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Perspectiva Teológica, Volume: 55, Número: 3, Publicado: 2023
  • PARA “FOMENTAR SEMPRE MAIS A VIDA CRISTÔ (SC, N. 1) Editorial

    Albuquerque, Francisco das Chagas de; Paranhos, Washington da Silva
  • O VALOR PERMANENTE DE UMA REFORMA PARA A NOVA EVANGELIZAÇÃO. A CONSTITUIÇÃO “SACROSANCTUM CONCILIUM” E A REFORMA LITÚRGICA 60 ANOS DEPOIS Artigos

    Paranhos, Washington da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO A sessenta anos da promulgação da Sacrosanctum Concilium, parece-nos que podemos assinalar uma mudança de perspectiva em curso: da atenção à “reforma” da liturgia à liturgia como “forma” de renovação da vida da Igreja, este é o objetivo deste estudo. Na primeira fase, o foco estava inteiramente na liturgia como um objeto a ser reformado: um objeto ao qual se devia atribuir significado, um objeto a ser embelezado, ser purificado e retirado a poeira, do qual precisava retirar as incrustações para fazê-lo brilhar, mas ainda assim permanece um objeto. A reforma litúrgica foi entendida como: a liturgia a ser reformada. A atenção hoje, por sua vez, parece-nos mais orientada para a liturgia como fonte de renovação da vida da Igreja. Ora, se a liturgia se tornou fonte, ela não seria mais apenas objeto, como antes; ela se tornaria, agora, “lugar vital”, entendido como fonte propulsora e critério de verificação, da renovação da vida da Igreja. Inicialmente trataremos brevemente da pré-história da reforma litúrgica, para depois falar da Constituição litúrgica e do seu fundamento, da sua aplicação e dos litígios que dela decorreram. A Igreja se constitui enquanto tal, pelo fato de tomar forma a partir da celebração, do dom recebido. Deste modo, a Sacrosantum Concilium, mais do que um manual para reformar os ritos, revelou-se uma carta magna, capaz de inspirar a renovação e a reforma da Igreja.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Sixty years after the promulgation of Sacrosanctum Concilium, it seems to us that we can notice a change in perspective taking place: from attention to the “reform” of the liturgy to the liturgy as a “form” of renewal in the life of the Church: this is the aim of this study. In the first phase, the focus was entirely on the liturgy as an object to be reformed: an object to which meaning should be attributed, an object to be embellished, purified and dusted off, from which it was necessary to remove the incrustations to make it shine, but still remaining an object. Liturgical reform was understood as the liturgy to be reformed. Today, however, the focus seems to be more on the liturgy as a source of renewal in the life of the Church. If the liturgy has become a source, it would no longer be just an object, as before; it would now become a “vital place”, understood as a power source and criterion for verifying the renewal of the Church’s life. Initially, we will deal briefly with the pre-history of liturgical reform, and then, we will talk about the Liturgical Constitution and its grounds, its application and the disputes that have arisen from it. The Church is constituted by the fact that it takes shape from the celebration, from the gift received. In this way, Sacrosantum Concilium, more than a manual for reforming the rites, has proved to be a magna carta, capable of inspiring the renewal and the reform of the Church.
  • O Sacramento da Unção dos Enfermos na perspectiva da Constituição sobre a Sagrada Liturgia, "Sacrosanctum Concilium“ Articles

    Oželis, Remigijus

    Resumo em Português:

    RESUMO A Constituição sobre a Sagrada Liturgia, Sacrosanctum Concilium, foi o primeiro documento promulgado pelo Concílio Vaticano II, e foi um passo significativo na renovação da liturgia, incluindo o Sacramento da Unção dos Enfermos. Este artigo, portanto, discute esse Sacramento a partir da perspectiva da Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium: o abandono da nomeação de Últimos Ritos, retornando ao nome de Unção dos Enfermos; a instrução de que o Sacramento da Unção dos Enfermos seja administrado a todo batizado cuja saúde seja seriamente prejudicada por doença ou velhice, e não apenas diante da morte; a instrução de não limitar o número de unções dos enfermos, mas levar em conta racionalmente as circunstâncias em que essa unção é necessária. O Sacramento, em questão, é discutido em sua estreita relação com os Sacramentos da Penitência e da Eucaristia. O Sacramento da Unção dos Enfermos é administrado no contexto de dois Sacramentos: o doente é ungido após o Sacramento da Penitência e antes de receber a Comunhão. E, ao mesmo tempo, o artigo discute os frutos proporcionados pelo Sacramento da Unção dos Enfermos — o dom especial do Espírito Santo, a união com a Paixão de Cristo, a graça eclesial, a preparação para a viagem final — que os batizados são chamados a viver de maneira adequada durante sua doença.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Constitution on the Holy Liturgy Sacrosanctum Concilium was the first document adopted by the Second Vatican Council, which took a significant step in renewing the liturgy, including the sacrament of the Anointing of the Sick. Therefore, this article discusses the Sacrament of the Anointing of the Sick in the perspective of the Constitution on the Holy Liturgy Sacrosanctum Concilium: abandoning the name Last Anointing, returning to the name Anointing of the Sick; instructing that the Sacrament of the Anointing of the Sick be given to every baptized person whose health is seriously impaired by illness or old age and not only in the face of death; not limiting the number of anointings of the sick, but instructing to rationally take into account the existing circumstances in which the anointing is required. The close connection of the Sacrament of the Anointing of the Sick to other sacraments, that is, the sacraments of Penance and the Eucharist, is discussed. It is revealed that the Sacrament of the Sick is administered in the context of two sacraments: the sick is anointed after the Sacrament of Penance before receiving Communion. The article also discusses the fruits provided by the Sacrament of the Anointing of the Sick — a special gift of the Holy Spirit, union with Christ’s suffering, an ecclesial grace, preparation for the last journey — which the baptized are invited to properly experience during illness.
  • ENTRE A TRADIÇÃO E AS SAGRADAS ESCRITURAS: A LITURGIA COMO NORMA DA VIDA DA IGREJA Artigos

    Maciel, Creômenes Tenório

    Resumo em Português:

    RESUMO Se a relação entre a liturgia, a Tradição e as Sagradas Escrituras é verdadeiramente estruturante como preconiza Sacrosanctum Concilium, não confere à liturgia, no ato celebrativo, uma densidade estruturante e normativa à vida eclesial? Como fundamento dessa hipótese se encontram duas ideias: primeiro, de que Tradição e Escrituras são como fontes, ou melhor, uma única fonte que irriga a liturgia e lhe dá um tipo de autoridade com força de “lei”1; segundo, de que o Concílio Vaticano II buscou, para além da elaboração de novas regras de culto, propor um “novo” paradigma para se conceber a relação entre Tradição, Escrituras e liturgia. O presente estudo buscará, pois, compreender a Tradição e as Escrituras como princípios teológicos que interlaçam Sacrosanctum Concilium e as demais constituições conciliares, ora em consonância ora em dissonância, e como isso possibilita pensar teologicamente o caráter central e instituinte da liturgia na vida da Igreja a partir do Vaticano II.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT If the relationship between the liturgy, Tradition and Sacred Scripture is truly structuring, as Sacrosanctum Concilium advocates, does is not give the liturgy in the celebratory act a structuring and normative density to ecclesial life? This hypothesis is based on two ideas: firstly, that Tradition and Scripture are like sources, or rather, a single source that irrigates the liturgy and gives it a kind of authority with the force of “law”; secondly, that the Second Vatican Council sought, in addition to drawing up new rules of worship, to propose a “new” paradigm for conceiving the relationship between Tradition, Scripture and liturgy. This study will, therefore, seek to understand Tradition and Scripture as theological principles that intertwine Sacrosanctum Concilium and the other conciliar constitutions, sometimes in consonance and sometimes in dissonance, and how this makes it possible to think theologically about the central and instituting character of the liturgy in the life of the Church since Vatican II.
  • SACROSANCTUM CONCILIUM E OS SACRAMENTOS Artigos

    Marques, Luis Felipe

    Resumo em Português:

    RESUMO Na sacramentalidade da ação ritual, manifestação da ação de Cristo e da ação da Igreja, os homens glorificam a Deus e se santificam. Fiel à Tradição, o Concílio Vaticano II revisou, adaptou e restaurou à prática dos sacramentos a partir da redescoberta da teologia da Liturgia. Com essa reflexão queremos contextualizar a compreensão que o Vaticano II tem da teologia dos sacramentos. O objetivo principal do Concílio foi mostrar que a celebração litúrgica é uma experiência de comunidade e de encontro com Deus nos ritos e nas preces da celebração. É no rito celebrado e participado que se realiza uma profunda e complexa inteligência do mistério.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the sacramentality of ritual action, a manifestation of the action of Christ and the action of the Church, people glorify God and sanctify themselves. Faithful to Tradition, the Second Vatican Council revised, adapted and restored the practice of the sacraments by rediscovering the theology of the liturgy. With this reflection we want to contextualize Vatican II’s understanding of the theology of the sacraments. The main aim of the Council was to show that the liturgical celebration is an experience of community and of encounter with God in the rites and prayers of the celebration. It is in the rite that is celebrated and participated in that a profound and complex intelligence of mystery is realized.
  • ESPIRITUALIDADE ECOLÓGICA POR “UM NOVO HUMANISMO”: APORTES DE TEILHARD DE CHARDIN E DO PAPA FRANCISCO Artigos

    Vasconcelos, Aparecida Maria de; Mariani, Ceci Maria Costa Baptista

    Resumo em Português:

    RESUMO Pesquisadores de diferentes áreas sustentam que a civilização tem projetos insustentáveis e que chegou a limites extremos em sua trajetória evolutiva. Um agravante, dentre outros, é a dramática crise ambiental. Considerando esta situação, a pesquisa tenciona oferecer pistas para o desabrochar de uma nova consciência planetária a ser cultivada na forma de uma espiritualidade ecológica. Daí, ser crucial conhecer, num primeiro momento, sucintamente, o teor do desequilíbrio civilizacional que a pandemia da Covid-19 pôs a descoberto. Em seguida, voltamo-nos para Teilhard de Chardin, que fala de “pontos críticos” no decorrer do processo evolutivo. Eles sinalizam para o nascimento de algo novo, tópico dois. O terceiro e o quarto tópicos dedicaremos às contribuições de Teilhard de Chardin e do Papa Francisco, respectivamente, para o aprofundamento de uma espiritualidade que responda à crise ecológica e, consequentemente, inspire um novo humanismo. Um dos resultados da pesquisa aponta para a descoberta da perspectiva mística subjacente na Laudato si’.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Researchers from different fields argue that civilization has unsustainable projects and has reached extreme limits in its evolutionary trajectory. One aggravating factor, among others, is the dramatic environmental crisis. Considering this situation, the research intends to offer clues for the blossoming of a new planetary consciousness to be cultivated in the form of an ecological spirituality. That’s why it’s crucial to know, at first in a succinct way, the civilizational imbalance that the Covid-19 pandemic has uncovered. Next, we turn to Teilhard de Chardin who speaks of “critical points” in the course of the evolutionary process. They signal the birth of something new, topic two. The third and fourth topics are dedicated to the contributions of Teilhard de Chardin and Pope Francis, respectively, to the deepening of a spirituality that responds to the ecological crisis and, consequently, inspires a new humanism. The most significant result of the research points to the discovery of the underlying mystical perspective in Laudato si’.
  • VOLUNTARIADO MADURO PARA JOVENS NO MUNDO DOS POBRES: LUGAR HISTÓRICO-PASTORAL-TEOLOGAL Artigos

    Severino, Eduardo Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetiva-se correlacionar a compreensão de voluntariado para jovens no Documento 85 da CNBB, Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais (2007), com os princípios do método teológico de Jon Sobrino do “mundo dos pobres como lugar histórico-pastoral e como lugar histórico-teologal”. No referido Documento, o voluntariado apresenta-se como pista da ação evangelizadora da juventude (n. 174) e da pedagogia de formação de jovens, na qual a experiência tenha prioridade sobre a teoria (n. 146-149). Ele se contrapõe à desintegração e à desvinculação entre, de um lado, protagonismo e participação sociais (n. 10-50) e, de outro, conhecimento de Jesus Cristo e confissão de fé cristã, pessoal e comunitária (n. 51-92). Desde os princípios do método teológico sobriniano, o voluntariado maduro, como forma solidária de participação social para jovens no mundo dos pobres, é lugar histórico-pastoral e lugar histórico-teologal. A incubatio do itinerário pessoal-eclesial-social-teologal do método teológico sobriniano se inscreve no desafio pastoral de repensar eclesial-social-teologicamente o voluntariado para jovens.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim is to correlate the understanding of volunteering for young people in the document 85 of the CNBB “Evangelization of the youth: Challenges and pastoral perspectives” (2007) with the principles of Jon Sobrino’s theological method of the “World of the Poor as a historical-pastoral space and as a historical-theological space”. In this document, the volunteering is presented as a clue for the evangelizing action of young people (n. 174) and for the pedagogy of youth formation, in which experience takes priority over theory (n. 146-149). It opposes disintegration and disconnection between, on the one hand, social protagonism and participation (n. 10-50) and, on the other, knowledge of Jesus Christ confession of Christian faith, both personal and communal (n. 51-92). Based on the principles of the Sobrinian theological method, mature volunteering, as a form of social participation in solidarity for young people in the world of the poor is a historical-pastoral place and a historical-theological place. The incubatio of the personal-ecclesial-social-theological itinerary of the Sobrinian theological method is part of the pastoral challenge of ecclesial-social-theological rethinking of volunteering for young people.
  • A TEOLOGIA FEMINISTA LATINO-AMERICANA: NOVOS SUJEITOS E NOVAS POSTURAS EPISTEMOLÓGICAS Artigos

    Serrato, Andreia Cristina; Candiotto, Jaci de Fátima Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO A produção teológica feminista latino-americana foi inicialmente desenvolvida a partir das vivências das mulheres, sobretudo, de suas experiências de invisibilidade, exploração, exclusão e empobrecimento e situada no horizonte da teologia da libertação. Os objetivos foram ampliados, à medida em que a sensibilidade e atenção ao cotidiano confrontam-se com o sexismo, o racismo, o fundamentalismo e o conservadorismo. O objetivo deste artigo é destacar deslocamentos epistemológicos que caracterizam a produção teológica realizada por mulheres nesse contexto, além de identificar as características dessa produção e sua contribuição para o protagonismo das mulheres no campo teológico. A participação delas na teologia tem contribuído para evidenciar a necessidade de justiça social de gênero e fortalecer a luta contra formas de discriminação e opressão presentes nas práticas religiosas e na sociedade em geral. A mulher como sujeito de produção teológica, no contexto da América Latina, tem ampliado seu método diante dos desafios que os novos contornos vivenciais tecem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Latin American feminist theological production was initially developed from the experiences of women, especially their experiences of invisibility, exploitation, exclusion and impoverishment and situated within the horizon of liberation theology. The objectives have been broadened, as sensitivity and attention to everyday life are confronted with sexism, racism, fundamentalism and conservatism. The aim of this article is to highlight epistemological shifts that characterize theological production carried out by women in this context, in addition to identifying the characteristics of this production and its contribution to women’s protagonism in the theological field. Their participation in theology has contributed to highlighting the need for gender social justice and strengthening the fight against forms of discrimination and oppression present in religious practices and in society in general. Women as subjects of theological production, in the context of Latin America, have expanded their method in the face of the challenges posed by new experiential contours.
  • ELEMENTOS ESSENCIAIS DA NOÇÃO CATÓLICA DE REVELAÇÃO Artigos

    Alves, César Andrade

    Resumo em Português:

    RESUMO No último século e meio, a reflexão teológica católica sobre a revelação desenvolveu-se exponencialmente. Hoje, contudo, ela ainda se defronta com pontos que precisam ser trabalhados: 1) a expressão adequada da originalidade da revelação cristã junto com 2) o definitivo abandono de abordagens exclusivistas que recusam autenticidade fora de seu âmbito; 3) ir além do tradicional binômio Natural – Sobrenatural, caracterizado pela invencível deficiência de se conceber certas coisas como Natureza pura; 4) compreender a revelação cristã de modo associado às demais religiões. Este artigo situa-se em continuidade com a reflexão católica latino-americana. O texto apresenta cinco elementos (e as respectivas fundamentações) que fazem parte da noção católica de revelação que trabalha os pontos acima. Os elementos apresentados limitam-se ao âmbito da revelação que acontece neste mundo em que vivemos antes da morte. O tema da revelação divina pós-morte e na parusia não é abordado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the last one and a half century, Catholic theological reflection on revelation has undergone an exponential development. Today, however, it still faces issues that need to be dealt with: 1) a proper expression of the originality of Christian revelation along with 2) a definitive abandonment of the exclusivist approach that rejects any authenticity outside its boundaries; 3) a departure from the traditional Natural–Supernatural pair, which is hampered by the major handicap of conceiving certain things as pure Nature; 4) an understanding of Christian revelation in conjunction with other religions. This article stands in continuity with Latin American Catholic theology. It presents five topics (along with their respective justifications) that form part of a Catholic notion of revelation that deals with the above-mentioned issues. These topics are limited to the revelation that takes place in this world prior to death. The topic of postmortem divine revelation is not discussed.
  • AS DIMENSÕES DE DECOLONIALIDADE, PLURALIDADE E ECUMENICIDADE DO PENSAR TEOLÓGICO: O POTENCIAL CRÍTICO-LIBERTADOR DAS RELIGIÕES NA AMÉRICA LATINA Artigos

    Ribeiro, Claudio de Oliveira; Wolff, Elias

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo tem como objetivo realçar a importância das dimensões de decolonialidade, pluralidade e ecumenicidade para o processo de aprofundamento da teologia latino-americana, em sua perspectiva libertadora, tendo em vista o desenvolvimento do potencial crítico-libertador das religiões e das espiritualidades do continente latino-americano. Utilizando o método da análise qualitativa da bibliografia referente a tais temas, o estudo parte de uma apresentação das categorias decolonialidade, pluralidade e ecumenicidade, e faz, em seguida, uma abordagem descritiva e sumária da diversidade religiosa na América Latina e sua relação com questões socioculturais do continente, numa análise da questão religiosa latino-americana no contexto atual de globalização. Na sequência, numa perspectiva hermenêutica, explora aspectos da teologia latino-americana que impulsionam as dimensões decolonial, pluralista e ecumênica. A pesquisa conclui que as dimensões de decolonialidade, pluralidade e ecumenicidade são fundamentais para os processos de afirmação da identidade sociocultural e religiosa dos povos latino-americanos, ressignificando conteúdos de suas fés e suas crenças e explicitando suas especificidades contextuais. Isso potencializa as religiões no continente para ações construtoras da justiça social, a promoção da vida humana e a defesa da criação e abre novos desafios para a teologia latino-americana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to highlight the the importance of the dimensions of decoloniality, plurality and ecumenicity for the process of deepening Latin American theology, in its liberating perspective, considering the development of the critical-liberating potential of religions and spiritualities of the Latin American continent. Using the method of qualitative analysis of the bibliography related to such themes, the study starts from a presentation of the categories of coloniality, plurality and ecumenicity, and then makes a descriptive and summary approach to religious diversity in Latin America and its relationship with sociocultural issues on the continente, with an analysis of the Latin American religious issue in the current context of globalization. Then, from a hermeneutic perspective, it explores the possibilities of a Latin American theology that is decolonial, pluralistic and ecumenical. The research concludes that decoloniality, plurality and ecumenicity are fundamental for the affirmation of the sociocultural and religious identity of Latin American peoples, re-signifying the contents of their faiths and beliefs and making their contextual specificities explicit. This empowers religions on the continent for actions that build social justice, the promotion of human life and the defense of creation and opens new challenges for Latin American theology.
  • O REPTO DE KIERKEGAARD À TEOLOGIA Artigos

    Sousa, Domingos Salgado de

    Resumo em Português:

    RESUMO Kierkegaard define-se como um poeta e pensador cristão, cuja orientação é mormente filosófica e teológica. Ele não pretende interpretar a verdade da fé cristã de forma conceptual. Visa, acima de tudo, a edificação espiritual. Recorrendo à comunicação indireta, mediante uma linguagem marcadamente figurativa e metafórica, desafia o leitor a apropriar interiormente a verdade religiosa, tendo em vista a sua expressão prática na existência ética. A crítica de Kierkegaard à teologia não questiona apenas determinadas abordagens teológicas. Revela um evidente desdém pela teologia académica e por aqueles que a praticam. Kierkegaard inspira-se nos teólogos do período patrístico para defender o caráter existencial da fé. Encontra neles importantes aliados no seu combate ao cristianismo complacente e amorfo prevalente na Dinamarca do séc. XIX. Dificilmente se chegará a um consenso sobre a importância de Kierkegaard para a teologia cristã. A tensão dialética do seu pensamento resiste sistematização e fácil desfecho interpretativo. Se é verdade que em determinadas abordagens teológicas transpõe a demarcação da ortodoxia luterana e se aproxima do catolicismo, o impulso fundamental do seu pensamento não deixa de ser protestante e predominantemente luterano. Para Kierkegaard a finalidade primeira da teologia não é a reinterpretação e elaboração de doutrinas; consiste antes em acicatar a prática e a vivência da fé nas circunstâncias concretas da existência do crente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Kierkegaard styled himself as a poet and Christian thinker, whose orientation is primarily philosophical and theological. He does not intend to interpret conceptually the truth of faith. He seeks rather spiritual edification. Making use of indirect communication, and adopting a language predominantly figural and metaphoric, challenges the reader to appropriate inwardly the religious truth with a view to its practical expression in the ethical existence. Kierkegaard’s critique of theology does not simply question some theological approaches. He shows an evident contempt for academic theology and the theologians who advance it. Kierkegaard resorts to the theologians of the patristic period to defend the existential character of faith. He finds in them important allies in his battle against the complacent and amorphous Christianity that prevailed in the nineteenth century Denmark. It is unlikely that any consensus concerning the importance of Kierkegaard for theology will ever be reached. The dialectic tension of his thought resists systematization and easy interpretative closure. Although some aspects of his theological approach move beyond the boundary line of Lutheran orthodoxy and come close to Catholicism, the main impetus of his thought is still protestant and predominantly Lutheran. For Kierkegaard the primary aim of theology lies not in reinterpreting and expounding doctrines but in spurring the experience and practice of faith in the concrete circumstances of the believer’s existence.
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