Acessibilidade / Reportar erro

Algumas características das dissertações de conclusão do Curso de Mestrado em Medicina Interna da Universidade Federal da Bahia, no período 1972-1981

Resumo:

Analisam-se trinta e duas dissertações de conclusão do Curso de Mestrado em Medicina Interna da Universidade Federal da Bahia escritas no período de 1972-1981.

Os aspectos examinados em cada tese foram os seguintes: área de conhecimento; tema; tipo de trabalho e principais procedimentos técnicos. Os resultados revelam as preferências dos alunos, indicando predomínio das áreas da Cardiologia e Nefrologia, dos temas Esquistossomose e Doença de Chagas e do método clínico­laboratorial.

Summary:

Thirty two final dissertations of the Master's Degree Course in Internal Medicine of the Federal University of Bahia submitted 1972 and 1981, were studied.

The following aspects in each thesis were exemined; field of study, subject, type of work and methodology. The results show the students preference for the fields of Cardiology and Nefrology and for the subjects Schistosomiasis, Chagas Disease and the clinical-laboratory method.

INTRODUÇÃO

O curso de Mestrado em Medicina da UFBA foi criado em 1972 e vem funcionando ininterruptamente. Foi credenciado pelo CFE, mediante processos números 985/7922. _______. ____. CFE. - Parecer n.o 985/72. Documenta, Brasília (142): 224-226, set 1972.),(33. _______. ____. ____. Parecer n.o 837/79. Documenta, Brasília (223): 247-248, jun 1979..

Desde sua instalação até o presente, nume rosas dissertações de conclusão foram elaboradas, envolvendo várias áreas da Medicina Interna e mesmo outras áreas como, por exemplo, a Psiquiatria. Temas variados têm sido estudados. Na execução destas, os alunos recebem orientação de docentes-pesquisadores, integrantes de grupos de investigação científica que atuam no Hospital Edgard Santos e no Instituto de Ciências da Saúde da UFBA; além da orientação, estes grupos oferecem também seus laboratórios e seu instrumental, permitindo, ao mestrando, o desempenho na realização das dissertações, com os recursos locais.

A área em que o mestrado desenvolve seu trabalho de pesquisa é de sua opção com o devido “de acordo” do Colegiado de Curso. Atendendo às tendências dos alunos e a multiplicidade de áreas em que atuam os diversos grupos de pesquisa, com possibilidade de avaliar vários temas interrelacionados com a Medicina Interna, as dissertações se dispersam por numerosas e variadas áreas.

Algumas destas dissertações têm participado de catálogos de teses11. BRASIL. MEC. CAPES. - Pós-graduação no Brasil; relação das dissertações e teses defendidas, jan 1974 a jun 1975. Brasília, 1975, 337 pp.),(44. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CCPPG - Catálogo de pesquisas 1974-1977. Salvador, 1979.),(55. ____. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. - Produção científica, literária e artística. Salvador, 1979.),(66. ____. ____. Produção cientifica, literária e artística. Salvador, 1980.; entretanto, jamais foram avaliadas em seu conjunto.

Pretendemos, no presente trabalho, iniciar uma análise conjunta destas dissertações, numa tentativa de avaliar o desempenho deste Mestrado em suas atividades de pesquisa do Corpos Discente. Nosso objetivo é a análise destas quanto a: área opcional do aluno; tema estudado; tipo de trabalho desenvolvido (clínico, clínico-laboratorial, experimental ou epidemiológico); e tipo de procedimento básico utilizado.

MATERIAL E MÉTODOS

As dissertações do CMMI são todas de caráter prospectivo, conforme reza seu Regimento Interno; são precedidas do respectivo projeto, com o visto do Professor Orientador e aprovado por comissão designada pelo Colegiado de Curso. Os procedimentos básicos são todos efetuados nos laboratórios dos diversos grupos de pesquisa; apenas em dois casos, outras instituições participaram como colaboradoras da execução de procedimentos técnicos.

Foram analisadas todas as dissertações elaboradas no período 1972-junho 1981, desde que devidamente aprovadas pela respectiva comissão julgadora. Foram excluídas algumas dissertações já concluídas, mas que ainda estão aguardando julgamento.

A análise efetuada visou a observar as características anteriormente referidas, usando-se os termos “área” e “tema” com seu significado habitual.

Classificamos as dissertações, levando em consideração o tipo de trabalho desenvolvido no sentido de alcançar os objetivos propostos. Deste modo, procedimentos laboratoriais efetuados para caracterização do material não permitiram incluir determinado trabalho na classe clínico­laboratorial; assim, por exemplo, em certo caso, os exames básicos que permitiram o diagnóstico de esquistossomose não orientaram a classificação do trabalho, mas sim as dosagens enzimáticas que se processaram visando o objetivo da dissertação. Denominamos, pois, trabalho clínico aquele cujos objetivos foram procurados com metodologia clínica; analogamente, clínico-laboratorial e epidemiológico. Consideramos trabalho experimental aquele que se desenvolveu em animais de experimentação.

Procedemos à análise descritiva dos procedimentos básicos empregados. Consideramos como tal os procedimentos (ou conjunto de procedimentos) técnicos executados no sentido de alcançar os objetivos propostos. Relacionamos estes procedimentos aos diversos temas considerados e aos assuntos estudados dentro do tema.

RESULTADOS

Foram analisadas 32 dissertações, concluídas no período 1974-junho 1981.

Quanto à área opcional do aluno observamos que 28,0% (9) das dissertações se desenvolveram em Cardiologia; 19,0% (6), em Nefrologia; 13,0% (4), em Psiquiatria; 6,5% (2), em Medicina Tropical; 6,5% (2), em Bioquímica; as áreas de Gastroenterologia, Pneumologia, Endocrinologia, Ginecologia, Bacteriologia, Saúde Pública, Histoquímica, Genética e Farmacologia, participaram, cada uma delas, com 3,0% (2) (Tabela 1 e Gráfico 1).

TABELA 1
DISTRIBUIÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MESTRADO EM MEDICINA INTERNA DA UFBA, CONFORME A ÁREA E O TEMA (1972-1981)

GRÁFICO 1
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DAS DISSERTAÇÕES DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MESTRADO EM MEDICINA INTERNA DA UFBA, CONFORME A ÁREA OPCIONAL DO ALUNO (1972-1981)

Quanto ao tema, a Tabela 1 e Gráfico 2 mostram que 28,0% (9) estudaram o tema Esquistossomose mansoni; 19,0% (6), Doença de Chagas; 15,5% (5), Temas Psiquiátricos; 12,5% (4), outras Doenças Infecciosas (Calazar, Leptospirose, Estrongiloidíase, Hepatite B); os 25,0% (8) restantes se distribuíram igualmente em: Miocardiopatia, Pielonefrite, Hipertensão Arterial, Asma Brônquica, Indicadores de Saúde, Isquemia Renal, Doença de Legg-Perthes e Reação a Drogas.

GRÁFICO 2
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DAS DISSERTAÇÕES DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MESTRADO EM MEDICINA INTERNA DA UFBA, CONFORME O TEMA ESTUDADO (1972-1981)

A Tabela 1 mostra ainda que os 9 trabalhos sobre esquistossomose se desenvolveram em: Cardiologia (3), Nefrologia (3), Medicina Tropical (1), Bioquímica (1) e Ginecologia (1). As seis dissertações sobre Doença de Chagas foram abordadas em Cardiologia (5) e em Bioquímica (1).

Um dos temas psiquiátricos se desenvolveu em Endocrinologia. Os 4 trabalhos referentes a outras Doenças Infecciosas não se limitaram à Medicina Tropical, abrangendo ainda as áreas de Nefrologia, Gastroenterologia e Bacteriologia. Os 8 trabalhos restantes, considerados outros Temas se desenvolveram em oito diferentes áreas.

Destas dissertações, 72,0% (23) foram de tipo clínico-laboratorial; 13,0 % (4), experimental; 9,0% (3), epidemiológico; 6,0% (2), clínico. (Gráfico 3 e Tabela 2).

TABELA 2
DISTRIBUIÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MESTRADO EM MEDICINA INTERNA DA UFBA, CONFORME O TIPO DE TRABALHO DESENVOLVIDO E O TEMA ESTUDADO (1972-1981)

GRÁFICO 3
DISTRIBUIÇÃ O PERCENTUAL DAS DISSERTAÇÕES DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MESTRADO EM MEDICINA INTERNA DA UFBA, CONFORME O TIPO DE TRABALHO DESENVOLVIDO (1972-1981)

Os procedimentos básicos utilizados são apontados de modo descritivo, nos Quadros 1 e 2, relacionados ao tema, ao assunto estudado dentro do tema e ao número correspondente de trabalhos.

QUADRO 1
DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS BÁSICOS EXECUTADOS EM QUINZE DISSERTAÇÕES DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MESTRADO EM MEDICINA INTERNA DA UFBA, RELACIONADOS AO TEMA, AO ASSUNTO ESTUDADO NO TEMA E AO NÚMERO CORRESPONDENTE DE TRABALHOS (1972-1981)
QUADRO 2
DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS BASICOS EXECUTADOS EM DEZESSETE DISSERTAÇÕES DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MESTRADO EM MEDICINA INTERNA DA UFBA, RELACIONADOS AO TEM,A AO ASSUNTO ABORDADO NO TEMA E AO NÚMERO CORRESPONDENTE OE TRABALHOS (1972-1981)

DISCUSSÃO E CONCLUSÕES

As 32 dissertações analisadas foram concluídas entre 1974 e junho de 1981; o período 1974 corresponde à fase de conclusão das dissertações dos primeiros alunos do curso.

Os dados referentes à área opcional dos mestrandos mostram sua maior inclinação para Cardiologia e Nefrologia, o que decorre, provavelmente do fato de serem estas as áreas mais tradicionais em atividades de pesquisa em Clínica Médica em nossa Escola, nos últimos anos. A participação da Psiquiatria é explicada pelo fato de ter este Curso admitido alunos com formação básica nesta área, os quais foram aprovados na seleção e posteriormente se encaminharam, naturalmente, para atuar junto ao grupo de pesquisa da Psiquiatria. A Genética Médica, apesar de muito atuante no campo da pesquisa, foi menos procurada, talvez pelo seu caráter de área mais especializada. A Gastroenterologia também participou pouco no material analisado, embora se constitua, hoje, em importante grupo de pesquisa em nossa Escola; acreditamos que isso se deve ao fato de que suas atividades científicas são relativamente recentes; com efeito, numerosos alunos se encontram, presentemente, desenvolvendo suas dissertações nesta área. A existência de outros Mestrados na área Médica, em nossa Universidade, explica o pequeno número de trabalhos na área de Saúde Pública e Patologia.

Observamos a preferência pelas nossas grandes endemias, ao lado de outras doenças infecciosas; isso traduz, provavelmente, o interesse especial das diversas áreas por temas de nossa Patologia Regional.

O enfoque que o Colegiado de Curso e os Grupos de Pesquisa tem dado ao desempenho de técnicas laboratoriais se expressa no predomínio absoluto das dissertações de tipo clínico­laboratorial.

Procedimentos básicos os mais variados, todos executados em nosso meio, foram empregados nas diversas teses; variam desde procedimentos muito simples, até outros que utilizam instrumental complexo. Dentre os temas Esquistossomose e Doença de Chagas, vários assuntos são estudados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    BRASIL. MEC. CAPES. - Pós-graduação no Brasil; relação das dissertações e teses defendidas, jan 1974 a jun 1975 Brasília, 1975, 337 pp.
  • 2
    _______. ____. CFE. - Parecer n.o 985/72. Documenta, Brasília (142): 224-226, set 1972.
  • 3
    _______. ____. ____. Parecer n.o 837/79. Documenta, Brasília (223): 247-248, jun 1979.
  • 4
    UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CCPPG - Catálogo de pesquisas 1974-1977 Salvador, 1979.
  • 5
    ____. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. - Produção científica, literária e artística. Salvador, 1979.
  • 6
    ____. ____. Produção cientifica, literária e artística Salvador, 1980.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jan 2022
  • Data do Fascículo
    May-Aug 1982
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com