Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Economia, Volume: 76, Número: 3, Publicado: 2022
  • Indo além das boas intenções: Uma avaliação dos efeitos de medidas restritivas mais duras na propagação da Covid-19 Artigos

    OLIVEIRA, CRISTIANO AGUIAR DE

    Resumo em Português:

    Resumo Ao longo da pandemia de Covid-19 o município de Rio Grande-RS se destacou por adotar medidas restritivas mais rígidas do que as sugeridas pelo governo do estado para a sua região. Este comportamento foi fortemente reforçado quando, diante do crescimento no número de casos de Covid-19 registrados no município, o decreto municipal nº 17.236/2020 em 05 de julho de 2020 impôs um regime próprio com severas restrições ao funcionamento de atividades económicas e a circulação de pessoas no município. Este artigo explora o experimento natural gerado por este decreto para avaliar os benefícios de se adotar medidas mais rígidas (duras) do que anteriormente e do que os demais municípios do estado. Para este fim, realiza um exercício contrafactual a partir de um controle sintético. Os resultados mostram que as medidas previstas no regime próprio foram incapazes de alterar a trajetória de novos casos de Covid-19 no município, logo, não trouxeram qualquer benefício a despeito dos custos econêmicos gerados por elas.
  • Global shocks in emerging economies: An empirical investigation Artigos

    FERREIRA, MAURO SAYAR; VALÉRIO, ANDRÉ CORDEIRO

    Resumo em Inglês:

    Resumo Shocks in commodity prices are viewed as a major driver of emerging economies’ business cycle. We show this is not the case for Brazil, Chile, Colombia, and Peru when a structural vector autoregressive model accounts for macro-finance linkages at world and domestic levels. The presence of a global financial variable modifies established results as it endogenously influences commodity prices. Global demand shocks have been the main external driver of the business cycle in Brazil, Chile, and Peru, while global economic uncertainty shocks have been the main international driver of the Colombian GDP.
  • A note on the Brazilian cross-state debt connectedness Artigos

    Matos, Paulo; Pinheiro Júnior, Raimundo; Costa, Antonio

    Resumo em Inglês:

    Abstract We address the cross-state indebtedness (DCL/RCL) variation connectedness using 89 bimonthly data from 2006b6 to 2021b4, based on the indices proposed by Diebold and Yilmaz (2009, 2012, 2014). This framework enables us to infer about the direction, and the strength of bilateral spillovers for a large number of simultaneously interacting variables in a clear and compact manner. We are able to identify the most influential states in each region, as well as the region with the highest total connectedness. This empirical exercise allows us to discuss the possible influence between state governments in conducting public policies associated with indebtedness. The results help us to better understand the consequences of total and directional indebtedness spillover across states in Brazil.
  • Duração do desemprego do jovem brasileiro Artigos

    PEREIRA, NATÁLIA TERROSO; ORELLANA, VÍVIAN DOS SANTOS QUEIROZ; ARAGÓN, JORGE ALBERTO ORELLANA

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é investigar os principais determinantes que afetam a transição do desemprego para o emprego e inatividade do jovem brasileiro. Utilizaram-se os dados trimestrais da PNAD Contínua entre os anos de 2012 e 2018 aplicando modelos não paramétricos e paramétricos para análise de sobrevida. Os resultados mostraram que os jovens enfrentam maior probabilidade de permanecer no desemprego, se comparados com o grupo adulto, mas se tiverem pós-graduação aumenta a chance de emprego. A situação dos jovens piora devido à falta de experiência no mercado de trabalho que se agrava com a atual crise econômica.
  • Uma nota sobre o risco de contágio, perfil dos trabalhadores e a pandemia de COVID-19 no Brasil Artigos

    SCHNEIDER, RAQUEL ALINE; PASSOS, LUANA; PEREIRA, WALLACE MARCELINO

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga o perfil dos trabalhadores por risco de contágio nas atividades econômicas e suas interfaces com a contaminação por COVID-19. Utilizando a PNAD COVID19 e outras fontes, empregou-se análises descritivas, taxas de ocorrência e razões de sexo. Verificou-se 5,7 milhões de trabalhadores em atividades com alto risco de contágio, com predomínio de mulheres, brancos e pessoas entre 20 e 50 anos. Quanto maior o risco de contágio da atividade econômica, maior foi a proporção de trabalhadores com sintomas de síndrome gripal, sendo mais predominante entre mulheres e negros. Esse perfil é similar ao dos contaminados por COVID-19: mulheres, entre 30 e 60 anos.
Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br