Accessibility / Report Error
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 28, Issue: 3, Published: 2024
  • Cowpea growth and production under water stress and soil mulching Original Article

    Souza, Tarso M. A. de; Souto, Lauter S.; Dutra Filho, João de A.; Santos, Carlos S. de A.; Silva, Luderlândio de A.; Peixoto, Tayd D. C.; Sá, Francisco V. da S.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O feijão-caupi tem grande importância socioeconômica para o semiárido brasileiro, porém sofre perdas significativas de produção pelo estresse por seca, necessitando de estratégias de manejo para superar esse cenário. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo avaliar o crescimento e a produção de genótipos de feijão-caupi sob estresse hídrico em diferentes sistemas de cultivo. O delineamento estatístico adotado foi o de blocos casualizados, em arranjo fatorial 2 × 4 × 2, correspondendo a dois genótipos de feijão-caupi (BRS Pujante e Costela de Vaca), quatro níveis de evapotranspiração da cultura (40, 60, 80 e 100%) e dois sistemas de cultivo (com e sem cobertura morta do solo). O genótipo de feijão-caupi BRS Pujante apresentou maior área foliar e peso de 100 grãos do que o genótipo Costela de Vaca em todos os níveis de evapotranspiração da cultura. Os parâmetros de produção do feijão-caupi apresentaram os melhores resultados a 80 e 100% da evapotranspiração da cultura. Independentemente do genótipo, a cobertura morta do solo proporcionou maiores valores de peso de 100 grãos de feijão-caupi. A cobertura do solo combinada com 80% da evapotranspiração da cultura é uma estratégia adequada para a produção de feijão-caupi.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Soil mulching improves cowpea leaf area and yield under drought. Soil mulching reduces water use by 20% without loss in cowpea yield. The BRS Pujante cowpea genotype outperforms Costela de Vaca in yield under drought conditions.
  • Agronomic performance and estimated genetic diversity among soybean inbred lines based on quantitative traits Original Article

    Medeiros, Guilherme S.; Cabral, Pablo D. S.; Silva, Fernando H. L. e; Freitas, Jôsie C. de O.; Campos, Luís H. R. de; Carrijo, Arthur M. M. F.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A soja é uma das mais importantes comodities agrícolas mundiais, no entanto, devido ao intenso processo de melhoramento e sua forma de reprodução, vem perdendo diversidade genética ao longo das últimas décadas. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho agronômico, estimar a diversidade genética entre as linhagens e identificar cruzamentos promissores. Para isto, foram avaliados 66 genótipos de soja, sendo 61 linhagens pré-comerciais e cinco cultivares comerciais (AS3797, DESAFIO, M7110, M7739, M8210) como controles. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com três repetições. A matriz de distância entre as linhagens foi calculada pela distância de Mahalanobis e o agrupamento pelo método da ligação média entre grupos (UPGMA). A distância máxima foi de 1.776,26 entre as linhagens M7110 e G23, e a mínima de 1,50 entre as linhagens G13 e G36, sendo a distância média de 364,40, demonstrando a existência de diversidade genética. Os caracteres que mais contribuíram para a divergência genética foram número de dias para o florescimento (66,7%) e maturação fisiológica (28,55%). As linhagens G60 (maior produtividade de grãos), G51 e G33 (menor maturação fisiológica) e a cultivar M7110 (maior divergência) se destacaram. Formaram-se quatro grupos, sendo o grupo G1 com maior produtividade de grãos e menor número de dias para o florescimento e maturação fisiológica. Os cruzamentos indicados são entre G60, G57, CD2728, M7110, G33 e G32 (grupo G1) com a G47 (grupo G4).

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Soybean accessions were differentiated by multivariate statistical methods. Soybean accessions are recommended as parent plants. Differentiated accession groups were indicated to generate genetic diversity.
  • Analysis and spatial prediction of water retention curves in two types of soil Original Article

    Cortés-Delgadillo, Diego L.; Camacho Tamayo, Jesús H.; Giraldo, Ramón

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O solo é um sistema que armazena e transfere ar, água, nutrientes e calor para microrganismos e plantas. Sua capacidade de armazenamento de água é estudada analisando a curva de retenção de água (WRC), que estabelece a relação entre a umidade do solo e a força com que ela é retida. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade preditiva da geoestatística funcional na distribuição espacial das curvas de retenção de água em dois tipos de solos. Foram selecionadas duas áreas experimentais, um Andisol e um Oxisol, nas quais foi estabelecida uma grade regular com 75 pontos, das quais foram obtidas curvas de retenção de água em duas profundidades. As curvas foram submetidas à análise geoestatística funcional (GF), sua aplicabilidade foi avaliada obtendo a tabela de água utilizável (LAA) e sua posterior análise espacial por métodos tradicionais nos quais os resultados foram comparados com os dados experimentais. Com base na validação cruzada, verificou-se que o uso de GF tem um melhor ajuste para o Andossolo, uma vez que o coeficiente de determinação entre os valores de LAA obtidos com os dados observados e aqueles obtidos com as previsões foi alto, com R2 de 99%; no entanto, para o Latossolo, a metodologia proposta também é confiável, uma vez que foi obtido um R2 de 94% nas duas profundidades estudadas.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Elevated compaction and the micropores flattened retention curves. Slight field capacity - permanent wilting point differencev. Ground-based data (GF) demonstrate excellent accuracy for Andisols and for Oxisols at different depths.
  • Using mining waste from the Fundão Dam in Mariana for Mombasa grass production Original Article

    Franco, Tayssa M.; Plazas, Gloria M. R.; Silva, Vinícius L.; Oliveira, Rubens A. de; Lima, Marcus J. A. de; Cunha, Fernando F. da; Pereira, Odilon G.; Cecon, Paulo R.; Alencar, Carlos A. B. de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O rompimento da Barragem do Fundão em Mariana, MG, ocorrida em 2015, trouxe o desafio de usar o Tecnossolo (tipo de solo) formado pela deposição do rejeito de mineração de ferro nas margens do Rio Doce para agricultura. O objetivo desta pesquisa foi obter a lâmina de água para otimizar a produção da forragem tropical Megathyrsus maximum cv. Mombaça, cultivada em rejeito de mineração de ferro e determinar seu coeficiente de cultura para as condições edafoclimáticas de Viçosa, MG. O experimento foi realizado durante as estações de verão, outono e inverno do ano de 2022, com a utilização de 21 lisímetros de drenagem. O experimento foi distribuído em delineamento inteiramente casualizado com 6 tratamentos (plantas em Tecnossolo com lâminas variando de 20 a 120% da evapotranspiração da cultura, obtida do tratamento-testemunha) e adição de uma testemunha (plantas em Latossolo com lâmina de 100%) com três repetições. Recomenda-se irrigação com reposição de 40% da evapotranspiração da cultura. O cultivo em Tecnossolo diminuiu a capacidade produtiva em 37,39% nos ciclos das estações do verão/outono e outono. Recomenda-se os coeficientes de cultura de 1,2 no verão e 1,5 no outono e no inverno, para o capim-Mombaça cultivado em um Latossolo.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Efficient Mombasa grass production in ore tailings is achieved through optimal management with low soil moisture content. The rupture of the Fundão Dam significantly reduced soil productivity in the affected regions. The greatest water demand for Mombaça grass was obtained in autumn.
  • Physical characterization and description of the drying period with constant rate of jambu leaf paste Original Article

    Gomes, Francileni P.; Resende, Osvaldo; Sousa, Elisabete P. de; Célia, Juliana A.; Araujo Neto, Francisco R. de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste estudo objetivou-se descrever o estágio de fluxo de secagem constante, bem como obter o teor de água crítico durante a secagem convectiva da pasta de folhas de jambu trituradas em diferentes condições e caracterizar as propriedades físicas do material após a secagem. A secagem foi realizada em estufa de circulação de ar com velocidade de 1,0 m s-1 nas temperaturas de 60, 70 e 80 ºC e espessuras da camada de 0,005 e 0,01 m. Para a determinação do estágio de taxa constante, foram calculados os fluxos de massa e a taxa de secagem. Os polinômios segmentados foram utilizados para estimar o teor de água crítico. Nas condições analisadas houve um comportamento típico de secagem, demonstrando a existência de um expressivo período de taxa constante de secagem para a pasta de folhas de jambu trituradas. Os teores de água críticos em função da espessura e temperatura não apresentaram uma tendência. O material apresentou características físicas favoráveis, como alta solubilidade e coesividade, escoamento livre e boa molhabilidade, características que agregam valor à matéria-prima e para a disponibilização de um novo produto ao mercado em condição de acondicionamento.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: In the drying curves of jambu leaves there is a period of constant rate. Solubility and cohesiveness, free flow, and good wettability are characteristics that add value to the raw material. The critical moisture content of jambu ranges from 1.17 to 4.18 kg kg-1 solid.
  • Fertigation with copper in beet crop in a semi-arid region Original Article

    Costa, Romualdo M. C.; Grangeiro, Leilson C.; Lima, Renner B. de; Pereira, Natali A. E.; Costa, João P. N. da; Alves, Anderson A.; Bezerra, Larisa R. F. C.; Lacerda, Rodolfo R. de A.; Sá, Francisco V. da S.; Fernandes, Bruno C. C.; Chagas, Paulo S. F. das

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O cobre é um elemento essencial à beterraba, no entanto, é necessário disponibilizá-lo em quantidade adequada uma vez que esse nutriente, que é um metal pesado, pode causar toxicidade às plantas e, ou, ao ser humano. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho agronômico de beterraba fertirrigada com cobre em uma região semiárida do Brasil. Foram conduzidos dois experimentos em delineados em blocos casualizados ao acaso, com cinco tratamentos (0, 1.5, 3.0, 4.5 e 6.0 kg ha-1 de cobre) e quatro repetições. Em 2019, o teor de cobre estava dentro da faixa adequada para a beterraba. Em 2021, a fertirrigação com cobre acima de 0.8 kg ha-1 proporcionou teores na faixa de fitotoxicidade, o que pode explicar a redução no acúmulo de massa seca total e de raízes tuberosas. A adubação com cobre aumentou a produtividade comercial em 2019 (17.32 t ha-1 na dose de 3.9 kg ha-1 de cobre) enquanto que, em 2021, não houve modelo ajustado. A adubação alterou o pH da raiz tuberosa, mas não influenciou nos demais atributos de qualidade pós-colheita da raiz tuberosa. Plantas adubadas com cobre acumularam mais cobre nas folhas do que na raiz tuberosa, com máxima acumulada em 2019 e em 2021, na dose 6.0 kg ha-1 de cobre. A adubação com 3.9 kg ha-1 é adequada para solos com baixo teor de cobre.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Beet response to copper fertigation depends on the initial concentration of this micronutrient in soil. Necrotic spots on beet leaves are characteristic of copper toxicity. Postharvest characteristics of tuberous root of beet are not influenced by copper fertigation.
  • Visual assessment of leaf area index in coffee (Coffea arabica L.) fields Original Article

    Castro-Pacheco, Sergio A.; González-Lutz, María I.; Araya-Alfaro, José M.; Vargas-Chinchilla, Mariano; Gutiérrez-Soto, Marco V.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A aplicação do índice de área foliar (IAF) na gestão da cultura do cafeeiro depende da disponibilidade de metodologias para sua estimativa correta. É proposta aqui uma metodologia para a avaliação visual do IAF em plantas de café, por tanto se estabelece um protocolo para o treinamento dos avaliadores. Foram feitas quatro rodadas de medições do IAF utilizando estimativas visuais, dois instrumentos (LAI 2200-C e AccuPAR LP-80), e desfolhações de sebes de café na Costa Rica. A cada rodada, cinco trabalhadores estimaram visualmente os valores do IAF em duas ocasiões e separados por 15 dias. Ao final de cada rodada, foi dada uma retroalimentação a cada trabalhador. A avaliação visual mostrou alta repetibilidade e reprodutibilidade, e as estimativas foram ajustadas para o modelo de regressão linear na maioria dos casos. Os avaliadores melhoraram sua capacidade de avaliar visualmente o IAF ao longo das rodadas, e o valor de R2 aumentou consistentemente para a maioria dos trabalhadores, com valores tão altos quanto 0,87. A avaliação do IAF por instrumentos produziu valores de R2 de 0,5-0,6, com significativa tendência de subestimação, e não se ajustou ao modelo de regressão linear. O desempenho dos diferentes métodos é discutido no contexto de coberturas com amplo espaço. A metodologia visual proposta constitui uma determinação sólida, rápida, simples e confiável do IAF na lavoura do café e considera-se uma ajuda na tomada de decisões para a gestão da safra.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Current techniques to estimate leaf area index (LAI) are unsuitable for heterogeneous coffee fields. Trained field workers are able to estimate LAI of coffee fields. Visual evaluations are more accurate and precise than specialized on-ground equipment LAI estimations.
  • Frequencies of irrigation in millet crop under salt stress Original Article

    Costa, Francisco H. R.; Sousa, Geocleber G. de; Lima, José M. dos P.; Almeida, Murilo de S.; Sousa, Henderson C.; Gomes, Silas P.; Cruz Filho, Elizeu M. da; Azevedo, Benito M. de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A região semiárida apresenta problemas relacionados ao déficit hídrico e presença de água salobra que comprometem o desempenho das culturas. Assim, a frequência de irrigação pode promover melhores condições de desenvolvimento das culturas de interesse agrícola mesmo em condições de estresse salino. Neste sentido, objetivou-se avaliar diferentes frequências de irrigação com água de maior e menor salinidade sobre desempenho agronômico do milheto. O experimento foi realizado no período de setembro a novembro de 2020, na área experimental da Unidade de Produção de Mudas Auroras, pertencente a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 4 × 2, com cinco repetições. O primeiro fator corresponde a quatro frequências de irrigação (F1 - irrigação diária; F2 - irrigação a cada dois dias; F3 - irrigação a cada três dias; F4 - irrigação a cada quatro dias) e o segundo consistiu em dois níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (0,3 e 5,0 dS m-1). O estresse salino (5,0 dS m-1) afetou negativamente a área foliar, altura da planta, diâmetro do colmo, comprimento da panícula, massa seca da folha, caule, panícula e total do milheto, sob irrigação diária e cada quatro dias. O aumento do intervalo na frequência de irrigação acima de dois dias afeta o desempenho agronômico do milheto, independente da condutividade elétrica da água (0,3 ou 5,0 dS m-1). Em condições de estresse salino, adotar frequências de irrigação entre dois e três dias pode ser uma alternativa viável para o manejo da irrigação do milheto.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Irrigation with brackish water (5.0 dS m-1) negatively affects the agronomic performance of millet. Millet has significant decreases in growth with decreasing irrigation frequency beyond two days. The combination of salt and water stresses compromises the forage potential of millet due to the decrease in biomass.
  • Effect of cold plasma technique on the quality of stored fruits - A case study on apples Original Article

    Jihad, Ghaith H.; Al-Sammarraie, Mustafa A. J.; Al-Aani, Firas

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O consumo de frutas frescas tem aumentado atualmente devido ao estilo de vida dos consumidores. Manter a qualidade e o valor nutricional dos frutos cortados durante o armazenamento é difícil em comparação com os frutos inteiros. A deterioração da qualidade interna e externa geralmente ocorre em frutas recém-colhidas. Para manter a qualidade e aumentar a vida útil do produto recém-cortado, é necessário utilizar diferentes técnicas. Nesta pesquisa, foi estudado o efeito do tratamento de fatias de maçã com plasma frio uma vez e com água filtrada novamente nas características de qualidade (como dureza, teor de umidade, teor de umidade, teor de carboidratos e cor) após armazenamento por 5 dias. O melhor tratamento foi determinado utilizando duas pressões diferentes do jato de plasma (1 e 5 atm) e dois tempos de imersão diferentes (3 e 6 min). Verificou-se superioridade do tratamento com plasma frio a 5 atm e tempo de imersão de 3 min em todas as características estudadas, enquanto o tratamento com água filtrada no tempo de imersão de 6 min foi superior no teor de umidade das fatias de maçã. Existe uma relação inversa entre o valor da cor L* e uma relação direta entre o valor de a* e b* com o tempo de armazenamento. Portanto, o uso do tratamento com plasma frio é promissor no armazenamento de frutas cortadas, prolongando sua vida útil e melhorando sua qualidade e segurança, o que proporciona frutas frescas.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Cold plasma treatment at high pressure and short immersion time gave the highest quality to apple slices. The moisture content of apple slices increased when treated with filtered water at a longer immersion time. Apple slices maintained color quality when treated with cold plasma during storage.
  • Development and quality of melon fruits grown under salt stress Original Article

    Araújo, Beatriz de A.; Celin, Elaine F.; Costa, Rafael S. da; Calvet, Amanda S. F.; Carvalho, Humberto H. de; Bezerra, Marlos A.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A necessidade de estudos que possibilitem a utilização de águas salobras na agricultura irrigada e a importância socioeconômica da cultura do melão no Brasil, especialmente para a região Nordeste, que concentra a maior parte da produção nacional e apresenta problemáticas com disponibilidade de água de boa qualidade para irrigação, norteou o presente estudo. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o crescimento das plantas, a produção e a qualidade de frutos do híbrido de melão amarelo ‘Goldex’ (híbrido F1 tipo amarelo) sob condições de estresse salino. A pesquisa foi conduzida em delineamento inteiramente casualizado, contendo dois níveis de salinidade da água de irrigação (0,8 e 4,0 dS m-1) e oito épocas de avaliação (52, 54, 56, 58, 60, 62, 64 e 66 dias após o transplantio). Foram avaliadas variáveis de crescimento e desenvolvimento das plantas, de produção e de qualidade dos frutos de melão ao longo do ciclo. As plantas tiveram as características de crescimento retardadas e menor desenvolvimento em função do aumento da salinidade da água de irrigação, apresentando redução superior a 20% para a o peso seco da parte aérea, área foliar, número de ramos, comprimento de ramos secundários e 16,7% para o comprimento do ramo principal. Além disso, a salinidade provocou atraso no desenvolvimento dos frutos e redução de 16% no seu peso final, sem modificar significativamente os teores de carboidratos e sólidos solúveis totais. Ao longo do desenvolvimento houve aumento no teor de sólidos solúveis totais dos frutos, especialmente em função do acréscimo de sacarose nos estádios finais de desenvolvimento.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Irrigation water salinity reduces plant growth, but does not interfere with the fruit production of ‘Goldex’ yellow melon. Irrigation with 4.0 dS m-1 saline water does not impair the post-harvest quality of ‘Goldex’ melon fruits. Total soluble solids is directly linked to fruit ripening stage and not to water salinity.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com