Acessibilidade / Reportar erro

'If I were you...': language standards and corpus data in EFL

Abstract

Este artigo discute questões sobre o inglês padrão e o uso de corpora no contexto do ensino de inglês como língua estrangeira. Reflete-se sobre o papel que os textos autênticos passam a ter tanto para a lingüística quanto a lingüística aplicada. O autor ressalta que professores e alunos de inglês como língua estrangeira não podem esperar por um futuro no qual todos os problemas teóricos e práticos tenham sido resolvidos e convida todos para participar de forma ativa na construção de um ensino de línguas baseado em textos autênticos. Nesse sentido, ressalta que o input e feedback de todos os envolvidos no ensino de línguas em seus diversos estágios é crucial para que problemas sejam avaliados e resolvidos.


'If I were you...': language standards and corpus data in EFL

Robert de Beaugrande

Universidade Federal de Minas Gerais

RESUMO

Este artigo discute questões sobre o inglês padrão e o uso de corpora no contexto do ensino de inglês como língua estrangeira. Reflete-se sobre o papel que os textos autênticos passam a ter tanto para a lingüística quanto a lingüística aplicada. O autor ressalta que professores e alunos de inglês como língua estrangeira não podem esperar por um futuro no qual todos os problemas teóricos e práticos tenham sido resolvidos e convida todos para participar de forma ativa na construção de um ensino de línguas baseado em textos autênticos. Nesse sentido, ressalta que o input e feedback de todos os envolvidos no ensino de línguas em seus diversos estágios é crucial para que problemas sejam avaliados e resolvidos.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ASTON, G. Corpora in language pedagogy: matching theory and practice. In: COOK, G. SEIDLHOFER, B. (Ed.). Principle and practice in applied linguistics Oxford: Oxford University Press, 1995. p. 257-270.
  • BARLOW, M. Corpora for theory and practice. International Journal of Corpus Linguistics v. 1, n. 1, p. 1-37, 1996.
  • BEAUGRANDE, R. de. Linguistic theory: The discourse of fundamental works. London: Longman, 1991.
  • BEAUGRANDE, R. de. The 'pragmatics' of doing language science: The 'warrant' for large-corpus linguistics. Journal of Pragmatics, v. 25, p. 503-535. 1996.
  • BEAUGRANDE, R. de. Performative speech acts in linguistic theory: The rationality of Noam Chomsky. Journal of Pragmatics v. 29, p. 1-39. 1998.
  • BEAUGRANDE, R. de. Sentence first, verdict afterwards: On the long career of the sentence. Word v. 50, p. 1-31. 1999.
  • BIBER, D. An analytic framework for register studies. In; BIBER, D., FINEGAN, E. (Ed.). Sociolinguistic perspectives on register. Oxford: Oxford University Press, 1994.
  • BOTLEY, S.; GLASS, J.; MCENERY, T.; WILSON, A. (Ed.). Proceedings of TEACHING and language corpora 1996 Lancaster: UCREL Technical Papers Volume 9,1996.
  • BURNARD, L.; MCENERY, T. (Ed.). Rethinking language,pedagogy from a corpus perspective: Papers from the Third International Conference on Teaching and Language Corpora Frankfurt: P. Lang, 2000.
  • CARNE, C. Corpora, genre analysis and dissertation writing. In: BOTLEY, S.; GLASS, J.; MCENERY, T.; WILSON, A. (Ed.) Proceedings of TEACHING and language corpora 1996 Lancaster: UCREL Technical Papers Volume 9, 1996. p.127-137.
  • CHOMSKY N. Current issues in linguistic theory. The Hague: Mouton, 1964.
  • CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax Cambridge: MIT Press, 1965.
  • CHOMSKY, N. On binding. Linguistic Inquiry v. 11, p. 1-46, 1980.
  • GHADESSY, M.; HENRY, A.; ROSEBERY, R. (Ed.) Using small corpora in ELT: theory and practice Amsterdam: Benjamins, 2001.
  • GRANGER, S. (Ed.) Learner English on computer: London: Longman, 1998.
  • HURFORD, J.; HEASLEY, B. Semantics: A coursebook Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
  • JACKSON, H. Corpus and concordance: Finding out about style. In: WICHMANN, A.; FLIGELSTONE, S.; MCENERY, T.; KNOWLES, G. (Ed.). Teaching and language corpora London: Longman, 1997. p. 224-239.
  • JOHNS, T. From printout to handout: Grammar and vocabulary teaching in the context of data-driven learning. In: ODLIN, T (Ed.). Approaches to pedagogic grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 293-313.
  • KOWITZ, J.; CARROLL, D. Using computer concordances for literary analysis in the classroom. In: JOHNS, T.; KING P. (Ed.). Classroom concordancing Birmingham: Birmingham University English Language Research Journal, Volume 4,1991, p.135-149.
  • KUHN, T.S. The structure of scientific revolutions Chicago: University of Chicago Press, 1970.
  • KURATH, H. A word geography of the Eastern United States Ann Arbor: University of Michigan Press, 1949.
  • LEECH, G. Teaching and language corpora: A convergence. In: WICHMANN, A.; FLIGELSTONE, S.; MCENERY, T.; KNOWLES, G. (Ed.). Teaching and language corpora London: Longman, 1997. p.1-24.
  • LEWANDOWSKA-TOMASZCZYK, B.; J. MELIA (Ed.) PALC '99: Practical applications in language corpora. Frankfurt: P. Lang, 2000.
  • LOUW, B. The role of corpora in critical literary appreciation. In: WICHMANN, A.; FLIGELSTONE, S.; MCENERY, T.; KNOWLES, G. (Ed.). Teaching and language corpora. London: Longman, 1997, p.240-251.
  • Lancaster: UCREL Technical Papers Volume 9, 1996. p.127-137.
  • CHOMSKY N. Current issues in linguistic theory The Hague: Mouton, 1964.
  • CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax Cambridge: MIT Press, 1965.
  • CHOMSKY, N. On binding. Linguistic Inquiry v. 11, p. 1-46, 1980.
  • GHADESSY, M.; HENRY, A.; ROSEBERY, R. (Ed.) Using small corpora in ELT: theory and practice. Amsterdam: Benjamins, 2001.
  • GRANGER, S. (Ed.) Learner English on computer: London: Longman, 1998.
  • HURFORD, J.; HEASLEY, B. Semantics: A coursebook. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
  • JACKSON, H. Corpus and concordance: Finding out about style. In: WICHMANN, A.; FLIGELSTONE, S.; MCENERY, T.; KNOWLES, G. (Ed.). Teaching and language corpora London: Longman, 1997. p. 224-239.
  • JOHNS, T. From printout to handout: Grammar and vocabulary teaching in the context of data-driven learning. In: ODLIN, T (Ed.). Approaches to pedagogic grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 293-313.
  • KOWITZ, J.; CARROLL, D. Using computer concordances for literary analysis in the classroom. In: JOHNS, T.; KING P. (Ed.). Classroom concordancing. Birmingham: Birmingham University English Language Research Journal, Volume 4,1991, p.135-149.
  • KUHN, T.S. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1970.
  • KURATH, H. A word geography of the Eastern United States. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1949.
  • LEECH, G. Teaching and language corpora: A convergence. In: WICHMANN, A.; FLIGELSTONE, S.; MCENERY, T.; KNOWLES, G. (Ed.). Teaching and language corpora London: Longman, 1997. p.1-24.
  • LEWANDOWSKA-TOMASZCZYK, B.; J. MELIA (Ed.) PALC '99: Practical applications in language corpora. Frankfurt: P. Lang, 2000.
  • LOUW, B. The role of corpora in critical literary appreciation. In: WICHMANN, A.; FLIGELSTONE, S.; MCENERY, T.; KNOWLES, G. (Ed.). Teaching and language corpora. London: Longman, 1997, p.240-251.
  • WILLIS, D. Syllabus, corpus and data-driven learning. IATEFL Annual Conference Report 1993. p. 25-31.
  • WILSON, A.; MCENERY, T. (Ed.). Corpora in Language Education and Research: A Selection of Papers from TALC94 Lancaster: UCREL Technical Papers, Volume 4,1994.

Publication Dates

  • Publication in this collection
    12 June 2013
  • Date of issue
    2001
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com