Acessibilidade / Reportar erro

O Professor no Espelho: conscientização e mudança pela auto-observação

Este trabalho relata uma pesquisa que investigou uma professora de inglês em formação e suas percepções sobre sua sala de aula. A pesquisa objetivou fomentar a reflexão crítica da informante sobre sua atuação dentro da sala de aula de forma a promover seu desenvolvimento profissional. Foi adotada uma visão interpretativista e êmica tanto durante a fase de coleta dos dados quanto na fase de análise. Os resultados relevaram evidencias de mudanças no comportamento da informante, sugerindo que a metodologia utilizada para a coleta dos dados favoreceu a reflexão crítica da informante, promovendo seu desenvolvimento profissional. Com base nos resultados da pesquisa, o modelo para formação do professor de LE de Wallace (1991) foi modificado. Os resultados deste estudo trazem implicações para o campo da formação do professor de LE e para a relação existente entre pesquisador e professor-pesquisa.


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com