Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 5, Número: 1, Publicado: 1981
  • Perspectiva do editor Editorial

    Fraga Filho, Clementino
  • Redefinições do ensino da medicina preventiva e social Artigo Original

    Paim, Jairnilson Silva; Formigli, Vera Lúcia Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo: Reexaminando as principais modificações introduzidas no ensino da Medicina Preventiva e Social nos últimos anos, o trabalho indica que tais modificações revelam não só os limites impostos a esse ensino pela atual organização dos serviços de saúde, mas, sobretudo, o caráter profundo do “dilema preventivista”. Analisa as bases conceituais de uma estratégia que permita a aproximação do ensino de Medicina Preventiva e Social das instituições e programas de saúde. Esta proposta é exemplificada pelo programa da disciplina Saúde Pública e Medidas de Profilaxia, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFBA, que é discutido desde os seus antecedentes, em 19 75, até a elaboração do novo programa de 1980.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Reexamining the principal changes introduced in teaching Preventive and Social Medicine in the last years, the study shows that these modifications reveal not only the limits imposed to this teaching by the present organization of health services, but mostly the profound meaning of the “preventive dilemma”. It analyzes the theorical basis of a strategy which permits the approximation of Preventive and Social Medicine teaching and the institutions and health programs. Examples of this proposal are shown by the outline of the discipline Public Health and Prophylactic Measures, of the Department of the UFBA Medical-School, which has been discussed since its antecedents in 1975 up to 1980 when the new program was elaborated.
  • Método científico e processo de investigação clínica Artigo Original

    Toledo, Ferdinando

    Resumo em Português:

    Resumo: Com a finalidade de elaborar um texto básico para o curso de Introdução ao Estudo da Metodologia Científica, o autor analisa questões ligadas ao método científico e assinala ser a investigação clínica uma aplicação do método científico, que tem no exame clínico sua etapa fundamental.

    Resumo em Inglês:

    Summary: With the objective of elaborating a basic text for the course of Introduction to the Study of Scientific Methodology the author analyses questions related to scientific methods and points out that the clinical method is an application of the scientific method, which has in the clinical examination its fundamental stage.
  • Dinâmica de grupo na educação para saúde Artigo Original

    Falcão, Eliane Brígida de Morais

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo trata da avaliação do curso de Dinâmica de Grupo na Educação oferecido pelo NUTES/CLATES, tendo como pressuposto básico que trabalhar com “dinâmica de grupo” é exercitar a capacidade de instituir, definida como capacidade de criar, construir, transformar. Serviram de base para o estudo questionários respondidos no momento da inscrição de cada participante; avaliações individuais, escritas e anônimas, realizadas ao final do curso; relatório das atividades desenvolvidas durante o curso. Os resultados indicaram que o curso foi procurado, explicitamente, por necessidades intelectuais e, implicitamente, por necessidades afetivas; que a capacidade de instituir foi trabalhada à medida que o contexto social maior permitiu; finalmente, que três obstáculos principais limitam tal capacidade: tempo, organização social autoritária do Brasil e perspectiva mais mecanicista que dialética adotada na condução do curso. Como recomendação, o curso deve ser reformulado, tendo em vista a transversalidade grupal e a visão dialética da dinâmica dos grupos, e deve incluir a discussão das relações entre técnica e ideologia.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The purpose of this study is to evaluate the course of Group Dynamics in Education given by NUTES/CLATES, whose basic and presupposed idea is: to work with Group, Dynamics is to exercise the ability to institute, defined as “the capacity to create, construct and transform”. The material which served as a basis for this study was taken from questionnaires given at registration time to each participant, reports of their activities developed during the course, and individual, anonymously written evaluations given at the end of the course. The results showed that the course was explicitely taken for intellectual needs and implicitely for affective needs; the capacity to institute was developed as the major social context permitted. Finally, three principal obstacles which limit this capacity were detected: time, the authoritarian social organization in Brazil, and a more mechanical than dialectical perspective adopted in conducing the course. A change in the course is recommended; this change should take into account the transversal composition of the group, the dialectical view of group dynamics, and the necessity to discuss the relationship between technique and ideology.
  • Aula expositiva Atualização

    Roitman, Riva

    Resumo em Português:

    Resumo: A aula expositiva tem sido apontada como técnica que transforma o aluno em mero expectador do processo ensino-aprendizagem. O autor procura mostrar que a exposição oral, planejada adequadamente, considerando a maneira de o aluno assimilar, organizar e utilizar a informação, inclui-se entre as técnicas que se recomendam para o ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    Summary: It has been pointed out that lectures turn students into mere observers in the learning process. The author tries to show that lectures properly planned are still on of the most useful techniques in teaching at graduation level, taking into account the students´ capacity to absorb, organize and use the information given.
  • Assistência primária à saúde: alguns aspectos físicos, funcionais, técnicos e políticos Comunicação

    Santos, Nelson Rodrigues aos
  • RESENHA BIBLIOGRÁFICA Resenha Bibliográfica

    Jouval Junior, Henri Eugène
  • Ensino da farmacologia Cartas Do Leitor

    Sollero, Lauro
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com