Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 64, Número: 2, Publicado: 2024
  • GAMIFICAÇÃO E AVERSÃO AO RISCO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO Artigos

    Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Soares, Ana Maria Jerônimo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo avalia se o uso da gamificação no ensino de empreendedorismo está associado à redução da aversão ao risco por parte de estudantes de Administração em nível técnico. Como teoria principal, foi utilizada a Teoria do Prospecto Cumulativa. A pesquisa foi conduzida em um Instituto Federal (IF) de ensino. Utilizamos uma amostra de 191 participantes, e o instrumento de pesquisa foi aplicado no início da disciplina e no seu fechamento. A análise dos dados incluiu os métodos diferenças-em-diferenças, pareamento por escores de propensão, e regressão quantílica. Os resultados indicam que, após a implementação da prática pedagógica gamificada, houve um aumento na propensão dos participantes em assumir riscos relacionados às decisões de alocações financeiras e escolha ocupacional. Isso corrobora o papel da gamificação no desenvolvimento de competências empreendedoras ao revelar que seu uso auxilia na preparação dos estudantes para lidar com incertezas e riscos calculados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este ensayo evalúa si el uso de la gamificación en la educación empresarial está asociado con una reducción en la aversión al riesgo entre los estudiantes de Administración de Empresas a nivel técnico. Como marco teórico, se utilizó la teoría prospectiva acumulativa. La investigación se realizó en un Instituto Federal (IF) de educación. Utilizamos una muestra de 191 participantes y el instrumento de investigación se aplicó al comienzo y al final de la asignatura. El análisis de los datos incluyó los métodos de diferencia en diferencias, emparejamiento por puntuación de propensión y regresión cuantílica. Los resultados indican que, después de la implementación de la práctica pedagógica gamificada, hubo un aumento en la propensión de los participantes a asumir riesgos relacionados con decisiones de asignación financiera y opción laboral. Esto corrobora el papel de la gamificación en el desarrollo de habilidades empresariales al revelar que su uso ayuda a preparar a los estudiantes para lidiar con incertidumbres y riesgos calculados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article evaluates whether the use of gamification in entrepreneurship education is associated with a reduction in risk aversion among students studying at the technical level of Business Administration. As a theoretical framework, we used the Cumulative Prospect Theory. The research was conducted at a Brazilian Federal Institute (IF) of education. We used a sample of 191 participants, and the research instrument was applied at the beginning and end of the course. The data analysis included the Difference-in-Difference, Propensity Score Matching, and Quantile Regression methods. The results indicate that, after the implementation of the gamified pedagogical practice, there was an increase in the participants’ propensity to assume risks related to financial allocation decisions and occupational choices. This corroborates the role of gamification in the development of entrepreneurial skills by revealing that its use aids in preparing students to deal with uncertainties and calculated risks.
  • DETERMINANTES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS MEXICANAS DE CARNES Artigos

    García, Hugo César Enríquez; Ruíz, Javier Gonzalo Rodríguez

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aborda a relevância de as PMEs competirem nos mercados globais. O objetivo principal desta pesquisa empírica é encontrar os determinantes que permitem às empresas mexicanas TIF (Tipo Inspección Federal) exportar seus produtos nos mercados internacionais. Os principais métodos implementados foram: 1) uma pesquisa com escalas Likert realizada na indústria de carnes mexicana, considerando como público-alvo CEOs e gerentes; 2) a técnica econométrica probit que ajudou a demonstrar duas hipótesis como determinantes para a internacionalização das PMEs. Os resultados sugerem que a segurança dos alimentos (HACCP- H14) é relevante para a exportação e a satisfação de consumidores e fornecedores (SCPEXP- H12) estimula a internacionalização. Esses resultados também complementam as teorias clássicas de internacionalização descritas no referencial teórico, como o modelo Uppsala.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza la importancia de que las pequeñas y medianas empresas (PYME) compitan en los mercados globales. El principal objetivo de esta investigación empírica es encontrar los determinantes que permiten a las empresas mexicanas clasificadas como TIF (Tipo Inspección Federal) exportar sus productos a los mercados internacionales. Los métodos implementados fueron: 1) una encuesta con escalas Likert dirigida a directores generales y gerentes de la industria cárnica mexicana; y 2) la técnica econométrica probit que ayudó a demostrar dos hipótesis como determinantes para la internacionalización de las PYME. Los resultados sugieren que la seguridad alimentaria (HACCP-H14) es un factor relevante para exportar y la satisfacción cliente-proveedor (SCPEXP-H12) posibilita aspirar a la internacionalización. Estos hallazgos respaldan las teorías clásicas de internacionalización, como el modelo Uppsala, que se analizan en el marco teórico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the importance of small and medium-sized enterprises (SMEs) competing in global markets. The main objective of the empirical research presented is to identify the determinants that enable Mexican companies classified as TIF (Tipo Inspección Federal) to export their products to international markets. The research methods used included a Likert scale survey, targeting CEOs and managers in the Mexican meat industry, and the probit econometric technique that demonstrate two hypotheses. The results suggest that food safety (HACCP- H14) is an important factor for exporting, and customer-supplier satisfaction (SCPEXP- H12) makes it possible to aspire to internationalization. These findings support classical internationalization theories, such as the Uppsala model, which are discussed in the theoretical framework.
  • COMPORTAMENTO ECOEMPREENDEDOR NO CONTEXTO PANDÊMICO Artigos

    Prado, Nágela Bianca do; Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de; Pinto, Karen Esteves Fernandes; Voda, Ana Iolanda; Synodinos, Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo explora o comportamento ecoempreendedor no contexto da Covid-19, analisando a influência da obrigação moral e do engajamento ambiental na percepção de empatia, autoeficácia ecoempreendedora e criação de valor ambiental. Dados primários foram coletados de 130 participantes do Projeto Conexão Mata Atlântica. A análise dos dados foi realizada usando o PLS-SEM. Seis das oito hipóteses de pesquisa foram suportadas. O estudo confirmou que a percepção de empatia e autoeficácia é influenciada por níveis mais elevados de obrigação moral. Os resultados indicam que os ecoempreendedores mais engajados com o meio ambiente têm níveis mais altos de autoeficácia e criação de valor ambiental. Foi contrariada a premissa de que um sentimento de moralidade poderia impactar positivamente a criação de valor ambiental decorrente do negócio. A hipótese de que o engajamento ambiental influencia positivamente a empatia ecoempreendedora não foi confirmada. Os resultados demonstram a complexidade das relações entre as variáveis que medem o comportamento ecoempreendedor e a necessidade de explorar esses determinantes de características-chave. Assim, a pesquisa representa um avanço na temática do ecoempreendedorismo, abrindo-se uma nova direção para invetigações ao testar o poder explicativo de variáveis até então não testadas. Ela também oferece percepções práticas para formuladores de políticas e educadores envolvidos com o ecoempreendedorismo. Por fim, fazemos algumas reflexões à luz dos produtores rurais e das atividades rurais. Além disso, apresentamos contribuições diretamente relacionadas à Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este estudio exploramos el comportamiento ecoemprendedor en el contexto de la COVID-19 analizando la influencia de la obligación moral y el compromiso ambiental en la percepción de empatía, autoeficacia ecoemprendedora y creación de valor ecológico. Los datos primarios se recolectaron de 130 participantes del Proyecto de Conexión del bosque Atlántico. El análisis de los datos se realizó mediante el PLS-SEM. Seis de las ocho hipótesis de la investigación fueron respaldadas. Nuestro estudio confirmó que la percepción de empatía y autoeficacia está influenciada por niveles más altos de obligación moral. Los resultados indican que los ecoemprendedores más comprometidos con el medio ambiente tienen niveles más altos de autoeficacia y creación de valor ecológico. Se contradijo la premisa de que un sentimiento de moralidad podría impactar positivamente en la creación de valor ecológico proveniente del negocio. La hipótesis de que el compromiso ambiental influya positivamente en la empatía ecoemprendedora no ha sido confirmada. El estudio demuestra la complejidad de las relaciones entre las variables que miden el comportamiento ecoemprendedor y la necesidad de explorar estos determinantes de características clave. Por lo tanto, avanzamos en el tema del ecoemprendimiento abriendo una nueva dirección de investigación al probar el poder explicativo de variables hasta ahora no probadas. La investigación también ofrece conocimientos prácticos para los formuladores de políticas y los educadores relacionados con el espíritu empresarial ecológico. Asimismo, hacemos algunas consideraciones sobre los productores y las actividades rurales. Además, presentamos contribuciones directamente relacionadas con la Agenda de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de la ONU.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study, we examined ecopreneurial behavior in the COVID-19 context by analyzing the influence of moral obligation and environmental engagement on the perception of empathy, ecopreneurial self-efficacy, and environmental value creation. Primary data was collected from 130 Atlantic Forest Connection Project participants. Data analysis was performed using PLS-SEM. Six of eight hypotheses were supported. Our study confirmed that empathy and self-efficacy perception are influenced by higher moral obligation levels. Results also indicate that more environmentally engaged ecopreneurs have higher levels of self-efficacy and environmental value creation. On the other hand, the premise that a feeling of morality could positively impact environmental value creation arising from the business was contradicted. Similarly, the hypothesis that environmental engagement positively influences ecopreneurial empathy has not been confirmed. Thus, we advanced on ecopreneurship by opening a new research direction for testing the explanatory power of variables that have not been tested so far. The research also offers practical insights for policymakers and educators involved with ecopreneurship. In the same way, we shed light on farmers and agriculture. Additionally, we present contributions directly related to the UN Sustainable Development Goals (SDG) Agenda.
  • UMA TEORIA DO PRESENTEÍSMO PARA ALÉM DA DOENÇA E UMA FERRAMENTA PARA SUA MENSURAÇÃO Artigos

    Yılmaz, Salim; Söyük, Selma

    Resumo em Português:

    RESUMO Quando o presenteísmo foi introduzido, tratava-se de uma questão limitada ao fato das pessoas irem trabalhar mesmo doentes. Nos últimos anos, no entanto, surgiram outras perspectivas, defendendo que também deve ser considerado presenteísmo todo assunto que não esteja necessariamente relacionado à atividade laboral, mas que possa ter efeito sobre o desempenho do trabalhador ou incorra em alguma ação durante o horário de trabalho. A presente pesquisa tem como objetivo redefinir o conceito de presenteísmo no âmbito dos comportamentos dos trabalhadores da área da saúde e contribuir para a literatura, oferecendo uma escala para sua mensuração. O estudo foi realizado com 431 profissionais de saúde em nove hospitais públicos e quatro hospitais privados/fundacionais. O presenteísmo foi associado positivamente ao esgotamento profissional e negativamente com a felicidade no trabalho. Pessoas mais jovens mostraram comportamentos de presenteísmo mais elevados do que as pessoas mais velhas e do que aquelas que trabalhavam nove horas ou mais por dia. A escala foi aplicada a profissionais de saúde, mas apresenta um desenho estrutural que pode ser aplicado em outras áreas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Inicialmente, el término presentismo se aplicaba solamente en los casos de personas que iban a trabajar incluso estando enfermas. Sin embargo, en los últimos años, surgieron otras perspectivas que argumentan que también debe considerarse presentismo todo tema que no necesariamente esté relacionado con la actividad laboral, pero que afecte el desempeño del trabajador o implique alguna acción durante la jornada laboral . Esta investigación tiene como objetivo redefinir el presentismo en el ámbito del comportamiento de los trabajadores de la salud y contribuir a la literatura al ofrecer una escala para su medición. El estudio se realizó con 431 profesionales de la salud de 9 hospitales públicos y 4 privados/fundaciones. El presentismo se asoció positivamente con el agotamiento y negativamente con la felicidad en el trabajo. Las personas más jóvenes mostraron comportamientos de presentismo más altos que las personas mayores y las que trabajaban 9 horas o más al día. Esta escala, que se aplicó a profesionales de la salud, tiene un diseño estructural que permite que se aplique a otras áreas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The first definition of presenteeism was limited to individuals who attended work despite being unwell. Over the past 15 years, other perspectives have expanded the concept to encompass any non-work-related factors influencing behavior during working hours. This research aims to redefine presenteeism within the context of healthcare workers' behaviors and contribute to the literature by introducing a measurement scale. The study involved 431 healthcare professionals across nine public and four private/foundation hospitals. Presenteeism was associated positively with burnout and negatively with happiness at work. Younger people showed higher levels of presenteeism compared to their older counterparts, as did those who worked nine hours or more per day. Although the scale was applied to healthcare professionals, its framework holds potential for use in other areas.
  • GOVERNADOS EM SEUS PRÓPRIOS TERMOS: PROSSUMO DE FÃS EM RELAÇÃO AOS PARATEXTOS MIDIÁTICOS DE VINGADORES: ULTIMATO Artigos

    Moura, Bruno Melo; Souza-Leão, André Luiz Maranhão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Com base no referencial foucaultiano, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como o prossumo dos fãs em relação ao paratexto dos produtos midiáticos revela a governamentalidade de consumidores. Para investigar esse fenômeno, uma genealogia foucaltiana netnográfica foi aqui adotada como método para analisar a interação entre os fãs como respostas aos paratextos midiáticos do filme Vingadores: Ultimato. Os resultados mostraram que a opinião dos fãs variou desde o reconhecimento da qualidade dos paratextos até a decepção com eles. Assim, é possível afirmar que o fã se orienta a ser regido pela indústria do entretenimento a fim de resguardar sua própria condição.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Con base en el marco foucaultiano, la presente investigación tiene como objetivo analizar cómo el prosumo de los fanáticos hacia el paratexto de los productos mediáticos revela la gubernamentalidad de los consumidores. Para investigar este fenómeno, se adoptó la genealogía foucaultiana netnográfica como método para analizar la interacción entre los fanes como respuesta a los paratextos mediáticos de la película Avengers: Endgame. Los resultados han mostrado que la opinión de los fanes varió desde reconocer la calidad de los paratextos hasta sentirse decepcionados con ellos. Así, es posible afirmar que los fanes se inclinan a regirse por la industria del entretenimiento para salvaguardar su propia condición.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the Foucauldian framework, this research aims to analyze how fans’ prosumption of media products’ paratext reveals consumers’ governmentality. The Netnographic Foucauldian Genealogy was adopted to analyze the fans’ interaction with media paratexts of the movie Avengers: Endgame. Results show that fans’ opinions ranged from acknowledging the quality of paratexts to feeling disappointed with them. Thus, it is possible to state that fans allow themselves to be governed by the entertainment industry to safeguard their fan condition.
  • Efeito da inovação ambiental sobre a sustentabilidade no setor hoteleiro Artículos

    Rubio, Karen Martínez; Martínez, Elva Esther Vargas; Cruz, Alejandro Delgado

    Resumo em Português:

    RESUMO Diante da crescente preocupação com a degradação ambiental em destinos turísticos, as empresas hoteleiras estão implementando novas capacidades para neutralizar os danos causados e melhorar suas práticas sustentáveis. O objetivo desta pesquisa é analisar o efeito da inovação sobre as práticas de sustentabilidade a partir de uma abordagem ambiental, com base na perspectiva dos trabalhadores dos hotéis na Riviera Maya, México. O estudo é baseado em uma abordagem quantitativa com um desenho não experimental, transversal e explicativo. A técnica utilizada foi a Modelagem da Equação Estrutural Parcial dos Mínimos Quadrados (PLS-SEM), considerando como amostra 386 funcionários de hotéis. Os resultados mostram que a inovação ambiental tem um efeito significativo e positivo sobre a sustentabilidade ambiental. Conclui-se que os hotéis devem direcionar seus esforços para o desenvolvimento e implementação de estratégias para melhorar sua capacidade de inovação e sustentabilidade em termos ambientais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Ante la creciente preocupación por la degradación ambiental en los destinos turísticos, las empresas hoteleras están implementando nuevas capacidades para contrarrestar los estragos generados y mejorar sus prácticas sustentables. El objetivo de investigación es analizar el efecto de la innovación sobre las prácticas de sustentabilidad desde un enfoque ambiental, a partir de la perspectiva de los trabajadores del sector hotelero de la Riviera Maya, México. El estudio se basa en un enfoque cuantitativo de diseño no experimental, transversal y de alcance explicativo. La técnica utilizada fue la modelación de ecuaciones estructurales por mínimos cuadrados parciales (PLS-SEM); con una muestra de 386 empleados de la hotelería. Los resultados evidencian que la innovación ambiental tiene un efecto significativo y positivo sobre la sustentabilidad ambiental. Se concluye que los hoteles deben orientar sus esfuerzos hacia el desarrollo e implementación de estrategias para mejorar su capacidad de innovación y sustentabilidad en términos ambientales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Given the growing concern about environmental degradation in tourist destinations, hotel companies are implementing new capabilities to counteract the damage caused and improve their sustainable practices. The objective of this research is to analyze the effect of innovation on sustainability practices from an environmental approach, from the perspective of hotel workers in the Riviera Maya, Mexico. The study is based on a quantitative approach of non-experimental, cross-sectional, and explanatory design. The technique used was Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM), considering a sample of 386 employees of hotels. The results show that environmental innovation has a significant and positive effect on environmental sustainability. It is concluded that hotels should direct their efforts towards the development and implementation of strategies to improve their capacity for innovation and sustainability in environmental terms.
  • EPISTEMOLOGIA(S) NA GOVERNANÇA CORPORATIVA: EXISTE REALMENTE ESCOLHA? Pensata

    Galanos, Aliki Karagrigoriou; Dutra, Vanessa Rabelo; Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br