Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2001
  • Conquista e Desafios Editorial

    Stella, Regina Celes de Rosa
  • Programas Educacionais Inovadores em Escolas Médicas: Capacitação Docente Artigo Original

    Venturelli, José; Fiorini, Vânia M. L.

    Resumo em Português:

    Resumo: A pesquisa em Capacitação Docente e Educação Médica visa formar profissionais de saúde com novas atitudes, habilidades, conhecimentos e competências, que realmente contribuirão para ampliar a equidade, a qualidade, a eficiência e a relevância no processo global de atenção à saúde. O Brasil ingressou no movimento inovador de educação em saúde: a capacitação docente é necessária para favorecer a evolução em educação, não havendo mais justificativas aceitáveis que a impeçam, nem para persistir numa educação baseada unicamente na repetição de fórmulas comprovadamente ultrapassadas. A capacitação de tutores, orientadores, consultores, preceptores e de outros docente comprometidos com os novos modelos educacionais deve reconhecer que aprender é mais importante que ensinar, e que os estudantes devem ser ativos e guiados por problemas de saúde reais e prioritários. A atenção às competências profissionais esperadas e necessárias permitirá que os futuros profissionais obtenham conhecimentos e habilidades para abordar problemas de saúde e participar das soluções dos mesmos. Numa educação de vanguarda em saúde é necessário incluir a prevenção de doenças, o estabelecimento de prioridades, o desenvolvimento de habilidades para o trabalho interdisciplinar e a responsabilidade no estabelecimento de um melhor sistema de saúde, onde todos possam ser incluídos. Iniciativas impetuosas voltadas para a promoção de mudanças educacionais baseadas em simples cópia de modelos educacionais importados são imprudentes e perigosas. Os autores discutem alguns aspectos gerais da capacitação docente voltada para o desenvolvimento da educação em saúde no contexto da América Latina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Faculty Development and Medical Education research aim at produce better health professionals, with new attitudes, skills, awareness and abilities that will truly help increase equity, quality, efficiency and relevance of the entire health process. Brazil has joined the health education innovation movement: Faculty training to enhance the contribution of educators is now recognized, since there is no time for excuses or for insisting on spontaneity or intuitive education. Training of tutors, facilitators, evaluators, planners, advisors, preceptors, evidence-based professionals, and educators should take into account that learning is more important than teaching and that students play an active role in the process, focused on real health priorities. Focusing on necessary professional competencies will provide future professionals with both the knowledge and professional skills to approach health problems and participate in the appropriate solutions. Education in health promotion and disease prevention, addressing health priorities, and the development of a better sense of inter-disciplinarity and better contributing to health for all must be included. Hasty attempts to promote change or to establish educational clones general aspects of faculty development that aim to improve education for health professionals in the Latin American context.
  • Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da UFMG Artigo Original

    Goulart, Lúcia M. H. F.; Erichsen, Elza S.; Piancastelli, Carlos H.; Ribeiro, Ceres M. P.; Noronha, Fátima S. M.

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresenta-se a experiência da implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas em Microbiologia no Curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, no contexto de um projeto piloto visando à integração dos ciclos básico e profissional. Descreve-se o processo de implantação e apresentam-se resultados de avaliações em dois semestres sucessivos. Para estas avaliações, foram utilizados questionários respondidos por alunos e depoimentos de tutores em entrevistas informais. Aspectos positivos, como a motivação e a satisfação dos estudantes com a metodologia e o bom desempenho dos tutores, foram evidenciados. Dificuldades com a organização do processo de trabalho em Aprendizagem Baseada em Problemas dentro de um currículo com um outro eixo metodológico estiveram presentes durantes toso o tempo de desenvolvimento do projeto. Conclui-se que a adoção parcial da metodologia representa uma limitação e um desafio a ser superado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article reports on experience with the Problem-Based Learning methodology (PBL) as part of the undergraduate course in Microbiology in the School of Medicine at the Federal University in Minas Gerais. Implementation and evaluation of the method are described. Students and tutors were interviewed for the evaluation. Some positive aspects like student motivation and satisfaction and goods performance by tutors were found. The main difficulty was working partially with PBL within a curriculum using a traditional teaching approach.
  • Exercício Profissional da Medicina por Estudantes Artigo Original

    Ambrósio, Melicégenes Ribeiro; Spíndola, Eduardo Borba; Santos, Gustavo Travaglia; Paiva, Hildo Chaves Ferreira de; Pacheco, Leonardo França; Patrocínio, Lucas Gomes; Oliveira, Lucas Menezes; Silva, Luciano Leandro da; Lima, Roque Gabriel Rezende de

    Resumo em Português:

    Resumo: As atividades práticas desempenhadas pelo aluno de medicina são indispensáveis e devem ser realizadas em ambiente universitário. Quando este procura outros serviços para exercer a profissão médica, infringe os códigos de ética médica e penal brasileiros. Objetivamos identificar e analisar as atividades profissionais na área médica exercidas pelos estudantes de medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fora desta instituição. Foi aplicado um questionário com 19 perguntas a 173 alunos do 6o a 12o períodos do curso médico da UFU. Verificou-se que 23,70% dos alunos exerceram a profissão médica fora da instituição de ensino. Durante o último ano do curso, 63,16% já o fizeram. A totalidade destes alunos prestou serviços remunerados, a maioria em hospitais públicos (48,78%) e 21,96% os realizam frequentemente. Ademais, 46,34% das atividades foram indicadas por médicos formados, coniventes com tal situação; 31,71% nunca dizem ao paciente que não são médicos formados; 39,03% consideram tais atividades totalmente antiéticas e 68,29% totalmente ilegais, mas mesmos assim continuam a praticá-las. Este dados preocupantes mostram ser imprescindível uma atuação conjunta de professores, CFM e dos próprios alunos com o objetivo de corrigir este grave erro de conduta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The practical activities carried out by medical students are indispensable and should be applied in academical institutions. When these students seek other services to exercise the medical profession, they infringe the penal and the medical ethics codes. We aim to identify and analyze the professional activities in the medical area exercised by the students to medicine of the Federal University of Uberlândia (UFU) out of this institution. A questionnaire was applied to 173 students of the 6th to the 12th periods, of the Medical School of UFU. It was verified that 23,70% of the students exercised the medical profession out of the institution. During the last year of the course, 63,16% have already done it. All the students rendered paid services, inmost in public hospitals (48,78%), and 21,96% frequently accomplish them. Also, 46,34% of the activities were indicated by formed doctors, connivent with such situation; 31,71% never tell the patient that he/she isn’t a formed physician; 39,03% consider it totally anti-ethics and 68,29% illegal, but even so they continue to practice them. These preoccupying data show it is indispensable that professors, CFM and students should act with the objective of correcting this misconduct.Introdução
  • Uso do Método de Correlação Anatomoclínica - uma Experiência Duradoura no Ensino Médico Artigo Original

    Teixeira, Maria Aparecida Barone; Carvalhal, Silvio dos Santos; Teixeira, Carlos Osvaldo; Cardoso, Marcos Bianchini; Pedro, Renato Nardi

    Resumo em Português:

    Resumo: A semiologia médica busca, através da anamnese, do exame físico e dos exames complementares, detectar a composição estrutural e funcional do organismo humano normal ou patológico, estabelecendo um vínculo entre a semiologia e a anatomia normal ou patológica. Assim, na aferição de diagnósticos clínicos e do valor propedêutico dos exames complementares, alguns pesquisadores têm realizado o confronto anatomoclínico utilizando a necropsia como instrumento. Há muitos anos temos incorporado ao nosso trabalho clínico, a prática do estudo necroscópico, também utilizando este método no ensino médico. O Gecac (Grupo de Estudo em Correlação Anatomoclínica), formado há 13 anos e hoje composto por 4 docentes e cerca de 25 monitores (alunos da 4a, 5a, 6a séries e residentes de Clínica Médica), por meio da necropsia de seus pacientes, produz material científico e pedagógico empregado na utilização deste método em disciplinas curriculares e extracurriculares ministradas na 2a, 3a, 4a séries do curso de medicina. O resultado da aplicação do método anatomoclínico durante estes anos no curso de medicina mostrou-nos grande ampliação na experiência em Clínica e Anatomia Patológica e principalmente, na correlação destas, evidenciando o quanto amas são importantes e interdependentes. Para que este método seja incorporado às escolas médicas, há necessidade de profissionais qualificados e, além disso, manter viva a prática da necropsia, já que esta é um complemento da clínica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Medical semiology uses the patient history, physical examination, laboratory tests, and imaging techniques to detect the functional and structural composition of the normal human body and ist disease states, establishing links between normal as compared to pathological anatomy. Thus, to assess clinical diagnosis and the value of supplementary testing and imaging, researchers have studied clinical evolution and pathology results using the autopsy as the basis for comparison and confirmation. For years our clinical practice has included post-mortem examination, and this methods has also been incorporated into the training of medical students. The research Group on Clinical-Pathological Correlation (Gecac), established 13 years ago, consist of 04 faculty members and some 15 tutors (4 th, 5th,and 6th year medical students and residents in Clinical Medicine) By means of post-mortem examination, the group produces scientific and teaching material used in curricular and extra-curricular activities during the 2 nd, 3rd, 4th years of medical school. The use of this comparative method during these specific years of medical school has greatly expanded students’ familiarity with Clinical Medicine and Pathology and specifically with the correlation between the two fields, demonstrating how important and interdependent they are. Properly qualified professional faculty are necessary for medical schools to incorporate this methods, as well as to maintain postmortem examination as a practice, since it serves as a voluble adjunct to clinical medicine.
  • Avaliação do Aproveitamento do Aluno em Nefrologia: Estudo Comparativo entre o Método Expositivo Tradicional e o Método de Aprendizado Baseado em Problemas Artigo Original

    Araújo, Ivan de Melo; Araújo, Rita de Cássia Tibério; Grácio, Maria Cláudia Cabrini

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar diferenças no aproveitamento de dois grupos de alunos do Curso Médico da Faculdade de Medicina de Marília aos quais foi aplicada simultaneamente uma mesma prova de testes de múltipla escola. A prova abordou o conteúdo curricular disponível para ambos os grupos imediatamente após o ciclo de estudos sobre a Nefrologia. Participaram alunos do 2o ano (n = 75) submetidos ao método de Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) e alunos do 4o ano médico em moldes tradicionais (n = 82). A prova foi submetida à aparição de três especialista em Nefrologia, que atribuíram a cada uma das questões uma graduação de intensidade de avaliação de 0 a 3, nas seguintes categorias subjetivas: profundidade, atualidade, capacidade de associação a outras áreas de conhecimento e conotação psicossocial. O aproveitamento médio dos alunos do 2o ano foi significantemente inferior ao dos quartanistas (p < 0,01). Questões com intensidade alta na categoria atualidade influíram nessa diferenciação (p < 0,025), sugerindo um possível efeito da não utilização de periódicos pelos alunos segudanistas, fato que aponta a necessidade de observar um adequado feedback tutorial tutorial para estudantes do métodos PBL nesse quesitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aimed to identify differences between two groups of students at the Mrília Medical School, the first including 2nd-year undergraduates (n = 75) having been exposed to the Problem-Based Learning method (PBL) and the second including 4th-year students exposed to the traditional method. The two groups simultaneously received the same multiple-choice test immediately after completion of their Nephrology course, with comparable curricular contents. The tests were evaluated independently by three Nephrology experts and graded from 0 to 3 based on four different subjective categories: depth of knowledge, whether knowledge is current, ability to relate to other fields of medical knowledge, and psycho-social connotations. Mean performance during the 2nd year was significantly lower than in the 4th year (p < 0.01), especially regarding questions pertaining to current state of knowledge in the field of Nephrology (p < 0.025), suggesting that 2nd-year students make insufficient use of periodicals and indicating the need for adequate tutorial feedback for PBL students on this particular issue.
  • 30 Anos de Ensino da Medicina do Trabalho na Faculdade de Medicina da UFMG: Lições Aprendidas e Perspectivas Artigo Original

    Dias, Elizabeth Costa; Silveira, Andréa Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: É revisado o processo de ensino-aprendizado das relações trabalho-saúde-doença no curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, nos últimos 30 anos (1971-2001). Abordam-se aspectos da história e desenvolvimento desses conteúdos, com base nos aspectos legais e no contexto sociopolítico, econômico e pedagógico das mudanças curriculares ocorridas no período, traduzidas na evolução da Medicina do Trabalho à Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador. Descreve-se a atual organização dos conteúdos e o programa adotado, identificado e analisando algumas das dificuldades enfrentadas para sua implementação, bem como a avaliação dos alunos sobre a disciplina Saúde do Trabalhador. A partir dessa experiência, são apresentadas sugestões para o desenvolvimento das competências mínimas em Medicina do Trabalho, que todos os médicos devem ter para o exercício profissional, independentemente da especialidade que vierem a exercer e da sua inserção no sistema de saúde, a serem adquiridas no curso de graduação. São apontadas para o ensino médico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The relationship between Work, health, and disease as taught in undergraduate medical courses is viewed here on the basis of experience at the UFMG (Federal University in Minas Gerais) School of Medicine. The course has been incorporated into medical training at UFMG since 1971, and the program takes into account the basic skills students need to conduct work within the field of Workers’ Health. The actual course content and syllabus are described, identifying some of the difficulties involved in their implementation and students’ evaluation of the course. The article stress the importance of interfaces with both other disciplines and sectors in the School of Medicine itself and other institutions dealing with workers’ Health.
  • Projeto de Complementação do Ensino Médico em Cirurgias Ambulatoriais Artigo Original

    Gib, Marcelo C.; Bellini, Luciano P.; Pimentel, Marcelo; Almeida, Hilberto C. de

    Resumo em Português:

    Resumo: Com a finalidade de aprimorar o ensino, a Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) criou o projeto Cirurgias Ambulatoriais. Neste, os alunos acompanham as atividades de um médico-cirurgião no Posto de Atendimento Médico no 3 do município de Porto Alegre, desenvolvendo suas aptidões em cirurgias ambulatoriais e complementando sua formação médica. Por proporcionar treinamento prático aos acadêmicos e colocá-los em contato com as patologias mais prevalentes em seu meio, acreditamos que este projeto vem atingindo seus objetivos, além de oferecer à comunidade, sob a forma de serviços gratuitos, o retorno social que a Universidade pública lhe deve. Este trabalho descreve as atividades do referido projeto e seus resultados.

    Resumo em Inglês:

    Abstact: In an attempt to improve the medical education, the Medical School (Famed) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) establish a project entitled Out-patient Surgery, in which students participate in surgical activities in a primary health care center in the city of Porto Alegre, improving their skills in out-patient surgical procedures and enhancing their overall medical training. The authors feel that this project is achieving its goals by proving practical training to students and placing them in contact with the most prevalence local disease. Moreover, the project plays an important social role by proving the services to the local community. The paper describes the project and its results.
  • O Perfil do Aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Vestibular Seleciona com Viés? Artigo Original

    Vieira, Joaquim Edson; Nobre, Moacyr Roberto Cucê; Nunes, Maria do Patrocínio Tenório; Martins, Milton de Arruda

    Resumo em Português:

    Resumo: O curso Introdução à Medicina e Suas Especialidades procura incentivar o desenvolvimento de princípios éticos e humanitários. A identificação de perspectivas dos alunos pode auxiliar nessa sensibilização. O perfil do aluno de primeiro ano da FMUSP (1999 a 2001) é apresentado e comparado ao dos candidatos de medicina da Fuvest - Fundação do Vestibular. As respostas dos alunos a um questionário mostram jovens entre 17 e 21 anos (96%), homens em maioria. Moradores do Estados de São Paul, metade tem familiares médicos. Os alunos mostram tendência a não se considerarem religiosos, mas crentes em Deus. Creditam como fundamental para a profissão: dedicação, humanitarismo, responsabilidade, solidariedade e paciência. Escolhem a profissão pelo desejo de “ajudar” ou vocação. Temem o volume de informações e o tempo a ser dedicado. Há uma inversão entre candidatos e aprovados: por volta dos 60% são candidatas, mas de 35 a 38% são alunas. Os dados mostram alunos paulistas, jovens pouco religiosos mas crentes, pessoas humanitárias, com expectativas de dificuldades por exiguidade de tempo e volume de informações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The course entitled Na Introduction to Medicine and Medical Specialties at the University of São Paulo seeks to simulate ethical principles and humanitarianism. Students’ perspectives may help foster this process. This study analyzes the profile of first-year medical students from 1999 to 2001 as compared to applicants for admissions. Students answered a questionnaire. Male students ranging from 17 to 21 years of age made up the majority. Most students were from São Paulo State, half from families with physicians. There was an apparent tendency to shun formal religion, although they expressed faith in God. The most frequently cited essential attributes for doctors were dedication, humanitarianism, responsibility, solidarity, and patience. Students had chosen the field of medicine to “help others” or out of a feeling of calling, and reported fearing the heavy schedule and load of information in medical school. Although 60% of applicants were female, women represented 35% of first-year students, thus displaying a reversal in this gender ratio. University of São Paulo medical students are thus primarily from São Paulo itself, non worshippers but spiritually inclined, humanitarian, and fearsome of lack of time and information overload in medical school.
  • O ensino médico no Brasil está mudando? Artigo Original

    Briani, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo: A efetividade das mudanças na educação no Brasil é discutida a partir das teorias de currículo. A primeira parte apresenta um breve resumo das teoria de currículo - dos primeiros estudos do início do século XX nos Estados Unidos até as perspectivas críticas dos anos 70 em diante na Europa. Representadas pelos trabalhos de Althusser, Apple e Giroux, entre outros, as abordagens críticas do currículo revelaram as relações entre poder político e conhecimento escolar, currículo e reprodução social. Na segunda parte a autora discute de que forma alguns parâmetros, como as novas metodologias de ensino e a integração de disciplinas, vêm sendo considerados isoladamente como indicativos de mudanças no ensino médico sem que sejam explicitados os referenciais teórico e político mais amplos que fundamentam essas propostas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The author discusses the effectiveness of changes in medical education in Brazil based on theories focusing on the curriculum. The first section presents a brief review of such theories, ranging from the first studies in the early twentieth century in the United States to the emergence of critical perspectives in Europe in the 1970s. Represented by such authors as Althusser, Apple, and Giroux, critical approaches to the curriculum itself, and social new teaching methodologies and integration of courses have been considered isolated indications of changes in medical education, without a full analysis of the underlying theoretical or political principles of such proposals.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com