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RAE eletrônica, Volume: 5, Número: 2, Publicado: 2006
  • Editorial

    Bertero, Carlos Osmar
  • Formulação de estratégias de desenvolvimento baseado no conhecimento local Artigos

    Fernandes, Valdir; Sampaio, Carlos Alberto Cioce

    Resumo em Português:

    O planejamento e sua gestão para o ecodesenvolvimento, além de mitigar estratégias concretas de intervenção corretivas, devem também fomentar um novo critério de racionalidade social. A partir desse pressuposto, o objetivo do artigo é analisar experiências de aplicação das metodologias do planejamento estratégico participativo (PEP) e da gestão organizacional estratégica (SiGOS) que promovem o desenvolvimento endógeno. Foram avaliadas sete aplicações conjuntas das metodologias PEP/SiGOS no Estado de Santa Catarina. Em qualquer dos casos predominaram o timbre extra-organizacional (do entorno ao local) e a valorização do conhecimento popular local caracterizado pela capacidade de gerar demandas e propostas que não se distanciam nem se desvinculam das nuances e peculiaridades do quotidiano, a partir do olhar das próprias pessoas. O Estado abre sua atuação para outro ângulo, voltado para a percepção das capacidades e potencialidades locais, a partir de políticas de coordenação e promoção das iniciativas sociais.

    Resumo em Inglês:

    Planning and managing for eco-development in addition to softening intervention procedures also help to generate a new parameter for rationality. This can be demonstrated by the application of PEP (Participative Strategic Planning) and SiGOS (Strategic Organizational Management) as tool for the promotion of endogenous development. Seven experiences of application of both tools were reported in the Brazilian State of Santa Catarina. Findings point out that local knowledge, in the form of accumulation of tacit experiences by the population involved, are seminal for the generation of proposals making up a possible new developmental model. This opens up new roles for the civil society and for a revision of the traditional procedures of the Brazilian public administration, where the state patronizes and centralizes power strengthening bureaucracy and bureaucrats.
  • Valor em serviços educacionais Artigos

    Veludo-de-Oliveira, Tânia M.; Ikeda, Ana Akemi

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é estudar a criação e a entrega de valor em serviços educacionais na perspectiva do estudante. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o conceito de valor e uma análise dos resultados da pesquisa de campo. Foram feitas entrevistas em profundidade com alunos e ex-alunos de cursos de pós-graduação ligados ao curso de marketing. A técnica laddering, também conhecida por escalonamento ou escalada, foi empregada na entrevista e na análise e interpretação dos dados. Os resultados mostram que o valor para o aluno inclui cinco representações-chave: (i) o significado de compartilhar; (ii) a essência do aprender; (iii) o sentido de pertencer; (iv) a expressão do status e da autoconfiança; e (v) as visões sobre contribuições e deveres. Ao final, são feitas sugestões de como a escola pode oferecer valor em seus serviços.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to study the value creation in educational services, focusing on the student perspective. The literature review is mainly based on the concepts of customer value and means-end chain. In depth interviews with MBA, master and PhD students were made in order to identify the means-end chain elements. The laddering technique was used in both interviews and analysis of results. The student value is represented by five dimensions: (i) the meaning of sharing; (ii) the essence of learning; (iii) the sense of belonging; (iv) the status and self-confidence expression; and (v) insights about contributions and duties. Finally, some suggestions on how an education institution can offer value to students are addressed.
  • Seleção de cursos de educação continuada por executivos de empresas Artigos

    Moraes, Edmilson Alves de; Graeml, Alexandre Reis; Sanchez, Otávio Próspero; Mesquita, Frederico Scott Brusa

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os principais fatores considerados pelos executivos na escolha entre diferentes possibilidades de cursos de extensão com base em uma pesquisa realizada com 150 estudantes de cursos de extensão na FGV-EAESP. Após a análise dos dados, identificou-se que o prestígio da escola, a aplicabilidade do conteúdo ministrado e o foco teórico-prático do curso são fatores essenciais para a escolha de cursos de extensão pelos executivos pesquisados. Outro resultado interessante foi observado por meio da divisão dos estudantes em grupos com diferentes interesses, o que possibilitou a segmentação dos cursos para melhor atingir as expectativas dos estudantes. Curiosamente, a maior diferença entre grupos, encontrada por meio da aplicação de análise de clusters, foi entre pessoas que preferem classes homogêneas e as que preferem participar de turmas mais heterogêneas, heterogeneidade esta caracterizada por diferentes posições hierárquicas, formação profissional e área de atuação das empresas em que trabalham.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the main factors used by executives to choose among different continuing education courses. It is based upon a survey that was carried out with 150 students attending these courses at the São Paulo School of Business - Getulio Vargas Foundation in São Paulo, Brazil. Data showed that school prestige, applicability of the proposed content and the theoretical/practical focus are essential for the decision about attending course at FGV-EAESP. Another interesting finding was that students could be divided in groups with different interests, which is an invitation to schools to segment their courses, in order to better meet their students' expectations. Curiously, the greatest difference between groups was found after a cluster analysis technique was applied. One group preferred homogeneous classes and the other preferred heterogeneous classes, made up of classmates with differing background, hierarchical positions and working in different industries.
  • Processo de aprendizagem organizacional e desempenho empresarial: o caso da indústria eletroeletrônica no Brasil Artigos

    Perin, Marcelo Gattermann; Sampaio, Cláudio Hoffmann; Duhá, André Hartmann; Bitencourt, Cláudia Cristina

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é o de investigar a relação entre as diferentes dimensões do processo de aprendizagem, a intensidade de reação das organizações aos eventos do mercado e os resultados que são alcançados. Para isso, foi desenvolvido e testado um modelo teórico, contendo as relações hipotetizadas entre os referidos elementos organizacionais, aplicando a técnica de modelagem de equações estruturais. O estudo demonstrou que a orientação para aprendizagem pode potencializar significativamente a aprendizagem de ciclo simples e de ciclo duplo nas organizações, afetando direta e indiretamente a capacidade de resposta da empresa.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the relationship between the dimensions of the learning process, the intensity of organizational reaction to market events and the results obtained. A theoretical model has been proposed complying with the hypothetical relationships of organizational elements. It was tested through the application of SEM. The study shows that the learning orientation could significantly increase the simple and double learning cycle in organizations, thus affecting directly and indirectly the answering capacity of a company.
  • Organização científica do trabalho reinventa um mercado tradicional: o caso do fitness Artigos

    Pinheiro, Ivan Antônio; Pinheiro, Rodrigo Reszka

    Resumo em Português:

    No setor de fitness, que cresce em expressão econômica, percebe-se um movimento que poderia sugerir um retrocesso: a adoção dos princípios e das técnicas da organização científica do trabalho (OCT) combinadas ao sistema de franquia, ambos práticas de gestão já consolidadas. Chama ainda a atenção o fato de o fenômeno ocorrer em um segmento supostamente refratário a essa adoção, sobretudo porque é valorizado como uma atividade artística em que predominam as competências pessoais, algumas tidas como habilidades inatas, efetivos talentos pessoais, a exemplo da criatividade. O objetivo principal deste trabalho é responder à seguinte questão: seriam a OCT, a criatividade e a inovação construtos incompatíveis entre si? Para realizar o seu intento, os autores combinam as informações coletadas em websites e entrevistas, bem como as suas próprias observações. Ao final, sugere-se que as repercussões no ambiente analisado, apesar de já se revelarem significativas, estão ainda em estágio inicial.

    Resumo em Inglês:

    In the fast growing fitness industry the use of scientific organization of work might suggest a backward trend. These managerial practices are also associated with franchising as a business model. It is paradoxical because the industry is averse to the practices and to the business model as well because the fitness is valued as an artistic activity where personal skills, sometimes considered inborn, such as individual gifts and creativity should predominate. The main goal of this article is to answer the following question: are scientific organization of work, creativity and innovation compatible at all? The attempt to answer was made possible by visiting many websites, interviewing people and observingthe fitness businesses. It was found that at the organizational level the scientific organization of work is a limitation to creativity and innovation, but not eliminating them entirely. Thus the paradox remains and might bring further developments.
  • Tempo de mudanças: sobrevivência de um hospital público Artigos

    Cherchiglia, Mariângela Leal; Dallari, Sueli Gandolfi

    Resumo em Português:

    Em um contexto de globalização e reforma do Estado, as organizações de saúde vêm experimentando pressões para aumentarem a eficiência e a efetividade. Ocorreram mudanças nos métodos de financiamento e remuneração das ações de saúde e introdução de novos agentes de regulação. Neste estudo é discutido como esse ambiente - com restrições orçamentárias e novas regras do jogo - acarretou adaptações e mudanças institucionais em um hospital público. Foi realizado um estudo de caso no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e foram analisados indicadores selecionados de produção entre 1994-2000 e a percepção dos trabalhadores e gerência sobre as mudanças institucionais. Para análise da percepção foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o corpo diretivo e grupos focais com os trabalhadores. Para contornar esse ambiente de "turbulências", o Hospital das Clínicas implementou estratégias racionalizadoras e adaptativas de mudança organizacional, aumento da produção e busca de novos parceiros-financiadores.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian health organizations have been forced to increase its efficiency and effectiveness. Changes in hospitals are observed in ways of financing and remuneration, due to the introduction of new regulation agents. The aim of this study was to know how this reforming environment, with budgetary restrictions and new game rules, was inductive of institutional adaptations in a public university hospital. A case study was carried out within the Hospital of Federal University of Minas Gerais (HC/UFMG) in order to analyze the behavior of selected production indicators for the period between 1994 and 2000. To understand how the workers and the management perceived the changes, partially structured interviews with the directive body as well as focal groups with the workers were conducted. Findings showed that in order to find a path for survival in an unstable and turbulent environment, the HC/UFMG implemented organizational strategies for adaptation, increased production and search for new supportive partners.
  • Evasão em curso via internet: explorando variáveis explicativas Artigos

    Abbad, Gardênia; Carvalho, Renata Silveira; Zerbini, Thaís

    Resumo em Português:

    Apesar da importância dos cursos a distância como ferramenta de desenvolvimento de competências humanas para o trabalho, há poucas pesquisas que avaliam esses cursos e, em particular, os índices de evasão. O objetivo deste trabalho é identificar variáveis explicativas da evasão em um curso gratuito a distância, via Internet, oferecido em nível nacional. Evasão refere-se à desistência definitiva do aluno em qualquer etapa do curso. As variáveis antecedentes incluíram dados demográficos e de uso dos recursos eletrônicos. Optou-se pela análise de regressão logística pela natureza categórica da variável critério (concluinte versus não concluinte). Os resultados mostram que os alunos não concluintes são aqueles que tendem a não utilizar os recursos eletrônicos de interação (mural de notícias, chats, troca de mensagens eletrônicas). São discutidas as implicações teóricas e metodológicas dos achados, a necessidade de inclusão de variáveis motivacionais, cognitivas e contextuais, bem como suas possíveis interações em modelos multivariados explicativos de evasão.

    Resumo em Inglês:

    There are few studies on the evaluation of distance courses, especially dropout rates, in spite of their importance as a tool to develop human competences for the work. The purpose of the present paper is to identify variables that explain dropout rates in a free distance course offered through Internet at national level. In this study we consider dropout when the student quits definitely the course at any moment. The antecedent variables included demographic data and the use of electronic resources. We choose the analysis of logistic regression according to the categorical nature of the criterion variable (those who finished versus those who did not finish the course). The results show that students who did not finish the course are those who are not inclined to use the electronic resources of interactivity (notice boards, chats, exchange of electronic messages). The theoretical and methodological implications of the conclusions are discussed, as well as the need to include motivational, cognitive and contextual variables, and their possible interactions, in multivariate models explaining dropout.
  • A confiança nos relacionamentos interorganizacionais: o campo da biotecnologia em análise Artigos

    Cunha, Cleverson Renan da; Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes

    Resumo em Português:

    A confiança tem sido destacada como um instrumento vital para a realização de parcerias mais flexíveis e eficientes, em detrimento de instrumentos de controle coercitivo. Isso é ainda mais evidente, em campos organizacionais que trabalham com inovação e conhecimento de fronteira, como na biotecnologia. Assim, buscou-se analisar a dinâmica da confiança no processo de desenvolvimento dos relacionamentos interorganizacionais que visam à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços em empresas de biotecnologia de saúde humana no Brasil. A análise evidenciou a importância da confiança para a realização das parcerias, demonstrando a existência de dois domínios: das relações interorganizacionais e das relações interpessoais, com a preponderância do último em decorrência do baixo nível de institucionalização dos sistemas abstratos que fundamentam a confiança interorganizacional.

    Resumo em Inglês:

    Trust has been highlighted as a vital for the accomplishment of more flexible and efficient partnerships - rather than coercive control instruments - mainly in organizational fields, which deal with innovation and frontier knowledge, like biotechnology. The article analyses the dynamics of trust in the developmental process of interorganizational relationship directed at researching and developing new products and/or services in human health biotechnology in Brazilian companies. Analysis of the cases identified trust as vitally important for the establishment of partnerships opening up two domains: interorganizational and interpersonal relationships, being the latter as more important.
  • A construção do consenso ultraliberal Resenhas

    Vieira, Rosa Maria
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