Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 1, Número: 1, Publicado: 2001
  • Cartas dos editores

    Dutra, Deise Prina; Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira; Alves, Fábio
  • O ensino de línguas no Brasil de 1978: e agora?

    Almeida Filho, José Carlos Paes de

    Resumo em Inglês:

    The year of 1978 saw the staging of the first academic event devoted to communicative language teaching in Brazil. The author traces his personal protagonism in communicative movement that is launched on that date. The article, then attempts to outline the still very recent history of the communicative ideas for language teaching in the country, reestablishing its foundations, potential and main obstacles for not deepening its roots and blossoming in the country's language teaching and applied research scenes.
  • Focus on forms research and its application

    Williams, Jessica

    Resumo em Português:

    Vários estudos experimentais e em sala de aula sugerem que o Foco na Forma (FonF) pode facilitar o desenvolvimento da interlíngua para que se atinja precisão na língua alvo. Porém, uma vasta gama de definições, técnicas e termos similares, às vezes, toma difícil determinar realmente o que significa o termo FonF. Este artigo explora, em detalhes, possíveis interpretações dos termos foco e forma. Além disso, revisita a taxonomia apresentada em Doughty e Williams (1998) para analisar cuidadosamente alguns dos itens chaves que têm sido sugeridos para atividades de FonF, por exemplo: -planejamento, - aproximação da língua alvo, - interrupção do processo, - processos cognitivos. Finalmente, há uma consideração sobre como o efeito do FonF pode variar, dependendo de quando ele acontece durante o desenvolvimento da interlíngua.
  • Teacher learning in second language teacher education: a socially-situated perspective

    Johnson, Karen E.; Freeman, Donald

    Resumo em Português:

    Ultrapassadando as tradições históricas e teóricas que têm definido a educação de professores de segunda língua na América do Norte nos últimos vinte cinco anos, argumentamos neste artigo em favor de uma reconceituação do conhecimento de base da educação de professores de segunda língua. Ao mesmo tempo que reconhecemos que o ensino.de diferentes línguas é moldado por suas respectivas culturas e literaturas, encontramos deficiências comuns ao definir o que os professores de segunda língua necessitam saber e ser capazes de fazer para ensinar com sucesso. Propomos olhar o professor como um aprendiz do ensino, as escolas e o ambiente escolar como contextos sócio-históricos nos quais a formação do professor e o próprio ensino acontecem, e o ensino de língua e a aprendizagem de língua como atividades que são implantadas nesse contexto. De forma conjunta, esses três domínios formam uma estrutura tripartite que utilizamos para elaborar uma nova visão epistemológica que considera o ensino de segunda língua como real-mente ocorre.
  • Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte

    Barcelos, Ana Maria Ferreira

    Resumo em Inglês:

    Language learning beliefs have been a topic in Applied Linguistics for 15 years now. Beliefs are considered as one of the individual learning differences that may influence the learning/acquisition process. Many studies have been published about language learning beliefs but few of them have examined the methodology of investigating beliefs. This paper is a state-ofart review of current research methodology on students' language learning beliefs. The author groups studies on language learning beliefs into three approaches according to their definition of beliefs, methodology, and the relationship between beliefs and actions. The main advantages and disadvantages of each approach are discussed and questions for the future research on students" language learning beliefs are offered at the end.
  • A www e o ensino de inglês

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e

    Resumo em Inglês:

    This article, theoretically supported by the social-cultural theory and the communicative approach, discusses the role of the Internet as a privileged environment for interaction and language learning. Positive and negative points of the web are presented and the potentialities of the new technology for language learning are exemplified. The last part of the text presents a large variety of resources available on the net.
  • 'If I were you...': language standards and corpus data in EFL

    Beaugrande, Robert de

    Resumo em Português:

    Este artigo discute questões sobre o inglês padrão e o uso de corpora no contexto do ensino de inglês como língua estrangeira. Reflete-se sobre o papel que os textos autênticos passam a ter tanto para a lingüística quanto a lingüística aplicada. O autor ressalta que professores e alunos de inglês como língua estrangeira não podem esperar por um futuro no qual todos os problemas teóricos e práticos tenham sido resolvidos e convida todos para participar de forma ativa na construção de um ensino de línguas baseado em textos autênticos. Nesse sentido, ressalta que o input e feedback de todos os envolvidos no ensino de línguas em seus diversos estágios é crucial para que problemas sejam avaliados e resolvidos.
  • State of the art: interlanguage phonology - factors and processes in the development of a second language phonology

    Keys, Kevin John

    Resumo em Português:

    O presente artigo visa a resumir as principais questões vinculadas à pesquisa na área de fonologia interlingual, isto é, o desenvolvimento de habilidades fonológicas de uma segunda língua. Os fatores envolvidos neste desenvolvimento são adumbrados e os processos subjacentes são descritos. Os possíveis caminhos para pesquisas futuras são delineados.
  • Paradigmas & paradogmas ligüistico-redacionais

    Dick, Lauro

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to identify the linguistic writing paradigms underlying the corpus of six grammarians and five writing guidebooks. To achieve this, first, the paper presents three possible concepts of paradigms: morphological, platonic-philosophical and kuhnian-scientific. Second, the study analyses, under the established criteria of empiricism, conceptualization and explanation, important materials written by Adriano da Gama Kury, Celso Luft, Luiz Sacconi, Napoleão Mendes de Almeida, Pasquale Cipro Neto, Paulo Ledur and Editora Abril, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo and Zero Hora guidebooks. The conclusion is that there are two patterns in the materials analysed: the prescriptive one of Almeida, Ledur, Sacconi and newspaper and magazine guidebooks and the descriptive one of Cipro Neto, Kury and Luft.
  • RICHARDS, J. C. Beyond training: perspectives on language teacher education. Cambridge: Cambridge University Press, 1998 Resenhas

    Mello, Anna Crystina
  • SETE, Graça; PAULINO, Maria Ângela; STARLING, Rosário. Transversais do Mundo: leituras de um tempo; crônicas de Antonio Barreto; [ilustrações: Antonio Barreto]. - Belo Horizonte: Editora Lê. 1999. (Coleção Horizontes) Resenhas

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com