Acessibilidade / Reportar erro

A atividade física promove o comportamento adaptativo, aptidão física e qualidade de vida de adultos com dificuldade intelectual e desenvolvimental?

RESUMO

Os efeitos de um programa de atividade física no comportamento adaptativo, proficiência motora, aptidão física e qualidade de vida de 16 adultos com dificuldade intelectual foram analisados. As versões Portuguesas das Escalas de Comportamento Adaptativo, Pessoal de Resultados, Teste de Proficiência Motora Bruininsky-Oseretsky e Fullerton foram aplicada antes, após e um mês após o programa. Os testes de Mann-Whitney e Wilcoxon foram aplicados, com correção manual de Bonferroni. O grupo de controlo estabilizou o desempenho, o grupo experimental melhorou na maioria dos domínios, como a socialização (p<0.005), a responsabilidade (p<0.005) e a flexão do antebraço (p<0.01). Resultados pedem intervenções personalizadas para melhorar os níveis de AF dos adultos com DI.

Palavras-chave:
Atividade moderada; Saúde; Aprendizagem em adultos; Bem-estar; Qualidade de vida

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com