Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 18, Número: 4, Publicado: 2018
  • Foreword Editorial

    Bloome, David
  • Letramentos Acadêmicos: Avaliatividade e sanção social sobre autoria e integridade científica Articles

    Selbach, Helena Vitalina; Motta-Roth, Désirée; Schmidt, Ana Paula Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Integridade em pesquisa tem estado sob escrutínio, especialmente em relação à legitimidade de autoria e de coautoria acadêmica. Nosso objetivo é trazer uma perspectiva crítica ao debate, primeiramente apresentando o modo como publicações prévias e recentes discutem (co)autoria e, a seguir, desenvolvendo uma análise da avaliatividade de elementos do discurso que disponibilizam tipos de sanção social em relação ao tópico. Concluímos, apontando certos critérios que validam (co)autoria e tipos de avaliação produzidos na literatura revisada. Nossos resultados indicam que a atribuição de (co)autoria é afetada por relações de poder e interesses pessoais e também que a publicação assinada por vários autores está ganhando significação em contextos em que a pesquisa é feita em redes colaborativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Research integrity has been under scrutiny, especially in regard to the legitimacy of academic authorship and co-authorship. We aim to bring a critical perspective to the debate, firstly by presenting how past and recent publications discuss (co-)authorship, and next by developing an appraisal analysis of discourse elements that make types of social sanction regarding the topic available. We conclude by pointing out certain criteria that validate (co-) authorship and kinds of evaluation produced in the reviewed literature. Our results indicate that (co-)authoship credit is affected by power relations and personal interest and that multiauthored publication is gaining significance in collaborative network research environments.
  • Podemos melhorar a qualidade da escrita nos programas de Pós-Graduação? Algumas respostas a partir de um processo de pesquisa-ação Articles

    Bosio, Iris Viviana

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo descreve o desenvolvimento de um processo de pesquisa-ação em uma oficina de redação de ensaios acadêmicos em um programa de doutorado em Arquitetura. É um estudo de caso, cujos dados provêm dos escritos originais dos doutorandos e de relatórios de avaliação correspondentes às diferentes instâncias de produção e correção propostas na oficina. Os resultados sugerem que a modelagem e explicitação do processo de escrita, o treinamento estratégico e sistemático em gêneros acadêmicos e um conjunto de critérios de avaliação coerentes com essa explicitação contribuem para o aumento da qualidade da produção escrita nos programas de Pós-Graduação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo describe el desarrollo de un proceso de investigación-acción en un taller de escritura de ensayos académicos en una carrera de doctorado en Arquitectura. Se trata de un estudio de caso, cuyos datos provienen de escritos originales de los doctorandos y de actas de evaluación correspondientes a las distintas instancias de producción y corrección propuestas en el taller. Los resultados sugieren que la modelización y la explicitación del proceso de escritura, el entrenamiento estratégico sistemático en géneros académicos y un conjunto de criterios de evaluación coherentes con dicha explicitación contribuyen al incremento de la calidad de la producción escrita en el nivel de posgrado.
  • Desenvolvimento ideológico-cultural e apropriação do discurso acadêmico entre estudantes universitários Articles

    Zamora, Gregorio Hernández

    Resumo em Português:

    RESUMO A escrita acadêmica tem sido vista principalmente como um processo cognitivo e linguístico. Este artigo explora a dimensão ideológica e cultural escritor desenvolvimento da escrita de estudantes universitários de baixo nível socioeconômico no México, a partir de produções textuais projetados para se conectar ideias anteriores e conhecimento acadêmico. A análise preliminar mostra que uma maior maturidade, por escrito (correção, clareza, argumentação, o pensamento crítico) tende a ser conectado com um relacionamento mais informada, pensativo, distante e crítico com as ideologias e identidades culturais disponíveis no ambiente social; Considerando que uma escrita mais problemática (em forma e conteúdo) geralmente está associada a uma relação mais imediata, reprodutiva e acrítica com as ideologias e identidades culturais adquiridas desde a infância. Achamos tentativamente que a identidade ideológico-cultural muitas vezes levanta um conflito na apropriação da cultura escrita da universidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La escritura académica se ha visto principalmente como un proceso cognitivo y lingüístico. Este artículo explora la dimensión ideológico-cultural en el desarrollo del proceso escritor de estudiantes universitarios de bajo estatus socioeconómico en México, a partir de producciones textuales diseñadas para conectar ideas previas y conocimiento académico. El análisis preliminar muestra que una mayor madurez en la escritura (corrección, claridad, argumentación, pensamiento crítico) tiende a estar conectada con una relación más informada, reflexiva, distante y crítica con las ideologías e identidades culturales disponibles en el medio social; mientras que una escritura más problemática (en forma y contenido) suele asociarse con una relación más inmediata, reproductiva y acrítica con las ideologías e identidades culturales adquiridas desde la infancia. Concluimos tentativamente que la identidad ideológico-cultural plantea, con frecuencia, un conflicto en la apropiación de la cultura escrita universitaria.
  • O letramento acadêmico de estudantes “não tradicionais” em cursos superiores tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica Articles

    Egito, Niedja Balbino do; Silveira, Maria Inez Matoso

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que avalia uma experiência de mediação pedagógica para o letramento acadêmico de alunos considerados “não tradicionais” dos cursos superiores tecnológicos de institutos federais. Neste recorte, apresentamos os resultados obtidos por meio de testes de compreensão leitora, protocolos interacionais, diários dialogados e questionário final. Nosso objetivo é mostrar que uma mediação, baseada nos conceitos de metacognição defendidos por Flavell (1979) e Brown (1987), pode ajudar a remediar problemas de leitura desses alunos, evitando a evasão nesses cursos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper is part of a wider research that evaluates an experience of pedagogical mediation for the academic literacy of students regarded as “nontraditional” inhigher technological courses at federal institutes. In this paper, we present the results obtained through reading comprehension tests, interactional protocols, chat diaries, and final questionnaire. Our objective is to show that a mediation based on the concepts of metacognition, as defended by Flavell (1979) and Brown (1987), can help remedy these students’ reading problems, avoiding course dropout.
  • Ensaiando estratégias das artes letradas nas zonas de contato: trajetórias de letramento acadêmico, ações afirmativas e políticas de conhecimento Articles

    Sito, Luanda Rejane Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, analisamos as práticas de letramento acadêmico de estudantes universitários afrodescendentes e indígenas que ingressaram em suas instituições por medidas de ação afirmativa. A pesquisa consiste em estudo de caráter qualitativo, cujo corpus é composto por entrevistas com estudantes e docentes e os trabalhos de conclusão de curso produzidos por esses estudantes, em duas universidades latino-americanas - uma brasileira e outra colombiana. Neste cenário de políticas que buscam promover a interculturalidade na educação superior, destacamos que os estudantes empregam estratégias criativas para subverter as relações de poder e a colonialidade do saber, por meio de estratégias como a autoetnografia, transculturação, crítica, colaboração, bilinguismo, mediação, denúncia, expressões vernáculas, propostas alternativas e reconstrução de imaginário. A análise destas estratégias identifica processos de apropriação, subversão e reexistência, nos quais foram constituídos modos de usar a linguagem criados pelos estudantes para subverter a colonialidade do saber em suas trajetórias de letramento acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this work, we analyze the academic literacy practices of afro-descendent and indigenous university students who entered their institutions through affirmative actions. This research consists of a qualitative study, which is composed of interviews with students and teachers, as well as the students’ undergraduate thesis in two Latin American universities. In the scenario of intercultural policies in higher education, we emphasize ways in which students employ creative strategies to subvert power relations and the coloniality of knowledge, through strategies such as autoethnography, transculturation, criticism, collaboration, bilingualism, mediation, denunciation, vernacular expressions, alternative proposals and reconstruction of the imaginary. The analysis of these strategies identifies processes of appropriation, subversion and re-existence, in which ways of using the language created by students were constituted to subvert the coloniality of knowledge in their trajectories of academic literacy.
  • O desenvolvimento da escrita de surdos em português (segunda língua) e inglês (terceira língua): semelhanças e diferenças Articles

    Sousa, Aline Nunes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho pretende investigar o desenvolvimento de estratégias de comunicação na escrita de surdos em inglês e em português. Para isso, ministrou-se um curso de inglês em dois módulos: 120h/a (iniciante) e 80h/a (pré-intermediário), no qual a Libras foi a língua de instrução. Participaram doze surdos no módulo I e oito no módulo II. Trata-se de um estudo de caso longitudinal com análise qualiquantitativa dos dados. De forma geral, os dados sugerem que houve um estímulo ao uso de estratégias de comunicação na escrita em inglês e em português, principalmente na primeira metade do curso. Além disso, na segunda metade do curso, a dependência da Libras e do português nos textos em inglês (e da Libras nos textos em português) diminuiu, indicando que houve aquisição de conhecimentos linguísticos em inglês e em português.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to investigate communication strategies development in deaf students’ writing in English and Portuguese. For this, an English course was carried out in two modules: 120h (beginner) and 80h (pre-intermediate), in which Libras was the language of instruction. Twelve deaf students participated in module I and eight in module II. This is a longitudinal case study with quali-quantitative analysis. Overall, the data suggest that there has been a stimulus to the use of communication strategies in English and Portuguese writing, mainly in the first part of the course. Besides that, in the second part of the course, the dependence of Libras and Portuguese in the English texts (and Libras in Portuguese texts) decreased, indicating that there was linguistic knowledge acquisition in English and Portuguese.
  • A unidade retórica de Metodologia em artigos empíricos da cultura disciplinar da área de Psicologia: uma investigação sociorretórica Articles

    Bernardino, Cibele Gadelha; Abreu, Nícollas Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo descrever como a área de Psicologia constrói e entende a unidade de Metodologia em artigos acadêmicos empíricos. Como aporte teórico, nos embasamos em Swales (1990) quanto às concepções que envolvem os gêneros acadêmicos e também em relação à sua metodologia CARS. No que concerne ao estudo das culturas disciplinares, fundamentamo-nos na pesquisa de Hyland (2000). Desse modo, este estudo, que é compreendido como uma pesquisa de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de trinta exemplares de artigos acadêmicos, que são originados de dez periódicos da área de Psicologia, indexados no banco de dados WEBQUALIS da Capes. De acordo com esta pesquisa, verificamos que a seção de Metodologia é percebida como uma unidade bem detalhada, apresentando informações relacionadas ao tamanho e ao perfil da amostra, descrições dos materiais ou instrumentos utilizados, procedimentos de pesquisa, dados relacionados à aprovação das pesquisas por comitês de ética e descrição de análises dos dados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aims at describing how the Psychology area produces and understands the Methods unit in empirical academic articles. As a theoretical basis, we relied on Swales (1990) for the concepts involving academic genres and its Create a Research Space methodology. Hyland’s (2000) research was used as basis for the study of disciplinary cultures. Thus, our study, classified as an exploratory and descriptive research, has a corpus consisting of 30 copies of academic articles from 10 journals in the Psychology area, indexed in the WEBQUALIS platform from the Capes database. In our study we verified that the Methods sections had a very detailed section, providing information related to the sample size and profile, descriptions of materials or instruments used, research procedures, data related to the approval by research ethics committees and description of data analysis.
  • O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas Articles

    Leite, Evandro Gonçalves; Pereira, Regina Celi Mendes; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende estudar a configuração de práticas letradas acadêmicas na área dos estudos literários. Para tanto, selecionamos oito artigos científicos da área, publicados em periódicos de diferentes estratos de classificação do Qualis Periódicos 2013-2016 de Linguística e Literatura, e aplicamos um questionário a sete estudantes e profissionais que atuam no campo dos estudos literários. Os dados são analisados com base nos aportes dos novos estudos de letramento, mais especificamente a abordagem dos letramentos acadêmicos, e do interacionismo sociodiscursivo. As análises apontam que as práticas letradas acadêmicas da área se caracterizam por uma postura interpretativista, interdisciplinaridade e primado do texto literário, o que demonstra o caráter situado de concepções epistemológicas e da arquitetura do gênero artigo científico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze the configuration of literary practices in literary studies. For such, eight academic articles from this field published in journals with different classifications according to Qualis Capes 2013-2016 in Linguistics and Literature were selected, and a questionnaire was applied to seven students and professionals who work in the field of literary studies. The data are analyzed based on contributions from the New Literacy Studies, specifically the approaches of Academic Literacy and Socio-discursive Interactionism. The results show that academic literacy practices of the field are characterized by an interpretative stance, interdisciplinarity, and the prevalence of literary texts, demonstrating their predisposed nature towards epistemological conceptions and how the academic article genre is constructed.
  • Dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior Articles

    Nogueira, Nara Nília Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO A internacionalização, no que se refere às agendas institucionais, não tem mais sido considerada uma opção, senão uma realidade (GACEL-ÁVILA, 2007; KNIGHT, 2004; STALLIVIERI, 2009). A partir de uma interpretação mais ampla das dimensões “escondidas” da escrita de artigos acadêmicos (STREET, 2010), derivada de estudos em letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), propomos que há, similarmente, dimensões dos processos de internacionalização que ficam costumeiramente “escondidas”. O objetivo deste artigo é identificá-las. Os resultados indicam que há dimensões “escondidas”, em sua maioria, relacionadas a práticas de letramento acadêmico, e que categorizamos em quatro grandes grupos: escrita da internacionalização, publicação, uso do inglês e demandas institucionais versus tempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Internationalization, concerning institutional agendas, has no longer been considered an option, but a reality (GACEL-ÁVILA, 2007; KNIGHT, 2004; STALLIVIERI, 2009). Interpreting the “hidden” features of academic paper writing (STREET, 2009), derived from studies in academic literacy (LEA; STREET, 1998), in a broader perspective, we propose that there are, similarly, features of internationalization processes that usually remain “hidden”. The purpose of this article is to identify them. The results indicate that there are “hidden” features, mostly related to academic literacy practices, which we categorize into four main groups: internationalization writing, publication, use of English and institutional demands versus time.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com