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Dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior

“Hidden” features of the internationalization of higher education

RESUMO

A internacionalização, no que se refere às agendas institucionais, não tem mais sido considerada uma opção, senão uma realidade (GACEL-ÁVILA, 2007; KNIGHT, 2004KNIGHT, J. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: DE WIT, H. et al. (Ed.). Higher education in Latin America: the international dimension. Washington, DC: The World Bank, 2005. p. 1-38. Doi: https://doi.org/10.1177/1028315303260832
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; STALLIVIERI, 2009). A partir de uma interpretação mais ampla das dimensões “escondidas” da escrita de artigos acadêmicos (STREET, 2010STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.), derivada de estudos em letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), propomos que há, similarmente, dimensões dos processos de internacionalização que ficam costumeiramente “escondidas”. O objetivo deste artigo é identificá-las. Os resultados indicam que há dimensões “escondidas”, em sua maioria, relacionadas a práticas de letramento acadêmico, e que categorizamos em quatro grandes grupos: escrita da internacionalização, publicação, uso do inglês e demandas institucionais versus tempo.

PALAVRAS-CHAVE:
internacionalização; dimensões escondidas; letramentos acadêmicos

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