Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Economia, Volume: 76, Número: 2, Publicado: 2022
  • The constant amortization scheme with multiple contracts Artigos

    Faro, Clovis de

    Resumo em Inglês:

    Abstract For the case of a loan with constant payments, De-Losso et al. (2013) has shown that substituting a single contract by subcontracts, one for each of the n payments of the single contract, may result, depending on the financial institution opportunity cost, in substantial fiscal gain. The present paper extends its analysis to the case of the constant amortization scheme of debt financing. It is shown that the fiscal gain can be even greater.
  • Uma nota sobre o canal de tomada de risco da política monetária com evidências para o Brasil Artigos

    Paiva, Guilherme Leite; Ferreira, Mauro Sayar

    Resumo em Português:

    Resumot O canal de tomada de risco (CTR) da política monetária ganhou destaque com a crise financeira internacional de 2008/2009. Este relaciona o efeito da política monetária com a disposição das instituições financeiras em alterar o perfil de risco dos balanços. O presente estudo investiga se o CTR está ativo na economia brasileira. Usando base de dados ainda não exploradas, constata-se que no período de 2001 a 2016: i) o CTR não esteve em pleno funcionamento; ii) a relação entre assunção de risco e características das instituições financeiras conformase com fatos estilizados identificados para economias desenvolvidas.
  • O Fundeb e a questão da equidade Artigos

    Hirata, Guilherme; Melo, Lucas; Oliveira, João Batista

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo trata sobre o Fundeb e a equidade dos gastos em educação no Brasil. Simula-se estaticamente o gasto por aluno ao nível municipal em um cenário onde não existe Fundeb com o objetivo de estimar o efeito do Fundo sobre a desigualdade de gastos e sobre o desempenho acadêmico dos alunos nas redes municipais. Encontra-se que o Fundo reduz substancialmente a desigualdade do gasto por aluno, mas parece pouco alterar indicadores de qualidade da educação.Em seguida dois fundos contrafactuais com novas regras exploram a possibilidade de reduzir ainda mais a desigualdade dos gastos. As simulações estáticas de novas regras de distribuição apontam a existência de possibilidades concretas de reduzir ainda mais desigualdade dos gastos.
  • Investimento estrangeiro direto: Greenfield, por fusões e aquisições, volatilidade e seus efeitos no crescimento econômico brasileiro Artigos

    Ribeiro, Marcos J; Nakabashi, Luciano

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo avaliamos os efeitos do investimento estrangeiro direto (IDE) no crescimento econômico brasileiro entre 1996 e 2018, considerando três aspectos: as condições locais do Brasil; as duas modalidades de IDE, que são via greenfield e por fusões e aquisições (F&As); e sua volatilidade. Para cumprir esse objetivo, utilizamos o modelo econométrico SVAR. Os resultados mostram que o IDE sozinho não influencia o crescimento brasileiro. No entanto, as condições locais potencializam seus efeitos positivos. Adicionalmente, verificamos que o IDE via greenfield exerce impacto positivo no crescimento brasileiro. Por outro lado, os efeitos do IDE por F&As e da volatilidade do IDE são nulos.
  • A estrutura de propriedade do capital influencia a taxa de investimento das empresas? Evidências de firmas brasileiras no período 2003–2013 Artigos

    Rocha, Danilo Rebert de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a relação entre taxa de investimento e estrutura de propriedade do capital em empresas brasileiras não financeiras de capital aberto no período 2003–2013. O modelo empírico estimado utiliza características financeiras e de governança das firmas como variáveis explicativas, e define cinco categorias de propriedade do capital: estatal, privada, familiar, acordo entre acionistas e estrangeira. No Brasil, são usuais acordos entre acionistas nos quais há a participação do Estado, seja por meio de bancos, empresas públicas ou fundos de pensão de seus funcionários. Os resultados sugerem que as categorias acordo entre acionistas e estrangeira apresentam relação positiva e significativa com investimento e que as firmas não sofrem restrição financeira, sendo o investimento financiado sobretudo por meio de endividamento.
  • Inclusão financeira e inadimplência bancária: Assimetria das respostas em crises Artigos

    Shinkoda, Marcelo Henrique; Braga, Marcelo José; Bressan, Valéria Gama Fully

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar a inclusão financeira, no período de 2008 a 2019. As hipóteses consideram a existência do efeito crowding-out entre instituições públicas e privadas, mediante um choque de inadimplência. A Teoria da Pressão Ascendentes de Preços é considerada para adaptar o procedimento de Berry (1994), de forma a obter as taxas de desvio e a elasticidade preço da demanda. Ainda, estima-se um VAR estrutural para avaliar o efeito da inadimplência sobre as elasticidades. Dos resultados, verifica-se que a existência do efeito crowding-out está presente parcialmente entre os bancos públicos e bancos privados, pois as cooperativas de crédito expandem empréstimos bancários em momentos adversos.
Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br