Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2007
  • APRESENTAÇÃO Editorial

    ZILBER, MOISES ARY
  • O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DO SETOR FARMACÊUTICO DIANTE DA DEMANDA NÃO ATENDIDA - IMPLICAÇÕES PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS Artigo

    GOUVÊA, MARIA APARECIDA; BIAZZI, MONICA ROTTMANN DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo é realizado um estudo sobre o comportamento dos clientes de uma drogaria, na situação de não haver encontrado o produto desejado. O objetivo deste estudo é avaliar o comportamento dos clientes, considerando a importância dos consumidores como elo final da cadeia de suprimentos de um setor. O comportamento de compra dos consumidores finais afeta decisivamente o gerenciamento da cadeia de suprimentos, uma vez que influencia a tomada de decisões das várias empresas da cadeia. Conhecer efetivamente o comportamento dos vários elos da cadeia, incluindo o consumidor final, traz inúmeras vantagens, entre elas maior compreensão de interligações especialmente significativas na cadeia, melhor gestão da capacidade produtiva, política de estocagem mais eficiente e facilidade para focalizar uma perspectiva de longo prazo. Um mapeamento das associações das possíveis decisões comportamentais dos clientes a suas características individuais foi obtido por meio da técnica de análise de correspondência múltipla. Essa análise permitiu maior compreensão de aspectos subjacentes ao comportamento dos clientes da drogaria que foi objeto de estudo deste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyses the behavior of consumers of a drugstore when they do not find the desired product. The objective of this study is evaluating consumer behavior, considering their importance as the final element of the supply chain. Consumer behavior definitely affects supply chain management, since it influences the decision making of the organizations that form this chain. Knowing the real chain element’s behavior, including the final consumer, brings many advantages - better understanding of especially important chain links, better management of production capacity, more efficient inventory policies and ability to focus at longterm perspective. A perceptual map associating consumer decisions and their characteristics was obtained by the statistical technique multiple correspondence analysis. This analysis allowed better understanding of consumer’s behavior of the drugstore in study.
  • A CONTROLADORIA UTILIZANDO A LÓGICA FUZZY NO AUXÍLIO À EMPRESA PARA DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE TURISMO Artigo

    VANTI, ADOLFO ALBERTO; LINDSTAEDT, ÂNGELA ROZANE DE SOUZA; MIOTTO, GENOSSI RAUCH; PUGUES, LAURISE MARTHA; MURARO, MIRNA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo demonstra o resultado de uma pesquisa que apresenta a lógica fuzzy contribuindo com a controladoria na formulação e avaliação das estratégias organizacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar a lógica fuzzy em uma aplicação empresarial como uma técnica de análise e julgamento para a tomada de decisão, capaz de auxiliar os gestores e a controladoria na modelagem de indicadores e de estratégias organizacionais. As metodologias utilizadas, para embasar os pressupostos deste trabalho, são duas: uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso aplicado numa empresa do setor de turismo, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Neste estudo, as variáveis serão analisadas por meio da aplicação do modelo de administração lógica, desenvolvido por Espín, Becker e Vanti (2005), sistema este embasado nos pressupostos da lógica fuzzy. Ao final da investigação, demonstra-se que a lógica fuzzy pode ser um instrumento utilizado com sucesso pela controladoria na construção e visualização da priorização dos objetivos e das ações estratégicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article shows the result of a research which presents the fuzzy logic contributing to the controllership board in the formulation and evaluation of organizational strategies. The goal of this work is to present fuzzy logic as an analyses and judgement technique for decision making, able to help the manager and the controllership board in shaping organizational strategies and indicators. To embase the premises of this work, two methodologies are used: a bibliographic research and a case study, applied in a tourism company, located in Rio Grande do Sul state, Brazil. In the study the variables will be analyzed by the application of the logical administration model developed by Espín, Becker e Vanti (2005), a system which is embased on premisses of fuzzy logic. At the end of the investigation it is demonstrated that the fuzzy logic can be successfully applied by the controllership board in the construction and visualization of priorities of strategic actions.
  • ESCOLHA DE CANAIS DE VENDA EM COMÉRCIO ELETRÔNICO Artigo

    BAPTISTA, CLAUDIO SANTIAGO; BOTELHO, DELANE

    Resumo em Português:

    RESUMO O comércio eletrônico no Brasil tem-se tornado um canal significativo de divulgação, comercialização e distribuição de produtos e serviços no que se refere a volumes físico e financeiro, porém existem muitas lacunas no conhecimento sobre o processo de escolha dos canais de venda no ambiente on-line. O objetivo deste trabalho é levantar e quantificar os atributos relevantes na escolha desses canais no contexto brasileiro. Na fase exploratória da pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade com usuários de internet. A avaliação dos pesos dos atributos foi feita por um levantamento com compradores de livros de lojas de varejo eletrônico, usando a metodologia de análise conjunta. Os resultados mostraram que o preço foi o atributo mais importante, seguido de prazo de entrega, experiência positiva de compra anterior, usabilidade, indicação positiva de amigos e marca do site. São discutidas as implicações desses resultados para o marketing, além de sugestões para futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Electronic commerce in Brazil has become a significant channel for the dissemination, commercialization and distribution of products and services - in terms of physical and financial volume, however there are many gaps in knowledge about the process of choice of sales channels in the online environment. The objective of this work is to appraise and quantify the relevant attributes in the choice of these channels in the Brazilian context. In-depth interviews were conducted with Internet users during the exploratory phase of the research. The evaluation of the importance of these attributes was performed through a survey among purchasers of books in electronic retail stores, using conjoint analysis methodology. The results revealed that the price was the most important attribute, followed by delivery time, positive experience in prior purchases, usability, positive recommendation from friends and the brand name of the site. The implications of these results for marketing are then discussed and suggestions for future research are presented.
  • GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO FUNIL DE INOVAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE BENS DE CONSUMO Artigo

    GAVIRA, MURIEL DE OLIVEIRA; FERRO, ANA FLÁVIA PORTILHO; ROHRICH, SANDRA SIMM; QUADROS, RUY

    Resumo em Português:

    RESUMO Por causa da reconhecida importância da inovação para o crescimento e desenvolvimento das organizações, tem-se procurado desenvolver formas e ferramentas para otimizar sua gestão. Estas, por sua vez, variam de acordo com o setor e a dinâmica produtiva da indústria. O funil de inovação é uma ferramenta desenvolvida com base na observação da gestão da inovação em empresas de bens de consumo, como alimentos, higiene e limpeza, cosméticos, entre outros. A gestão da inovação por meio da utilização do funil tem sido adotada por algumas empresas, sejam essas nacionais ou multinacionais, matrizes ou subsidiárias. Daí o interesse em verificar a eficácia de sua aplicação, bem como as vantagens e dificuldades de sua utilização e também as diferenças da prática do funil com relação à teoria desenvolvida, constituindo esses pontos de interesse os objetivos do presente trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma subsidiária de uma grande multinacional de bens de consumo. Com base nesse estudo, foi possível concluir que o funil é uma ferramenta adequada a empresas de bens de consumo e que sua aplicação não diverge muito da teoria, porém são necessários pequenos ajustes, como a adequação a diferentes culturas e rotinas empresariais, a adoção de ferramentas de apoio e atividades de incentivo e motivação dos funcionários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Due to the great relevance of innovation to the growth and development of organizations, there have been many efforts in order to develop means and tools to optimize the management of this process. Such tools vary according to the sector and production dynamics of industry. The innovation funnel is a tool designed from the observation of innovation management in companies belonging to sectors such as food, cosmetics, and other consumer goods. The funnel-based innovation management has been adopted by a number of companies, no matter if they are nationals or multinationals, headquarters or subsidiaries. Hence, it is of great interest to verify the effectiveness of the adoption of this tool, the advantages and difficulties of its use, and the differences between theory and the practical use of the funnel. Those interest points are the main focus of this work. The study was based on the case of a consumer goods organization, a subsidiary of a multinational company. From that study, it was possible to conclude that the funnel is an appropriate tool to consumer goods companies and that its practical adoption is not much divergent from the theory, being necessary only few adjustments, like the adaptation to cultural differences and managerial routines, the adoption of supporting tools, and activities to stimulate and motivate the employees.
  • IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS Artigo

    FERREIRA, NILSON GESSONI SAPATA AGUILAR; SILVEIRA, MARCO ANTONIO PINHEIRO DA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 27 supermercados de diferentes portes, na qual se buscou avaliar os impactos da informatização na gestão desses estabelecimentos. O setor de comércio e, particularmente, os supermercados realizam investimentos em tecnologia da informação (TI) inferiores aos dos setores da indústria e de serviços. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento, e os principais aspectos investigados foram: estrutura de TI predominante, projetos de TI mais importantes, fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de TI e impactos da informatização nas operações dos supermercados. A análise baseou-se na percepção dos gerentes com relação a esses aspectos. Observou-se que os supermercados de porte médio possuem, em geral, rede cliente/servidor como estrutura de TI, enquanto nos de grande porte predomina mainframe. O projeto de TI considerado mais importante entre os estabelecimentos pesquisados foi o ponto-de-venda (PV), seguido pela transferência eletrônica de fundos (TEF) e depois eletronic data interchange (EDI). Os FCS de maior importância, segundo os entrevistados, são o “apoio da alta gerência” e a “integração entre as áreas da empresa”. Finalmente, constatou-se que, no estágio atual de informatização desses supermercados, o principal impacto percebido pelos gerentes foi a maior agilidade no atendimento ao cliente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work is the result of a research made in 27 supermarkets of different sizes. The aim of this survey was to evaluate the impact of the informatization in the management of those companies. The commerce business and particularly the supermarkets have invested less in Information Technology (IT) than the industries and service business. The research methodology used in this work was the survey. The main investigated aspects were: the most important IT structures, the most important IT projects, Critical Success Factors (CSF) for IT projects and the impacts of the informatization in the supermarket operations. The analyses were based on the managers’ perceptions in relation to the aspects which were mentioned above. It was observed that, in general, the medium size supermarkets have client/server network as IT structure. On the other hand, the full size supermarkets use, mostly, the mainframe. Point of sales (POS) was considered the most important IT project among the enterprises, followed by Electronic Funds Transfer (EFT), and finally, Electronic Data Interchange (EDI). According to people who were interviewed, the “high management support” and “integration among the areas of the company” were the most important CSF. Finally, it was realized that the most remarkable impact seen by the managers in the present level of informatization in those supermarkets was the agility in the assistance to the client.
  • INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS EM CARTEIRAS DE AÇÕES, CRISES INTERNACIONAIS E IBOVESPA Artigo

    MOLLER, HORST DIETER; CALLADO, ANTÔNIO ANDRÉ CUNHA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho analisou a relação entre o comportamento do mercado acionário brasileiro, representado pelo Ibovespa, e os fluxos de capitais estrangeiros direcionados para investimentos em carteira de ações, no período posterior à implantação do Plano Real. Ao longo desse período, foram observadas diversas crises financeiras no âmbito internacional que provocaram instabilidade e volatilidade nos fluxos de capitais estrangeiros. Este trabalho considera as influências sistemáticas dessas instabilidades sobre o Ibovespa, especialmente pela capitalização relativamente pequena do mercado brasileiro de ações. A hipótese de mercado eficiente supõe que os preços das ações, e com isso o Ibovespa, seguem um caminho aleatório e não devem estar sujeitos a influências sistemáticas de outros fatores. A hipótese geral do trabalho é que os fluxos de capitais estrangeiros direcionados para o mercado acionário brasileiro influenciam significativamente o Ibovespa. A hipótese especifica que crises internacionais e nacionais influenciam negativamente os fluxos de capitais estrangeiros nesse segmento e com isso o Ibovespa. A justificação para este trabalho é de que essas influências sistemáticas de crises sobre o Ibovespa são um fator sistemático que limita a hipótese de mercado acionário brasileiro eficiente. Foi realizada uma análise empírica com diferentes modelos mostrando que há evidências de influência sistemática dos fluxos de capital estrangeiro em carteira de ações sobre o Ibovespa. Esses achados limitam, de certa forma, a adequação da hipótese de mercado eficiente para o mercado brasileiro de ações. Essa influência sistemática dos fluxos de capital estrangeiro sobre o Ibovespa pode ser um fenômeno restrito no período analisado, refletindo a alta volatilidade dos fluxos de capitais estrangeiros por causa de crises externas e internas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes the relation between the Brazilian stock market, measured by the Ibovespa, and the foreign capital flows in the segment of portfolio investment in stocks after the Plano Real. External e internal exchange rate crises were the cause of high volatility in the foreign capital flows, which, under the hypothesis of this article, has influenced systematically the Ibovespa, especially because the capitalization of the Brazilian stock market is small. The hypothesis of an efficient stock market says that the prices of stocks, and with it the Ibovespa, follow a random walk, without systematic influences of other factors. The empirical analysis with econometric models showed that there was some systematic influence of the foreign capital flows in the segment of portfolio investment in stocks on the Ibovespa, a limitation to the efficient market hypothesis of the Brazilian stock market. But the systematic influence might by a temporary phenomenon for the analyzed period, reflecting the high volatility of foreign capital flows caused by external e internal crises.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br