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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2018
  • Theories and Practices in Critical Language Teaching: A Dialogic Introduction Articles

    Morgan, Brian; Mattos, Andréa
  • Ler-nos lendo: o lugar dos letramentos críticos na educação linguística contemporânea Articles

    Duboc, Ana Paula Martinez; Ferraz, Daniel de Mello

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo problematiza o lugar dos letramentos críticos (LCs) na educação linguística contemporânea. Para tanto, indaga: Em tempos educacionais neoconservadores, onde colocamos a crítica no currículo? O que fica para os professores em relação ao seu comprometimento em educar cidadãos críticos? Os LCs são suficientes? Para responder a essas questões, partimos de cenas do mundo contemporâneo, desvelando as angústias marcadas pela complexa política do “nós” versus “eles”. Em seguida, revisitamos os entendimentos de LCs circulantes no campo para, então, nos lançarmos à leitura de nós mesmos em relação às nossas próprias teorizações e práticas. Nas (in)conclusões, esboçamos algumas orientações que realocam os LCs para além da visão dicotômica entre o micro e o macro, como estratégia educativa no lidar com as frustrações desses tempos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article problematizes the place of critical literacies (CLs) in contemporary language education. In doing so, we ask: Where do we place critique within the curriculum in neoconservative times? What is left to teachers in their commitment to educate critical citizens? Do critical literacies suffice? To respond to these questions, we bring a set of contemporary snapshots, unveiling all the anguish brought up by the complex politics of “us” versus “them”. Some understandings of CLs within the field are then reviewed, preparing the terrain for the reading of ourselves in relation to our theories and practices. To (in)conclude, we outline a few orientations which seek to relocate CLs beyond the dichotomic view of the micro versus macro as a formative strategy in dealing with our frustrations in such dark times.
  • Pós-crítica na práxis do ensino contemporâneo de língua inglesa Articles

    Tagata, William Mineo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga a importância do pensamento crítico para o ensino de língua inglesa. Começa com um exame da noção de práxis e sua possível relevância para pesquisas atuais de letramento crítico e programas de formação de professores. Um desses programas foi um curso a distância oferecido a professores de inglês de escolas públicas brasileiras de novembro de 2016 a novembro de 2017. Uma análise de excertos de postagens em fóruns e sessões de bate-papo no Moodle desse curso foi realizada com o propósito de verificar se os participantes reconheciam a importância do letramento crítico e identificavam alguns obstáculos a sua implementação em sala de aula. O artigo conclui defendendo uma abordagem pós-crítica (HOY, 2005) para o desenvolvimento da práxis crítica de professores de inglês, baseada nos conceitos de autorreflexividade e ética.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates the importance of critical thinking in English language teaching. It begins with an examination of the notion of praxis and its relevance for current critical literacy research and teacher education programmes. One such programme was a distance-learning course offered to English teachers from Brazilian public schools from November 2016 to November 2017. An analysis of excerpts from posts on Moodle forums and online chats from this course was made in order to ascertain whether participants acknowledge the importance of critical literacy and are able to identify any hindrances to its implementation in the classroom. This article concludes by advocating a post-critical (HOY, 2005) approach to the development of English teachers’ critical praxis, based on the concepts of self-reflexivity and ethics.
  • Pedagogia crítica e aprendizagem de línguas na era das mídias sociais? Articles

    Chun, Christian W.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho examina as possibilidades da pedagogia crítica na era das mídias sociais. Com a emergência dessas mídias nos últimos 10 anos, esses espaços online facilitaram o que se tem chamado de “pedagogia pública” - as várias atividades educacionais e de aprendizagem que ocorrem em domínios públicos além das instituições educacionais tradicionais. Esses locais e práticas de pedagogia pública “são tão cruciais, se não mais, para nosso entendimento da formação de identidades e estruturas sociais quanto o ensino que acontece dentro das salas de aula formais” (BURDICK; SANDLIN, 2010, p. 349) na medida em que esses “espaços e discursos informais e cotidianos são eles mesmos inerente e generalizadamente pedagógicos” (p. 350). Com o aumento de dispositivos digitais com acesso constante à Internet, muitos têm colocado em prática os chamados ‘letramentos digitais’ com mensagens de textos, postagens e comentários frequentes, por meios de várias mídias. Sem aderir a um ‘pânico moral’ em relação ao uso, por vezes ininterrupto, da Internet entre alguns jovens, os espaços de aprendizagem em que uma desconexão digital se justifica também precisam ser examinados. em ambos os espaços online e off-line, como a pedagogia crítica pode facilitar a aprendizagem de línguas por meio dos encontros dos aprendizes com a linguagem e os discursos usados para construir representações sociais hegemônicas e naturalizadas que eles encontram na sala de aula e online?

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper examines the possibilities of critical pedagogy in our era of social media. With the emergence of social media over the past 10 years, these online spaces have facilitated what has been called “public pedagogy” - the varied educational and learning activities occurring in public domains beyond traditional educational institutions. These sites and practices of public pedagogy “are just as crucial, if not more so, to our understanding of the formation of identities and social structures as the teaching that goes on within formal classrooms” (BURDICK & SANDLIN, 2010, p. 349) inasmuch as these “informal and everyday spaces and discourses themselves [are seen] as innately and pervasively pedagogical” (p. 350). For quite some time now, with the increase in digital devices with constant Internet access, many have been engaging in ‘digital literacies’, with frequent texting, posting, and commenting through various media sources. Without subscribing to a ‘moral panic’ over a sometimes non-stop Internet use among some youth, the learning spaces in which a digital disconnection is warranted also needs to be examined. In both of these online and offline spaces, how can critical pedagogy facilitate language learning through students’ encounters with the language and discourses used to construct hegemonic and naturalized societal representations they face in the classroom and online?
  • Translinguagem como pedagogia transformadora: para uma visão de educação democrática Articles

    Anwaruddin, Sardar M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho é uma reflexão sobre o uso da translinguagem como pedagogia. O objetivo primário do trabalho é discutir os potenciais transformativos da translinguagem em contextos educacionais multilinguísticos. Para orientar a discussão, este trabalho recorre aos estudos críticos de Jacques Rancière, e mostra como a translinguagem pode ser uma forma eficaz para se ensinar política democrática na sala de aula de idiomas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper is a reflection on the use of translanguaging as pedagogy. The primary aim of the paper is to discuss transformative potentials of translanguaging in multilingual educational contexts. To frame the discussion, I turn to Jacques Rancière’s critical works, and show how translanguaging may be an effective way of teaching democratic politics in the language classroom.
  • Letramento crítico e abordagem comunicativa: brechas e interseções Articles

    Valério, Kátia Modesto; Mattos, Andrea Machado de Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre as semelhanças e diferenças entre a Abordagem Comunicativa, um dos mais conhecidos métodos para o ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) no mundo, e o Letramento Crítico, uma tendência relativamente recente no cenário brasileiro de ILE, conforme sugerido pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006). Primeiramente, abordaremos as tradições teóricas que dão origem às duas abordagens de ensino, explicando seus principais conceitos. Depois, discutiremos as semelhanças entre as duas abordagens, assim como suas principais diferenças. Nossa pretensão é mostrar que as duas abordagens, embora diferentes em suas bases epistemológicas, não são incompatíveis, mas complementares. Finalmente, sugerimos um exemplo de uma atividade integrada que visa a conciliar os objetivos das duas abordagens.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this paper is to foster reflections on the similarities and differences between the Communicative Approach, one of the best-known methods for teaching English as a Foreign Language (EFL) around the world, and Critical Literacy, a relatively recent trend in the Brazilian EFL scenario, as suggested by the National Guidelines for High School Teaching (BRASIL, 2006). First, we will address the theoretical traditions that give rise to the two teaching approaches, explaining their main concepts. We will then discuss the similarities between the two approaches, as well as their main differences. We claim that the two teaching approaches, however different in their epistemological underpinnings, are not incompatible, but rather complementary. Finally, we suggest an example of an integrated activity that aims to reconcile the objectives of the two approaches.
  • Uma experiência de formação crítica docente no estado de Goiás, Brasil Articles

    Pessoa, Rosane Rocha; Andrade, Maria Eugênia Sebba Ferreira de; Ferreira, Edilson Pimenta

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma das iniciativas governamentais brasileiras para aprimorar a educação básica foi criar a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública em 2011. Nosso curso de extensão nessa rede foi implementado em 2013 em 10 cidades do estado de Goiás e contou com 21 professoras/es formadoras/es e 110 professoras/es participantes. Parte do material empírico de uma/um dessas/es professoras/es formadoras/es será analisado neste artigo focalizando os discursos de sete professoras participantes sobre suas experiências prévias de formação docente e sobre os dois primeiros meses do curso de extensão. A discussão qualitativa se fundamenta em teorizações da Análise de Discurso Crítica e da Formação Docente no Brasil e evidencia que discursos sobre formação de professoras/es de línguas, ensino de língua inglesa e inglês foram problematizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT One of the Brazilian government initiatives to improve basic education was to create the National Network of Continuing Education for Teaching Professionals of Public Basic Education in 2011. Our extension program in this network was implemented in 2013 in 10 towns of the state of Goiás and counted on 21 teacher educators and 110 teacher-participants. Part of the empirical material of one of these teacher educators will be analyzed in this article, focusing on the discourses of seven female teacher-participants about their previous language teacher education experiences and about the first two months of the extension course. The qualitative discussion draws on theorizations from Critical Discourse Analysis and Teacher Education in Brazil, and shows that discourses on language teacher education, English teaching, and English were problematized.
  • Ensino da língua crítica em um campo de políticas linguísticas dinâmica: lições do programa brasileiro de mobilidade estudantil Ciência sem Fronteiras Articles

    Luke, Jonathan

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo relata um estudo de caso sobre a aprendizagem da língua inglesa na educação superior, considerando o impacto de políticas linguísticas embutidas em um programa de mobilidade nas práticas de professores de inglês. Com base em um estudo etnográfico mais amplo e seguindo as experiências de vários alunos participantes de um edital do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras - destinado a graduandos de áreas tais como engenharia, tecnologia e ciências exatas - este artigo descreve como vários professores de inglês se engajaram em frequentes relações de poder que perpassam o programa. Conclui-se com uma discussão sobre possibilidades para professores em situações semelhantes que se esforçam para adotar uma abordagem crítica no ensino de línguas, bem como exploram-se algumas estratégias que podem ser empregadas contra as políticas consideradas incompatíveis com suas práticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article reports on a case study of English language learning in higher education, considering the impact of language policies embedded within a mobility scholarship programme on the practices of language teachers. Based on a larger ethnographic study following the experiences of several undergraduate members of one cohort of Brazil’s Science without Borders programme for students in science and technological fields, this article describes how several language teachers engaged with the power relations of the frequently shifting policy terrain of the programme. It concludes with a discussion of possibilities for teachers in similar situations who endeavour to take a critical approach to language teaching and explores some of the tactics they might employ against those policies which they see as incompatible with their practices.
  • Português como Língua de Acolhimento para imigrantes deslocados forçados no Brasil: alguns princípios para o ensino à luz da Interculturalidade Articles

    Lopez, Ana Paula de Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo revisa alguns resultados obtidos de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi sugerir princípios para o ensino de Português como Língua de Acolhimento - PLAc - (AMADO, 2013; LOPEZ, 2016; LOPEZ; DINIZ, no prelo; entre outros) para imigrantes deslocados forçados no Brasil. Respaldado pela Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), este trabalho analisa o discurso de coordenadores, professores e alunos, destacando suas perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem de português neste contexto. Diante dos resultados, sugiro que o ensino de PLAc seja fundamentado em princípios da Interculturalidade (MAHER, 2007), pautado em duas dimensões de ação principais: o fortalecimento político dos imigrantes e a educação do entorno.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents some results obtained from a Master’s research study whose objective was to suggest principles for the teaching of Portuguese as a Welcoming Language - PWLg - (AMADO, 2013; LOPEZ, 2016; LOPEZ & DINIZ, in press; among others) for forcibly displaced immigrants in Brazil. Supported by Indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), the present work analyzes the discourse of coordinators, teachers, and students in order to highlight their perspectives on the process of teaching and learning Portuguese in this context. Based on the results, I suggest the teaching of PWLg to be based on some principles of Interculturality (MAHER, 2007), established through two main dimensions of action: the immigrants’ political strengthening and the surrounding education.
  • Tradição de ensino e aprendizagem de língua estrangeira: focalizando o livro didático de Português Brasileiro como Língua Estrangeira Articles

    Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; Piris, Eduardo Lopes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo trata do conceito de tradição de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, considerando o papel do livro didático de Português Brasileiro como Língua Estrangeira (PBLE) nessa tradição. Assim, baseados em Bornheim (1987), recorrendo também a Titone (1968), Kelly (1969), Leffa (2012) e Dickey (2012), apresentamos nossa concepção de tradição de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Em seguida, conforme Foucault (1971), analisamos um livro didático de PBLE publicado em 1966 e outro em 2011, focalizando as atividades propostas pelos materiais. Por fim, nossa reflexão sugere que esses livros didáticos, enquanto elementos dessa tradição, transformam professores e estudantes em sujeitos domesticados do discurso da pedagogia de língua estrangeira e que não favorecem as práticas de ensino de língua, mas as de repetição mecânica de exercícios gramaticais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study addresses the concept of the tradition of foreign language teaching and learning in an attempt to consider the role of the Brazilian Portuguese as a Foreign Language (BPFL) textbook within this tradition. Therefore, based on Bornheim (1987), but also resorting to Titone (1968), Kelly (1969), Leffa (2012), and Dickey (2012), we present our concept of the tradition of foreign language teaching and learning. Thereafter, according to Foucault (1971), we analyze a BPFL textbook published in 1966 and another in 2011, focusing on activities proposed by the textbooks. Lastly, our reflection suggests that both textbooks, as an element of this tradition, turn teachers and students into domesticated subjects of the foreign language pedagogy discourse, and they do not favor language teaching practices, but rather the mechanical repetition of grammatical exercises.
  • Still Critique? Afterword

    Souza, Lynn Mario T. Menezes de; Monte Mór, Walkyria
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