Acessibilidade / Reportar erro

Dinâmica de grupo na educação para saúde

Resumo:

O artigo trata da avaliação do curso de Dinâmica de Grupo na Educação oferecido pelo NUTES/CLATES, tendo como pressuposto básico que trabalhar com “dinâmica de grupo” é exercitar a capacidade de instituir, definida como capacidade de criar, construir, transformar.

Serviram de base para o estudo questionários respondidos no momento da inscrição de cada participante; avaliações individuais, escritas e anônimas, realizadas ao final do curso; relatório das atividades desenvolvidas durante o curso.

Os resultados indicaram que o curso foi procurado, explicitamente, por necessidades intelectuais e, implicitamente, por necessidades afetivas; que a capacidade de instituir foi trabalhada à medida que o contexto social maior permitiu; finalmente, que três obstáculos principais limitam tal capacidade: tempo, organização social autoritária do Brasil e perspectiva mais mecanicista que dialética adotada na condução do curso.

Como recomendação, o curso deve ser reformulado, tendo em vista a transversalidade grupal e a visão dialética da dinâmica dos grupos, e deve incluir a discussão das relações entre técnica e ideologia.

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com