Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 9, Número: 1, Publicado: 1985
  • RESIDÊNCIA MÉDICA E MESTRADO NA ÁREA PROFISSIONAL DA MEDICINA Editorial

    Furtado, Tancredo
  • O ENSINO DA DEONTOLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO MÉDICA DO BRASIL Artigos Originais

    Souza, Evandro Guimarães de; Dantas, Flávio

    Resumo em Português:

    Resumo: Com a finalidade de obter subsídios relativos ao ensino da Deontologia, foi enviado questionário às 76 escolas de Medicina no País, a partir de dados contidos no Cadastro das Escolas Médicas, resultante do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos no Brasil (Acordo MEC/MS/MPAS/OPS). A análise dos dados obtidos permitiu concluir que o ensino da Deontologia deva ser ministrado durante todo o Curso Médico, através de debates entre alunos e professores, com prioridade para os docentes com vivência clínica, boa formação psicológica e cultura humanística. Os autores indicam o método de resolução de problemas como procedimento de escolha para a formação ética do aluno.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Aiming to get further information to improve the teaching of Deontology, a questionnaire was sent to all the 76 medical schools in the Country, based on data from the National Medical Schools list which resulted from the Development of Human Resources Programme in Brasil. The analysis of the results led to the conclusion that the teaching of Deontology must be given during all the undergraduate course, through debates between teachers and students, with priority to teachers with clinical, psychological and humanistic background. The authors indicate the problem-solving method as the chosen procedure for the ethical education of the student.
  • PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA HUMANA NA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO: EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVAS Artigo Original

    Oliveira, J. A. Mello de

    Resumo em Português:

    Resumo: Após breve revisão da legislação brasileira referente à pós-graduação na área médica, o autor descreve a adaptação dessa legislação aos programas de Mestrado e Doutorado em Patologia Humana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, bem como a experiência acumulada nos últimos 6 anos e as perspectivas desses programas.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Principles of postgraduate study in the razilian legislation as applied to Medicine are reviewed. Adaptation of those principles in Postgraduate programs (“Mestrado” and “Doutorado”) of Human Pathology in the Medical School of Ribeirão Preto, the institutional experience in the last 6 years, as well as the perspective of progress in this field are reported.
  • APROVAÇÃO ACADÊMICA: DESEMPENHO DE DUAS GERAÇÕES DISTANCIADAS DE VINTE ANOS Artigo Original

    Soares, José Carlos Moreira; Jansen, José Manoel; Bensoussan, Eddy; Bevilacqua, Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo: Analisa-se o desempenho acadêmico de duas gerações de alunos da mesma Faculdade, distanciadas de 20 anos. Foram levantadas as notas obtidas pelos estudantes em todas as disciplinas do curso médico nos triênios 1958, 1959, 1960 e 1978, 1979, 1980, e calculados os porcentuais relativos à aprovação e reprovação. Ao mesmo tempo, distribuiu-se questionário a professores da Faculdade, no qual foram recolhidas opiniões quanto à evolução do ensino na instituição, ao nível de interesse e de conhecimentos do estudante e aos procedimentos de avaliação. Dos dados analisados, verificou-se que a aprovação por média passou de 31,4% (triênio 1958-1960) para 79 3% (triênio 1978-1980). Quanto ao questionário, 68,5% dos professores acreditam que o processo de avaliação tem sido menos rigoroso ao longo dos anos.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The academic performance of two medical student generations, twenty years apart from each other, was analysed. Evaluations of students in all subjects of the undergraduate course were obtained for the years of 1958, 1959, 1960 and 1978, 1979, 1980, as well as the percentage of passes and failures. Meanwhile, a questionnaire was distributed among teachers asking their opinion about the teaching quality development in this medical scholl, in terms of interest and knowledge of the students and in terms of evaluation procedures. The analysis of the results showed that the pass percentage increased from 31.4% (1958-60) to 79.3% (1978-80) where as questionnaire answers showed that evaluation procedures became less rigorous. We concfuded that tne evaluation procedures should be reconsidered to become more just and serious.
  • AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE BASEADA NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS: EFEITOS DA MUDANÇA NO ESTILO DO ENSINO Artigo Original

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor apresenta um estudo avaliador sobre o desempenho de uma equipe docente numa disciplina. Os propósitos do estudo foram a identificação de características da efetividade no ensino e a apreciação dos efeitos da renovação no estilo de ensino, mediada pela adoção do enfoque de aprendizagem orientada por problemas. A avaliação foi baseada na aferição, pelos estudantes, de características específicas do ensino, tendo-se utilizado um questionário de catorze itens, validados em análise prévia, respondido por turmas sucessivas. Os resultados identificam os itens que contribuem para as discrepâncias entre as expectativas dos estudantes e suas percepções da realidade, em cinco dimensões do ensino. Indicam, principalmente, mudanças significantes e positivas nas percepções dos estudantes, em relação a itens críticos do desempenho docente, associados à renovação na estrutura do ensino. Os achados contribuem para a apreciação da potencialidade da aferição pelos alunos na análise e no aprimoramento da proficiência docente.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This work presents an evaluative study of teaching effectiveness on a course taught by a team. The purposes of the study were the analysis of teaching effectiveness and the appraisal of the effects of a change on teaching style entailed by to adoption of the problem-based learning approach. The evaluation was based on student ratings of specific teaching behaviors by consecutive classes. A 14-item questionnaire, previously validated, was used. The findings reveal the items that contribute more to the lag between student expectations and perceptions of reality on five dimensions of teaching behavior. Most of all, they show that positive and significant changes in student perceptions of critical teaching behaviors were associated with the educational renewal. This study contributes information to the appraisal of the potencial role of student ratings in the analysis and development of teaching effectiveness.
  • DESINFORMAÇÃO E DEFORMAÇÃO NO ENSINO MÉDICO: A HOMEOPATIA NO CONTEXTO DA FARMACOLOGIA MÉDICA Artigo Original

    Dantas, Flávio

    Resumo em Português:

    Resumo: Na tentativa de identificar passiveis causas relacionadas à difusão de atitudes preconceituosas e distorcidas a respeito da Homeopatia entre docentes, profissionais e estudantes de Medicina, realizou-se ampla consulta a diversos livros-textos de Farmacologia médica. Verificou-se que estes assumem duas posições básicas em relação à Homeopatia: omiti-la, ou afirmar que se trata de prática sem ação curativa, por tanto agindo simplesmente através de efeito placebo. Entretanto, nenhum dos autores menciona referência bibliográfica que confirme a veracidade da conclusão. A realização de pesquisas bem planejadas e controladas sobre a eficácia da terapêutica homeopática, de preferência em instituições de ensino médico, necessita ser estimulada e efetivada na busca de opções terapêuticas mais eficazes, menos dispendiosas e destituídos de efeitos colaterais.

    Resumo em Inglês:

    Summary: In order to identify the possible causes of broad/y spread preconceived and distorted beliefs about Homeopathy among teachers, professionals and students of Medicine, it was carried out a comprehensive review of several Medical Pharmacology textbooks. It was noticed that these take two basic positions about Homeopathy: they either ignore it altogether or state that it is a practice with no real therapeutic effects, therefore working simply through a placebo effect. However, none of the authors quote bibliographical references that confirm such conclusion. The taking place of well planned and well controlled research on the possible effects of homeopathic treatment in distinct pathological processes, preferably by medical schools, needs to be stimulated and effected in search of better, cheaper and side effects-free therapeutic alternatives.
  • INTERNATO: ATUALIDADE E PERSPECTIVAS Atualização

    Rosa, Alice Reis

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor narra a origem da Resolução do Conselho Federal de Educação; de 1983, relativa ao estágio curricular no Curso Médico, e analisa as críticas, de professores e alunos, a esse ato normativo. Cita as medidas oficiais que se seguiram à Resolução, acrescentando outras que, em reuniões recentes com Diretores de escolas médicas, se mostraram necessárias. Conclui com breve exame de passiveis repercussões da integração ensino-serviço na organização curricular e, conseqüentemente, no Internato.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This article describes the foundations of The Federal Council for Education's Decision, dated 1983 and concerning the medical internship, and analysis the opinions of teachers and students on this policy. Official measures following the Decision are mentioned, as well as those brought up in recent meetings of Heads of medical schools. Comments are made on the possible effects of the teaching-practice model on the undergraduate course and, consequently, on the internship itself.
  • A CRISE DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: CAUSAS E SOLUÇÕES Comunicações

    Pinotti, José Aristodemo
  • A ÉTICA NO ENSINO MÉDICO Comunicação

    Marcondes, Eduardo
  • A ATUALIDADE DA CIRURGIA AMBULATORIAL Comunicação

    Oliveira, Mario Ramos de; Speranzini, Manilo B.; Junqueira Jr., Aldo
  • RESENHA BIBLIOGRÁFICA Resenha Bibliográfica

    Sobral, Dejano Tavares
  • CARTA DO LEITOR Carta Do Leitor

    Keiserman, Naum
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com