Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 6, Número: 2, Publicado: 1982
  • Atividades extra-hospitalares na formação do médico Editorial

    Silva, Luiz Antonio Santini Rodrigues da
  • Algumas características das dissertações de conclusão do Curso de Mestrado em Medicina Interna da Universidade Federal da Bahia, no período 1972-1981 Artigos Originais

    Vinhaes, Lúcia Soares de Azevedo

    Resumo em Português:

    Resumo: Analisam-se trinta e duas dissertações de conclusão do Curso de Mestrado em Medicina Interna da Universidade Federal da Bahia escritas no período de 1972-1981. Os aspectos examinados em cada tese foram os seguintes: área de conhecimento; tema; tipo de trabalho e principais procedimentos técnicos. Os resultados revelam as preferências dos alunos, indicando predomínio das áreas da Cardiologia e Nefrologia, dos temas Esquistossomose e Doença de Chagas e do método clínico­laboratorial.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Thirty two final dissertations of the Master's Degree Course in Internal Medicine of the Federal University of Bahia submitted 1972 and 1981, were studied. The following aspects in each thesis were exemined; field of study, subject, type of work and methodology. The results show the students preference for the fields of Cardiology and Nefrology and for the subjects Schistosomiasis, Chagas Disease and the clinical-laboratory method.
  • Ensino integrado no ciclo básico Artigo Original

    Lent, Maria Alice Sigaud

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo discute a atuação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) e do Centro Latino Americano de Tecnologia Educacional para a Saúde (CLATES) junto aos docentes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Descreve a metodologia utilizada nos cursos do ICB, assim como as mudanças curriculares propostas, e salienta a importância da integração das disciplinas do ciclo básico, como um fator facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Aponta, também, a importância do treinamento didático dos docentes, a fim de que possam aprimorar o planejamento de seus cursos e desenvolver atitude mais positiva em relação ao ensino.

    Resumo em Inglês:

    Summary This article describes the action of the NUTES/CLATES concerning the curricular plan for the basic cycle of the undergraduate course at the Federal University of Rio de Janeiro Medical School. It analyses the curricular changes as well as the used methodology in the courses. It also points out the importance of the subjects of the basic cycle which facilitates the teaching-learning process. The article stresses the importance of the pedagogic training of teachers.
  • Nossas práticas de avaliação: um anacronismo na escola Atualização

    Medeiros, Ethel Bauzer

    Resumo em Português:

    Resumo: Salientando o descompasso entre, de um lado, as novas exigências sociais e os avanços correspondentes da tecnologia educacional e, do outro, as práticas correntes entre nós de avaliação escolar, o autor advoga a atualização do instrumental de verificação da aprendizagem. Para encarecer a urgência desta renovação, aponta as grandes falhas das provas tradicionais, responsáveis por sua reduzida validade e escassa precisão. Documentando-se em pesquisa, assina-la, ainda, as fundas repercussões das notas escolares na auto-estima dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    Summary Marking the gap between modem social demands and educational technology on one side, and our present educational evaluation practices on the other side, the author advocates modernization of achievement test. In order to underline the urgency of such revision, validity and reliability deficiencies of traditional exams are pointed out. Supported by research, the author further discusses the impact of school marks on student's self-esteem
  • O exame da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) de avaliação médica Comunicações

    Guedes, Paulo Sérgio R.
  • RESENHA BIBLIOGRÁFICA Resenha Bibliográfica

    Jouval Júnior, Henri Eugêne
  • CARTA DO LEITOR Carta Do Leitor

    Braga, Ernani
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com