da realização do trabalho docente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents a survey carried out with a pair of English teachers in Initial Teaching Education under the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), aiming to analyze the planning processes and teaching practice of these teachers. To the development of the study we applied the methodology of the Clinic of Activity, the method of Simple and Crossed Self-Confrontation, and the theory of discourse analysis in Bakhtin’s perspective. The results point to the controversies between the ideal teaching, at the level of theoretical education, and the real practice, since the prescription does not amount to the performance of an activity so as to coincide with it. The study allowed the development of the PIBID-English group work by favoring the identification of stages of teacher education, providing teachers with a clinical view of themselves and their activity, as well as the search for strategies to more effectively mediate the approximation of the world of prescription to the world of teaching practices.
  • Oralidade, ensino de língua portuguesa e formação do professor Articles

    Nonato, Sandoval

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo propõe discutir o estatuto da oralidade como componente curricular da disciplina língua portuguesa na escola brasileira. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um panorama dos modos com que a oralidade é abordada no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa, no que se refere aos currículos e programas de ensino e aos materiais didáticos propostos. Em seguida, contrasta-se esse estatuto historicamente construído da oralidade com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e a análise do processo de implementação de um projeto de ensino do gênero textual debate oral por uma estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a abordagem da oralidade coloca para as práticas de ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study proposes to discuss the status of orality as a curricular component of the subject Portuguese language in the Brazilian school. Therefore, it presents, initially, an overview of the ways in which orality is approached in the historical course of the constitution of Portuguese language teaching, in what it refers to the curricula and teaching programs and the didactic materials proposed. Next, this historically constructed status of orality is contrasted with current Portuguese language teaching practices mediated by students for licentiate in Letters, on the occasion of an internship in schools of the public system of the city of São Paulo (Brazil). The description and analysis of the process of implementation of a teaching project about oral debate as a textual genre by a student, as recorded in your internship report, allow us to problematize some of the challenges that the orality approach poses to teaching practices and to the training of the Portuguese language teacher.
  • Representações sociais de professores pré-serviço de língua estrangeira sobre feedback corretivo oral Articles

    Pessôa, Aline Ribeiro; Lima, Marília dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute uma investigação sobre as representações sociais (MOSCOVICI, 1978, 2003, 2007) de professores pré-serviço de inglês e espanhol sobre feedback corretivo oral. Participaram do estudo 64 estudantes concluintes de cursos de Letras das cinco diferentes regiões brasileiras. Uma vez que as representações sociais podem guiar os comportamentos, investigar as representações sociais dos participantes pode revelar como eles tendem a lidar com erros orais em suas futuras salas de aula. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de associação livre de palavras e um grupo focal online. A análise revelou que os participantes ancoram feedback corretivo oral a um entendimento tradicional de correção do erro e aponta para a necessidade de incluir feedback corretivo oral no currículo de cursos de Letras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses an investigation about the social representations (MOSCOVICI, 1978, 2003, 2007) of pre-service teachers of English and Spanish on oral corrective feedback. The study population were 64 senior students of Letters programs from the five different Brazilian regions. Considering that social representations may guide behavior, researching the participants’ social representations may reveal how they tend to deal with oral errors in their future teaching. Data were collected using a free word association instrument and an online focus group. The analysis showed that the participants’ social representations are anchored on traditional understanding of error correction, and points to the need of including oral corrective feedback in the curriculum of Letters programs.
  • A palavra (não) tomada: enunciação e oralidade no ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE) Articles

    Tavares, Carla Nunes Vieira; Quintino, Isabel Silva Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Discutiremos a prática da oralidade na sala de aula a partir da perspectiva discursivo-enunciativa (LEITE, 2015) e da discursiva sobre o ensino-aprendizagem de línguas (CORACINI, 2002). Objetivamos analisar os efeitos de práticas pedagógicas embasadas na abordagem acional (actionnelle), em um curso de francês língua estrangeira (FLE) de uma universidade federal, na promoção do que chamamos de tomada da palavra por parte do aluno, a partir da análise de cenas enunciativas (CE). Os resultados apontam para a injunção do aspecto contingencial de sala de aula, tornando-o, muitas vezes, mais premente do que as declarações do professor e configurando-se como cerceador dos mo(vi)mentos que alguém precisa empreender para construir e se apropriar de um espaço enunciativo LE.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the oral practice in the classroom through the discursive- enunciative perspective. We aim to analyze the effects of pedagogical practices which are said to be based on the action approach (actionnelle) in a course of French as Foreing Language (FLL), at a federal university, during the promotion of what we call student’s word taking. The results point to the imposition of the contingency aspect in the classroom, often making it more urgent than the teacher’s declarations and efforts, thus establishing itself as a restrictor of movements that one needs to undertake in order to build and occupy an enunciative space in this language.
  • Livro didático e leitura literária nos anos finais do ensino fundamental Articles

    Nascimento, Débora Ventura Klayn

    Resumo em Português:

    RESUMO Baseado no conceito de letramento literário, este artigo investiga quais as expectativas do guia do PNLD 2017 (Língua Portuguesa) e dos PCNs, único documento de orientações para o Ensino Fundamental em voga no período de liberação do edital para o PNLD 2017, com relação à leitura literária nos anos finais do ensino fundamental e como um conjunto de atividades presente em obra aprovada pelo guia aborda o texto literário. A análise das atividades é pautada em estudos sobre desenvolvimento metalinguístico e sobre os níveis de leitura. Os resultados da análise apontam para ausência de discussão sobre o letramento literário e as especificidades da leitura literária, juntamente a uma expectativa de que a leitura literária seja realizada. As atividades didáticas analisadas parecem refletir a lacuna existente entre as expectativas e a falta de discussão sobre possibilidades de contribuição para a formação do leitor literário.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the concept of literary literacy, this article investigates the expectations of the National Book and Teaching Material Program (PNLD) of 2017 (Brazilian Portuguese) and the National Curricular Parameters (PCNs) in relation to literary reading in the final years of Elementary School. In addition, it investigates how a set of activities present in a textbook approved by the guide addresses the literary text in its activities. Metalinguistic development and reading level studies guide the activities’ analyses. The results point to the lack of discussion about literary literacy and the specificities of literary reading, along with expectations on its realization. The didactic activities analyzed seem to reflect the gap between the expectations and the lack of discussion about possibilities of contribution to the formation of literary readers.
  • Vivenciando a outridade: escalas, indexicalidade e performances narrativas de universitários migrantes Articles

    Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de; Lopes, Luiz Paulo da Moita

    Resumo em Português:

    RESUMO Considerando a mobilidade dos signos e dos textos, o objetivo do artigo é analisar as performances narrativas construídas por três alunos de graduação que migraram para estudar. Isso é levado a efeito com base nos construtos teórico-analíticos de escala e de ordens de indexicalidade (BLOMMAERT, 2006, 2010; KELL, 2013; MELO; MOITA LOPES, 2014, 2015; SILVERSTEIN, 2003, 2009). O estudo aponta para os microfascismos presentes nas interações cotidianas, mas, sobretudo, para a possibilidade de, ao colocar o foco nas trajetórias de textos que se movem e que possibilitam, nesse fluxo, novas estruturas de participação nas escalas, identificar performances narrativas que desacomodam as visões estabelecidas de sociabilidade e de territorialização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the mobility of signs and texts, the aim of this article is to analyze the narrative performances of three university students who migrated to work on their undergraduate degrees. For this purpose, our research was based on theoretical concepts of scale and orders of indexicality (BLOMMAERT, 2006, 2010; KELL, 2013; MELO; MOITA LOPES, 2014, 2015; SILVERSTEIN, 2003, 2009). This study draws attention to microfascist attitudes detected in everyday interactions. By focusing on textual trajectories that make other structures of participation possible in the scaling projections, narrative performances that displace sedimented views of sociability and territorialization are identified.
  • Brasil e Argentina: interação no meio virtual e formação (inicial e continuada) de professores de língua espanhola Articles

    Drogui, Amábile Piacentine

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa apresentar uma pesquisa que, articulando formação inicial e continuada, teve por objetivo avaliar se a interação, mediada por gêneros do meio virtual, em ambiente virtual de aprendizagem, pode resultar na mobilização de tipos discursivos que indiquem a aprendizagem de conteúdos propostos. Para geração dos dados, realizou-se uma intervenção de cunho formativo, que ocorreu por meio de um curso on-line - via plataforma Moodle - cujos participantes foram dezesseis brasileiros em formação continuada, que atuam como professores de língua espanhola em escolas públicas pertencentes ao NRE de Apucarana (PR), e dezesseis argentinos, em formação inicial, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC). Os dados gerados são analisados levando em conta os gêneros como instrumentos psicológicos de mediação (SCHNEUWLY, 2010) e a interação como propiciadora de aprendizagem (VIGOTSKI, 1994, 2002). Os resultados apontam que a interação, entre tutora/participantes e participante/participantes, mediada pelo fórum virtual, associado aos demais recursos disponibilizados no Moodle, propicia a aprendizagem de conteúdos propostos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a research which, through the combination of initial and continuing education, aims at evaluating if the interaction, mediated by digital genres in a Virtual Learning Environment, can result in the mobilization of discursive types that indicate the learning of a proposed content. In order to generate data, there was an intervention of formative character, which happened by means of an online course - via Moodle Platform - whose participants were sixteen Brazilians in continuing education, who teach the Spanish Language in public schools belonging to the regional nucleus of the city of Apucarana, and sixteen Argentinians from Córdoba National University (UNC) in initial education. The data generated were analyzed taking into consideration the genres as psychological instruments of mediation (SCHNEUWLY, 2010) and the interaction responsible for fostering learning (VIGOTSKI, 1994; 2002). The results indicate that interaction, both among tutor/participants and participant/participants, mediated by the virtual forum, and associated to the other resources available at Moodle, can lead to the learning of the proposed content.
  • Keep calm e mude o código: um estudo de code switching no Facebook Articles

    Oliveira, Wélica Cristina Duarte de; Gallardo, Barbara Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar a incidência do fenômeno code-switching na interação entre falantes bi/multilíngues, na rede social Facebook. Ao considerar o dinamismo e o caráter multimodal da comunicação, compreendemos que é fundamental que a formação de professores de línguas volte-se às discussões sobre os muitos cenários linguísticos advindos da diversidade social e humana. Entre esses cenários está o ciberespaço, onde tecnologia, língua e cultura estão numa relação dialógica diferente da que acontece no espaço físico. No Facebook, por exemplo, percebemos essa relação nas práticas de code-switching, uma possibilidade na comunicação entre falantes bi/multilíngues que têm a capacidade de mudar o código dependendo do interlocutor, do que querem dizer e do que estão sentindo. A possibilidade de rastreamento da Comunicação Mediada por Computador nos permitiu observar como os sujeitos bi/multilíngues se apropriam do ambiente virtual para interagir com amigos de línguas e culturas diferentes e vivenciar essas línguas e culturas, na exposição de suas identidades por meio do code-switching. Os dados coletados durante quatro meses compreendem postagens e interações assíncronas entre esses falantes com/destinadas a amigos bi/multilíngues e também monolíngues. Os resultados apontam as vantagens da flexibilidade linguística de falantes bi/multilíngues, no trânsito entre culturas em um contexto virtual de interação e a atenção que esses sujeitos despendem a esse contexto e à diversidade de interlocutores. O domínio de mais de uma língua e a familiaridade com a rede social virtual onde aconteceram as interações deram maior liberdade e autonomia para que alternassem línguas e, assim, se expressassem de acordo com suas necessidades, sem obedecer estritamente a regras predeterminadas de uma ou outra língua, ou seja, sentiram-se livres para expor por meio da linguagem as culturas que os habitam, tendo em vista as características do meio virtual que desvincula a presença social da presença física.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze the incidence of the code-switching phenomenon in the interaction between bi-multilingual speakers in the social network Facebook. When considering the dynamism and multimodal character of communication, we understand that it is essential that the education of language teachers include discussions on the many linguistic scenarios arising from social and human diversity. Among these scenarios is the Cyberspace, where technology, language and culture are in a dialogical relationship different from the one that happens in the physical space. In Facebook, for example, we observed this relationship in code-switching practices, possible between bi / multi-lingual speakers that are able to change the code depending on the interlocutor, on what they want to say and on what they are feeling. The possibility of tracking Computer-Mediated Communication allowed us to observe how bi/multilingual speakers appropriate the virtual environment to interact with friends from different languages and cultures and to experience those languages and cultures in exposing their identities through code-switching. The data collected during four months comprised asynchronous posts and interactions between these speakers with both bi/multilingual and monolingual friends. The results point to the advantages of linguistic flexibility of bi/multilingual speakers, in the traffic among cultures in a virtual context of interaction and the attention they have in this context and the diversity of interlocutors. The mastery of more than one language and the knowledge of the social network where the interactions took place gave greater freedom and autonomy for speakers to alternate languages and thus express themselves according to their needs without strictly following predetermined rules of one or the other language, that is, speakers felt free to expose themselves through language, expose the cultures that inhabit them, following the characteristics of the virtual environment that unties the social presence of the physical one.
  • A construção de significados do infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” à luz da Gramática do Design Visual Articles

    Sousa, Maria Aurea Albuquerque; Pinheiro, Michelle Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analisamos o infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” com base na Gramática do Design Visual - GDV (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e pelos conceitos teóricos da semiótica social (HODGE; KRESS, 1988), multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2002, 2006) e letramento multimodal crítico (CALLOW, 2008, 2012 2013; PAIVA, 2011; PINHEIRO, 2016; PREDEBOM, 2015; RIBEIRO, 2016; WALSH, 2010). Ao utilizarmos as metafunções da GDV, percebemos que o infográfico se apoia fortemente nos elementos imagéticos como representações conceituais, utiliza bastante as cores a fim de amenizar o estigma negativo da favela e apresenta dados estatísticos de uma pesquisa divulgada no ano de 2015. O infográfico analisado pode ser utilizado em sala de aula para desenvolver práticas de leitura multimodal crítica com estudantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we analize the infographic “Panoramas das favelas em Fortaleza”, grounded on Grammar of Visual Design - GVD (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), Social Semiotics, (HODGE; KRESS, 1988), Multimodality (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2002, 2006) and on Critical Multimodal Literacy theories (CALLOW, 2008, 2012, 2013; PAIVA, 2011; PINHEIRO, 2016; PREDEBOM, 2015; RIBEIRO, 2016; WALSH, 2010). When we analize the infographic in light of the metafunctions of GVD, we realized that it is effectively based on visual elements as conceptual representations and uses colors in order to soften the negative stigma of the ‘favela’, and it also presents statistical data collected from a survey carried out in 2015. The infographic can be used in learning contexts to develop students’ critical multimodal reading.
  • Erratum Errata

  • Erratum Errata

  • Errata: A retextualização escrita-escrita Errata

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com