Acessibilidade / Reportar erro

Escrevivência: O Cansativo Processo de Ser uma Outsider Interna na Pós-Graduação em Administração

RESUMO

Objetivo:

este texto reflete sobre o cansaço presentes no processo de ser uma outsider interna na pós-graduação em Administração.

Marco Teórico:

a fim de explorar as entrelaçadas interseções presentes nas narrativas autobiográficas. Destaco o conceito outsider whitin para contemplar as experiências de grupos menos privilegiados, que se deparam com paradigmas estabelecidos por uma comunidade mais influente de insiders. Nesse movimento são desfeitas imagens que produzem identidades apáticas e sem possibilidade de se posicionar frente às dinâmicas sociais.

Método:

para isso, recorro ao operador teórico da Escrevivência de Conceição Evaristo para revisitar memórias e revelar, a partir de um diálogo transacional, produções localizadas nos saberes das mulheres negras. Além disso, incorporo o diálogo com as pensadoras feministas negras.

Resultados:

assim, são estimuladas reflexões, acolhimentos e representação de todos os povos, abordando não apenas o drama pessoal, mas a história de uma coletividade.

Conclusões:

por fim, articulo, por meio de um esforço utópico, possíveis caminhos para que cursos de pós-graduação em Administração possam romper os entraves vivenciados e elevar as potencialidades para aqueles que se dispõem a contribuir com o desenvolvimento social, científico e teórico do país.

Palavras-chave:
cansaço; interseccionalidade; feminismo negro; pós-graduação

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br