Acessibilidade / Reportar erro

O Professor no Espelho: conscientização e mudança pela auto-observação

Resumos

Este trabalho relata uma pesquisa que investigou uma professora de inglês em formação e suas percepções sobre sua sala de aula. A pesquisa objetivou fomentar a reflexão crítica da informante sobre sua atuação dentro da sala de aula de forma a promover seu desenvolvimento profissional. Foi adotada uma visão interpretativista e êmica tanto durante a fase de coleta dos dados quanto na fase de análise. Os resultados relevaram evidencias de mudanças no comportamento da informante, sugerindo que a metodologia utilizada para a coleta dos dados favoreceu a reflexão crítica da informante, promovendo seu desenvolvimento profissional. Com base nos resultados da pesquisa, o modelo para formação do professor de LE de Wallace (1991) foi modificado. Os resultados deste estudo trazem implicações para o campo da formação do professor de LE e para a relação existente entre pesquisador e professor-pesquisa.


This paper reports on a study which investigated a pre-service English teacher and her own perceptions about her classroom. The research design aimed at fostering the informant's critical reflection about her classroom performance in order to promote her professional development. An interpretivist and emic vision was adopted, during both the data collection phase and the data analysis phase. The results showed evidence of change in the participant's performance, suggesting that the data collection methodology favored the informant's critical reflection, fostering her professional development. Based on the research findings, Wallace's (1991) model for FL teacher education was modified. The results of this study bring implications to the field of FL teacher education and to the relationship between the researcher and the participant-teacher.


O Professor no Espelho: conscientização e mudança pela auto-observação

Andréa Machado de Almeida Mattos

Universidade Federal de Minas Gerais

RESUMO

Este trabalho relata uma pesquisa que investigou uma professora de inglês em formação e suas percepções sobre sua sala de aula. A pesquisa objetivou fomentar a reflexão crítica da informante sobre sua atuação dentro da sala de aula de forma a promover seu desenvolvimento profissional. Foi adotada uma visão interpretativista e êmica tanto durante a fase de coleta dos dados quanto na fase de análise. Os resultados relevaram evidencias de mudanças no comportamento da informante, sugerindo que a metodologia utilizada para a coleta dos dados favoreceu a reflexão crítica da informante, promovendo seu desenvolvimento profissional. Com base nos resultados da pesquisa, o modelo para formação do professor de LE de Wallace (1991) foi modificado. Os resultados deste estudo trazem implicações para o campo da formação do professor de LE e para a relação existente entre pesquisador e professor-pesquisa.

ABSTRACT

This paper reports on a study which investigated a pre-service English teacher and her own perceptions about her classroom. The research design aimed at fostering the informant's critical reflection about her classroom performance in order to promote her professional development. An interpretivist and emic vision was adopted, during both the data collection phase and the data analysis phase. The results showed evidence of change in the participant's performance, suggesting that the data collection methodology favored the informant's critical reflection, fostering her professional development. Based on the research findings, Wallace's (1991) model for FL teacher education was modified. The results of this study bring implications to the field of FL teacher education and to the relationship between the researcher and the participant-teacher.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas Campinas: Pontes, 1993.
  • ____________. Tendências na formação continuada do professor de língua estrangeira. APLIEMGE: Ensino & Pesquisa, n.1, p. 29-41, 1997.
  • BAGHIN, D. C. M. & ALVARENGA, M. B. A auto-observação do professor de língua estrangeira: instrumento para reflexão e mudanças. APLIEMGE: ensino & pesquisa, n.1, p. 53-8, 1997.
  • BARTLETT, L. Teacher development through reflective teaching. In: RICHARDS, J. C. & NUNAN, D. (Ed.) Second language teacher education. New York: Cambridge University Press, 1990.
  • FREEMAN, D. Intervening in practice teaching. In: RICHARDS, J. C. & NUNAN, D. (Ed.) Second language teacher education. New York: Cambridge University Press, 1990.
  • ____________. Redefining the relationship between research and what teachers know. In: BAILEY, K. & NUNAN, D. (Ed.) Voices from the language classroom New York: Cambridge University Press, 1996.
  • GEBHARD, J. G. (a) Interaction in teaching practicum. In: RICHARDS, J. C. & NUNAN, D. (Ed.) Second language teacher education New York: Cambridge University Press, 1990.
  • ___________. (b) Models of supervision: choices. In: RICHARDS, J. C. & NUNAN, D. (Ed.) Second language teacher education. New York: Cambridge University Press, 1990.
  • GIMENEZ, T. Learners becoming teachers: an exploratory study of beliefs held by prospective and practising EFL teachers in Brazil. 1994. 346 f. Tese (Doutorado) - Department of Linguistics and Modern English Language, Lancaster University.
  • ____________. Uma crítica da relação universidade/ensino fundamental e médio. In: GIMENEZ, T. (Org.). Os sentidos do projeto NAP: ensino de línguas e formação continuada do professor. Londrina: UEL, 1999. p. 11-17.
  • KEMMIS, S. Critical reflection. Deakin University, Geelong, Austrália (Manuscrito não publicado) apud BARTLETT, L. Teacher development through reflective teaching. In:RICHARDS, J. C. & NUNAN, D. (Ed.) Second language teacher education. New York: Cambridge University Press, 1990.
  • LANTOLF, J. P. & APPEL, G. Theoretical framework: an introduction to Vygotskian approaches to second language research. In: LANTOLF, J. P. & APPEL, G. (eds.). Vygotskian Approaches to Second Language Research. Norwood, NJ: Ablex Publishing Corporation, 1994.
  • MATTOS, A. M. A. Percepções de uma professora de inglês sobre sua sala de aula: uma visão êmica. 2000. 149 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
  • MOITA LOPES, L. P. Oficina de Língüística Aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 1996.
  • ORTENZI, D. I. B. G. Da prescrição à autonomia. In: GIMENEZ, T. (Org.). Os sentidos do projeto NAP: ensino de línguas e formação continuada do professor. Londrina: UEL, 1999.
  • PICA, T. A. relação professor/pesquisador: múltiplas perspectivas e possibilidades. Linguagem & Ensino, 3(1): 55-88, 2000. p. 41-5.
  • REIS, S. Os sentidos de uma proposta de ação e reflexão no ensino de língua inglesa em escolas públicas. In: GIMENEZ, T. (Org.). Os sentidos do projeto NAP: ensino de línguas e formação continuada do professor. Londrina: UEL, 1999. p. 33-40.
  • REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • RICHARDS, J. C. Beyond training. New York: Cambridge University Press, 1998.
  • RICHARDS, J. C. & LOCKHART, C. Reflective teaching in second language classrooms. New York: Cambridge University Press, 1994.
  • RICHARDS, J. C. & NUNAN, D. (Ed.) Second language teacher education. New York: Cambridge University Press, 1990.
  • RUDDOCK, J. Teaching as an art, teacher research and research-based teacher education. Second Annual Lawrence Stenhouse Memorial Lecture, University of East Anglia, 1984 apud WILLIAMS, M. & BURDEN, R. L. Psychology for language teachers: a social constructivist approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
  • SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: how professionals think in action. Cambridge, Mass: Basic Books, 1983.
  • WALLACE, M. J. Training foreign language teachers: a reflective approach. Glasgow: Cambridge University Press, 1991.
  • ZEICHNER, K. M. & LISTON, D. P. Reflective teaching: an introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    2002
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com