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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2002
  • Homenagem do Centenário da Opas à Abem Editorial

    Sant Ana, José Paranaguá
  • Os Professores de Medicina e o Ensino de Graduação Extramuros Pesquisa

    Turini, Barbara; Almeida, Márcio José de

    Resumo em Português:

    Resumo: Segundo as tendências mundiais da educação médica, a Universidade Estadual de Londrina está implementando, desde 1998, um currículo médico inovador, com módulos interdisciplinares que integram conhecimentos das ciências básicas e das áreas clínicas, módulo de habilidades e módulos de interação com os serviços de saúde e com a comunidade. Após 18 meses de início das atividades do novo currículo, foi pesquisada a opinião dos docentes da área clínica sobre as práticas de interação com os serviços e a comunidade. As opiniões levantadas foram bastante heterogêneas, sendo os docentes (n = 80) categorizados como defensores, apoiadores (43,8%), opositores (1,3%) e indiferentes (55%) a essas práticas nos serviços e na comunidade. Os autores propõem a adoção de estratégias de inclusão da maioria dos docentes, especialmente dos clínicos, relacionadas à humanização da atenção, à revisão das práticas, não só de ensino, mas também de assistência. Consideram que só assim a mudança curricular não se manterá apenas no plano fenômeno, mas também poderá chegar a planos mais profundos, alcançando inclusive as relações sociais e políticas dos atores institucionais e sujeitos envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Consistent with worldwide trends in medical education, in 1998 the Londrina State University in Paraná State, Brazil, began implementing an innovative medical curriculum with interdisciplinary modules, integrating basic and clinical knowledge, skills modules, and modules focusing on interaction with health services and the community. After 18 months of activities in the new curriculum, this study investigated the opinions of clinical faculty regarding the practical activities involving interaction with services and community. The results showed a wide range of opinions, allowing faculty (n = 80) to be categorized as defenders and supporters (43,8%), opponents (1,3), and neutral (55%) in relation to these practical activities. Based on these results, the investigators propose the adoption of strategies to involve the majority of faculty members, specially clinical faculty, in the humanization of medical care and to review both teaching and service practices. Such interventions are key for maintaining curricular changes not only on a phenomenological level but also reaching deeper levels, including social and political relations among institutional and social elements.
  • Implicações Éticas do Uso de Animais no Processo de Ensino-Aprendizagem nas Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e Niterói Pesquisa

    Bastos, Jean Carlos Ferreira; Rangel, Adriana Martins; Paixão, Rita Leal; Rego, Sergio

    Resumo em Português:

    Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi identificar e analisar o uso de animais e dos chamados “métodos alternativos” a este uso no ensino médico, assim como caracterizar a penetração do atual debate acerca da ética no uso de animais entre os professores envolvidos em disciplinas que utilizam animais. Foram identificados sete instituições que possuem disciplinas cujos professores utilizam animais em aulas práticas e/ou demonstrativas. Foram entrevistados os docentes que ministram aulas nessas disciplinas através de um questionário semi-aberto. Os resultados indicaram que quatro das sete instituições utilizam animais em aulas, não havendo, necessariamente, coincidência em relação às disciplinas que fazem esse uso nas diferentes escolas. O animal mais utilizado em aulas é o camundongo e, dentre os métodos alternativos, os recursos audiovisuais. A maioria dos entrevistados não conhece leis brasileiras sobre o uso de animais e considera impossível abolir o uso de animais no ensino. Este estudo demonstra a necessidade de ampliar a discussão da ética aplicada à saúde, incluindo a discussão sobre o uso de animais no âmbito da formação profissional na área biomédica/biologia em nosso país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of the present study was to investigate the use of animals and alternatives in medical education, as well as teachers´ attitudes towards use of animals for teaching purposes. Sean medical schools in Rio de Janeiro and Niterói were identified to survey use of animals in teaching activities. A standardized interview on the subject was used as the research instrument. Results indicated that four of the seven institutions used animals in courses, and the data also showed variations from one course to another. The animals most frequently used were mice, and videotapes were frequently mentioned as alternatives. Most respondents were unaware of legislation related to use of animals and reported not believing in the discontinuation of such practice. Conclusions indicated the need to broaden the discussion on applied ethics in the use of animals during medical training.
  • Avaliação Discente de um Curso de Oftalmologia Pesquisa

    Marcondes, Ana Maria; Costa, Marilisa Nano; Macchiaverni Filho, Nelson; Temporini, Edmea Rita

    Resumo em Português:

    Resumo: A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas implantou em 1998 a reforma curricular. Como a opinião dos alunos também é muito importante para a reestruturação do currículo médico, foi feito o levantamento das avaliações discentes referentes à disciplina de Oftalmologia no ano de 2000. O questionário abordou as seguintes variáveis: avaliação da disciplina e do processo ensino-aprendizagem, controle quantitativo das atividades e auto-avaliação discente. Os resultados revelaram que 56% dos alunos consideraram bom o desempenho da disciplina como um todo. A análise dos resultados propõe novas posturas na elaboração do programa quanto ao melhor aproveitamento da carga horária, atividades práticas correlacionadas ao conteúdo teórico e criação de condições para que os alunos busquem ativamente o conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Since 1998, a curriculum reform has been implemented at the Medical School of the State University in Campinas, São Paulo, Brazil. Given that student views are central to curriculum renewal, a survey was conducted of their opinions concerning the Ophthalmology program in the second semester of 2000. Students were asked to complete a questionnaire which included assessment of the Ophthalmology Course and the teaching/learning method, quality control of the program, and self-assessment. The results indicated that 56% of students gave a positive overall assessment of the development of the Ophthalmology curriculum as a Whole. Overall analysis of the available data suggested the need for new attitudes in program elaboration relating to better utilization of teaching hours, clinical practice correlated to classroom theory, and promotion of conditions for students to actively seek knowledge themselves.
  • Visão Docente do Processo de Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no Curso Médico da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Pesquisa

    Ferreira Filho, Olavo Franco; Almeida, Henriqueta Galvanin Guidio de; Colus, Ilce Mara de Syllos; Oberdiek, Hermann Iark; Linhares, Rosa Elisa de Carvalho; Gordan, Pedro Alejandro; Aguiar, Adriana Cavalcanti de

    Resumo em Português:

    Resumo: Objetivo: Conhecer a visão dos docentes do curso de Medicina da UEL a respeito do processo de implantação e do momento atual do novo currículo em ABP. Método: Aplicação de um questionário aos 268 docentes envolvidos com o curso e avaliação das respostas pela escala Likert. Resultados: Responderam o questionário 220 docentes, 31,49% são doutores e 40,5% são mestres. Somentem31,6% dos docentes avaliaram a qualidade do currículo anterior de primeira a quarta séries como boa, mas 83,3% consideram o internato bom. Sentem-se bem informados sobre as mudanças curriculares 55,5% dos docentes, porém somente 28,9% consideram que elas foram suficientemente discutidas. Apenas 32,7% tiveram boa participação na fase de planejamento e implantação. A maioria dos docentes (63,6%) já foi tutor. A ABP é considerada um avanço em relação ao método anterior por 64,8% dos docentes, 69,8% acham que ela facilita o aprendizado dos alunos e 70,9% consideram que eles ficam mais motivados. Conclusão: Embora não tenha participado adequadamente da fase inicial de discussão e execução dos trabalhos, a maioria dos docentes considera a ABP vantajosa em relação ao método anterior e vem aumentado seu grau de inserção no processo, apontando para a consolidação das mudanças propostas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Objective: To know the view of medical faculty in UEL regarding the process of implantation and the current status of the new PBL curriculum. Method: Application of a questionnaire to 268 teachers involved with the course and evaluation of their answers using the Likert scale. Results: 220 teachers have answered the questionnaire, 31.4% have a Doctoral degree and 40.5% have a Master´s degree. Only 31.6% of the faculty considered the previous curriculum for the 1st through 4th years as good; nevertheless, 83.3% considered is Internship good. 55% of the teachers consider themselves well informed about the curricular changes undertaken; however, only 28.9% consider those changes discusses thoroughly enough within the. Only 32.7% affirmed having had an intensive participation in the planning and implantation phase. Most teachers (63,6%) have been tutors. The PBL is considered an advance in relation to the previous method by 64,8% of the faculty; 69,8% believe that PBL fosters students´ learning process and 70.9% consider it as more motivating. Conclusion: Although most teachers have not been engaged since the earlier phases of discussion and curriculum implementation, they consider PBL advantageous in relation to the previous method and observe that the new curriculum has increased its acceptability among the academic community, in a consolidation of the proposed changes.
  • Os Urologistas no Brasil: uma Análise do Perfil Socioprofissional, da Distribuição Populacional e da Necessidade de Formação de Novos Especialistas Pesquisa

    ,; Faria, Elson Roberto Ribeiro; Machado, Maria Helena; Trindade, José Carlos Souza; Pinto, Luiz Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresenta-se um mapeamento municipal, regional e populacional da distribuição de urologia no Brasil, baseado em dados quantitativos coletados, enforcando-se a necessidade de criar critérios sociais para a formação de novos urologistas no país. O estudo envolveu duas pesquisas realizadas em momentos diferentes, com objetivos distintos embora congruentes, e conduzidas por equipes diferentes e instituições de natureza diversa. A primeira resultou do “Perfil dos médicos no Brasil”, realizado pela fundação Osvaldo Cruz em parceria com o Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos em 1995, e envolveu 2.406 urologistas. A segunda, “Quantos somos e o que necessitamos”, desenvolvida pela Comissão de Ensino e Treinamento (CET-SBU), realizada em 1997, contou com um universo de 2.996 especialistas cadastradas no banco de dados da Sociedade Brasileira de Urologia. Os resultados mostraram que o urologista brasileiro é jovem (média de 43 anos), tem em média 17 anos de formado, possui pós-graduação lato sensu (91,3%) e está concentrado nas grandes capitais brasileiras (oito delas detêm 43,5% de todos os especialistas). A maior densidade de especialistas ocorreu nas regiões com maior número de programas de residência médica (70,4% dos programas estão localizadas na Região Sudeste). Cerca de 80% de todos os urologistas estão localizadas nas regiões Sudeste (61,6%) e Sul (17,8%). No Brasil, existe um urologista para cada 52.960 habitantes, distribuídos heterogeneamente pelo país e com a discrepância de até cinco vezes a densidade de especialistas em comparação com as regiões Sudeste e Nordeste (1:33.943 e 1:161.037, respectivamente). Cerca de 30% dos especialistas não são associados à SBU. A capacidade formadora é de 130 novos especialistas por ano (média de dois por programa de residência), o que corresponde a pelo menos duas vezes mais que o número necessário para saturar o sistema. Em conclusão, o número de especialistas está crescendo pelo menos duas vezes mais que o crescimento populacional, produzindo supersaturação das capitais brasileiras do Centro-Sul do Brasil, sem corrigir a falta de urologistas em outras regiões do país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The authors provide a municipal, regional and population-based distribution map of urologists in Brazil based on quantitative data, focusing on the need to create social criteria to train new urologists in the country. The study involved two survey at different times and with distinct (albeit congruent) purposes, conducted by different teams and institutions of diverse natures. The first drew on the “Profile of Brazilian Physicians” (including 2,406 urologists) conducted in 1995 by the Oswaldo Cruz Foundation (FIOCRUZ) in partnership with the Federal Board of Medicine, Brazilian Medical Association, and National Federation of Physicians. The second, titled “How Many Are We and What Do We Need?”, was conducted in 1997 by the Teaching and Training Committee of the Brazilian Society of Urology (SBU) and encompassed a universe of 2,966 specialists registered in the SBU database. Brazilian urologists are young (mean age of 43 years), have held a degree in urology for 17 years, have fellowship in urology (91.3%), and live in the large Brazilian State capitals (eight of which account for 43.5% of all urologists practice in the Southeast (61.6%) and South (17.8%). Brazil has one urologist per 52,960 inhabitants, with a heterogeneous distribution: 5 times more urologists in the Southeast then in the Northeast (1:33,943 and 1:161,037, respectively). About 30% of Brazilian urologists do not belong to the SBU. The country´s training capacity is 130 new urologists per year (average of two per residence program), amounting to at least twice as many as needed to saturate the system. In conclusion, the number of urologists is growing at least twice as fast as the population, leading to over-saturation of the specialty in Central and Southern Brazilian State capitals, while failing to solve the problem of lack of urologists in other regions of the country.
  • Construção de um instrumento para Avaliação das Atitudes de Estudantes de Medicina frente a Aspectos Relevantes da Prática Médica Pesquisa

    Colares, Maria de Fátima Aveiro; Troncon, Luiz Ernesto de Almeida; Figueiredo, José Fernando Castro; Cianflone, Ana Raquel Lucato; Rodrigues, Maria de Lourdes Veronese; Piccinato, Carlos Eli; Peres, Luiz Cesar; Coleta, José Augusto Dela

    Resumo em Português:

    Resumo: Descreve-se a construção de um instrumento para medida de atitudes de estudantes de Medicina frente a seis aspectos relevantes ao exercício da profissão: 1) aspectos psicológicos e emocionais presentes em doenças orgânicas e mentais; 2) situações relacionadas à morte; 3) atenção primária à saúde; 4) doença mental; 5) contribuição do médico ao avanço científico da Medicina; 6) outros aspectos da atuação médica. Desenvolveu-se uma escala do tipo Likert, com cinco opções de respostas, cuja versão final contém 52 itens. Os procedimentos para validação aparente e de conteúdo do instrumento, bem como a análise fatorial dos dados de sua aplicação preliminar a um total de 196 estudantes de Medicina, permitam eliminar itens inadequados e comprovar que a escala é dotada de alta consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach = 0,86). O trabalho desenvolvidos resultou, portanto, na definição de um instrumento com índices adequadas de validade e de fidedignidade para a medida das atitudes de estudantes de Medicina. Aplicação futuras desta escala poderão trazer subsídios para melhor compreensão do processo da formação médica, bem como fundamentar discussões que levem a seu aprimoramento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article describes the envelopment of a scale for measurement of medical student attitudes toward six relevant aspects of medical practice: 1) psychological and emotional issues involved in organic disease; 2) management of situations related to death: 3) primary care; 4) mental disease; 5) medical research; and 6) other aspects of medical work. A five-point Likert scale containing 52 items was developed and tested. Procedures employed for determination of both apparent and content validity as well as factorial analysis of data obtained in a preliminary test with 196 medical students permitted the exclusion of ineffective items and showed high internal consistency (Cronbach´s alpha = 0.86). The final version of the scale was therefore regarded as valid and reliable for the assessment of medical student attitudes, and it is believed that future research with this instrument may contribute to a better understanding of medical student education.
  • O preparo para lidar com a Morte na Formação do Profissional de Medicina Ensaio

    Quintana, Alberto Manuel; Cecim, Patrícia da Silva; Henn, Camila Guedes

    Resumo em Português:

    Resumo: Propõe-se uma reflexão sobre o preparo do profissional de Medicina para lidar com a morte. Destaca-se que é através de um mecanismo de negação que esse profissional se defende da angústia produzida pelo falecimento de um paciente. Tal procedimento acarretaria a diminuição gradativa da comunicação com os doentes considerados sem perspectivas de recuperação. Analisa-se como esse comportamento estão relacionados a processos de idealização da figura do médico tanto por parte do paciente como do familiar. Também se alerta sobre a relação que essas dificuldades do relacionamento médico-paciente têm com o currículo e com a estrutura dos cursos de Medicina, assinalando-se possíveis estratégias para fugir do impasse de lidar com a realidade da morte sem os instrumentos adequados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article proposes a reflection on the preparation of physicians to deal with death. The authors begin by highlighting that physicians use a denial mechanism to defend themselves from the anguish produced by a patient´s impending death. The result of this attitude is a gradual decrease in communication with patients who are considered beyond recovery. The authors proceed to analyze hoe such behaviors are related to the formation of an idealized view of the physician figure by both patients and their family members. Finally, the authors call attention to the relationship between these difficulties in the physician-patient relationship and both the teaching curriculum and the structure of medical courses, in addition to identifying possible strategies for avoiding this impasse in dealing with death.
  • O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão Ensaio

    Lima Júnior, Emilton

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo de comportamentos sociais tem sido sempre um grande desafio, dada a diversidade de fatores que podem estar envolvidos. No entanto, alguns comportamentos podem ser explicados e compreendidas através de equações matemáticas, como feito por Nash no trabalho “Equilíbrio de Nash e Teoria dos Jogos”. O comportamento baseado na cooperação entre pessoas ou grupos é o mais clássico dos comportamentos “matemáticos”. Atualmente, a relação entre empregados e empregadores na área da educação vem sofrendo um grande desgaste, e nesta situação é bem demonstrado que se estabeleceu um equilíbrio como o descrito por Nash. O indício disto é encontrado na frase, muito frequente, “eles fingem que pagam e eu finjo que trabalho”, que traduz um comportamento não-cooperativo entre a universidade e o professor. Isto tem relação com o fato de que o paradigma do ensino atual está superado e não fornece mais as soluções necessárias para obter um equilíbrio cooperativo. No ensino médico isso é mais evidente, pois além dos problemas conjunturais, existem os específicos da área médica. O modelo tradicional não tem se mostrado eficaz para o novo desafio: “life-long learning”. A mudança de paradigma é imperativa, e vem se desenvolvendo um novo modelo de ensino médico, que fornece os instrumentos para a formação de um novo modelo de profissional, denominado Ensino Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL). Esta reflexão tem por objetivo ampliar a diseussão deste novo paradigma.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The study of social behaviors has always been a major challenge, given the diversity of potential factor involved. However, some behaviors can be explained and understood trough mathematical equations, as in Nash´s Equilibrium and Non-Cooperative Games Theory. Behavior based on cooperation among individuals or groups is the most classical type of “mathematical” behaviors. Eurrently, the relationship between employees and employers in the field of education has been subject to extensive strain, and in this situation it has been demonstrated that an equilibrium has been established as described by Nash. Evidence of this is the frequently-heard phrase. “They pretend they pay me, and I pretend I work”, expressing a form of non-cooperative behavior between universities and professors. This relates to the fact that the eurrent teaching paradigm is outdated and fails to provide the necessary solutions for obtaining cooperative equilibrium. The situation is most evident in medical teaching, since in addition to situational problems, there are specific issues in the field of medicine. The traditional model has proven ineffective for dealing with the new challenge of “life-long learning”, and a paradigm shift is imperative, with the development of a new medical training model, providing the instruments for training a new type of professional, based on so-called Problem Based Learning (PBL). This article aims to expand the diseussion on this new paradigm.
  • O Consentimento Informante em Cursos de Pós-Graduação na Croácia Ensaio

    Gosic, Nada

    Resumo em Português:

    Resumo: Ao lado da pesquisa sobre consentimento informado (desde 1972), surgiu a necessidade de introduzir esta questão no ensino da bioética. Os cursos de pós-graduação oferecem a possibilidade de uma análise científica dos dilemas morais enfrentados por profissionais de saúde, inclusive médicos, durante suas atividades profissionais. A questão diz respeito particularmente à eventual relação condescendente com pacientes, sua posição tradicional, o respeito pelos direitos dos pacientes, os deveres dos profissionais de saúde em relação aos pacientes e questões éticas na pesquisa biomédica. As respostas a essas questões, que incluem a especificação do consentimento informado, não se encontram exclusivamente no campo próprio da medicina, constituindo-se, assim, num tema para as ciências sociais e humanas. O artigo enfatiza a importância de uma abordagem interdisciplinar em relação à pesquisa sobre consentimento informado, ao mesmo tempo que explica a relação entre consentimento informado e bioética e filosofia e apresenta o marco jurídico para o consentimento informado na Croácia. O texto prossegue com uma definição do problema do consentimento informado no currículo de pós-graduação e a simplificação dos objetivos e tarefas no ensino desta questão. Finalmente, são oferecidos métodos e exemplos de princípios pedagógicos utilizados para ajudar a construir tal programa de ensino, junto com médicos para implementá-lo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Along with research on informed consent (since 1972), the need emerged to introduce this problem into bioethical education. Graduate education offers the possibility for scientific analysis of professional moral dilemmas with which physicians and related health care professionals are confronted when performing their professional activities. The issue especially relates to the patronizing relationship with patients, their traditional position, the realization of patients´ rights, duties of physicians and related health care professionals towards patients, and ethical matters in biomedical research. The answers to these issues, which contain the specification of informed consent, cannot be found exclusively in medicine and are a topic of social and human sciences. This article stresses the interdisciplinary approach towards researching informed consent, explains the relationship between informed consent and bioethics and philosophy, and presents the legal framework for informed consent in Croatia. The author then proceeds to define the problem of informed consent in the teaching curriculum and the simplification of objectives and tasks in learning about informed consent. Methods and examples of pedagogical and andragogical principles used to help comprise this program are offered, and methods used to achieve it are provided.
  • Educação Médica: Compromisso de Quem? Uma Abordagem Discente da Questão Ensaio

    Santos, Alessandro Corrêa Prudente dos

    Resumo em Português:

    Resumo: Faz-se uma rápida análise dos diversos envolvidos com a Educação Médica sob o ponto de vista dos compromissos assumidos. São avaliados os momentos da educação médica - graduação, pó-graduação e educação continuada - e como o governo, a escola, o estudante, os serviços de saúde, o professor e o médico estão ou não cumprindo seus compromissos e responsabilidades, valorizando a função social que a escola e o professional de saúde deveriam exercer atualmente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The author provides brief analysis of the various actors involved in Medical Education from the point of view of the commitments they assume. The study evaluates both the various stages in medical education - undergraduate studies, graduate training, and continuing education and how the government, school of medicine, students, health services, faculty, and physicians either meet their commitments and responsibilities or fail to do so, while valorizing the social functions currently expected of medical schools and health professionals.
  • Espero Nunca mais Encontrar Resposta Resenha

    Oliveira, Francisco Arsego de
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