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COMPORTAMENTO ECOEMPREENDEDOR NO CONTEXTO PANDÊMICO

RESUMO

Este estudo explora o comportamento ecoempreendedor no contexto da Covid-19, analisando a influência da obrigação moral e do engajamento ambiental na percepção de empatia, autoeficácia ecoempreendedora e criação de valor ambiental. Dados primários foram coletados de 130 participantes do Projeto Conexão Mata Atlântica. A análise dos dados foi realizada usando o PLS-SEM. Seis das oito hipóteses de pesquisa foram suportadas. O estudo confirmou que a percepção de empatia e autoeficácia é influenciada por níveis mais elevados de obrigação moral. Os resultados indicam que os ecoempreendedores mais engajados com o meio ambiente têm níveis mais altos de autoeficácia e criação de valor ambiental. Foi contrariada a premissa de que um sentimento de moralidade poderia impactar positivamente a criação de valor ambiental decorrente do negócio. A hipótese de que o engajamento ambiental influencia positivamente a empatia ecoempreendedora não foi confirmada. Os resultados demonstram a complexidade das relações entre as variáveis que medem o comportamento ecoempreendedor e a necessidade de explorar esses determinantes de características-chave. Assim, a pesquisa representa um avanço na temática do ecoempreendedorismo, abrindo-se uma nova direção para invetigações ao testar o poder explicativo de variáveis até então não testadas. Ela também oferece percepções práticas para formuladores de políticas e educadores envolvidos com o ecoempreendedorismo. Por fim, fazemos algumas reflexões à luz dos produtores rurais e das atividades rurais. Além disso, apresentamos contribuições diretamente relacionadas à Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Palavras-Chave:
ecoempreendedorismo; sustentabilidade; país em desenvolvimento; pandemia; objetivos de desenvolvimento sustentável

ABSTRACT

In this study, we examined ecopreneurial behavior in the COVID-19 context by analyzing the influence of moral obligation and environmental engagement on the perception of empathy, ecopreneurial self-efficacy, and environmental value creation. Primary data was collected from 130 Atlantic Forest Connection Project participants. Data analysis was performed using PLS-SEM. Six of eight hypotheses were supported. Our study confirmed that empathy and self-efficacy perception are influenced by higher moral obligation levels. Results also indicate that more environmentally engaged ecopreneurs have higher levels of self-efficacy and environmental value creation. On the other hand, the premise that a feeling of morality could positively impact environmental value creation arising from the business was contradicted. Similarly, the hypothesis that environmental engagement positively influences ecopreneurial empathy has not been confirmed. Thus, we advanced on ecopreneurship by opening a new research direction for testing the explanatory power of variables that have not been tested so far. The research also offers practical insights for policymakers and educators involved with ecopreneurship. In the same way, we shed light on farmers and agriculture. Additionally, we present contributions directly related to the UN Sustainable Development Goals (SDG) Agenda.

Keywords:
ecopreneurship; sustainability; developing country; pandemic; sustainable development goals

RESUMEN

En este estudio exploramos el comportamiento ecoemprendedor en el contexto de la COVID-19 analizando la influencia de la obligación moral y el compromiso ambiental en la percepción de empatía, autoeficacia ecoemprendedora y creación de valor ecológico. Los datos primarios se recolectaron de 130 participantes del Proyecto de Conexión del bosque Atlántico. El análisis de los datos se realizó mediante el PLS-SEM. Seis de las ocho hipótesis de la investigación fueron respaldadas. Nuestro estudio confirmó que la percepción de empatía y autoeficacia está influenciada por niveles más altos de obligación moral. Los resultados indican que los ecoemprendedores más comprometidos con el medio ambiente tienen niveles más altos de autoeficacia y creación de valor ecológico. Se contradijo la premisa de que un sentimiento de moralidad podría impactar positivamente en la creación de valor ecológico proveniente del negocio. La hipótesis de que el compromiso ambiental influya positivamente en la empatía ecoemprendedora no ha sido confirmada. El estudio demuestra la complejidad de las relaciones entre las variables que miden el comportamiento ecoemprendedor y la necesidad de explorar estos determinantes de características clave. Por lo tanto, avanzamos en el tema del ecoemprendimiento abriendo una nueva dirección de investigación al probar el poder explicativo de variables hasta ahora no probadas. La investigación también ofrece conocimientos prácticos para los formuladores de políticas y los educadores relacionados con el espíritu empresarial ecológico. Asimismo, hacemos algunas consideraciones sobre los productores y las actividades rurales. Además, presentamos contribuciones directamente relacionadas con la Agenda de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de la ONU.

Palabras clave:
espíritu ecoemprendedor; sostenibilidad; país en desarrollo; pandemia; objetivos de desarrollo sostenible

INTRODUÇÃO

A pandemia da Covid-19 gerou uma crise sem precedentes e tornou-se fonte de transformações sociais inesperadas (Sharma et al., 2022Sharma, G. D., Kraus, S., Liguori, E., Bamel, U. K., & Chopra, R. (2022). Entrepreneurial challenges of COVID-19: Re-thinking entrepreneurship after the crisis. Journal of Small Business Management, 1-23. https://doi.org/10.1080/00472778.2022.2089676
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). A preocupação sanitária global causada pelo vírus impôs uma crise econômica de grandes proporções devido às medidas de distanciamento social adotadas na maioria dos países, o que trouxe à tona necessidades, como a de adaptação a uma nova realidade digital, a reorganização da cadeia de abastecimento e novas formas de reter clientes (Tampakoudis et al., 2021Tampakoudis, I., Noulas, A., Kiosses, N., & Drogalas, G. (2021). The effect of ESG on value creation from mergers and acquisitions. What changed during the COVID-19 pandemic? Corporate Governance: The International Journal of Business in Society, 21(6), 1117-1141. https://doi.org/10.1108/CG-10-2020-0448
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).

No auge da pandemia, os consumidores experimentaram mudanças significativas no comportamento de compra. Uma nova abordagem à saúde foi caracterizada pela interdependência entre saúde humana e ambiental (Tanveer et al., 2020Tanveer, F., Khalil, A. T., Ali, M., & Shinwari, Z. K. (2020). Ethics, pandemic and environment: Looking at the future of low middle income countries. International Journal for Equity in Health, 19(1), 182. https://doi.org/10.1186/s12939-020-01296-z
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). As pessoas tornaram-se mais seletivas em relação ao que compram ou consomem, ao mesmo tempo que passaram a ficar mais atentas ao consumo de determinados produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente (Bawakyillenuo & Agbelie, 2021Bawakyillenuo, S., & Agbelie, I. S. K. (2021). Environmental consciousness of entrepreneurs in Ghana: How do entrepreneur types, demographic characteristics and product competitiveness count? Sustainability, 13(16), 9139. https://doi.org/10.3390/su13169139
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). Coincidentemente, a consciência ambiental aumentou recentemente na sociedade em todos os níveis (Alwakid et al., 2021Alwakid, W., Aparicio, S., & Urbano, D. (2021). The influence of green entrepreneurship on sustainable development in Saudi Arabia: The role of formal institutions. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(10), 5433. https://doi.org/10.3390/ijerph18105433
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), provocando um aumento na procura por produtos ecologicamente corretos e, consequentemente, fortalecendo um mercado verde (Gupta & Dharwal, 2022Gupta, M., & Dharwal, M. (2022). Green entrepreneurship and sustainable development: A conceptual framework. Materials Today: Proceedings, 49, 3603-3606. https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.08.148
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).

A pandemia da Covid-19 e o aumento da consciência ambiental dos consumidores trouxeram oportunidades de negócios para empreendedores interessados em contribuir para melhorar o meio ambiente (Bawakyillenuo & Agbelie, 2021Bawakyillenuo, S., & Agbelie, I. S. K. (2021). Environmental consciousness of entrepreneurs in Ghana: How do entrepreneur types, demographic characteristics and product competitiveness count? Sustainability, 13(16), 9139. https://doi.org/10.3390/su13169139
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; Galindo-Martín et al., 2021Galindo-Martín, M.-Á., Castaño-Martínez, M.-S., & Méndez-Picazo, M.-T. (2021). Effects of the pandemic crisis on entrepreneurship and sustainable development. Journal of Business Research, 137, 345-353. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.08.053
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). Nesse contexto, o ecoempreendedorismo surgiu como uma nova frente de empreendedorismo, que une o ambientalismo ao espírito empreendedor, com potencial para avançar em direção a uma sociedade ecológica (Bawakyillenuo & Agbelie, 2021Bawakyillenuo, S., & Agbelie, I. S. K. (2021). Environmental consciousness of entrepreneurs in Ghana: How do entrepreneur types, demographic characteristics and product competitiveness count? Sustainability, 13(16), 9139. https://doi.org/10.3390/su13169139
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).

Ainda, desde a sua ratificação pelas Nações Unidas em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tornaram-se a estrutura global predominante para abordar o progresso social rumo à prosperidade de maneira sustentável. Ao mesmo tempo, as atividades empresariais têm sido consideradas como soluções potenciais para problemas ambientais e sociais (Dhahri et al., 2021Dhahri, S., Slimani, S., & Omri, A. (2021). Behavioral entrepreneurship for achieving the sustainable development goals. Technological Forecasting and Social Change, 165, 120561. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120561
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).

Numa definição geral, o ecoempreendedorismo tem as mesmas características básicas da atividade empreendedora, somadas à iniciativa dos empreendedores por meio de inovações sociais e ambientais para a sustentabilidade e a priorização de competências nesse sentido (Alwakid et al., 2021Alwakid, W., Aparicio, S., & Urbano, D. (2021). The influence of green entrepreneurship on sustainable development in Saudi Arabia: The role of formal institutions. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(10), 5433. https://doi.org/10.3390/ijerph18105433
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; Dhahri et al., 2021Dhahri, S., Slimani, S., & Omri, A. (2021). Behavioral entrepreneurship for achieving the sustainable development goals. Technological Forecasting and Social Change, 165, 120561. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120561
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; Gupta & Dharwal, 2022Gupta, M., & Dharwal, M. (2022). Green entrepreneurship and sustainable development: A conceptual framework. Materials Today: Proceedings, 49, 3603-3606. https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.08.148
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). O conceito está mais intimamente relacionado com a perspectiva do desenvolvimento sustentável e amplia a noção de ganhos nos negócios ao incluir desejos não financeiros (Soomro et al., 2020Soomro, B. A., Ghumro, I. A., & Shah, N. (2020). Green entrepreneurship inclination among the younger generation: An avenue towards a green economy. Sustainable Development, 28(4), 585-594. https://doi.org/10.1002/sd.2010
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) associados às necessidades do ambiente e da sociedade (Bawakyillenuo & Agbelie, 2021Bawakyillenuo, S., & Agbelie, I. S. K. (2021). Environmental consciousness of entrepreneurs in Ghana: How do entrepreneur types, demographic characteristics and product competitiveness count? Sustainability, 13(16), 9139. https://doi.org/10.3390/su13169139
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).

As características básicas de um empreendedor geralmente incluem autoeficácia, propensão ao risco, planejamento, reconhecimento de oportunidades e persistência. No caso dos subtipos empreendedores orientados para a sustentabilidade, muito se fala sobre empatia, obrigação moral e engajamento ambiental (Hockerts, 2017Hockerts, K. (2017). Determinants of social entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 41(1), 105-130. https://doi.org/10.1111/etap.12171
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; Kaida & Kaida, 2019Kaida, N., & Kaida, K. (2019). Positive associations of optimism-pessimism orientation with pro-environmental behavior and subjective well-being: A longitudinal study on quality of life and everyday behavior. Quality of Life Research, 28(12), 3323-3332. https://doi.org/10.1007/s11136-019-02273-y
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; Prado et al., 2022Prado, N. B. Do, Moraes, G., Fischer, B. B., Anholon, R., & Rampasso, I. S. (2022). Antecedents of environmental value creation: An analysis with ecopreneurs in a developing country. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, 29(8), 1-16. https://doi.org/10.1080/13504509.2022.2080296
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). Em relação aos ecoempreendedores, as pesquisas têm indicado eles são solucionadores de problemas que conseguem aplicar inovação e pensamento crítico para enfrentar desafios (Bawakyillenuo & Agbelie, 2021Bawakyillenuo, S., & Agbelie, I. S. K. (2021). Environmental consciousness of entrepreneurs in Ghana: How do entrepreneur types, demographic characteristics and product competitiveness count? Sustainability, 13(16), 9139. https://doi.org/10.3390/su13169139
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) ao mesmo tempo que dependem de uma motivação para colocar suas ideias em prática (Dhahri et al., 2021Dhahri, S., Slimani, S., & Omri, A. (2021). Behavioral entrepreneurship for achieving the sustainable development goals. Technological Forecasting and Social Change, 165, 120561. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120561
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). Essa característica requer mais estudos sobre o tema, uma vez que existe um consenso de que o empreendedorismo é um catalisador essencial na criação de emprego e no desenvolvimento do país (Audretsch et al., 2023Audretsch, D. B., Belitski, M., Eichler, G. M., & Schwarz, E. (2023). Entrepreneurial ecosystems, institutional quality, and the unexpected role of the sustainability orientation of entrepreneurs. Small Business Economics, 0123456789. https://doi.org/10.1007/s11187-023-00763-5
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), e as modalidades de empreendedorismo sustentável são canais para que se alcance os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Tal como discutido acima, o contexto da pandemia também lança luz sobre as oportunidades de mercado em torno de bens e serviços mais ecológicos. Isso tem aumentado o lançamento de empreendimentos voltados à esfera ambiental (Dabbous et al., 2023Dabbous, A., Barakat, K. A., & Kraus, S. (2023, March). The impact of digitalization on entrepreneurial activity and sustainable competitiveness: A panel data analysis. Technology in Society, 73, 102224. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2023.102224
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; Manoj et al., 2020Manoj, M., Das, A. R,, Chandran, A., & Mandal, S. (2020). Antecedents of environmental engagement and environmental learning behaviour. Journal of Hospitality and Tourism Insights, 3(4), 431-450. https://doi.org/10.1108/JHTI-01-2020-0001
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; Severo et al., 2021Severo, E. A., Guimarães, J. C. F. De, & Dellarmelin, M. L. (2021). Impact of the COVID-19 pandemic on environmental awareness, sustainable consumption and social responsibility: Evidence from generations in Brazil and Portugal. Journal of Cleaner Production, 286, 124947. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.124947
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). Contudo, para incentivar o ecoempreendedorismo, é essencial compreender suas características e comportamentos, bem como as motivações que ainda se encontram na fase inicial de investigação por parte dos acadêmicos (Yasir et al., 2023Yasir, N., Babar, M., Mehmood, H. S., Xie, R., & Guo, G. (2023). The environmental values play a role in the development of green entrepreneurship to achieve sustainable entrepreneurial intention. Sustainability, 15(8), 6451. https://doi.org/10.3390/su15086451
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). Emerge assim um campo de investigação estimulante, onde o estudo do ecoempreendedorismo pode aumentar a riqueza e a eficiência econômica num país em desenvolvimento (Annamdevula et al., 2023Annamdevula, S., Nudurupati, S. S., Pappu, R. P., & Sinha, R. (2023). Moral obligation for recycling among youth: Extended models of the theory of planned behaviour. Young Consumers, 24(2), 165-183. https://doi.org/10.1108/YC-05-2022-1520
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; Hoogendoorn et al., 2020Hoogendoorn, B., Zwan, P. van der, & Thurik, R. (2020). Goal heterogeneity at start-up: Are greener start-ups more innovative? Research Policy, 49(10), 104061. https://doi.org/10.1016/j.respol.2020.104061
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).

Assim, pretendemos aqui responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a influência da obrigação moral e do engajamento ambiental na empatia, na autoeficácia e na criação de valor ambiental em ecoempresas? Mais especificamente, o presente estudo visa examinar o comportamento ecoempreendedor no contexto da pandemia da Covid-19, analisando a influência da obrigação moral e do engajamento ambiental - que são antecedentes comportamentais impulsionados por esse contexto disruptivo - na percepção de empatia, autoeficácia ecoempreendedora e criação de valor ambiental.

O presente estudo baseia-se em três suposições principais, contribuindo para o contexto do empreendedorismo e das questões voltadas a sustentabilidade social e ambiental no Brasil. Em primeiro lugar, reconhece o papel crucial do empreendedorismo centrado na sustentabilidade na busca do desenvolvimento sustentável e no avanço da Agenda dos ODS (Dhahri et al., 2021Dhahri, S., Slimani, S., & Omri, A. (2021). Behavioral entrepreneurship for achieving the sustainable development goals. Technological Forecasting and Social Change, 165, 120561. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120561
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; Gurău & Dana, 2018Gurău, C., & Dana, L.-P. (2018). Environmentally-driven community entrepreneurship: Mapping the link between natural environment, local community and entrepreneurship. Technological Forecasting and Social Change, 129, 221-231. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017.11.023
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; Rodríguez-García et al., 2019Rodríguez-García, M., Guijarro-García, M., & Carrilero-Castillo, A. (2019). An overview of ecopreneurship, eco-innovation, and the ecological sector. Sustainability, 11(10), 2909. https://doi.org/10.3390/su11102909
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) - em outras palavras, a pesquisa enfatiza a importância do ecoempreendedorismo como um campo emergente de investigação, uma vez que essa área tem exigido uma maior exploração do papel das atividades empreendedoras na promoção de benefícios econômicos e não econômicos para os investidores e a sociedade em geral, como demonstrado em o trabalho de Alwakid et al. (2021)Alwakid, W., Aparicio, S., & Urbano, D. (2021). The influence of green entrepreneurship on sustainable development in Saudi Arabia: The role of formal institutions. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(10), 5433. https://doi.org/10.3390/ijerph18105433
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. Em segundo lugar, existe uma lacuna na compreensão de como o empreendedorismo e os empreendedores apoiaram a mudança social impulsionada pela pandemia, e esse estudo tenta compreender melhor este fenômeno (Sharma et al., 2022Sharma, G. D., Kraus, S., Liguori, E., Bamel, U. K., & Chopra, R. (2022). Entrepreneurial challenges of COVID-19: Re-thinking entrepreneurship after the crisis. Journal of Small Business Management, 1-23. https://doi.org/10.1080/00472778.2022.2089676
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). Terceiro, em mercados emergentes como o Brasil, há uma certa sensibilidade às questões ambientais e um esforço para combiná-las com o empreendedorismo verde (Alwakid et al., 2021Alwakid, W., Aparicio, S., & Urbano, D. (2021). The influence of green entrepreneurship on sustainable development in Saudi Arabia: The role of formal institutions. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(10), 5433. https://doi.org/10.3390/ijerph18105433
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), uma vez que está comprovado que este subtipo de empreendedorismo traz crescimento econômico e melhoria ambiental (Gupta & Dharwal, 2022Gupta, M., & Dharwal, M. (2022). Green entrepreneurship and sustainable development: A conceptual framework. Materials Today: Proceedings, 49, 3603-3606. https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.08.148
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).

Nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão dos fatores que impulsionam os valores e comportamentos ecoempreendedores, que podem apoiar programas e investimentos públicos e privados para fortalecer o desenvolvimento sustentável no contexto brasileiro. Chamamos atenção também para nossa amostra composta por produtores rurais, considerados catalisadores na implementação de práticas sustentáveis na zona rural por meio da oferta de produtos sustentáveis. Assim, a originalidade desse trabalho reside na aplicação de um modelo empírico que analisa os efeitos das características empreendedoras umas sobre as outras, o que ainda não foi proposto na literatura, o que mostra que nosso modelo conceitual não segue uma abordagem convencional.

REVISÃO DA LITERATURA

Ecoempreendedorismo e desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável envolve objetivos voltados a sustentabilidade social, ambiental e econômica e é considerado uma força motriz por trás de várias políticas econômicas, contribuindo para a competitividade de um país a longo prazo com base no seu desenvolvimento social e econômico (Dabbous et al., 2023Dabbous, A., Barakat, K. A., & Kraus, S. (2023, March). The impact of digitalization on entrepreneurial activity and sustainable competitiveness: A panel data analysis. Technology in Society, 73, 102224. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2023.102224
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). Em resposta às preocupações crescentes sobre a degradação ambiental e a dada sua maior visibilidade, formuladores de políticas públicas e a sociedade em geral têm esperado dos empreendedores que contribuam para objetivos sociais e sustentáveis por meio de atividades empresariais igualmente sustentáveis (Audretsch et al., 2023Audretsch, D. B., Belitski, M., Eichler, G. M., & Schwarz, E. (2023). Entrepreneurial ecosystems, institutional quality, and the unexpected role of the sustainability orientation of entrepreneurs. Small Business Economics, 0123456789. https://doi.org/10.1007/s11187-023-00763-5
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). O empreendedorismo, reconhecido como uma fonte dinâmica de crescimento econômico, criação de emprego e inovação, desempenha um papel fundamental na otimização dos recursos disponíveis para criar valor econômico e social (Zhao et al., 2023Zhao, X., Xu, Y., Vasa, L., & Shahzad, U. (2023). Entrepreneurial ecosystem and urban innovation: Contextual findings in the lens of sustainable development from China. Technological Forecasting and Social Change, 191. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2023.122526
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).

Os empreendedores, quando alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável, são vistos como agentes para promover uma sociedade mais social e ambientalmente correta (Antolin-Lopez et al., 2019Antolin-Lopez, R., Martinez-del-Rio, J., & Cespedes-Lorente, J. J. (2019). Environmental entrepreneurship as a multi-component and dynamic construct: Duality of goals, environmental agency, and environmental value creation. Business Ethics, 28(4), 407-422. https://doi.org/10.1111/beer.12229
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). “Empreendedores sustentáveis”, também chamados de “ecoempreendedores”, são considerados atores-chave no enfrentamento aos desafios globais (Audretsch et al., 2023Audretsch, D. B., Belitski, M., Eichler, G. M., & Schwarz, E. (2023). Entrepreneurial ecosystems, institutional quality, and the unexpected role of the sustainability orientation of entrepreneurs. Small Business Economics, 0123456789. https://doi.org/10.1007/s11187-023-00763-5
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; Dabbous et al., 2023Dabbous, A., Barakat, K. A., & Kraus, S. (2023, March). The impact of digitalization on entrepreneurial activity and sustainable competitiveness: A panel data analysis. Technology in Society, 73, 102224. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2023.102224
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; Hoogendoorn et al., 2020Hoogendoorn, B., Zwan, P. van der, & Thurik, R. (2020). Goal heterogeneity at start-up: Are greener start-ups more innovative? Research Policy, 49(10), 104061. https://doi.org/10.1016/j.respol.2020.104061
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; Xu et al., 2022Xu, G., Hou, G., & Zhang, J. (2022). Digital sustainable entrepreneurship: A digital capability perspective through digital innovation orientation for social and environmental value creation. Sustainability, 14(18). https://doi.org/10.3390/su141811222
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; Yasir et al., 2023Yasir, N., Babar, M., Mehmood, H. S., Xie, R., & Guo, G. (2023). The environmental values play a role in the development of green entrepreneurship to achieve sustainable entrepreneurial intention. Sustainability, 15(8), 6451. https://doi.org/10.3390/su15086451
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). Eles concentram-se no suporte à vida, na comunidade e na preservação da natureza, visando gerar ganhos econômicos e não econômicos para os indivíduos, para a própria economia e para a sociedade como um todo (Xu et al., 2022Xu, G., Hou, G., & Zhang, J. (2022). Digital sustainable entrepreneurship: A digital capability perspective through digital innovation orientation for social and environmental value creation. Sustainability, 14(18). https://doi.org/10.3390/su141811222
https://doi.org/10.3390/su141811222...
), ou seja, seus esforços contribuem para a sustentabilidade das organizações, de seu setor da economia e da sociedade em geral (Yasir et al., 2023Yasir, N., Babar, M., Mehmood, H. S., Xie, R., & Guo, G. (2023). The environmental values play a role in the development of green entrepreneurship to achieve sustainable entrepreneurial intention. Sustainability, 15(8), 6451. https://doi.org/10.3390/su15086451
https://doi.org/10.3390/su15086451...
).

O ecoempreendedorismo, como um subconjunto do empreendedorismo sustentável, enfatiza a integração de soluções de degradação ambiental nas atividades empresariais (Gupta & Dharwal, 2022Gupta, M., & Dharwal, M. (2022). Green entrepreneurship and sustainable development: A conceptual framework. Materials Today: Proceedings, 49, 3603-3606. https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.08.148
https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.08....
; Soomro et al., 2020Soomro, B. A., Ghumro, I. A., & Shah, N. (2020). Green entrepreneurship inclination among the younger generation: An avenue towards a green economy. Sustainable Development, 28(4), 585-594. https://doi.org/10.1002/sd.2010
https://doi.org/10.1002/sd.2010...
; Sun et al., 2020Sun, H., Pofoura, A. K., Mensah, I. A., Li, L., & Mohsin, M. (2020). The role of environmental entrepreneurship for sustainable development: Evidence from 35 countries in Sub-Saharan Africa. Science of The Total Environment, 741, 140132. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.140132
https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020...
). O termo “ecoempreendedorismo” deriva da combinação de “eco”, oriundo do conceito de ecologia, e “empreendedorismo” (Rodríguez-García et al., 2019Rodríguez-García, M., Guijarro-García, M., & Carrilero-Castillo, A. (2019). An overview of ecopreneurship, eco-innovation, and the ecological sector. Sustainability, 11(10), 2909. https://doi.org/10.3390/su11102909
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). Vários outros termos têm sido introduzidos nesse debate tais como o empreendedorismo ambiental, empreendedorismo verde, empreendedores ecológicos de base e empreendedorismo ecológico, todos buscando descrever atividades empreendedoras orientadas a proteção ambiental (Antolin-Lopez et al., 2019Antolin-Lopez, R., Martinez-del-Rio, J., & Cespedes-Lorente, J. J. (2019). Environmental entrepreneurship as a multi-component and dynamic construct: Duality of goals, environmental agency, and environmental value creation. Business Ethics, 28(4), 407-422. https://doi.org/10.1111/beer.12229
https://doi.org/10.1111/beer.12229...
; Bawakyillenuo & Agbelie, 2021Bawakyillenuo, S., & Agbelie, I. S. K. (2021). Environmental consciousness of entrepreneurs in Ghana: How do entrepreneur types, demographic characteristics and product competitiveness count? Sustainability, 13(16), 9139. https://doi.org/10.3390/su13169139
https://doi.org/10.3390/su13169139...
; Juma et al., 2023Juma, N., Olabisi, J., & Griffin-EL, E. (2023, March). External enablers and entrepreneurial ecosystems: The brokering role of the anchor tenant in capacitating grassroots ecopreneurs. Strategic Entrepreneurship Journal, 17(2), 372-407. https://doi.org/10.1002/sej.1462
https://doi.org/10.1002/sej.1462...
).

Os ecoempreendedores desempenham um papel crucial na condução de atividades empresariais que não prejudiquem as pessoas e o meio ambiente. As suas características são moldadas por experiências pessoais e históricas, incluindo orientação temporal, perspectivas futuras, reconhecimento de oportunidades em evolução e estabelecimento de metas ambiciosas (Alwakid et al., 2021Alwakid, W., Aparicio, S., & Urbano, D. (2021). The influence of green entrepreneurship on sustainable development in Saudi Arabia: The role of formal institutions. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(10), 5433. https://doi.org/10.3390/ijerph18105433
https://doi.org/10.3390/ijerph18105433...
; Gurău & Dana, 2018Gurău, C., & Dana, L.-P. (2018). Environmentally-driven community entrepreneurship: Mapping the link between natural environment, local community and entrepreneurship. Technological Forecasting and Social Change, 129, 221-231. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017.11.023
https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017....
). Estes ecoempreendedores podem ser definidos pelos seus objetivos ambientais e econômicos, esforçando-se por alcançar resultados rentáveis ao mesmo tempo que promovem valores verdes e oportunidades de mercado ambientais (Antolin-Lopez et al., 2019Antolin-Lopez, R., Martinez-del-Rio, J., & Cespedes-Lorente, J. J. (2019). Environmental entrepreneurship as a multi-component and dynamic construct: Duality of goals, environmental agency, and environmental value creation. Business Ethics, 28(4), 407-422. https://doi.org/10.1111/beer.12229
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; Hoogendoorn et al., 2020Hoogendoorn, B., Zwan, P. van der, & Thurik, R. (2020). Goal heterogeneity at start-up: Are greener start-ups more innovative? Research Policy, 49(10), 104061. https://doi.org/10.1016/j.respol.2020.104061
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).

No que diz respeito aos vários tipos de empreendedores orientados à questão da sustentabilidade, as pesquisas têm apontado várias características fundamentais observadas entre aqueles que se envolvem em atividades empreendedoras que promovem o desenvolvimento sustentável. Entre elas estão empatia, obrigação moral, autoeficácia, percepção de apoio social (Hockerts, 2017Hockerts, K. (2017). Determinants of social entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 41(1), 105-130. https://doi.org/10.1111/etap.12171
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) e engajamento ambiental (Kaida & Kaida, 2019Kaida, N., & Kaida, K. (2019). Positive associations of optimism-pessimism orientation with pro-environmental behavior and subjective well-being: A longitudinal study on quality of life and everyday behavior. Quality of Life Research, 28(12), 3323-3332. https://doi.org/10.1007/s11136-019-02273-y
https://doi.org/10.1007/s11136-019-02273...
). O foco do presente estudo está na empatia, na autoeficácia ecoempreendedora e na capacidade de gerar valor ambiental dentro das ecoempresas, bem como em examinar como essas perspectivas são influenciadas pela obrigação moral e pelo envolvimento ambiental dos ecoempreendedores.

A empatia, definida como a capacidade de compreender e responder aos estados mentais e emoções das outras pessoas, está altamente presente nos empreendedores sociais e desempenha um papel significativo na previsão das intenções em torno do empreendedorismo social (Kim, 2022Kim, J.-R. (2022). People-centered entrepreneurship: The impact of empathy and social entrepreneurial self-efficacy for social entrepreneurial intention. Global Business Finance Review, 27(1), 108-118. https://doi.org/10.17549/gbfr.2022.27.1.108
https://doi.org/10.17549/gbfr.2022.27.1....
; Tan et al., 2021Tan, L. P., Pham, L. X., & Bui, T. T. (2021). Personality traits and social entrepreneurial intention: The mediating effect of perceived desirability and perceived feasibility. The Journal of Entrepreneurship, 30(1), 56-80. https://doi.org/10.1177/0971355720974811
https://doi.org/10.1177/0971355720974811...
). No contexto do ecoempreendedorismo, a empatia combina-se com a preocupação ambiental para impulsionar práticas sustentáveis (Gupta & Dharwal, 2022Gupta, M., & Dharwal, M. (2022). Green entrepreneurship and sustainable development: A conceptual framework. Materials Today: Proceedings, 49, 3603-3606. https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.08.148
https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.08....
).

A autoeficácia dos ecoempreendedores, refletindo a sua crença em alcançar objetivos e tarefas específicas, tem sido associada à eficácia empreendedora e a comportamentos pró-ambientais (Soomro et al., 2020Soomro, B. A., Ghumro, I. A., & Shah, N. (2020). Green entrepreneurship inclination among the younger generation: An avenue towards a green economy. Sustainable Development, 28(4), 585-594. https://doi.org/10.1002/sd.2010
https://doi.org/10.1002/sd.2010...
). Os empreendedores orientados para a sustentabilidade e com maior autoeficácia estão mais bem equipados para buscar objetivos ambientalmente responsáveis (Hockerts, 2017Hockerts, K. (2017). Determinants of social entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 41(1), 105-130. https://doi.org/10.1111/etap.12171
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; Kim, 2022Kim, J.-R. (2022). People-centered entrepreneurship: The impact of empathy and social entrepreneurial self-efficacy for social entrepreneurial intention. Global Business Finance Review, 27(1), 108-118. https://doi.org/10.17549/gbfr.2022.27.1.108
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).

Finalmente, o ecoempreendedorismo abrange tecnologias, produtos, serviços e processos verdes que promovem a criação de valor, ao mesmo tempo que reduzem o consumo de recursos e a poluição em comparação com os métodos de produção tradicionais. Os estudiosos da área enfatizam que as atividades ecoempreendedoras oferecem oportunidades para reduzir a poluição ambiental e promover o crescimento econômico sustentável (Sun et al., 2020Sun, H., Pofoura, A. K., Mensah, I. A., Li, L., & Mohsin, M. (2020). The role of environmental entrepreneurship for sustainable development: Evidence from 35 countries in Sub-Saharan Africa. Science of The Total Environment, 741, 140132. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.140132
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). O conceito de criação de valor ambiental emergiu, defendendo a criação de valor para uma gama mais ampla de partes interessadas, para além do âmbito restrito da maximização do lucro (Prado et al., 2022Prado, N. B. Do, Moraes, G., Fischer, B. B., Anholon, R., & Rampasso, I. S. (2022). Antecedents of environmental value creation: An analysis with ecopreneurs in a developing country. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, 29(8), 1-16. https://doi.org/10.1080/13504509.2022.2080296
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; Rodríguez-García et al., 2019Rodríguez-García, M., Guijarro-García, M., & Carrilero-Castillo, A. (2019). An overview of ecopreneurship, eco-innovation, and the ecological sector. Sustainability, 11(10), 2909. https://doi.org/10.3390/su11102909
https://doi.org/10.3390/su11102909...
). A criação de valor ambiental envolve práticas inovadoras de gestão ambiental e mecanismos de produção limpa para negócios ambientais (Prado et al., 2022Prado, N. B. Do, Moraes, G., Fischer, B. B., Anholon, R., & Rampasso, I. S. (2022). Antecedents of environmental value creation: An analysis with ecopreneurs in a developing country. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, 29(8), 1-16. https://doi.org/10.1080/13504509.2022.2080296
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; Yi, 2021Yi, G. (2021). From green entrepreneurial intentions to green entrepreneurial behaviors: the role of university entrepreneurial support and external institutional support. International Entrepreneurship and Management Journal, 17(2), 963-979. https://doi.org/10.1007/s11365-020-00649-y
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).

Desenvolvimento das hipóteses e modelo empírico

De acordo com a literatura existente, especialmente devido ao aumento dos debates sobre as questões socioambientais, as empresas têm-se sentido pressionadas a reorganizar as suas atividades para gerar valor em três dimensões: econômica, social e ambiental (Rodríguez-García et al., 2019Rodríguez-García, M., Guijarro-García, M., & Carrilero-Castillo, A. (2019). An overview of ecopreneurship, eco-innovation, and the ecological sector. Sustainability, 11(10), 2909. https://doi.org/10.3390/su11102909
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). Nesse contexto, a obrigação moral refere-se à ideia de que o indivíduo se sente pressionado a tomar alguma ação diante de um problema (Hockerts, 2017Hockerts, K. (2017). Determinants of social entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 41(1), 105-130. https://doi.org/10.1111/etap.12171
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).

De acordo com Tan et al. (2021)Tan, L. P., Pham, L. X., & Bui, T. T. (2021). Personality traits and social entrepreneurial intention: The mediating effect of perceived desirability and perceived feasibility. The Journal of Entrepreneurship, 30(1), 56-80. https://doi.org/10.1177/0971355720974811
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, as obrigações morais implicam uma percepção de que as normas sociais ditam a responsabilidade de ajudar as comunidades marginalizadas e contribuir com soluções que, no mínimo, não ampliem o problema da contínua degradação ambiental (Kaiser & Byrka, 2011Kaiser, F. G., & Byrka, K. (2011). Environmentalism as a trait: Gauging people’s prosocial personality in terms of environmental engagement. International Journal of Psychology, 46(1), 71-79. https://doi.org/10.1080/00207594.2010.516830
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; Prado et al., 2022Prado, N. B. Do, Moraes, G., Fischer, B. B., Anholon, R., & Rampasso, I. S. (2022). Antecedents of environmental value creation: An analysis with ecopreneurs in a developing country. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, 29(8), 1-16. https://doi.org/10.1080/13504509.2022.2080296
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). Como resultado, semelhante à empatia, a obrigação moral orienta os indivíduos para ações que priorizam os resultados sociais em detrimento da mera rentabilidade. Consequentemente, essas normas sociais inspiram um maior sentimento de confiança nos indivíduos para adotarem uma abordagem orientada para a sustentabilidade (Tan et al., 2021Tan, L. P., Pham, L. X., & Bui, T. T. (2021). Personality traits and social entrepreneurial intention: The mediating effect of perceived desirability and perceived feasibility. The Journal of Entrepreneurship, 30(1), 56-80. https://doi.org/10.1177/0971355720974811
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).

Pesquisas anteriores já utilizaram a obrigação moral como antecedente da intenção de empreender socialmente (Hockerts, 2017Hockerts, K. (2017). Determinants of social entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 41(1), 105-130. https://doi.org/10.1111/etap.12171
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), criar valor ambiental (Prado et al., 2022Prado, N. B. Do, Moraes, G., Fischer, B. B., Anholon, R., & Rampasso, I. S. (2022). Antecedents of environmental value creation: An analysis with ecopreneurs in a developing country. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, 29(8), 1-16. https://doi.org/10.1080/13504509.2022.2080296
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), e como um dos fatores que interferem nas ações de mitigação das mudanças climáticas (Leviston & Walker, 2021Leviston, Z., & Walker, I. (2021). The influence of moral disengagement on responses to climate change. Asian Journal of Social Psychology, 24(2), 144-155. https://doi.org/10.1111/ajsp.12423
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). Os ecoempreendedores são moralmente obrigados a pensar no futuro e a desempenhar um papel ativo nas mudanças ambientais (Gregori et al., 2021Gregori, P., Holzmann, P., & Wdowiak, M. A. (2021). For the sake of nature: Identity work and meaningful experiences in environmental entrepreneurship. Journal of Business Research, 122, 488-501. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.09.032
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; Jayashankar et al., 2018Jayashankar, P., Van Auken, H., & Ashta, A. (2018). What motivates ecopreneurs in the United States to create value? Strategic Change, 27(6), 509-521. https://doi.org/10.1002/jsc.2235
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).

A questão da obrigação moral no contexto da pandemia da COVID-19 é particularmente interessante. Para Tanveer et al. (2020)Tanveer, F., Khalil, A. T., Ali, M., & Shinwari, Z. K. (2020). Ethics, pandemic and environment: Looking at the future of low middle income countries. International Journal for Equity in Health, 19(1), 182. https://doi.org/10.1186/s12939-020-01296-z
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, a abordagem sanitária e a saúde ambiental, muito enfatizadas devido a recente pandemia, são caracterizadas pela interdependência entre humanos e animais, interdependência que ganhou especial importância nesse momento crítico e fomentou perspectivas ecoempreendedoras. Segundo Tampakoudis et al. (2021)Tampakoudis, I., Noulas, A., Kiosses, N., & Drogalas, G. (2021). The effect of ESG on value creation from mergers and acquisitions. What changed during the COVID-19 pandemic? Corporate Governance: The International Journal of Business in Society, 21(6), 1117-1141. https://doi.org/10.1108/CG-10-2020-0448
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e Leviston e Walker (2021)Leviston, Z., & Walker, I. (2021). The influence of moral disengagement on responses to climate change. Asian Journal of Social Psychology, 24(2), 144-155. https://doi.org/10.1111/ajsp.12423
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, tais perspectivas também surgiram como uma obrigação moral resultante do aumento das receitas empresariais durante a pandemia.

A investigação realizada por Razzak e Riyami (2023)Razzak, M. R., & Al Riyami, S. (2023). What drives social entrepreneurial intentions after retirement from a full-time career? Evidence from Oman. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies. https://doi.org/10.1108/JEEE-01-2023-0017
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sugere que pessoas com níveis significativos de empatia agem com bondade para com o ambiente e a sociedade como um todo porque a sua atitude é influenciada pelo seu sentido de obrigação moral. Da mesma forma, Shuqair et al. (2022)Shuqair, S., Costa, D., Cruz-jesus, F., Mattila, A. S., Guerreiro, F., Kam, K., & So, F. (2022, July). Can customer relationships backfire ? How relationship norms shape moral obligation in cancelation behavior. Journal of Business Research, 151, 463-472. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.07.008
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descobriram que a obrigação moral resulta em atitudes mais generosas, como estar disposto a ajudar os outros. Nesse contexto, esperamos que o elevado nível de obrigação moral dos ecoempreendedores tenha um impacto direto nos seus níveis de empatia para com a natureza e a comunidade. Assim, foi elaborada nossa primeira hipótese (H1):

  • H1: A obrigação moral influencia positivamente a empatia.

A obrigação moral também pode influenciar um indivíduo a implementar uma prática (Ogiemwonyi & Jan, 2023Ogiemwonyi, O., & Jan, M. T. (2023, July). Resources, conservation & recycling advances: The correlative influence of consumer ethical beliefs, environmental ethics, and moral obligation on green consumption behavior. Resources, Conservation & Recycling Advances, 19, 200171. https://doi.org/10.1016/j.rcradv.2023.200171
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; Razzak & Riyami, 2023Razzak, M. R., & Al Riyami, S. (2023). What drives social entrepreneurial intentions after retirement from a full-time career? Evidence from Oman. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies. https://doi.org/10.1108/JEEE-01-2023-0017
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), como Annamdevula et al. (2023)Annamdevula, S., Nudurupati, S. S., Pappu, R. P., & Sinha, R. (2023). Moral obligation for recycling among youth: Extended models of the theory of planned behaviour. Young Consumers, 24(2), 165-183. https://doi.org/10.1108/YC-05-2022-1520
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, demonstraram ao comprovar que a obrigação moral é antecedente da intenção comportamental de praticar a reciclagem. De acordo com Tan et al. (2021)Tan, L. P., Pham, L. X., & Bui, T. T. (2021). Personality traits and social entrepreneurial intention: The mediating effect of perceived desirability and perceived feasibility. The Journal of Entrepreneurship, 30(1), 56-80. https://doi.org/10.1177/0971355720974811
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, a obrigação moral é necessária para conscientizar o desejo de estabelecer empresas orientadas para a sustentabilidade. Estudos anteriores relataram que a obrigação moral influencia a autoeficácia empreendedora. Em outras palavras, uma motivação moral empreendedora para ajudar os outros desencadeia uma avaliação cognitiva sobre se são capazes e têm apoio suficiente para contribuir para um propósito ambiental, o que influencia a posterior decisão de criar um empreendimento ambiental (Ukil et al., 2023Ukil, M. I., Almashayekhi, A., & Ullah, M. S. (2023). Feeling compassion and responsible but not starting a social venture: Role of empathy and moral obligation in social entrepreneurial intention. Society and Business Review. https://doi.org/10.1108/SBR-09-2022-0227
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). Nesse contexto, destacamos nossa segunda hipótese de pesquisa (H2):

  • H2: A obrigação Moral influencia positivamente a autoeficácia ecoempreendedora.

Na área ambiental, a obrigação moral também inclui a responsabilidade em relação ao valor que um empreendimento pode criar para a comunidade. Mais especificamente, o sentimento de culpa pode impulsionar uma atitude solidária (Razzak & Riyami, 2023Razzak, M. R., & Al Riyami, S. (2023). What drives social entrepreneurial intentions after retirement from a full-time career? Evidence from Oman. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies. https://doi.org/10.1108/JEEE-01-2023-0017
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; Shuqair et al., 2022Shuqair, S., Costa, D., Cruz-jesus, F., Mattila, A. S., Guerreiro, F., Kam, K., & So, F. (2022, July). Can customer relationships backfire ? How relationship norms shape moral obligation in cancelation behavior. Journal of Business Research, 151, 463-472. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.07.008
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.0...
). De acordo com Ogiemwonyi e Jan (2023)Ogiemwonyi, O., & Jan, M. T. (2023, July). Resources, conservation & recycling advances: The correlative influence of consumer ethical beliefs, environmental ethics, and moral obligation on green consumption behavior. Resources, Conservation & Recycling Advances, 19, 200171. https://doi.org/10.1016/j.rcradv.2023.200171
https://doi.org/10.1016/j.rcradv.2023.20...
, a obrigação moral reflete escolhas éticas que se baseiam no caráter central da boa cidadania, justiça e responsabilidade. Este sentido de obrigação moral também tem impacto nas atitudes dos indivíduos em relação ao consumo e às práticas verdes. No contexto da presente pesquisa, esperamos que os ecoempreendedores com elevados níveis de obrigação moral também criem maior valor ambiental. Assim, nossa terceira hipótese de pesquisa (H3) é:

  • H3: A obrigação moral influencia positivamente a criação de valor ambiental.

Além da obrigação moral pessoal, o engajamento ambiental é outro preditor do comportamento ecoempreendedor (Kaiser & Byrka, 2011Kaiser, F. G., & Byrka, K. (2011). Environmentalism as a trait: Gauging people’s prosocial personality in terms of environmental engagement. International Journal of Psychology, 46(1), 71-79. https://doi.org/10.1080/00207594.2010.516830
https://doi.org/10.1080/00207594.2010.51...
). Envolve o compromisso de um indivíduo com práticas ecológicas, incluindo o consumo de bens e recursos naturais, bem como o seu conhecimento sobre questões ambientais e soluções potenciais (Piyapong, 2020Piyapong, J. (2020). Fators affecting environmental activism, nonactivist behaviors, and the private sphere green behaviors of thai university students. Education and Urban Society, 52(4), 619-648. https://doi.org/10.1177/0013124519877149
https://doi.org/10.1177/0013124519877149...
).

Assim, o engajamento é um fator diferencial com componentes relacionados a cognição, a emoção e ao comportamento vinculados ao desempenho do papel do indivíduo. Segundo Piyapong (2020)Piyapong, J. (2020). Fators affecting environmental activism, nonactivist behaviors, and the private sphere green behaviors of thai university students. Education and Urban Society, 52(4), 619-648. https://doi.org/10.1177/0013124519877149
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, o engajamento em comportamentos ambientais contribui para mitigar os danos ambientais causados pela sociedade.

Nesse contexto, muitos estudos detectaram o engajamento ambiental como fator essencial no desenvolvimento sustentável (Bawakyillenuo & Agbelie, 2021Bawakyillenuo, S., & Agbelie, I. S. K. (2021). Environmental consciousness of entrepreneurs in Ghana: How do entrepreneur types, demographic characteristics and product competitiveness count? Sustainability, 13(16), 9139. https://doi.org/10.3390/su13169139
https://doi.org/10.3390/su13169139...
; Kaiser & Byrka, 2011Kaiser, F. G., & Byrka, K. (2011). Environmentalism as a trait: Gauging people’s prosocial personality in terms of environmental engagement. International Journal of Psychology, 46(1), 71-79. https://doi.org/10.1080/00207594.2010.516830
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; Piyapong, 2020Piyapong, J. (2020). Fators affecting environmental activism, nonactivist behaviors, and the private sphere green behaviors of thai university students. Education and Urban Society, 52(4), 619-648. https://doi.org/10.1177/0013124519877149
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). Alguns deles também o associam a questões de educação (Bawakyillenuo & Agbelie, 2021Bawakyillenuo, S., & Agbelie, I. S. K. (2021). Environmental consciousness of entrepreneurs in Ghana: How do entrepreneur types, demographic characteristics and product competitiveness count? Sustainability, 13(16), 9139. https://doi.org/10.3390/su13169139
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). No que diz respeito ao ecoempreendedorismo, o estudo de Gu e Wang (2022)Gu, W., & Wang, J. (2022). Research on index construction of sustainable entrepreneurship and its impact on economic growth. Journal of Business Research, 142, 266-276. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.12.060
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.1...
concluiu que os empreendedores ambientalmente conscientes prestam mais atenção às questões ecológicas nas suas decisões de produção e gestão.

O engajamento ambiental também é abordado pelos pesquisadores como resultado dos valores ambientais dos indivíduos (Annamdevula et al., 2023Annamdevula, S., Nudurupati, S. S., Pappu, R. P., & Sinha, R. (2023). Moral obligation for recycling among youth: Extended models of the theory of planned behaviour. Young Consumers, 24(2), 165-183. https://doi.org/10.1108/YC-05-2022-1520
https://doi.org/10.1108/YC-05-2022-1520...
; Bouman et al., 2020Bouman, T., Steg, L., & Zawadzki, S. J. (2020, August). The value of what others value: When perceived biospheric group values influence individuals’ pro-environmental engagement. Journal of Environmental Psychology, 71, 101470. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101470
https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101...
; Yeow & Loo, 2022Yeow, P. H. P., & Loo, W. H. (2022). Antecedents of green computer purchase behavior among Malaysian consumers from the perspective of rational choice and moral norm factors. Sustainable Production and Consumption, 32, 550-561. https://doi.org/10.1016/j.spc.2022.05.015
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). Vários estudos anteriores também relataram que os valores ambientais estão associados ao engajamento dos indivíduos em prol do meio-ambiente (Bouman et al., 2020Bouman, T., Steg, L., & Zawadzki, S. J. (2020, August). The value of what others value: When perceived biospheric group values influence individuals’ pro-environmental engagement. Journal of Environmental Psychology, 71, 101470. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101470
https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101...
; Manoj et al., 2020Manoj, M., Das, A. R,, Chandran, A., & Mandal, S. (2020). Antecedents of environmental engagement and environmental learning behaviour. Journal of Hospitality and Tourism Insights, 3(4), 431-450. https://doi.org/10.1108/JHTI-01-2020-0001
https://doi.org/10.1108/JHTI-01-2020-000...
). Yasir et al. (2023)Yasir, N., Babar, M., Mehmood, H. S., Xie, R., & Guo, G. (2023). The environmental values play a role in the development of green entrepreneurship to achieve sustainable entrepreneurial intention. Sustainability, 15(8), 6451. https://doi.org/10.3390/su15086451
https://doi.org/10.3390/su15086451...
descobriram que os valores ambientais como o universalismo, o altruísmo e a empatia caracterizam as ações altruístas dos indivíduos que os levam a proteger com entusiasmo o seu ecossistema local e os seus semelhantes. Na mesma linha desses autores, consideramos que os ecoempreendedores ambientalmente engajados apresentam níveis mais elevados de empatia pela natureza e pela sociedade. Como consequência, apresenta-se a nossa quarta hipótese de pesquisa (H4):

  • H4: O engajamento ambiental influencia positivamente a empatia.

O engajamento ambiental está relacionado com o político, que também pode promover ou sustentar um empreendimento. Nesse caso, o envolvimento ambiental dá suporte na manutenção de objetivos ambientais (To et al., 2020To, C. K. M., Martínez, J. M. G., Orero-Blat, M., & Chau, K. P. (2020, September). Predicting motivational outcomes in social entrepreneurship: Roles of entrepreneurial self-efficacy and situational fit. Journal of Business Research, 121, 209-222. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.08.022
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.0...
). Além disso, empreendedores ambientalmente engajados apresentam melhores níveis de autoeficácia e estão menos preocupados com incertezas e irregularidades (To et al., 2020To, C. K. M., Martínez, J. M. G., Orero-Blat, M., & Chau, K. P. (2020, September). Predicting motivational outcomes in social entrepreneurship: Roles of entrepreneurial self-efficacy and situational fit. Journal of Business Research, 121, 209-222. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.08.022
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). Com base nesses argumentos, propomos nossa quinta hipótese de pesquisa (H5):

  • H5: O engajamento ambiental influencia positivamente a autoeficácia ecoempreendedora.

Finalmente, conforme já abordado, o engajamento ambiental tem relação com valores ambientais individuais. Na pesquisa realizada por Xu et al. (2022)Xu, G., Hou, G., & Zhang, J. (2022). Digital sustainable entrepreneurship: A digital capability perspective through digital innovation orientation for social and environmental value creation. Sustainability, 14(18). https://doi.org/10.3390/su141811222
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, os autores observaram que o engajamento ambiental pode afetar o nível de envolvimento de um empreendimento em atividades sustentáveis que criam valor para além da esfera econômica. Significa que a implementação da criação de valor ambiental depende da interpretação empresarial das questões de sustentabilidade como uma oportunidade de mercado ou como uma ameaça ambiental. Neste contexto, a nossa última hipótese de investigação, H6, tem a ver com a influência do engajamento ambiental dos ecoempreendedores na criação de valor ambiental:

  • H6: O engajamento ambiental influencia positivamente a criação de valor ambiental.

A Figura 1 mostra o modelo conceitual construído a partir das seis hipóteses.

Figura 1
Modelo Conceitual

O modelo foi adaptado de Hockerts (2017)Hockerts, K. (2017). Determinants of social entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 41(1), 105-130. https://doi.org/10.1111/etap.12171
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(Figura 1). Propomos uma nova configuração para avaliar a influência da obrigação moral e do engajamento ambiental na percepção de empatia, autoeficácia ecoempreendedora e criação de valor ambiental. Além disso, foi adicionado o construto “engajamento ambiental” com base em Kaida e Kaida (2019)Kaida, N., & Kaida, K. (2019). Positive associations of optimism-pessimism orientation with pro-environmental behavior and subjective well-being: A longitudinal study on quality of life and everyday behavior. Quality of Life Research, 28(12), 3323-3332. https://doi.org/10.1007/s11136-019-02273-y
https://doi.org/10.1007/s11136-019-02273...
.

Em relação aos itens de medição, eles foram adaptados da seguinte forma: autoeficácia ecoempreendedora, empatia e obrigações morais foram adaptados de Hockerts (2017)Hockerts, K. (2017). Determinants of social entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 41(1), 105-130. https://doi.org/10.1111/etap.12171
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, enquanto a criação de valor ambiental foi baseada em Bojica et al. (2018)Bojica, A. M., Ruiz Jiménez, J. M., Ruiz Nava, J. A., & Fuentes-Fuentes, M. M. (2018). Bricolage and growth in social entrepreneurship organisations. Entrepreneurship & Regional Development, 30(3-4), 362-389. https://doi.org/10.1080/08985626.2017.1413768
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e Domenico et al. (2010)Domenico, M. Di, Haugh, H., & Tracey, P. (2010). Social bricolage: Theorizing social value creation in social enterprises. Entrepreneurship Theory and Practice, 34(4), 681-703. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2010.00370.x
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. Por fim, os itens de engajamento ambiental foram adaptados de Kaida e Kaida (2019)Kaida, N., & Kaida, K. (2019). Positive associations of optimism-pessimism orientation with pro-environmental behavior and subjective well-being: A longitudinal study on quality of life and everyday behavior. Quality of Life Research, 28(12), 3323-3332. https://doi.org/10.1007/s11136-019-02273-y
https://doi.org/10.1007/s11136-019-02273...
.

ABORDAGEM METODOLÓGICA

O presente estudo possui abordagem quantitativa e é de natureza aplicada. A análise e o tratamento dos dados foram apoiados na análise multivariada dos dados, especificamente através da análise fatorial confirmatória (AFC) e da modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).

A AFC refere-se à qualidade de mensuração de cada construto. A técnica testa a representatividade de cada variável do construto da mesma forma que permite confirmar o grau de ajuste dos dados observados à teoria hipotética (Hair et al., 2019Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
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). A modelagem de equações estruturais (SEM), no entanto, é capaz de analisar simultaneamente múltiplas medidas sobre objetos de estudo, além de avaliar a qualidade da medida e testar relações entre variáveis latentes, ou seja, fenômenos não diretamente observáveis (Hair et al., 2019Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
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).

No presente estudo, o SEM foi desenvolvido com estimação de mínimos quadrados parciais (PLS), o que normalmente utiliza a representação de diagramas para ilustrar um modelo hipotético composto por caminhos (path models) que exibem visualmente as relações teóricas entre as variáveis (Manley et al., 2021Manley, S. C., Hair, J. F., Williams, R. I., & McDowell, W. C. (2021). Essential new PLS-SEM analysis methods for your entrepreneurship analytical toolbox. International Entrepreneurship and Management Journal, 17(4), 1805-1825. https://doi.org/10.1007/s11365-020-00687-6
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). O PLS-SEM, portanto, é comumente utilizado para modelar relações complexas com múltiplas relações de dependência e independência entre variáveis latentes, ou seja, para identificar graus de predição e explicação dos construtos apresentados (Hair et al., 2019Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203...
).

De acordo com Manley et al. (2021)Manley, S. C., Hair, J. F., Williams, R. I., & McDowell, W. C. (2021). Essential new PLS-SEM analysis methods for your entrepreneurship analytical toolbox. International Entrepreneurship and Management Journal, 17(4), 1805-1825. https://doi.org/10.1007/s11365-020-00687-6
https://doi.org/10.1007/s11365-020-00687...
, pesquisadores da área de empreendedorismo comumente utilizam essa técnica para avaliar relações entre múltiplas variáveis, tipicamente medidas com mais de um item, caracterizando uma abordagem que vai além dos preceitos da regressão múltipla. Portanto, a utilização do PLS-SEM é adequada para mensurar os antecedentes das variáveis dependentes “Empatia”, “Autoeficácia Ecoempreendedora” e “Criação de Valor Ambiental”, propostas nesse estudo.

O objeto de estudo foi uma amostra de ecoempreendedores participantes do Projeto Conexão Mata Atlântica, iniciativa do governo federal brasileiro realizada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e que tem por objetivo promover a conservação da biodiversidade e da água e combater as mudanças climáticas (Infraestrutura e Meio Ambiente, 2020Infraestrutura e Meio Ambiente. (2020). Projeto Conexão Mata Atlântica. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/conexao/
https://www.infraestruturameioambiente.s...
). O bioma Mata Atlântica é reconhecido mundialmente e de grande importância por abrigar uma grande diversidade de flora e fauna. Como resultado do projeto, foram criados programas para restaurar a biodiversidade original da Mata Atlântica.

Os participantes do Projeto Conexão Mata Atlântica são exemplos de ecoempreendedores. De acordo com Sun et al. (2020)Sun, H., Pofoura, A. K., Mensah, I. A., Li, L., & Mohsin, M. (2020). The role of environmental entrepreneurship for sustainable development: Evidence from 35 countries in Sub-Saharan Africa. Science of The Total Environment, 741, 140132. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.140132
https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020...
, eles ajudam a conter o aquecimento global, a reduzir a desflorestamento e a degradação ambiental, a manter a biodiversidade e a melhorar o abastecimento de água e as práticas agrícolas.

A coleta de dados primários foi realizada em campo por meio de questionário, cujos itens foram respondidos por meio de uma escala do tipo Likert com cinco pontos, sendo 1 (discordo totalmente) e 5 (concordo totalmente). O instrumento de medida foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade. Também foi realizado um pré-teste, com dez especialistas em metodologias, conceitos e aspectos técnicos. Como resultado do pré-teste foram identificadas eventuais dúvidas conceituais, estruturais e de escala e feitas adaptações para que o instrumento tivesse o mínimo de duplicidade possível. Além disso, as questões extraídas da revisão de literatura foram traduzidas para o português e adaptadas durante a validação.

O questionário foi aplicado por técnicos agrícolas do Instituto BioSistêmico (IBS) sob nossa supervisão e apoio. Eles visitaram propriedades rurais para aplicação dos questionários e fizeram reuniões semanais conosco para acompanhar e alinhar o andamento da coleta de dados. Os participantes foram selecionados aleatoriamente e esse processo ocorreu de janeiro a abril de 2021.

Em relação à adequação da amostra, o software GPower 3.1 apontou um tamanho amostral mínimo de 92 para os 359 agricultores participantes do Projeto Conexão Mata Atlântica. Obtivemos 130 respondentes (aproximadamente 40% dos participantes), portanto a amostra foi considerada adequada para a condução do PLS-SEM (Hair et al., 2019Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
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).

RESULTADOS

A análise dos dados foi realizada em quatro etapas. Primeiro, utilizou-se estatística descritiva para compreender o perfil do objeto de estudo. Em relação ao gênero, 78% dos inquiridos eram do sexo masculino e 22% do sexo feminino, com idade média de 56 anos, sendo 80% casados. A renda familiar mensal ficou entre R$ 3.134,41 e R$ 6.601,06. Do total da amostra, 33% possuíam ensino médio completo. A Tabela 1 destaca as estatísticas descritivas dos participantes da pesquisa.

Tabela 1
Estatísticas Descritivas da Amostra

Após a análise descritiva, foi realizada a etapa empírica do estudo, que iniciou com a avaliação das medidas incluídas no modelo conceitual. Hair et al. (2019)Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
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, recomendam analisar a validade convergente, a validade discriminante e a confiabilidade, pois todos os construtos são reflexivos. Assim, a Tabela 2 apresenta os resultados da AFC e a análise descritiva dos indicadores, mostrando as questões excluídas. A Tabela 3 apresenta os indicadores para as análises sugeridas, demonstrando que todos os valores estão dentro dos apontados por Hair et al. (2019)Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
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.

Tabela 2
AFC e Análise Descritiva do Modelo de Mensuração
Tabela 3
Construtos Confiabilidade e Validade

Além disso, para realizar a análise do viés do método comum, foram utilizadas três questões não relacionadas ao estudo e inseridas no questionário. Não foram encontrados valores de correlação significativos entre as variáveis dependentes e de controle, indicando ausência ou pouca influência do viés comum do método no estudo (Podsakoff et al., 2003Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. B., Lee, J.-Y., & Podsakoff, N. P. (2003). Common method biases in behavioral research: A critical review of the literature and recommended remedies. Journal of Applied Psychology, 88(5), 879-903. https://doi.org/10.1037/0021-9010.88.5.879
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).

A quarta e última etapa da análise empírica valida o modelo de mensuração e compreende a validação do modelo estrutural. Nesta fase, Hair et al. (2019)Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
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recomendam a análise da colinearidade, dos coeficientes estruturais e de determinação e da relevância preditiva. A colinearidade foi analisada por meio do fator de inflação da variância (VIF), onde todas as relações apresentaram valores de 1.244 dentro da faixa estabelecida. A Tabela 4 apresenta os testes T de Student e os valores de P.

Tabela 4
Indicadores de Análise do Modelo Estrutural

A Tabela 4 resume os resultados das hipóteses de pesquisa. Em outras palavras, eles indicam que a obrigação moral influencia a empatia e a autoeficácia ecoempreendedora, assim como o engajamento ambiental influencia a autoeficácia ecoempreendedora e a criação de valor ambiental, apoiando assim as hipóteses H1, H2, H5 e H6. Contudo, os mesmos resultados indicam que a obrigação moral não influencia a criação de valor ambiental e o engajamento ambiental não influencia a empatia, rejeitando assim as hipóteses H3 e H4.

Após examinar a significância das relações, o próximo passo diz respeito à avaliação da precisão do modelo (Hair et al., 2019Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
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). A Tabela 5 apresenta o R2, o R2 ajustado, uma versão modificada do R2 para os preditores do modelo e os valores de Q2.

Tabela 5
Coeficiente de Determinação e Relevância Preditiva
Tabela 6
Testes de Moderação com as Variáveis de Controle

A Tabela 5 mostra que todos os valores R2 são altos e explicados por obrigação moral e engajamento ambiental. Os valores Q2 também estão entre as recomendações de Hair et al. (2019)Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
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. A Figure 1 apresenta os indicadores de análise do modelo conceitual.

Para dar robustez aos resultados obtidos, foram realizados testes de moderação com duas variáveis de controle: idade e experiência como empreendedor. De acordo com os resultados apresentados na Tabela 5, não foi identificado efeito de moderação nos relacionamentos considerando essas duas variáveis.

DISCUSSÃO

Os negócios que prejudicam o meio ambiente devem passar por ajustes de maneira gradual. A pandemia da COVID-19 apresentou uma oportunidade e um incentivo para melhorar as práticas sustentáveis de produção e consumo (Galindo-Martín et al., 2021Galindo-Martín, M.-Á., Castaño-Martínez, M.-S., & Méndez-Picazo, M.-T. (2021). Effects of the pandemic crisis on entrepreneurship and sustainable development. Journal of Business Research, 137, 345-353. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.08.053
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). O presente estudo tem como objetivo analisar a influência da obrigação moral e do engajamento ambiental na empatia, na autoeficácia ecoempreendedora e na criação de valor ambiental entre ecoempreendedores brasileiros durante a pandemia. Os achados empíricos lançam luz sobre as mudanças comportamentais nesse subtipo empreendedor, fornecendo insights valiosos para que gestores públicos e privados desenvolvam estratégias que promovam aspectos socioambientais na esfera empreendedora.

O estudo confirmou que níveis mais elevados de obrigação moral influenciam positivamente a empatia e a autoeficácia entre ecoempreendedores, confirmando as hipóteses H1 e H2. Isso indica que os ecoempreendedores sentem uma maior responsabilidade em ajudar indivíduos socialmente desfavorecidos e contribuir para a preservação ambiental (Kaiser & Byrka, 2011Kaiser, F. G., & Byrka, K. (2011). Environmentalism as a trait: Gauging people’s prosocial personality in terms of environmental engagement. International Journal of Psychology, 46(1), 71-79. https://doi.org/10.1080/00207594.2010.516830
https://doi.org/10.1080/00207594.2010.51...
; Prado et al., 2022Prado, N. B. Do, Moraes, G., Fischer, B. B., Anholon, R., & Rampasso, I. S. (2022). Antecedents of environmental value creation: An analysis with ecopreneurs in a developing country. International Journal of Sustainable Development & World Ecology, 29(8), 1-16. https://doi.org/10.1080/13504509.2022.2080296
https://doi.org/10.1080/13504509.2022.20...
). Este resultado corrobora as teses de Tanveer et al. (2020)Tanveer, F., Khalil, A. T., Ali, M., & Shinwari, Z. K. (2020). Ethics, pandemic and environment: Looking at the future of low middle income countries. International Journal for Equity in Health, 19(1), 182. https://doi.org/10.1186/s12939-020-01296-z
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e Leviston e Walker (2021)Leviston, Z., & Walker, I. (2021). The influence of moral disengagement on responses to climate change. Asian Journal of Social Psychology, 24(2), 144-155. https://doi.org/10.1111/ajsp.12423
https://doi.org/10.1111/ajsp.12423...
, que argumentam que a pandemia da COVID-19 alterou as normas sociais, levando os indivíduos a exibirem maior moralidade em circunstâncias disruptivas. Além disso, estes resultados são consistentes com pesquisas anteriores que demonstram que a obrigação moral promove a bondade ambiental e comunitária (Razzak & Riyami, 2023Razzak, M. R., & Al Riyami, S. (2023). What drives social entrepreneurial intentions after retirement from a full-time career? Evidence from Oman. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies. https://doi.org/10.1108/JEEE-01-2023-0017
https://doi.org/10.1108/JEEE-01-2023-001...
; Shuqair et al., 2022Shuqair, S., Costa, D., Cruz-jesus, F., Mattila, A. S., Guerreiro, F., Kam, K., & So, F. (2022, July). Can customer relationships backfire ? How relationship norms shape moral obligation in cancelation behavior. Journal of Business Research, 151, 463-472. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.07.008
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.0...
) e impulsiona a implementação de empreendimentos ecológicos (Annamdevula et al., 2023Annamdevula, S., Nudurupati, S. S., Pappu, R. P., & Sinha, R. (2023). Moral obligation for recycling among youth: Extended models of the theory of planned behaviour. Young Consumers, 24(2), 165-183. https://doi.org/10.1108/YC-05-2022-1520
https://doi.org/10.1108/YC-05-2022-1520...
; Ogiemwonyi & Jan, 2023Ogiemwonyi, O., & Jan, M. T. (2023, July). Resources, conservation & recycling advances: The correlative influence of consumer ethical beliefs, environmental ethics, and moral obligation on green consumption behavior. Resources, Conservation & Recycling Advances, 19, 200171. https://doi.org/10.1016/j.rcradv.2023.200171
https://doi.org/10.1016/j.rcradv.2023.20...
; Tan et al., 2021Tan, L. P., Pham, L. X., & Bui, T. T. (2021). Personality traits and social entrepreneurial intention: The mediating effect of perceived desirability and perceived feasibility. The Journal of Entrepreneurship, 30(1), 56-80. https://doi.org/10.1177/0971355720974811
https://doi.org/10.1177/0971355720974811...
; Ukil et al., 2023Ukil, M. I., Almashayekhi, A., & Ullah, M. S. (2023). Feeling compassion and responsible but not starting a social venture: Role of empathy and moral obligation in social entrepreneurial intention. Society and Business Review. https://doi.org/10.1108/SBR-09-2022-0227
https://doi.org/10.1108/SBR-09-2022-0227...
).

Por outro lado, a premissa de que um sentido de moralidade poderia influenciar positivamente a criação de valor ambiental dentro das empresas foi contrariada, uma vez que a H3 não foi confirmada. É possível que a pandemia da COVID-19 tenha chamado a atenção dos empreendedores para a importância de entregar produtos que vão além das considerações econômicas e tenham impactos socioambientais. No entanto, os efeitos dessa criação de valor podem ainda não ser percebidos como uma obrigação moral, visto que requerem inovação e processos de produção mais limpos (Yi, 2021Yi, G. (2021). From green entrepreneurial intentions to green entrepreneurial behaviors: the role of university entrepreneurial support and external institutional support. International Entrepreneurship and Management Journal, 17(2), 963-979. https://doi.org/10.1007/s11365-020-00649-y
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). Consequentemente, o impacto da pandemia na responsabilidade ecoempreendedora nesse contexto continua por ser plenamente compreendido.

Além disso, as conclusões do estudo mostram que os ecoempreendedores ambientalmente engajados apresentam níveis mais elevados de autoeficácia e estão mais propoensos a criar valor ambiental, apoiando as hipóteses H5 e H6. Isso sugere que os indivíduos que participam ativamente no ativismo ambiental se sentem preparados para implementar políticas e estratégias ambientais no seu ambiente de trabalho (Piyapong, 2020Piyapong, J. (2020). Fators affecting environmental activism, nonactivist behaviors, and the private sphere green behaviors of thai university students. Education and Urban Society, 52(4), 619-648. https://doi.org/10.1177/0013124519877149
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). Em outras palavras, a maior conscientização sobre as questões socioambientais leva a uma maior capacidade de resposta a tais demandas, o que corrobora os estudos anteriores de Alwakid et al. (2021)Alwakid, W., Aparicio, S., & Urbano, D. (2021). The influence of green entrepreneurship on sustainable development in Saudi Arabia: The role of formal institutions. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(10), 5433. https://doi.org/10.3390/ijerph18105433
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e Gu e Wang (2022)Gu, W., & Wang, J. (2022). Research on index construction of sustainable entrepreneurship and its impact on economic growth. Journal of Business Research, 142, 266-276. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.12.060
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.

Nossos resultados sugerem que o engajamento ambiental influencia os valores ambientais, de modo que os indivíduos acabam mantendo ofertas no mercado que abrangem objetivos e atividades pró-ambientais (To et al., 2020To, C. K. M., Martínez, J. M. G., Orero-Blat, M., & Chau, K. P. (2020, September). Predicting motivational outcomes in social entrepreneurship: Roles of entrepreneurial self-efficacy and situational fit. Journal of Business Research, 121, 209-222. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.08.022
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; Xu et al., 2022Xu, G., Hou, G., & Zhang, J. (2022). Digital sustainable entrepreneurship: A digital capability perspective through digital innovation orientation for social and environmental value creation. Sustainability, 14(18). https://doi.org/10.3390/su141811222
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). Isso é um fenômeno relacionado ao efeito positivo do engajamento ambiental na autoeficácia ecoempreendedora e na criação de valor ambiental. Assim, podemos afirmar que os valores ambientais são essenciais para um modelo de ecoempreendedorismo que estabeleça soluções para processos produtivos e técnicos mais limpos (Yasir et al., 2023Yasir, N., Babar, M., Mehmood, H. S., Xie, R., & Guo, G. (2023). The environmental values play a role in the development of green entrepreneurship to achieve sustainable entrepreneurial intention. Sustainability, 15(8), 6451. https://doi.org/10.3390/su15086451
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). Ainda, exerce influência na capacidade do ecoempreendedor de identificar oportunidades e incentiva a inovação verde (Hoogendoorn et al., 2020Hoogendoorn, B., Zwan, P. van der, & Thurik, R. (2020). Goal heterogeneity at start-up: Are greener start-ups more innovative? Research Policy, 49(10), 104061. https://doi.org/10.1016/j.respol.2020.104061
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).

No entanto, a hipótese de que o engajamento ambiental influencia positivamente a empatia ecoempreendedora (H4) não foi confirmada. A rejeição da H4 pode ser explicada pelo fato de a empatia ser um preditor normalmente atribuído aos empreendedores sociais (Hockerts, 2017Hockerts, K. (2017). Determinants of social entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, 41(1), 105-130. https://doi.org/10.1111/etap.12171
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; Kim, 2022Kim, J.-R. (2022). People-centered entrepreneurship: The impact of empathy and social entrepreneurial self-efficacy for social entrepreneurial intention. Global Business Finance Review, 27(1), 108-118. https://doi.org/10.17549/gbfr.2022.27.1.108
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), e ainda pouco estudada em estudos no campo do ecoempreendedorimo.

A rejeição de dois efeitos do nosso modelo empírico, a obrigação moral na criação de valor ambiental e o envolvimento ambiental na empatia, também pode ser atribuída à nossa seleção da amostra. Neste estudo, focamos nos produtores rurais e na modalidade de empreendedorismo voltado para o meio ambiente. Assim, os produtores rurais podem não ver a sua atividade como um catalisador para a criação de valor ambiental (Manoj et al., 2020Manoj, M., Das, A. R,, Chandran, A., & Mandal, S. (2020). Antecedents of environmental engagement and environmental learning behaviour. Journal of Hospitality and Tourism Insights, 3(4), 431-450. https://doi.org/10.1108/JHTI-01-2020-0001
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). Além disso, podem não perceber as exigências da comunidade em relação a suas atividades associadas à sustentabilidade (Bouman et al., 2020Bouman, T., Steg, L., & Zawadzki, S. J. (2020, August). The value of what others value: When perceived biospheric group values influence individuals’ pro-environmental engagement. Journal of Environmental Psychology, 71, 101470. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101470
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). Da mesma forma, o engajamento dos produtores rurais com o meio ambiente pode estar limitado à ecologia, ou seja, o engajamento ambiental não está relacionado à empatia com a sociedade (Yeow & Loo, 2022Yeow, P. H. P., & Loo, W. H. (2022). Antecedents of green computer purchase behavior among Malaysian consumers from the perspective of rational choice and moral norm factors. Sustainable Production and Consumption, 32, 550-561. https://doi.org/10.1016/j.spc.2022.05.015
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). Como consequência, os nossos resultados empíricos limitam-se à esfera ambiental, excluindo a relação do ecoempreendedorismo com as questões sociais.

Implicações e contribuições

A validação dos resultados desse trabalho é relevante, pois a amostra é composta por ecoempreendedores que foram investigados durante a Covid-19, o que sugere que as contribuições são viáveis e focam em quatro pontos principais. Primeiramente, o estudo valida um modelo teórico robusto e com alto poder explicativo para as variáveis dependentes (empatia, autoeficácia ecoempreendedora e criação de valor ambiental), o que auxilia na compreensão do comportamento ecoempreendedor. É importante ressaltar que validamos a medida e o modelo estrutural, testando normalidade, confiabilidade e consistência interna, assim como estudos anteriores (Severo et al., 2021Severo, E. A., Guimarães, J. C. F. De, & Dellarmelin, M. L. (2021). Impact of the COVID-19 pandemic on environmental awareness, sustainable consumption and social responsibility: Evidence from generations in Brazil and Portugal. Journal of Cleaner Production, 286, 124947. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.124947
https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.1...
). Assim, trazemos insights relevantes sobre o comportamento ecoempreendedor num momento em que o mundo caminha para uma economia sustentável (Dhahri et al., 2021Dhahri, S., Slimani, S., & Omri, A. (2021). Behavioral entrepreneurship for achieving the sustainable development goals. Technological Forecasting and Social Change, 165, 120561. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120561
https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020....
; Gurău & Dana, 2018Gurău, C., & Dana, L.-P. (2018). Environmentally-driven community entrepreneurship: Mapping the link between natural environment, local community and entrepreneurship. Technological Forecasting and Social Change, 129, 221-231. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017.11.023
https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017....
; Rodríguez-García et al., 2019Rodríguez-García, M., Guijarro-García, M., & Carrilero-Castillo, A. (2019). An overview of ecopreneurship, eco-innovation, and the ecological sector. Sustainability, 11(10), 2909. https://doi.org/10.3390/su11102909
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). Além disso, propusemos uma combinação de efeitos de variáveis que normalmente são utilizadas como mediadoras e moderadoras, como obrigação moral e engajamento ambiental. Como resultado, avançamos no ecoempreendedorismo ao abrir uma nova direção de pesquisa para testar o poder explicativo de variáveis não testadas até agora no comportamento ecoempreendedor (Annamdevula et al., 2023Annamdevula, S., Nudurupati, S. S., Pappu, R. P., & Sinha, R. (2023). Moral obligation for recycling among youth: Extended models of the theory of planned behaviour. Young Consumers, 24(2), 165-183. https://doi.org/10.1108/YC-05-2022-1520
https://doi.org/10.1108/YC-05-2022-1520...
; Hoogendoorn et al., 2020Hoogendoorn, B., Zwan, P. van der, & Thurik, R. (2020). Goal heterogeneity at start-up: Are greener start-ups more innovative? Research Policy, 49(10), 104061. https://doi.org/10.1016/j.respol.2020.104061
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).

Em segundo lugar, este estudo demonstra a complexidade das relações entre as variáveis que medem o comportamento ecoempreendedor e a necessidade de examinar os determinantes destas características-chave. Os resultados indicam que a empatia e a autoeficácia, preditores da intenção empreendedora estabelecidos na literatura (Kim, 2022Kim, J.-R. (2022). People-centered entrepreneurship: The impact of empathy and social entrepreneurial self-efficacy for social entrepreneurial intention. Global Business Finance Review, 27(1), 108-118. https://doi.org/10.17549/gbfr.2022.27.1.108
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), podem ser potencializados quando o empreendedor possui altos níveis de obrigação moral. Da mesma forma, os empreendedores ambientalmente envolvidos aumentam a autoeficácia e a criação de valor. Assim, é possível reordenar e testar novas interações e efeitos de características e perspectivas empreendedoras, como observado no estudo de Leviston e Walker (2021)Leviston, Z., & Walker, I. (2021). The influence of moral disengagement on responses to climate change. Asian Journal of Social Psychology, 24(2), 144-155. https://doi.org/10.1111/ajsp.12423
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, que testaram o efeito indireto da eficácia individual no comportamento pró-ambiental por meio do engajamento moral (mesmo que tal estudo não tenha sido realizado no contexto tão particular como o da pandemia da Covid-19).

Terceiro, o presente estudo oferece insights práticos para formuladores de políticas e educadores envolvidos com o ecoempreendedorismo. Os indivíduos em posição de tomar decisões públicas devem desenvolver um ambiente que promova a empatia, a autoeficácia e a criação de valor ambiental. Além disso, reforçar a importância da obrigação moral e incentivar o comportamento pró-ambiental pode aumentar as percepções em torno dessas três características. Ainda, os programas de sensibilização ajudarão os potenciais ecoempreendedores, aumentando as suas aspirações de sucesso e oferecendo um apoio significativo. Vale destacar que, ao mostrarem os benefícios econômicos de uma abordagem mais ecologicamente correta, os ecoempreendedores funcionam como um atrativo incentivando outras empresas a irem na mesma direção (Galindo-Martín et al., 2021Galindo-Martín, M.-Á., Castaño-Martínez, M.-S., & Méndez-Picazo, M.-T. (2021). Effects of the pandemic crisis on entrepreneurship and sustainable development. Journal of Business Research, 137, 345-353. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.08.053
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; Rodríguez-García et al., 2019Rodríguez-García, M., Guijarro-García, M., & Carrilero-Castillo, A. (2019). An overview of ecopreneurship, eco-innovation, and the ecological sector. Sustainability, 11(10), 2909. https://doi.org/10.3390/su11102909
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). Além disso, a pesquisa confirma que os ecoempreendedores possuem características empreendedoras semelhantes aos empreendedores de negócios tradicionais, como a autoeficácia; e aos empreendedores sociais, especialmente no que diz respeito à empatia e à obrigação moral. Assim, avaliar e desenvolver comportamentos voltados à sustentabilidade de potenciais empreendedores pode ser uma estratégia de desenvolvimento adequada para aumentar o número de ecoempreendedores (Tan et al., 2021Tan, L. P., Pham, L. X., & Bui, T. T. (2021). Personality traits and social entrepreneurial intention: The mediating effect of perceived desirability and perceived feasibility. The Journal of Entrepreneurship, 30(1), 56-80. https://doi.org/10.1177/0971355720974811
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).

Em quarto lugar, no que diz respeito aos produtores rurais, as nossas conclusões sugerem que a agricultura sustentável pode ser impulsionada por ecoempreendedores que são influenciados pelo sentido de obrigação moral para com a comunidade como um todo e pelo engajamento ambiental. A Covid-19 aumentou as necessidades de alimentos seguros e exige abordagens inovadoras capazes de abordar questões relacionadas com o ambiente, a saúde humana e o comércio justo no agronegócio (Lang et al., 2022Lang, L. D., Dong, N. T., Ferreira, J. J. M., Behl, A., & Dao, L. T. (2022). Sustainable agribusiness entrepreneurship during the Covid-19 crisis: The role of social capital. Management Decision, 60(9), 2593-2614. https://doi.org/10.1108/MD-09-2021-1259
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). Demonstra também que o sector agrícola pode desempenhar um papel essencial na resposta a muitos dos desafios globais e deixa claro que existe uma oportunidade de mercado para atividades no campo (Barth et al., 2021Barth, H., Ulvenblad, P., Ulvenblad, P., & Hoveskog, M. (2021). Unpacking sustainable business models in the Swedish agricultural sector e the challenges of technological, social and organisational innovation. Journal of Cleaner Production, 304, 127004. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.127004
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). Especialmente no nosso contexto de investigação, promover o desenvolvimento empresarial e a sustentabilidade como um objetivo comum, através da agricultura, pode impactar o desenvolvimento da comunidade local como um todo (Barth et al., 2021Barth, H., Ulvenblad, P., Ulvenblad, P., & Hoveskog, M. (2021). Unpacking sustainable business models in the Swedish agricultural sector e the challenges of technological, social and organisational innovation. Journal of Cleaner Production, 304, 127004. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.127004
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).

Por fim, esta pesquisa apresenta contribuições diretamente relacionadas à Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Especialmente na dimensão ambiental, os presentes resultados corroboram o ODS 13 (ação contra a mudança global do clima) no que diz respeito à adoção de medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos; ODS 14 (vida na água), relativo à conservação e utilização sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; e ODS 15 (vida terrestre), referente à proteção, restauração e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, geração sustentável de florestas, combate à desertificação, detenção e reversão da degradação do solo e detenção da perda de biodiversidade. No que diz respeito a questão econômica, o trabalho apresenta contribuições ao ODS 8, que se refere ao trabalho decente e ao crescimento econômico inclusivo e sustentável e ao ODS 12 de consumo e produção responsáveis, que indica padrões sustentáveis de consumo e produção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este estudo apresentou um modelo inédito de comportamento de ecoempreendedores brasileiros, cujos dados foram coletados em meio a pandemia de Covid-19. Através de uma análise simétrica realizada pela técnica de modelagem de equações estruturais identificamos que o cenário disruptivo causado pelo novo coronavírus impulsionou os ecoempreendedores a se sentirem mais obrigados moralmente a responder ao mercado consumidor com maior empatia e autoeficácia à medida que se tornam mais engajados ambientalmente e, consequentemente, com maior percepção de autoeficácia ecoempreendedora e criação de valor ambiental em seus negócios.

O resultado obtido revela uma notável transformação nas perspectivas ecoempreendedoras devido a Covid-19. Isto indica que, apesar de certos desafios nas práticas empresariais orientadas para a sustentabilidade, particularmente aqueles relacionados a falta de saneamento básico em certas regiões (Alwakid et al., 2021Alwakid, W., Aparicio, S., & Urbano, D. (2021). The influence of green entrepreneurship on sustainable development in Saudi Arabia: The role of formal institutions. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(10), 5433. https://doi.org/10.3390/ijerph18105433
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; Tanveer et al., 2020Tanveer, F., Khalil, A. T., Ali, M., & Shinwari, Z. K. (2020). Ethics, pandemic and environment: Looking at the future of low middle income countries. International Journal for Equity in Health, 19(1), 182. https://doi.org/10.1186/s12939-020-01296-z
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), tanto os consumidores como os empreendedores nas economias emergentes estão cada vez mais inclinados a adotar comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Ou seja, compreender que a empatia, a autoeficácia ecoempreendedora e a criação de valor ambiental podem ser ainda mais expressivas quando o indivíduo se sente moralmente obrigado a responder aos atuais desafios socioambientais, bem como a abster-se de comportamentos mais ambientalmente engajados, implica que os gestores e os decisores políticos trabalhem no sentido de reforçar o papel significativo que os empreendedores ecológicos desempenham na sociedade, especialmente em países cujas regulamentações não favorecem o empreendedorismo.

Apesar do rigor metodológico, temos aqui algumas limitações. Primeiro, o estudo propõe e valida um modelo que ainda necessita de embasamento teórico, dificultando a análise dos resultados justamente porque a literatura que sustenta o ecoempreendedorismo ainda precisa ser ampliada. Segundo, o modelo é composto pela interação de apenas cinco construtos. Terceiro, a amostra está limitada a um projeto governamental brasileiro.

Estudos futuros podem lidar com essas limitações acrescentando outros fatores que fortaleçam a empatia, a autoeficácia e a criação de valor ambiental no modelo empírico. Também podem ser realizados mais estudos incluindo outros subtipos de empreendedorismo orientados para a sustentabilidade, bem como novas amostras, períodos e locais.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 001 303924/2021-7 e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [Fapesp]) 2021/08267-2 pelo apoio à pesquisa.

REFERENCES

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Fev 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    02 Fev 2023
  • Aceito
    13 Nov 2023
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