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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 7, Número: 4, Publicado: 2006
  • APRESENTAÇÃO Artigos

    ZILBER, MOISES ARY
  • ADMINISTRAÇÃO ECOLÓGICA: CONSTRUINDO UMA EMPRESA AMBIENTAL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Artigos

    Ferreira, Simone Bacellar Leal; Chauvel, Marie Agnes

    Resumo em Português:

    RESUMO O processo de conscientização ambiental, iniciado nos anos 1970, fez que a Administração incluísse a proteção ambiental entre seus objetivos. Novos paradigmas surgiram e conceitos como o de ecologia profunda passaram a ser compreendidos. Surgiram novas formas de negócios, como o ecoturismo. A Venturas & Aventuras, empresa que ingressou nessa atividade, tornou-se pioneira em um destino procurado por pessoas do mundo inteiro, a Chapada Diamantina. Seus fundadores sempre se preocuparam com o meio ambiente, inserindo a comunidade local, constituída de ex-garimpeiros, em suas atividades. Para isso, desenvolveram ações, que resultaram em parceria benéfica para todos os envolvidos - empresa, moradores e clientes -, e que contribui para a preservação do ecossistema da Chapada. Este artigo descreve e analisa essa experiência, mostrando as dificuldades encontradas e as soluções adotadas. A análise mostra que a empresa passou por um processo de aprendizado e transformação, aderindo a vários princípios propostos pela ecologia profunda.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The environmental awareness process that begun in the 1970’s led to the inclusion of environmental protection goals in Administration. Concepts such as that of deep ecology grew to be better understood; new businesses, such as ecotourism, sprang up. In this context, a Brazilian ecotourism firm, Venturas & Aventuras was founded and became a pioneer in the Chapada Diamantina, important ecological tourist center. Its founders have always been careful to respect the environment and to include the local community, mainly composed of poor ex-prospectors. They have developed actions that have led to a partnership, benefiting all those involved, contributing to the preservation of the Chapada ecosystems. The aim of this paper is to describe and analyze the firm’s experience, showing the difficulties encountered and solutions adopted. The current analysis shows that Venturas underwent a learning and transformation process in which it adhered to various principles contained in the deep ecology concept.
  • UMA ANÁLISE DOS ATRIBUTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DE NOTEBOOKS UTILIZANDO ANÁLISE FATORIAL E ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL Artigos

    Vieira, Valter Afonso; Slongo, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Identificar atributos importantes no processo decisorio do consumidor é uma tarefa árdua para profissionais de marketing. Diversos são os segmentos que necessitam de tais tipos de pesquisas. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar os atributos importantes considerados pelos consumidores na compra de notebook. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa exploratória-qualitativa por meio da entrevista de profundidade com profissionais da área de informática e com potenciais compradores de notebook. Os resultados, após análise de conteúdo, demonstraram 42 atributos considerados para a compra. Em um segundo momento foi realizada uma etapa quantitativa tipo survey com uma amostra bola-de-neve de 131 entrevistados. Assim, após aplicação da análise fatorial exploratória, cinco dimensões foram identificadas, correspondendo aos atributos mais importantes para o processo de decisão de compra. As dimensões foram classificadas como prazer e benefício, características do aparelho, desempenho, cautela e operacional. Por fim, conclusões finais e pesquisas futuras são apresentadas e discutidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Identifying important attributes in the consumer decision-making process is a difficult task for marketing professionals. Based on this context, this paper presents the attributes considered more important by consumers in the notebook decision-making process. For such propose, it was made an exploratory research shared in two parts, one qualitative, and another one quantitative. In the qualitative part, 42 attributes consider in the notebook purchasing moment were found. In the quantitative part, the questionnaire was applied in a sample of 131 people. The results, using exploratory factor analysis, showed that the 24 attributes correspond to five dimensions. The factors were called pleasure and benefits, notebook features, performance, attention and operational. In the end, the attributes were classified according to the proposed by theory. Final considerations and suggestions for future research are also presented.
  • CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE PRODUÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O AMBIENTE INDUSTRIAL Artigos

    Paiva, Ely Laureano

    Resumo em Português:

    RESUMO O dinamismo nos ambientes competitivos do início desta década até o presente tem se caracterizado por novas fontes de informação, novas tecnologias em equipamentos e gestão, novos competidores e menores ciclos de vida de produtos menores. Esse contexto tem destacado a importância do conhecimento organizacional nas empresas de manufatura. Este artigo analisa empirica-mente as possíveis inter-relações entre conhecimento organizacional na área de produção e o dinamismo ambiental. Foi seguido um enfoque quantitativo. A amostra utilizada é composta de 78 empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul nos setores de alimentos, eletroeletrônicos, equipamentos de transportes e metal-mecânica. Os resultados sugerem correlações positivas entre conhecimento organizacional, fontes de informação, interfuncionalidade e dinamismo ambiental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The current dynamism in competitive environments is characterized by new information sources, new technologies in hardware and management, new competitors and shorter life cycles of products. This landscape has stressed the importance of organizational knowledge in manufacturing companies. This study analyzes empirically the possible inter-relationship between manufacturing organizational knowledge and environmental dynamism. We followed a quantitative approach. The sample is composed by 78 companies located in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, in food, electronics, transports equipment, and machines industries. The results suggest positive correlations among manufacturing organizational knowledge, information sources and cross-functionality, and environmental dynamism.
  • CUSTOS E BENEFICIOS PARA O CONSUMIDOR NA AÇÃO DA RECICLAGEM Artigos

    CASTANHO, SIMONE CONCEIÇÃO RAMOS; SPERS, EDUARDO EUGÊNIO; FARAH, OSVALDO ELIAS

    Resumo em Português:

    RESUMO A industrialização e a mídia induziram um comportamento mais consumista das pessoas, em que produtos são utilizados e descartados com maior freqüência e sem muito critério, o que resulta num maior volume de resíduos depositados no meio ambiente. O consumidor pode interferir nesse processo escolhendo produtos e serviços que prejudiquem menos o meio ambiente, ou que possam ser reaproveitados de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade e do planeta. Esse não-comprometimento com as conseqüências, aliado ao poder de modificar esse cenário pelo processo de reciclagem, por exemplo, tornam os consumidores importantes. Embora exista uma busca pelos benefícios da reciclagem, o custo dessa atividade pode ainda ser considerado alto por um segmento de consumidores. Este trabalho verifica a propensão do consumidor em reciclar com base no conceito de valor ou relação custo-benefício. Foram entrevistados consumidores de um município do interior do Estado de São Paulo em duas etapas. Na primeira, utilizou-se uma pesquisa em profundidade para levantar as variáveis percebidas como de custo-benefício na ação de reciclar. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa com 124 consumidores. Em relação aos benefícios, os resultados demonstram que existe uma preocupação com a questão ambiental no sentido mais amplo. Em relação aos custos, observa-se uma predisposição no processo final da reciclagem, mas não existe uma preocupação no momento de aquisição do produto. Sugestões em relação a decisões estratégias privadas e políticas públicas de comunicação e educação voltadas ao consumidor foram descritas no sentido de aumentar o seu consumo consciente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The industrialization and the media has induced a consumist behavior by people, where products are used and discarded more frequently and without criteria, which results in a larger volume of residues wasted in the environment. The consumer could interfere in that process choosing products and services that are less harmful to the environment, or that could be recycled to contribute for the improvement of their quality of life, communities and for the planet health. This non compromising with the environment consequences and the power of modifying this scenario by recycling process, for instance, turn the consumers important. Although exist a search for the benefits of recycling, the cost of this activity could still be considered high for a significant segment of consumers. This paper verifies the consumer’s propensity of recycling based on the concept of value or relationship between costs and benefits. Consumers were interviewed in two stages. In the first, a deep quality interview research method was used to identify the variables perceived as cost and benefit in the action of recycling. In the second stage a qualitative research method was accomplished with 124 consumers interviewed with a questionnaire based on a Likert scale. Regarding to the benefits, the results demonstrate that there is a worried about the environmental subject, but at a macro sense. Regarding to the costs, there is a predisposition observed only in the final process of the consumption that doesn’t exist in the moment of the product purchase. Suggestions are made regarding the communication strategies by companies and public policies, even for education programs to increase conscientious consumption.
  • O PERFIL DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS NO BRASIL Artigos

    BRANCO, ALESSANDRA ROSA

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos últimos anos, o termo “universidade corporativa” tem se tornado comum entre as organizações como uma maneira de dar à área de treinamento e desenvolvimento uma dimensão estratégica. Este artigo identificou algumas características dessas universidades em empresas brasileiras. A partir de um levantamento das empresas com universidades corporativas no Brasil, foi analisado seu perfil e identificadas suas principais características. Isso se deu em duas etapas: na primeira, foi realizada a pesquisa bibliográfica; na segunda etapa do estudo, realizou-se uma pesquisa de campo em sete empresas que implantaram suas universidades corporativas. Com base nesses dados empíricos, foi apontado o perfil das universidades corporativas existentes no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Over the past few years, corporate universities, as they are called, have become increasingly common among organizations in order to give a strategy dimension to training and development area. This article identified some characteristics of these universities in Brazilian organizations. A survey of the companies with corporate universities in Brazil is examining their profile, and identified their main characteristics. The methodology was based on bibliography research and a survey of seven companies that established their own corporate universities. On the basis of this empirical data it was showed the corporate universities profile in Brazil.
  • ESTRATÉGIAS DE MARCAS PRÓPRIAS VAREJISTAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA GRANDE REDE SUPERMERCADISTA BRASILEIRA Articles

    SPINELLI, PAULA BULAMAH; GIRALDI, JANAINA DE MOURA ENGRACIA; CAMPOMAR, MARCOS CORTEZ

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo aborda as vantagens e riscos relacionados às marcas próprias, a partir da perspectiva dos varejistas, assim como as estratégias para marca própria e o crescimento no mercado brasileiro. O artigo analisa as estratégias utilizadas por uma rede supermercadista nacional de grande porte no que se refere ao gerenciamento de suas marcas próprias, por meio de um estudo de caso. Os resultados evidenciaram existir duas linhas de produtos com estratégias de marcas próprias distintas: uma linha de produtos light (marca própria proprietária) e uma outra linha de produtos que leva o nome do supermercado estudado (marca própria endossada), classificadas como estratégia fantasia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study approaches the advantages and risks related to private labels under a retailers’ perspective, as well as the private label strategies and its growth in the Brazilian market. The paper analyses the strategies used by a large Brazilian supermarket chain with regards to its private labels’ management, using the case study method. The results showed the existence of two private label lines of products, with different strategies: one line of light products (proprietary brand) and another line of products that carry the name of the supermarket under study (retail brand endorsement), both classified as using the fantasy positioning strategy.
  • SUCESSO EXPORTADOR: INFLUÊNCIA DA ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA, ATITUDE E CAPACIDADE GERENCIAL Artigos

    CABRAL, JOSÉ EDNILSON DE OLIVEIRA; SILVA JÚNIOR, LUIZ ALBERTO DA

    Resumo em Português:

    RESUMO O aumento do nível de exportações, com reflexos positivos na balança comercial, é um dos elementos mais importantes para o crescimento sustentável de um país, significando, entre outras coisas, a redução de sua dependência financeira externa. Portanto, um fato que requer reflexão e análise é a alta taxa de empresas brasileiras que iniciam a atividade de exportação, mas não dão continuidade a ela. Nesse sentido, este estudo analisou a influência das dimensões relativas ao marketing estratégico, às atitudes e às percepções gerenciais sobre o sucesso exportador (continuidade) de empresas de pequeno e médio porte do Estado do Ceará. Com base no modelo conceitual formulado a partir da revisão das teorias e estudos empíricos sobre internacionalização de empresas e desempenho exportador, foi realizada, em 2003, uma pesquisa de campo envolvendo 35 empresas de pequeno e médio portes no Ceará, utilizando questionário estruturado. O método de análise discriminante foi a técnica utilizada para identificar as diferenças estatísticas relevantes. Os resultados da pesquisa levaram à aceitação estatística das hipóteses formuladas de que os construtos orientação proativa, planejamento para exportação, atitude exportadora e capacidade gerencial incluem-se entre os fatores explicativos de sucesso, em termos de atividade exportadora continuada, das empresas pesquisadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study has the objective to assess the relationship of the strategic marketing and attitudes and managerial perceptions dimensions with export performance in small and medium firms of the Ceará state, categorized in two groups: frequent exporters and sporadic exporters. It was based on the theoretical framework derived from the theories of firms’ internationalization and studies on export performance of small and medium firms, obtained through the literature review of researches approaching success factors in export by firms of several countries. To achieve the objective, it was carried out field research involving 35 small and medium firms in Ceará state, using structured questionnaire. The method of linear discriminant analysis was the technique used to identify the significant statistical differences between the two groups of firms. It was verified that the studied dimensions presented relationship statistically significant with frequent exporters firms, confirming the formulated hypotheses. It is concluded that these constructs constitutes success factors for the activity exporter of the researched firms.
  • TEORIA DA AGÊNCIA E OS CONFLITOS ORGANIZACIONAIS: A INFLUÊNCIA DAS TRANSFERÊNCIAS E DAS PROMOÇÕES NOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA Artigos

    GODOY, PAULO DE; MARCON, ROSILENE

    Resumo em Português:

    RESUMO A capilaridade do setor bancário, com sua atuação distribuída em diversas cidades e, conseqüentemente, em milhares de agências, demanda como forma de bem representar a instituição tanto a promoção quanto a transferência de executivos para ocupar cargos de gerência em cidades e agências distintas, atuando assim como agentes dos proprietários/acionistas das instituições. Este trabalho analisa a existência de conflitos familiares em razão de uma promoção e/ou transferência, e se esses eventuais conflitos podem influenciar o comportamento do gerente, a ponto de produzir algum custo de agência. Para tanto, com base na Teoria da Agência e na literatura sobre conflitos organizacionais, pesquisou-se um grupo de gerentes de uma instituição financeira brasileira. Como resultado da aplicação de um questionário encontraram-se evidências de que os gerentes consultam suas famílias durante o processo de promoção e/ou transferência e que esse processo pode gerar conflitos entre os gerentes e seus familiares. Os resultados indicam que, na opinião dos gerentes pesquisados, eles podem ser influenciados por uma situação de promoção e/ou transferência, podendo ter sua atuação comprometida, gerando custos de agência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The capillarity of the financial sector, which performs its activities in several cities and consequently thousands of agencies demands, as a way to appropriately represent the institution, not only the promotion but also the transfer of executives to occupy management position in other cities and agencies acting as institutions’ owners/stockholders institutions. This paper analyzes the existence of familiar conflicts originated from a promotion and/or transfer and if these eventual conflicts may influence the managers behavior, in extent to produce some agency cost. Thus, based on the Agency Theory and organizational conflicts literature, a group of managers in a Brazilian financial institution was researched. As a result of a questionnaire application, the managers consult their families during the promotion and/or transfer process and that process may generate conflicts. The results indicate that, according to the researched managers, they can be influenced by a promotion and/or transference situation, being able to have their performance jeopardized, generating agency costs.
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