Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências Sociais, Volume: 15, Número: 43, Publicado: 2000
  • Em busca da racionalidade perdida: alguns determinantes do voto no Distrito Federal

    Soares, Gláucio Ary Dillon

    Resumo em Português:

    Várias pesquisas de survey, particularmente as realizadas durante o regime militar, demonstraram que as avaliações de diferentes políticas públicas tinham baixas correlações entre si; algumas demonstraram que essas correlações eram ainda mais baixas entre analfabetos e pessoas com apenas o primeiro grau; finalmente, demonstraram que a correlação entre essas avaliações, por um lado, e as intenções de voto e preferências partidárias, por outro, eram, em sua grande maioria, estatisticamente não significativas. Dados de um survey pré-eleitoral com amostragem domiciliar estratificada e mais de cinco mil entrevistas realizadas em 1998 no Distrito Federal mostram resultados que contrariam os anteriores: as avaliações formam conglomerados, ainda que com diferenciação entre as áreas avaliadas; não há diferenças entre os níveis educacionais no que concerne às correlações entre as avaliações; as avaliações correlacionam-se intimamente com a intenção de voto para governador. As diferenças entre esses resultados e os anteriores podem ser atribuídas a mudanças ocorridas na população, a peculiaridades do Distrito Federal, à especificidade de uma eleição que contrapunha um governador e um ex-governador, à ênfase de um deles, durante a campanha, nas políticas públicas da sua administração, a características do regime militar ou a combinações entre quaisquer das explicações. Independentemente das razões apontadas, o fato é que a eleição para governador do Distrito Federal de 1998 demonstrou a existência de uma racionalidade eleitoral.

    Resumo em Francês:

    Plusieurs sondages, en particulier ceux réalisées pendant le régime militaire, démontrent le peu de corrélation entre les évaluations des différentes politiques publiques. Certains démontraient que ces corrélations étaient encore moins importantes entre les analphabètes et les personnes ne possédant qu'une instruction primaire et que la corrélation entre, d'un côté, ces évaluations et, d'un autre, les intentions de vote et les préférences électorales était, en grande partie, statistiquement non significative. Des données d'un sondage préélectoral avec un échantillonnage domiciliaire stratifié et plus de cinq mille interviews réalisées en 1998 au District Fédéral, affichent des résultats qui contrarient les antérieurs: les évaluations forment des conglomérats, même avec une différenciation entre les zones évaluées. Il n'y a pas de différences entre les niveaux éducationnels en ce qui concerne les liens entre les évaluations. Les évaluations sont intimement liées à l'intention de vote pour l'élection du gouverneur. Les différences entre ces résultats et les antérieurs peuvent être attribuées à des changements qui ont eu lieu parmi la population, les particularités du District Fédéral, à la spécificité d'une élection qui opposait un gouverneur et un ex-gouverneur, à des caractéristiques du régime militaire ou à des combinaisons entre n'importe laquelle de ces explications. Indépendamment des raisons indiquées, le fait est que l'élection pour le gouverneur du District Fédéral de 1998 a démontré l'existence d'une rationalité électorale.

    Resumo em Inglês:

    Surveys have shown that the evaluation of different public policies have low correlations with each other, correlations were particularly low among illiterates and poorly educated respondents and they were poor predictors of voting intention and party preferences. This was particularly true of research carried during the military regime, but was not limited to it. Data from a large pre-election poll, with a stratified random household sample in the Distrito Federal contradict these findings. Evaluations of public po-licies cluster, yet are not "block and blind" answers, the magnitude of their intercorrelations does not follow educational lines, and they are excellent predictors of voting preference for governor.The disparities among these findings may result from real changes in the population during the last decade and a half, to specificities of the Distrito Federal (highest per capita income and one of the highest educational levels in the nation), to an election in which the incumbent governor ran against a former governor, to the campaign emphasis of the incumbent governor, who was running on his record, to characteristics of the military regime or to combinations thereof. Regardless of the explanation that one may favored, the 1998 elections showed the existence of a rationality that linked voting intention to the evaluation of public policies.
  • Sociologia e trabalho: mutações, encontros e desencontros

    Sorj, Bila

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é realizar um balanço da trajetória internacional da Sociologia do Trabalho e identificar os principais desafios a ela colocados pelas recentes mudanças no mundo do trabalho. Na primeira parte, retoma o modo como a Sociologia do Trabalho construiu o seu objeto visando identificar os limites dos modelos interpretativos dominantes. Na segunda, analisa como os estudos de gênero questionam a construção do conceito de trabalho prevalecente na Sociologia, na medida em que focalizam o tema da cultura, geralmente negligenciado nos estudos do trabalho. Na terceira e última parte a autora se detém nas novas configurações do mundo do trabalho para sugerir que hoje, mais do que em qualquer outro momento, com a desregulação das relações contratuais de emprego, as fronteiras entre o trabalho e o não-trabalho foram severamente reduzidas.

    Resumo em Francês:

    Cet article a pour objectif de présenter un bilan de la trajectoire de la Sociologie du Travail. Il cherche à identifier les principaux défis auxquels cette Sociologie doit faire face, et qui découlent des changements récents dans le monde du travail. Dans une première partie, l'auteur reprend la façon suivant laquelle la Sociologie du Travail a construit son objet en vue d'identifier les limites des modèles interprétatifs dominants. Dans une seconde partie, elle analyse de quelle manière les études de genre questionnent la construction du concept de travail qui prévaut dans la Sociologie, dans la mesure où elles focalisent le thème de la culture, généralement laissé de côté dans les études sur le travail. Dans une troisième et dernière partie, l'auteur s'attache aux nouvelles configurations de l'univers du travail en vue de suggérer qu'aujourd'hui, plus qu'à n'importe quel autre moment, suite à la déréglementation des relations contractuelles de l'emploi, les frontières entre le travail et le non travail ont été sévèrement réduites.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the article is to show an overall view of the international trajectory of the Sociology of Labor and to identify the main challenges that it faces, given the recent changes in the labor market. In the first part, the article reviews the way Sociology of Labor has dealt with its object, attempting to identify the limitations of the dominant interpretative models. The second part analyzes how gender studies question the construction of the predominant concept of labor in Sociology as studies begin to focus on cultural themes, generally neglected in labor studies. In the third and final part, the author analyzes the new configurations concerning the labor market suggesting that nowadays, even more so than at any other time, and due to the deregulation of formal employment relations, the frontiers between work and non-work have been se-verely reduced.
  • Da bossa nova à tropicália: contenção e excesso na música popular

    Naves, Santuza Cambraia

    Resumo em Português:

    O artigo analisa os estilos que se criaram na música popular brasileira na década de 60, procurando entendê-los em termos de continuidades e descontinuidades com a bossa nova. O argumento central é que embora as experimentações harmônicas dos bossa-novistas tenham influenciado vários compositores da geração posterior, estes romperam com a estética de contenção inaugurada pela bossa nova, afinada com o ideário de racionalidade, despojamento e funcionalismo que caracteriza várias manifestações culturais do período, como a poesia concreta e a arquitetura de Oscar Niemeyer. Os músicos posteriores - da canção de protesto à tropicália - recuperaram a costumeira visão modernista de se conceber o Brasil como universo inesgotável de informações culturais, arcaicas e contemporâneas, regionais e universais, recorrendo à estética do excesso.

    Resumo em Francês:

    L'article analyse les styles créés dans la musique populaire au Brésil au cours des années 60, et cherche à les appréhender en termes de continuités et de discontinuités avec la bossa nova. L'argument central est le suivant: malgré le fait que les expériences harmoniques des "bossa-novistas" aient influencé plusieurs compositeurs de la génération postérieure, ceux-ci ont rompu avec l'esthétique de modération inaugurée par la bossa nova, ajustée aux idées de la rationalité, du dépouillement et du fonctionnalisme qui caractérise plusieurs manifestations culturelles de cette période, comme la poésie concrète et l'architecture de Oscar Niemeyer. Les musiciens qui sont apparus postérieurement - entre la chanson politiquement engagée et la tropicália - ont récupéré la vision moderniste habituelle selon laquelle le Brésil est conçu comme étant un univers inépuisable d'informations culturelles, archaïques et contemporaines, régionales et universelles, faisant appel à l'esthétique de l'excès.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes styles of Brazilian popular music that arose in the Sixties, reading them in terms of continuity and discontinuity vis-à-vis bossa nova. The core argument is that, although the experiments in harmony of the bossa-nova musicians influenced a number of songwriters of the following generation, the latter broke with the aesthetics of restraint pioneered by the former, which was in keeping with various other cultural forms of the period, such as concrete poetry and Oscar Niemeyer's architecture. Popular musicians of the later generation, from protest music to tropicália, returned to the traditional Modernist view of Brazil as an inexhaustible trove of cultural information, archaic and contemporary, regional and universal, and to the Modernist aesthetics of excess.
  • Uma teoria da preponderância do Poder Executivo: o sistema de comissões no Legislativo brasileiro

    Pereira, Carlos; Mueller, Bernardo

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é analisar o sistema de comissões na Câmara dos Deputados à luz das teorias da escolha racional (distributiva, informacional e partidária) desenvolvidas para explicar o Congresso norte-americano. Em que pese a enorme preponderância do Executivo sobre a agenda do Legislativo, este trabalho enfatiza que as comissões continuam funcionando ativamente e desempenham um papel importante para os parlamentares, os partidos e para o próprio Executivo. Inicialmente, tenta-se justificar a existência e funcionamento das comissões no Brasil com base na literatura distributiva. No entanto, como será demonstrado, esta explicação não pareceu ser suficientemente forte para justificar o atual sistema de comissões. Em seguida, através de uma adaptação da teoria informacional de Gilligan e Krehbiel (1997) para as especificidades das instituições do Congresso nacional, é testada uma hipótese usando os dados da legislatura 1995-1998. Os resultados da regressão multivariada (probit) na escolha de procedimentos de urgência e não urgência (variável dependente) fornecem evidências empíricas de que as comissões na Câmara dos Deputados têm de fato, pelo menos parcialmente, um papel informacional.

    Resumo em Francês:

    Cet article a pour but d'analyser le système de commissions à la Chambre des Députés d'après les théories du choix rationnel (distributif, informationnel et partisan) développées, à l'origine, pour expliquer le Congrès Américain. Cette étude démontre que, malgré la primauté de l'Exécutif sur le Législatif, les commissions fonctionnent activement et jouent un rôle important pour les parlementaires, pour les partis politiques et pour l'Exécutif lui-même. Dans un premier temps, l'article cherche à justifier l'existence et le fonctionnement des commissions en s'appuyant sur la littérature distributive. Cependant, l'auteurs démontrerons que cette explication s'avère insuffisante en vue de justifier le système actuel des commissions. Ensuite, en adaptant la théorie informationnelle de Gilligan et Krehbiel (1997) aux spécificités du Parlement Brésilien, l'article teste une hypothèse en utilisant les données de la législature de 1995-1998. Les résultats de la technique de probit pour le choix des procédures d'urgence et de non urgence fournissent des évidences empiriques selon lesquelles les commissions à la Chambre des Députés jouent, en fait, au moins partiellement, un rôle informationnel.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the article is to analyze the Brazilian House committee system, using rational choice theories developed originally to analyze the U.S. Congress (distributive, informational and majority party). The article starts by noting that despite the preponderance of the Executive over the Legislative agenda, the committees do appear to play an active role in congressional decision-making. The existence and functioning of the committees is initially analyzed using the distributive theory. Although this theory did provide some explanation for the working of the committee system in Brazil, this was not deemed sufficient, therefore the paper turned to the informational theory. The Gilligan and Krehbiel model (1997) was adapted to the specificity of the Brazilian Congress, generating hypotheses that are tested using data from the legislatures of 1995 to 1998. The results of a probit analysis on the choice of whether or not to discharge a given committee provide empirical evidence that the committees do in fact have, at least in part, an informational role.
  • A concepção sobre a família na Geriatria e na Gerontologia brasileiras: ecos dos dilemas da multidisciplinaridade

    Guedes, Simoni Lahud

    Resumo em Português:

    Nas últimas décadas, nas sociedades ocidentais, registra-se um processo de construção e, simultaneamente, de descontrução da velhice, temática que se impõe como objeto de reflexão em vários campos de saber. A velhice transforma-se, igualmente, no mesmo movimento, em objeto de intervenção crescente por parte de diversas agências e agentes. Assim, a produção de discursos legitimados sobre a velhice é acompanhada de uma série de atuações, organizadas a partir de alguns pressupostos básicos. No campo acadêmico, este movimento dá surgimento aos geriatras, especialistas médicos, e gerontólogos, especialistas não-médicos, legitimados pelas instituições que criam, como a prestigiada Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), detentora do saber científico sobre a velhice. O artigo apresenta algumas questões, surgidas no interior de um projeto mais amplo sobre categorias etárias, relacionadas ao discurso e à prática de geriatras e gerontólogos acerca da temática da família, buscando evidenciar, por esse caminho, alguns dos pressupostos não explicitados que orientam suas atuações.

    Resumo em Francês:

    Au cours de ces dernières décennies, un procès simultané de construction et de déconstruction de la vieillesse dans les sociétés occidentales s'est développé. Cette thématique s'impose en tant qu'objet de réflexion dans plusieurs domaines du savoir. La vieillesse se transforme également, par ce même mouvement, en un objet d'intervention croissante de la part de divers agents. De ce fait, la production de discours légitimés sur la vieillesse s'accompagne d'une série d'actions, établies à partir de quelques présupposés de base. Dans le domaine académique, ce mouvement donne naissance aux gériatres, des médecins spécialistes, et aux gérontologues, des spécialistes paramédicaux, légitimés par les institutions qu'ils créent, comme la renommée Société Brésilienne de Gériatrie et Gérontologie (SBGG), qui détient le savoir scientifique sur la vieillesse. Dans cet article, l'auteur présente quelques questions, nées au sein d'un projet plus général sur les catégories d'âge, liées au discours et à la pratique de gériatres et gérontologues à propos de la thématique de la famille, en cherchant suivant cette voie, à mettre en évidence quelques uns des présupposés non explicités qui orientent leurs actions.

    Resumo em Inglês:

    Over the past few decades a process of construction and deconstruction of the concept of old age has been noticed in the western societies, a theme which has proved to be an object of further investigation and reflection in several fields of knowledge. Old age has equally become an object of increasing intervention, which is generated among different agencies and agents pertaining to the same trend. Thus, the production of legitimate discourses concerning old age has been followed by a number of actions that have been organized on some basic assumptions. In the academic field such a tendency has given rise to geriatricians, specialized doctors, and gerontologists, specialized non-doctors, who have been both legitimated by the institutions they create, such as the prestigious Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), which holds scientific knowledge about old age. This paper presents some of the issues, which have arisen in a wider project on age categories, concerning the discourse and praxis of geriatricians and gerontologists. Such discourse and praxis are related to family topics in an attempt to clarify some of their non-explicit assumptions, which guide their actions.
  • Repensando a escolha racional e a teoria da agência: fazendeiros de gado e capatazes no século XIX

    Monsma, Karl

    Resumo em Português:

    O artigo explora o valor e os limites da teoria da agência por meio da comparação das relações entre fazendeiros de gado e capatazes no Rio Grande do Sul e em Buenos Aires nas primeiras décadas do século XIX. Considera que a teoria da agência e a abordagem da escolha racional baseiam-se em uma teoria da ação deficiente, pressupondo atores pré-sociais, que usam uma racionalidade universal, embora possam ser úteis para identificar certos dilemas centrais na relação entre principal e agente e para delimitar o conjunto das soluções viáveis. Como os atores geralmente não tentam otimizar suas escolhas, mas buscam soluções satisfatórias para os problemas que encontram, somente a história e a cultura explicam a "escolha" de um dos arranjos viáveis e não de outro. O contexto e a experiência se internalizam no habitus e na consciência prática dos atores, que moldam a definição dos problemas e as estratégias para resolvê-los. Os fazendeiros estudados neste artigo abordavam questões semelhantes de agência de maneiras diferentes. Parte da divergência devia-se aos contextos, mas muito dela se relacionava aos habitus distintos, decorrentes da origem do portenho na classe dos grandes comerciantes coloniais, sem experiência rural, e da origem do gaúcho na elite dos militares fazendeiros, dependentes do Estado. Nos dois casos, a interação repetida através do tempo levou a mudanças importantes na relação entre fazendeiro e capataz, dificilmente explicáveis pela escolha racional.

    Resumo em Francês:

    L'article explore la valeur et les limites de la théorie de l'agence en comparant les relations entre les exploitants de bétail et leurs administrateurs au Rio Grande do Sul et à Buenos Aires, au début du XIXe siècle. Il considère que la théorie de l'agence et l'abordage du choix rationnel se fondent dans une théorie de l'action déficiente, tout en présupposant des acteurs pré sociaux qui emploient une rationalité universelle. Malgré cela, ces théories peuvent être utiles afin d'identifier certains dilemmes dans la relation entre le principal et l'agent, et pour délimiter l'ensemble des solutions envisageables. Étant donné que les acteurs cherchent des solutions satisfaisantes aux problèmes qu'ils affrontent, sans essayer d'optimiser leur choix, il n'y a que l'histoire et a culture qui puissent expliquer le "choix" d'une des solutions au détriment d'une autre. Le contexte et l'expérience sont internalisées dans les habitus et dans la conscience pratique des acteurs, qui moulent la définition des problèmes et les stratégies pour les résoudre. Les exploitants étudiés abordaient des questions similaires d'agence de manières différentes. Plusieurs de ces divergences étaient liées aux habitus distincts, découlant de l'origine du portenho dans la classe des grands commerçants coloniaux, sans expérience rurale, et de l'origine du gaúcho dans l'élite des militaires exploitants agricoles, dépendants de l'État. Dans les deux cas, l'interaction répétée dans le temps impliqua des changements importants, difficilement explicables par la théorie du choix rationnel, dans les rapports entre l'exploitant rural et son administrateur.

    Resumo em Inglês:

    The article explores the value and limits of agency theory by comparing relations between ranchers and their managers in Rio Grande do Sul and Buenos Aires during the first few decades of the 19th century. Agency theory and the rational choice perspective are based on a deficient theory of action, assuming presocial actors who use a universal rationality to choose the most effective behaviors for attaining their objectives. Even so, agency theory is useful for identifying central dilemmas in the principal-agent relationship and for delimiting the set of viable solutions. As actors generally do not try to optimize their choices, but instead look for satisfactory solutions for the problems they encounter, only history and culture explain the "choice" of one viable arrangement and not another. Context and experience are internalized as habitus and practical consciousness, which shape the definition of problems and strategies for solving them. The ranchers studied here approached similar questions of agency in different ways. Part of this was due to divergent contexts, but much of it was related to their distinct habitus, stemming from the origin of the Argentine rancher in the colonial merchant class, lacking rural experience, and the origin of the Brazilian rancher in an elite of military officers and ranchers, dependent on the state. In both cases, repeated interaction through time led to important changes in the relationship between rancher and manager that are difficult for rational choice approaches to explain.
  • Reforma administrativa e relações trabalhistas no setor público: dilemas e perspectivas

    Cheibub, Zairo B.

    Resumo em Português:

    O objetivo principal do artigo é investigar as possibilidades e os limites da construção de um processo de cooperação entre os administradores e políticos responsáveis pela reforma do Estado no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e as entidades associativas (EAs) dos servidores públicos. O argumento é que a construção deste processo foi limitada e condicionada pela baixa institucionalização dos canais de interação entre governo e EAs, e por processos político-organizacionais que caracterizam a dinâmica interna tanto dos atores governamentais como dos associativos. Para fundamentar o argumento, é realizado um estudo de caso sobre um processo de interlocução entre o Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE), extinto em janeiro de 1999, e o Fórum das Carreiras Típicas de Estado (FCTE).

    Resumo em Francês:

    Le principal objectif de cet article est de rechercher les possibilités et les limites de la construction d'un processus de coopération entre les administrateurs et les politiciens responsables pour la réforme de l'État au cours du premier mandat du président Fernando Henrique Cardoso et les groupements associatifs (EAs) des fonctionnaires. L'argument est celui selon lequel la construction de ce processus a été limitée et conditionnée par la faible institutionnalisation des canaux d'interaction entre le gouvernement et les EAs, et par des processus politiques et organisationnels qui caractérisent la dynamique interne aussi bien des acteurs gouvernementaux comme de ceux issus de groupements associatifs. Pour donner support à notre argument, nous réalisons une étude de cas sur un processus de communication entre le Ministère de l'Administration et de la Réforme de l'État (MARE), supprimé en janvier 1999, et le Forum des Carrières Typiques de l'État (FCTE).

    Resumo em Inglês:

    The article examines the limits and possibilities for building cooperation between public managers and politicians attempting to promote administrative reform during the first Cardoso government and the public servants unions and associations. The main argument is that cooperation was limited and constrained by the under-institutionalization of communication/interaction channels among the actors, and by various internal organizational and political processes within both the government agencies and employee associations. This argument is illustrated through a case study of the interactions between the Ministry of Administration and State Reform and the Forum of Typical State Careers.
  • Continuidade e inovação: conservadorismo e política da comunicação no Brasil

    Carvalho, Fátima Lampreia

    Resumo em Português:

    O artigo procura demonstrar que os meios de comunicação de massa constituem mecanismos de poder que exercem uma função fundamental para a resistência histórica do conservadorismo político no Brasil. Sua contribuição específica é a formulação de uma metodologia baseada na teoria do discurso - teoria pós-estruturalista da comunicação e desconstrução - para contrastar estratégias políticas presentes em manifestos partidários e programas eleitorais na TV. Através desta metodologia a autora demonstra que a mobilização política é dependente de um tipo de discurso secundário ou conotativo. Baseado no marco teórico da teoria do discurso de Derrida e Laclau, o artigo desenvolve a proposição básica de que a mídia eletrônica contribui para uma dinâmica não adversarial na política brasileira mediante o enfraquecimento das possibilidades de construção de fronteiras políticas bem definidas nesta sociedade.

    Resumo em Francês:

    L'article cherche à montrer que les moyens de communication en masse contiennent des mécanismes de pouvoir qui exercent une fonction fondamentale pour la résistance historique du conservatisme politique au Brésil. La contribution spécifique de ce travail est la formulation d'une méthodologie fondée sur la théorie du discours - théorie post-structuraliste de la communication et de la déconstruction - pour mettre en contraste des stratégies politiques présentes dans des manifestes de partis politiques et des programmes électoraux à la télévision. À travers cette méthodologie, l'auteur démontre que la mobilisation politique dépend d'un type de discours secondaire ou qui renvoie à une connotation. En s'appuyant sur le jalon théorique du discours de Derrida et Laclau, elle développe la proposition fondamentale suivant laquelle les médias électroniques contribuent à une dynamique non adversative de la politique brésilienne à travers l'affaiblissement des possibilités de construction de frontières politiques bien définies à l'intérieur de cette société.

    Resumo em Inglês:

    The article tries to show that mass media communication constitutes mechanisms of power that exert a fundamental function on the historical resistance of political conservatism in Brazil. The specific contribution of this work is the formulation of a methodology based on the discourse theory - post-structuralist theory of communication and deconstruction - that contrasts political strategies in party manifestos and party broadcasts on television. Through this methodology, the author presents evidence that political mobilisation depends on a type of secondary or connotative discourse. Based on the theoretical approach of Derrida and Laclau discourse theory, the author develops the proposition that the electronic media contributes to a non-adversarial dynamics in the Brazilian politics through the weakening of clear-cut political frontiers.
  • A dolarização do conhecimento técnico profissional e do Estado: processos transnacionais e questões de legitimação na transformação do Estado, 1960-2000

    Dezalay, Yves; Garth, Bryant

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo analisar a crescente importância dos técnico-políticos no comando de posições-chave de poder em países latino-americanos. Esses profissionais, que combinam conhecimento técnico especializado com sensibilidade política, têm suas carreiras construídas em mercados internacionais de conhecimento técnico centrados nos Estados Unidos. As suas trajetórias profissionais conectam e desconectam os campos profissionais nacionais, de acordo com as conjunturas específicas e as estruturas locais herdadas, em uma dinâmica de importantes conseqüências para o desenvolvimento de cada país em particular. O artigo analisa esse processo mediante o detalhamento das transformações ocorridas recentemente em três campos profissionais: a economia, a advocacia de negócios e a advocacia de interesse público.

    Resumo em Francês:

    Cet article analyse l'importance croissante des technico-politiciens aux commandes de postes clefs au sein du pouvoir dans les pays latino-américains. Ces professionnels, qui allient une connaissance technique spécialisée à une sensibilité politique, ont leurs carrières construites à l'intérieur de marchés internationaux de connaissance technique centrés aux États-Unis. Leurs trajectoires professionnelles connectent et déconnectent les domaines professionnels nationaux, suivant les conjonctures spécifiques et les structures locales héritées, suivant une dynamique qui a d'importantes conséquences pour le développement de chaque pays en particulier. Le présent article analyse ce processus, en détaillant des transformations qui ont eu lieu récemment dans trois domaines professionnels: l'économie, le droit des affaires et le droit d'intérêt public.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at analyzing the increasing importance of technopols on key positions of power in Latin-American countries. The career of these professionals, who combine technical expertise and political sensibility, are built in international markets of technical expertise centered in the United States. Their professional trajectories connect and disconnect the national professional fields according to the specific conjunctures and the local inherited structures, in a process that leads to important consequences to the development of each particular country. The article analyses the process through the detailed study of three professional fields: economics, business law and public interest law.
  • Processos e escolhas: estudos de Sociologia Política Resenhas

    Sallum Jr., Brasilio
  • Destino do sindicalismo Resenhas

    Ramalho, José Ricardo
  • A construção do consentimento: corporativismo e trabalhadores nos anos trinta Resenhas

    Santana, Marco Aurélio
  • Indústria, território e meio ambiente no Brasil: perspectivas da industrialização descentralizada a partir da análise da experiência catarinense Resenhas

    Schneider, Sergio
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br